quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Estilos de Liderança e Metodologias de Ensino Passivas e Ativas

Quando observamos atentamente a liderança e a prática pedagógica de Jesus, podemos perceber uma característica marcante: a diversidade.
As teorias de liderança e de metodologias de ensino costumam enfatizar determinado estilo, dando extrema ênfase ao mesmo, e a negligenciar ou excluir os demais estilos.
Se fala muito hoje em dia em estilos de liderança centrados nos liderados e de metodologias de ensino centradas nos alunos, em detrimento de outros estilos e metodologias.
Ao observarmos o Líder dos líderes, vamos encontrá-lo tomando a maioria das decisões sozinho, para em seguida compartilha-las, e também delegando autoridade aos seus liderados para o desempenho de tarefas.
Já em sua prática de ensino, o Mestre dos mestres alternava sempre o método expositivo com a interação, perguntas e respostas, etc., ou seja, ele usava tanto as metodologias passivas quanto as ativas.
Aprendemos com Jesus, que as diversas teorias de liderança e de metodologias de ensino não são excludentes entre si, mas complementares.
Diversos fatores determinarão se em dado momento a decisão na liderança será autocrática ou democrática, e se a metologia de ensino em determinada aula será centrada no professor ou no aluno (ou numa combinação das duas possibilidades).
Busquemos no Senhor a sabedoria necessária para cumprirmos com excelência o nosso chamado, tendo-o sempre como o nosso supremo modelo e referencial na prática da liderança cristã e do ensino.

Nenhum comentário: