quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Ainda Sobre Escola Dominical

Pela graça de Deus fui aluno, professor e Superintendente Geral de Escola Dominical, função esta exercida por dez anos consecutivos.
Focado no ministério do ensino, procurei especialização na área de educação, e me graduei em pedagogia, fazendo também duas especializações, uma em psicopedagogia e a outra em educação cristã. Escrevi artigos e tive um livro publicado sobre o tema educação na ED.
Nos últimos doze anos, com exceção do período em que estive na Itália, viajei por todo o Brasil, onde pude ministrar em diversos eventos voltados para a capacitação de superintendentes e professores de ED. Conheci assim, muitas e complexas realidades de perto.
O tempo passou, mas os problemas relacionados à ED continuam, e variam em grau de dificuldades de lugar para lugar.
Dessa forma, antes de tentar implementar ações, ou de planejar eventos voltados para promover a ED, tente identificar as principais e urgentes necessidades locais da mesma, que geralmente resultam na evasão dos alunos, e até no encerramento das suas atividades.
Dentre os referidos problemas, permanecem:
- A falta de apoio de pastores e líderes locais;
- A falta de investimento em recursos materiais diversos (consequência direta da falta de apoio dos líderes);
- A falta de investimento no treinamento dos superintendentes, que precisam de fundamentos administrativos e pedagógicos;
- A falta de investimento no treinamento dos professores com ênfase nos aspectos teológicos, didáticos, metodológicos, psicológicos e relacionais;
- A falta de estrutura física adequada para o ensino, que não havendo como melhorar, pode ser compensada (ou minimizado o problema) com um ensino de qualidade;
- O excesso de atividades mal planejadas na igreja;
- Dias e horários de funcionamento inadequados para o contexto e realidade local;
- O desinteresse absoluto de muitos crentes em estudar as Escrituras na ED, seguido das já conhecidas desculpas;
- A necessidade de professores vocacionados espiritualmente para o ensino.
A ED, assim como toda agência de ensino e educação cristã, precisa também estar atenta às transformações e aos desafios contemporâneos, que podem exigir algumas mudanças e adequações urgentes e necessárias.

Nenhum comentário: