sexta-feira, 30 de agosto de 2019

TEOLOGIA: CURSOS ACADÊMICOS OU LIVRES?

Fazer uma bacharelado, mestrado e doutorado em teologia é o objetivo de muitos irmãos e obreiros, que compreendem a importância e a necessidade de um melhor preparo para o exercício do ministério cristão.

Neste sentido, qual o melhor caminho a trilhar? Os cursos de teologia acadêmicos ou livres? Isso vai depender de alguns fatores e questões.

Se você deseja um grau superior reconhecido pelo MEC, e com isso a possibilidade de fazer carreira acadêmica e se tornar um pesquisador ou professor universitário, o caminho são os cursos de teologia acadêmicos. O problema é que na maioria dos casos, estes cursos não estão comprometidos com a ortodoxia bíblica, sendo propagadores de teologia liberal e heterodoxa. Os cursos teológicos acadêmicos, geralmente, não focam no preparo bíblico e ministerial.

No caso de estar buscando um melhor preparo bíblico e teológico para o exercício do ministério cristão, alinhados com a ortodoxia bíblica e com os sistemas doutrinários denominacionais, os cursos livres de teologia em seus níveis básico, médio, bacharelado, mestrado e doutorado podem ser a melhor opção.

Um curso teológico por ser livre, não significa que o seu nível de ensino é inferior ao oferecido por um curso teológico acadêmico. Há cursos acadêmicos de nível muito baixo, e não comprometidos, como já falamos, com a formação e preparo para o ministério e liderança cristã.

É a seriedade comprovada da instituição de educação teológica, o nível de competência, formação e experiência de seus diretores e professores, a vida piedosa destes, o compromisso com a sã doutrina, a excelência do currículo etc., que devem ser considerados por aqueles que buscam no estudo bíblico teológico um maior saber para um melhor servir.

Os cursos acadêmicos são geralmente mais caros, pois as exigências do MEC acabam inviabilizando a cobrança de mensalidades menores.

Os cursos livres em teologia mais recomendáveis, são aqueles oferecidos por instituições de ensino credenciadas junto aos Conselhos de Educação de igrejas, convenções locais ou nacionais.

Se você está em busca do profissionalismo ou do status acadêmico, os cursos e instituições acadêmicas poderão lhe oferecer isso.

Se o seu foco é uma melhor capacitação bíblica e preparo para o ministério cristão, os cursos livres, em seus diversos níveis, oferecidos por escolas, seminários, centros educacionais, faculdades e outras instituições de ensino teológico livre, conforme os padrões aqui citados, são os mais recomendáveis.

Infelizmente, em alguns círculos eclesiais, o status acadêmico ou teológico está valendo mais do que a própria vocação espiritual para o ministério.

Vale lembrar, que não é o nosso diploma acadêmico, nem a nossa formação teológica livre (embora importante) que nos recomenda para o ministério cristão, mas a constatação dos pré-requisitos bíblicos em nossa vida.

Nenhum comentário: