sexta-feira, 30 de agosto de 2019

EQUILÍBRIO HERMENÊUTICO

"Qualquer método de estudo pode tomar uma abordagem unilateral e meias verdades como conclusão, especialmente na primeira onda de entusiasmo por um novo procedimento" (I. Howard Marshall, Fundamentos da narrativa teológica de São Lucas, Editora Carisma, p. 26)

"Por um lado, quando apropriado, todas as partes no debate devem abandonar os programas metodológicos predominantemente autossuficientes, que conspiram para silenciar ou manipular a distinta teologia de Lucas. Por outro lado, todas as partes devem desenvolver um consenso metodológico para interpretar o dom do Espírito em Lucas-Atos." (Roger Stronstad, A teologia carismática de Lucas, CPAD, p. 29-30)

"Tudo isso sugere que os pentecostais têm uma hermenêutica distinta, uma forma distinta de ler a Bíblia [...]. Em muitos aspectos, a maioria dos pentecostais lê a Bíblia de forma semelhante aos nossos irmãos evangélicos. Os pentecostais e os evangélicos ressaltam a importância da intenção do autor bíblico e procuram entender a passagem à luz de seu contexto histórico e literário. O significado histórico é importante para ambos os grupos." (Robert P. Menzies, Pentecostes: essa história é a nossa história, CPAD, p. 23-24)

Assim como a teologia pentecostal é resultado da fusão de diversas teologias, a hermenêutica pentecostal é resultado da fusão de diversas metodologias.

Nenhum comentário: