terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Assembleias de Deus e Pentecostalismos


Assembleias de Deus, pentecostalismos e regionalidades, são termos que expressam bem a diversidade doutrinária (aberta ou velada), dos usos e costumes, e da eclesiologia no contexto assembleiano brasileiro.

Na realidade, tal diversidade está presente desde os primórdios do Movimento Pentecostal, no início do século XX, nos Estados Unidos, onde em razão de divergências doutrinárias, práticas litúrgicas e até discriminação racial, o Movimento se dividiu, a começar pelos seus dois principais nomes e precursores, Charles F. Parham e William Seymour.

O crescimento do Movimento Pentecostal e das Assembleias de Deus é algo indiscutível, como é indiscutível as suas múltiplas realidades. É Nesse sentido que o pentecostalismo clássico é um dos vários aspectos dos pentecostalismos atuais, e não a sua única representação.

Ontem, sugeri para um companheiro que estará iniciando o seu doutorado em teologia, que aprofundasse as pesquisas sobre estas questões, e com isso fornecesse uma exposição mais precisa e atualizada dos fatos aqui expostos. Fica a dica também para outros que desejam explorar o tema.

Nenhum comentário: