domingo, 17 de junho de 2018

CPAD e Cessacionismo - O Dicionário Vine

O Dicionário VINE, em sua 2ª edição, p. 754 e 755, diz sobre o dom de línguas:
"Língua. glõssa (γλώσσα) [...] Não há evidência da continuação deste dom depois dos tempos apostólicos, nem, de fato, nos últimos tempos dos apóstolos; desse modo, temos confirmação do cumprimento em 1 Co 13.8, que este dom cessaria nas igrejas, da mesma maneira que as "profecias" e o "conhecimento" cessariam no sentido de conhecimento recebido por poder sobrenatural imediato (1 Co 14.6). A conclusão das Santas Escrituras proporcionou às igrejas tudo o que é necessário para a direção, instrução e edificação individuais e coletivas."
Nas edições posteriores, o texto acima, claramente cessacionista, e que vai de encontro com aquilo que cremos, foi adequado aos padrões não-cessacionistas, com uma tradução que não condiz ao original em inglês, ficando assim:
“Os dons espirituais, como profecia, línguas e ciência terminarão no fim da presente era. A ocasião em que eles cessarão é descrita assim: ‘quando vier o que é perfeito’ (v. 10), ou seja. no fim da presente era. quando, então, o conhecimento e o caráter do crente se tornarão perfeitos na eternidade, depois da segunda vinda de Cristo (v. 12; 1.7). Até chegar esse tempo, precisamos do Espirito e dos seus dons na congregação. Não há nenhuma evidência aqui, nem em qualquer outro trecho das Escrituras, de que a manifestação do Espírito Santo através dos seus dons cessaria no fim da era apostólica”. (p.754 e 755).
O caso acima de adulteração no texto original ganhou repercussão pública, após reclamação direcionada à CPAD, que respondeu em 13/06/16 às 10h28:
"Prezado, bom dia.
Primeiramente, permita-nos agradecer por entrar em contato conosco, pois a CPAD acredita que esta é uma das formas de aperfeiçoarmos nosso relacionamento com nossos clientes.
O caso foi apresentado ao gerente de Publicações da CPAD e o mesmo, informou que levou o caso ao diretor, e foi decidido que a próxima edição do Dicionário Vine terá os verbetes em questão conforme constam em sua primeira edição. 
Porém, é importante salientar que ainda não há um prazo definido para a publicação desta nova edição.
Deixamos a seu critério a opção de cancelar sua compra e nos devolveremos seu dinheiro, ou aguardar uma nova impressão , ainda sem data prevista para efetuar a troca.
Att. Pedro Paulo - SAC "

Os fatos acima estão registados na internet, no link http://www.reclameaqui.com.br/…/dicionario-de-vine-adulter…/, o que contribuiu para a formação de uma imagem negativa da CPAD e da integridade textual de suas traduções e publicações.

Nenhum comentário: