segunda-feira, 22 de setembro de 2014

AOS PASTORES E JOVENS ASSEMBLEIANOS "ENCANTADOS" COM O CALVINISMO




Muitos jovens assembleianos me pedem para escrever sobre o calvinismo ou "Teologia Reformada", mas diante de um vasto material literário já publicado sobre o assunto, além de vídeos como os acima indicados, não percebi ainda a necessidade de tal publicação em forma livresca.

Já disse que tenho vários amigos calvinistas, a quem amo, o que não me impede de discordar de sua teologia.

Vivemos hoje o que designei de uma certa "calvinização do pentecostalismo clássico", que requer um posicionamento mais claro sobre o assunto não apenas para os jovens, mas também para os pastores, principalmente no âmbito das Escolas Teológicas e Escola Bíblicas de Obreiros.

Invista um pouco do seu tempo em assistir os vídeos acima, e na leitura de livros sobre o tema que sempre indicamos por aqui.

No amor de Cristo,

7 comentários:

Lubeck disse...

Excelente estudo! Muito importante para mostrar as contradições contidas no Calvinismo. O desenvolvimento foi apresentado com muitos argumentos históricos, lógicos e, mais do que tudo, evidências bíblicas. Não podemos compreender o zelo, a dedicação e a devoção desses teólogos tão famosos ao lado de uma doutrina falsa que denigre o caráter de Deus.

Celita disse...

Gostei muito de saber que o Calvinismo é uma heresia monstruosa e vemos que "famosos autores" são heréticos pois loucamente abraçam o Calvinismo como se fosse um outro evangélho, e pior, dizem que não existe evangelho semo Calvinismo. Deus nos livre !

Pb. Thiago disse...

Paz do Senhor

oremos por nossas igrejas, esta "doutrina de teologia reformada" (também não aceito ela) está á todo vapor... o irmão Dave Hunt deu uma ótima explicação... mas os seguidores da doutrina calvinista que eu conheço estão de tal forma, que passagens muitas passagens do antigo testamento são desprezadas (dizem ser a lei temporária que foi abolida) e isolam versículos para impôr sua doutrina... simplesmente ignoram as sagradas Escrituras por causa de uma "deturpação teológica"... penso até que eles não considerariam os cristãos anteriores á época de Calvino, pois como não sabiam desta doutrina... acho que para eles estes cristãos não eram eleitos.. Pb. Thiago

klebersantos disse...

A Paz do Senhor Pr Altair..

É interessante,o vídeo,creio que o problema de tudo isso se deve pelo fator de alguns seguidores de determinadas linhas teológicas,é defenderem com unhas e dentes as suas posições teológicas.

Creio que ha extremos tanto do lado arminiano tanto quanto do calvinismo.
tentar harmonizar essas duas doutrinas também não vai resolver nada do problema.

creio que as declarações que alguns lideres de influencia do calvinismo,como foi citado pelo doutor "Dave", realmente foram e são exageradas.e penso que calvinistas que buscam o equilíbrio discordam dessas palavras.

Eu particularmente procuro ouvir e ler um pouco de cada uma dessas duas linhas teológicas.(grifo meu).

Uma outra coisa que observo também, é que, se demonstrarmos algum ponto que concordamos ou discordamos,logo alguém diz...esse é um calvinista...ou diz ...esse é um arminianista.então, acho que uma posição coerente, seria sermos Bíblicos. mais sei que é difícil.

Imagino que a sua intenção nestes videos são o equilíbrio e o exame cuidadoso e delicado com posições e declarações que são prejudiciais a fé cristã.

Como disse o pastor Augustus Nicodemus...ninguém vai ser salvo ou condenado pela exatidão de sua teologia.

disse John Stott..."No essencial,unidade;no não essencial,flexibilidade; em todas as coisas,o amor."

Amém...
Deus Abençoe Pr Altair,
Em Cristo Jesus.
kleber santos...

vai retornar quando á Camaçari? kkk..
Um Abraço...

PB. João Eduardo Silva disse...

Prezado irmão Kleber! concordo com vc, o extremismo de qualquer parte é prejudicial. Não sou calvinista nem arminiano, creio que ambos os lados tem erros e acertos.

Abraços no amor de Cristo.

Marlon Marques disse...

Concordo com o pr. Altair Germano e discordo veementemente do irmão Klerber em seu comentário acima.

Primeiro. Qual seria o extremo do arminianismo? O arminianismo crê na graça preveniente, que restaura o arbítrio do homem capacitando a crer no Evangelho. O homem por si só não chega a crer em Cristo antes que tal graça (preveniente) lhe sobrevenha. Esta graça cremos que chega a todo homem que vem ao mundo (Jo 1:9). O arminiano crê em uma eleição condicional, em uma graça que pode ser resistida e na morte de Cristo pelos pecados de toda humanidade. Portanto, meu irmão Kléber, qual seria o extremo do arminianismo?

Segundo. É preciso nos definirmos sim se somos arminianos ou calvinistas. O calvinismo, com muitos de seus adeptos tendentes ao sectarismo, vem semeando o calvinismo no meio pentecostal, algo que é totalmente contra a história pentecostal. Os pentecostais devem sim confessarem o seu posicionamento soteriológico, que é o arminianismo!

Há vários livros elucidando o arminianismo. São eles Teologia Arminiana - Mitos e Realidades de Roger Olson pela Editora Reflexão. Introdução à Teologia Armínio-Wesleyana de Vinícius Couto também pela Editora Reflexão. Em janeiro, creio eu, sairá o Introdução ao Arminianismo Clássico de Zwinglio Rodrigues pela Editora Sal Cultural. Por fim, e o mais esperado de todos, a CPAD publicará as obras de Armínio! Maravilha!

Que a graça do Senhor esteja conosco!

Pr. Paulo de Oliveira disse...

Acredito que há muita bobagem em nome de se manter a afinidade com pessoas mais do que em se manter a afinidade com a Bíblia, Calvinistas e Arminianos nascem de um movimento só que é a Reforma - que na verdade era uma vontade de verdadeiros crentes em Jesus em voltar ao cristianismo puro - mas como mrs. Hant nos fala, existem igrejas que se você não for Calvinista você é posto para fora e o contrário é verdadeiro, pois na Assembléia de Deus se você for de opinião Teológica Calvinista acontece o mesmo... Acredito que há uma falsa piedade e um falso amor evangélico nos corações quando dizem: Os Calvinistas(Presbiterianos) são nossos irmãos, os Arminianos Puros (Metodistas) são nossos irmãos, mas quando estamos no nosso círculo pessoal de congressos e cultos os detonamos com nossa "visão da Verdade" que na verdade se mostra intolerante e incompreensiva ao fato de outra pessoa crer numa soberania extrema de Deus, e que mal há em ter Deus no controle de TUDO QUE ELE MESMO FEZ???? Bem a discussão é longa , mas o que acredito que precisa estar em foco aqui é: Calvinista não é o DIABO, e ARMINIANO NÃO É O DONO DA VERDADE!!! Sola Scriptura, este é o lema, e no fim as duas doutrinas estão namesma Scriptura pra quem quiser ler e entender!!!