quarta-feira, 2 de outubro de 2013

O REI DA MONTANHA


Líderes que governam sozinhos são como alpinistas solitários, sempre acima de todos, buscando o topo para a própria glória pessoal. John Maxwell, em seu livro Os 5 Níveis da Liderança, expressa bem tal realidade:

"A boa liderança diz respeito a andar ao lado das pessoas e ajudá-las a subir a montanha com você [...]. Líderes que são o rei da montanha criam um ambiente de trabalho negativo, porque são inseguros e facilmente se sentem ameaçados. Sempre que veem pessoas com potencial começando a subir, ficam preocupados. Temem que o seu lugar no topo está sob ameaça. Por conseguinte, solapam quem mostra talento, tentando proteger a posição e manter-se claramente acima e à frente de qualquer pessoa. Qual a consequência habitual disso? As melhores pessoas, sentindo-se prejudicadas e desprezadas, deixam o departamento ou a empresa (igreja, ministério, etc.)* e procuram outra montanha para subir."

Fomos chamados para conduzir e caminhar com outros rumo ao topo da montanha da liderança. Que o Senhor nos conceda humildade e sabedoria para isso.

* Grifo nosso

Nenhum comentário: