quarta-feira, 28 de agosto de 2013

DICA LITERÁRIA: PERSPECTIVAS DO CUIDADO MISSIONÁRIO


“O cuidado integral para com o missionário não é opção; é obrigação da igreja enviadora e da agência. Além disso, envolve não apenas o retorno do missionário à terra natal mas também o acompanhamento inicial do vocacionado, seu tempo de preparo, o envio ao campo, o sustento e cuidado espiritual e material de toda a sua família no campo e as oportunidades para reciclagem e aprimoramento. Quando o apóstolo Paulo convida a igreja em Roma para “encaminhá-lo” à Espanha, seu desejo é que ela se torne sócia do empreendimento missionário. O termo que ele usa inclui tanto um apoio geral e moral quanto uma participação integral no projeto, “indo juntos” ao campo missionário.

As desculpas são muitas para não cuidarmos de nossos missionários: a falta de recursos, de tempo, de compreensão da tarefa missionária e do dever da igreja, a ideia de que o missionário vai a campo fundamentado apenas numa vocação pessoal e outras. Ao mesmo tempo, dizemos que o missionário é nosso recurso mais valioso. A incoerência tem trazido grandes prejuízos à força missionária brasileira e às de outras partes do mundo.

Alegramo-nos com a literatura sobre o assunto que surge também em português, de forma especial os textos escritos por brasileiros a partir de uma experiência própria de envio e de campo. Este livro vem contribuir, de forma significativa, para um aprofundamento da discussão sobre o cuidado integral. Sem dúvida, despertará líderes em igrejas, em organizações missionárias, em seminários e os próprios missionários para a necessidade de levar a sério o assunto. Recomendo a leitura cuidadosa dos capítulos e a aplicação prática dos princípios apresentados.” Bertil Ekström (Diretor Executivo da Comissão de Missões da Aliança Evangélica Mundial –WEA)


Um comentário:

missionariakeziavarela.blogspot.com disse...

A paz do Senhor! Parabéns Pr. Altair Germano, por mais uma vitória e de grande importancia para público evangelico, com seu permiso gostaria de publicar em meu blog este Tema. Se permites visite meu blog e deixe seu link. Obrigada