terça-feira, 18 de junho de 2013

O CRISTÃO E A SUA VIDA FINANCEIRA: PLANEJAMENTO E ORÇAMENTO PESSOAL/ FAMILIAR



Você gasta mais dinheiro do que recebe? Suas dívidas são maiores do que os seus ganhos financeiros? Se a resposta for sim, você está precisando planejar sua vida financeira.

O planejamento é uma orientação bíblica:

Pois qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele, dizendo: Este homem começou a construir e não pôde acabar. Ou qual é o rei que, indo para combater outro rei, não se assenta primeiro para calcular se com dez mil homens poderá enfrentar o que vem contra ele com vinte mil? Caso contrário, estando o outro ainda longe, envia-lhe uma embaixada, pedindo condições de paz. Assim, pois, todo aquele que dentre vós não renuncia a tudo quanto tem não pode ser meu discípulo. (Lucas 14.28-33)

Planejar é pensar antes de agir, para que as ações resultem em ganhos e conquistas. Quando planejamos os riscos de perdas e fracassos são minimizados. Na parábola acima o tema do contexto é o custo do discipulado, mas os princípios se aplicam às nossas realizações, investimentos e gastos.

Aprenda ainda com os vídeos acima a elaborar uma planilha para controlar os seus gastos.

O planejamento colabora com a organização de nossa vida financeira, e isso nos ajuda a fugir do pagamento de juros, do consumismo e das dívidas desnecessárias.

Nenhum comentário: