terça-feira, 7 de maio de 2013

AJUDA DIVINA E HUMANA



O SENHOR está comigo entre aqueles que me ajudam; (Sl 118.7a)

Sim, o Pai celestial é o nosso supremo ajudador, mas quem disse que não precisamos de um ombro amigo quando passamos por adversidades, quando ficamos tristes, quando nos angustiamos, quando o vento sopra ao contrário, quando o mar se agita, quando o coração aperta, quando as lágrimas rolam?

Amigos e irmãos ajudadores são essenciais na superação das calamidades da vida. A presença do Senhor, juntamente com a dos ajudadores, nos dará a força necessária para suportar perseguições, injustiças e qualquer outro tipo de situação que provoque em nós algum nível de sofrimento.

Assim como o salmista, o apóstolo Paulo entendeu também a necessidade que temos de ajudadores cooperando com Deus no alívio de nossas tribulações:

Posso todas as coisas naquele que me fortalece. Todavia, fizestes bem em tomar parte na minha aflição. (Fp 4.13-14)

Perceba que o apóstolo afirmou poder todas as coisas no Senhor, mas não descartou a importância da ajuda recebida dos filipenses em sua aflição.

O próprio Senhor Jesus necessitou do apoio de seus discípulos e amigos em situações de grande tensão e angústia:

Então, chegou Jesus com eles a um lugar chamado Getsêmani e disse a seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto vou além orar. E, levando consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu, começou a entristecer-se e a angustiar-se muito. Então, lhes disse: A minha alma está cheia de tristeza até à morte; ficai aqui e vigiai comigo. (Mt 26.36-38)

O pedido de Jesus é comovente: “Ficai aqui e vigiai comigo”. O Senhor buscou o Pai em oração, e ao mesmo tempo valorizou a ajuda e a presença dos seus amigos.

Seja em qualquer situação de dificuldade, quer seja no âmbito pessoal, familiar, ministerial ou profissional, busque e aceite o socorro do Senhor, sem negligenciar a ajuda daqueles que lhe darão suporte e apoio humano no processo.  

2 comentários:

Elisomar disse...

Bom ter alguem que nos compreenda e nos ajude.
Dificil e encontrar esse alguem!
Quantas vezes silencio minha dor e angustia, por achar que o falar tras mais prejuizos que o silencio.
Ainda bem que temos Deus, que nunca nos decepciona e nos dar a mao, fazendo a caminhda ser mais leve.

Elisomar disse...

Ih! Corrigindo... traz mais prejuizos e não tras...
Falha nossa. rsrsr