sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

MUDANÇA, RENOVAÇÃO E ALTERNÂNCIA DE PODER? FALAR É FÁCIL!



É preciso renovação!

É preciso abrir espaço para os novos líderes!

É preciso acabar com as gerontocracias ultrapassadas e dissonantes!

É preciso pensar no bem de todos!

As frases acima fazem parte de um artigo que me foi enviado por e-mail, e que deve ser publicado num jornal secular nos próximos dias. São frases de efeito que causam impacto emocional nos ouvintes ou leitores, mas que nem sempre são pronunciadas por quem de fato tem interesse em ver mudança, renovação e oportunidade para as novas lideranças. Particularmente, entendo que a mudança pela mudança não leva a nada, não produz os resultados desejáveis. 

Interessante, é que muitos daqueles que desejam mudanças no poder de algumas instituições, não desejam o mesmo nas instituições que presidem. Muitos dos que falam em mudanças na presidência da CGADB não largam de maneira alguma a presidência de suas igrejas locais e Convenções Estaduais, se perpetuando no cargo e caminhando em direção a sua própria gerontocracia.

Quero dar uma sugestão para quem usa destes discursos "democráticos" em nome do bem das instituições: começe mudando o seu próprio Estatuto, e crie cláusulas que não lhe permitam a reeleição no próximo pleito local ou estadual. Se o vosso cargo for vitalício, abra mão disso e promova a alternância no poder. Falar é fácil!

O que deveria de fato se discutir e analisar não é a questão do tempo que alguém passa no poder, mas se esse tempo, longo ou curto, tem promovido o bem maior para a instituição ou organização, se a mesma se mantém relevante e focada em seus propósitos e sua missão. Se as coisas estiverem bem, a mudança é desnecessária. O contrário também é verdadeiro.

Mudança, renovação e alternância de poder? Falar é fácil!

6 comentários:

soldadovalente disse...

Pr Altair o senhor falou tudo mudar só por mudar ou por pura vaidade .

PR MARCELO CINTRA disse...

Pr o Sr foi muito feliz em sua colocação,peço permissão para copiar,abraços.

josiasalmeida.blogspot.com disse...

Ótima reflexão...faço coro a ela, afinal a mudança que tantos querem não tem acontecido em seus próprios quintais...Parabéns Profeta Altair Germano...

ALTAIR GERMANO, disse...

Soldado Valente, oremos pelo processo.
Abraços.

ALTAIR GERMANO, disse...

Pastor Marcelo Cintra, sem problemas.
Abraços.

ALTAIR GERMANO, disse...

Pastor Josias Almeida, entre o discurso e a prática há distâncias e contradições.
Abraços.