sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

LUCAS: COMENTÁRIOS DEVOCIONAIS (1.1-4)



Visto que muitos houve que empreenderam uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram, conforme nos transmitiram os que desde o princípio foram deles testemunhas oculares e ministros da palavra, igualmente a mim me pareceu bem, depois de acurada investigação de tudo desde sua origem, dar-te por escrito, excelentíssimo Teófilo, uma exposição em ordem, para que tenhas plena certeza das verdades em que foste instruído. (Lc 1.1-4)

O evangelho de Lucas é resultado da ação do Espírito sobre a vida de um médico, que se instrumentalizou dos recursos de pesquisa da época para provar a historicidade e veracidade dos fatos acerca da vida e obra de Jesus.

Lucas é um dos muitos exemplos da possibilidade de um intelectual acadêmico se tornar um fervoroso e frutífero discípulo e obreiro do Senhor.

É muito provável que nenhuma outra geração de crentes no Brasil teve tantas oportunidades de ingressar, e de estar fazendo um curso de nível superior, como a atual. 

Tenho afirmado durante minhas ministrações em palestras e congressos para jovens, e aqui repito, que um dos grandes desafios para as novas gerações é conciliar a vida acadêmica com a vida piedosa. Fé e razão se complementam. Filosofia e teologia são ciências que cooperam uma com a outra em busca da razão última de todas as coisas, que é a glória de Deus.

Que o Senhor continue levantando doutores e mestres como testemunhas da verdade de Deus, como luzes neste mundo em trevas, como sal neste século corrompido pelo pecado.

Jundiaí-SP, 21/12/2012

Um comentário:

António Jesus Batalha disse...

Amados, entrei no seu abençoado blog, e verifiquei que aqui há vida, e que o amor de Jesus impera.
Dou-lhe os parabéns por este belo blog, que é mais uma ferramenta para levar a Palavra de Deus.
Vim também para desejar-vos um feliz Natal e que o ano novo seja cheio de grandes vitórias em Cristo Jesus.
Fique na paz de Jesus.
António Batalha.