terça-feira, 13 de novembro de 2012

PORÇÃO DOBRADA (JOSÉ GONÇALVES)


A história da chamada de Eliseu e como se deu o seu discipulado deveria servir de padrão para os ministros hodiernos! Infelizmente a qualidade dos ministros evangélicos da atualidade tem caído muito e a fragmentação das Convenções e Concílios tem uma boa parcela de contribuição nesse processo. Geralmente o processo acontece pela disputa de domínio de determinado espaço ou território entre as lideranças, que não chegando a um consenso sobre as suas esferas de atuação, resolvem dividir de forma litigiosa determinado campo pastoral. Feito isso, a parte menor passa a consagrar ministros para que uma nova Convenção ou Concílio seja formado. É exatamente aí que as qualificações exigidas para a apresentação de um Ministro da Palavra costumam ser esquecidas. O alvo agora não é mais a qualidade, mas a quantidade, visto que se procura quórum para a nova Convenção formada! Já vi e ouvi por esse Brasil afora de Convenções consagrando ao ministério: sodomitas, pedófilos, estelionatários, etc., para oficiarem como ministros do Senhor! A consequência de tudo isso é refletida nas igrejas, que passam a atuar simplesmente como meros clubes sociais e não como o verdadeiro Corpo de Cristo.” (p. 98)

O texto acima foi retirado do novo livro do pastor José Gonçalves, Porção Dobrada: Uma análise bíblica, teológica e devocional sobre os ministérios proféticos de Elias e Eliseu, lançado pela CPAD para dar subsídio às Lições Bíblicas do 1º Trimestre de 2013. Não tenho dúvida alguma do valor desta publicação, e de sua contribuição para o atual momento da igreja evangélica no Brasil.

Tive o privilégio de prefaciar a obra, e recomendo o livro por tratar sem rodeios de alguns problemas vivenciados pela igreja na atualidade, fazendo um paralelo com os dias dos profetas Elias e Eliseu, onde uma crise espiritual sem precedentes se instaurou na nação de Israel (1 Rs 16.30). 

Quero aproveitar a oportunidade e desejar que as bênçãos de Deus acompanhe o pastor Alexandre Coelho, novo Gerente de Publicações da CPAD, desejando também ao pastor Claudionor de Andrade que o Senhor continue lhe orientando na nova missão de Consultor Teológico, ao lado do pastor Antonio Gilberto.

Nenhum comentário: