segunda-feira, 23 de julho de 2012

LIDERANÇA CRISTÃ: A QUEM VOCÊ PODE DAR AS COSTAS?

Narmer era conhecido como o rei do Alto Egito, da cidade de "This". Ele liderou as suas tropas para o norte e derrotou o reino inferior. Como resultado, ele conseguiu unir as duas terras para fundar a primeira dinastia por volta do ano 3100 aC.

A paleta de Narmer é uma peça exposta no Museu do Cairo, foi encontrada por Quibell em 1894 em Nekhen (Atual Kom Al-Ahmar) que era a capital do Alto Egito. Através dos dois lados da paleta, comemora a vitória de Narmer sobre seus inimigos e da celebração do seu triunfo.

Num dos lados da paleta (ou estela), o rei Narmer é mostrado com a mão direita levantada e empunhando um bastão, enquanto com a mão esquerda segura o seu inimigo pelos cabelos, que se encontra de joelhos.

Quando visitei o Museu do Cairo, e recebendo as informações históricas sobre a referida peça, algo me chamou a atenção.

Se vocês perceberem, por trás da imagem do rei Narmer há um indivíduo segurando nas mãos alguns utensílios. Quem seria tal figura? Trata-se de um servo da alta confiança de Narmer. Servo da alta confiança? Sim, pois nenhum rei daria as costas para alguém que não gozasse de sua alta confiança.

No mundo evangélico há muitos líderes dando as costas para quem não é digno de confiança, e o resultado é que acabam sendo traídos ou influenciados negativamente pelos tais. Para ganhar os combates e guerras da liderança cristã é preciso conhecer aqueles que nos cercam, principalmente os que estão em nossa retaguarda.

Outro fato digno de atenção é que a alta confiança nem sempre está atrelada aos altos cargos. Há pessoas em Mesas Diretoras que não são dignas da confiança dos presidentes (estão lá por mera questão política, pagamento de favores, pelos altos dízimos, pelas bajulações, etc.), enquanto outras que não possuem cargo algum, gozam da alta confiança do líder.

Quem são aqueles a quem você, na condição de líder pode dar as costas, sabendo que não sofrerá nenhum golpe?

Pense nisso!

Nenhum comentário: