quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

O POVO CLAMA POR PASTORES

Publiquei a frase acima no twitter e alguém me perguntou: "como isso pode ser possível numa igreja que adotou um modelo empresarial de gestão, onde pastores se tornaram executivos?". A resposta, apesar de parecer simplória, é aquela que entendo ser a menos utópica e mais condizente com um sistema onde não vejo a mínima possibilidade de mudança imediata.

Em primeiro lugar, discernindo a organização igreja (instituição) do organismo igreja (povo, comunidade). A atividade pastoral na atualidade se encontra muito dividida entre organização e organismo, onde na maioria dos casos o envolvimento com a organização (coisas) suplanta o cuidado com o organismo (povo, comunidade).

Em segundo lugar, delegando o cuidado das coisas da organização igreja (instituição) para os especialistas (administradores, contadores, advogados, funcionários em geral, etc), e as coisas do organismo igreja (povo, comunidade) para os portadores dos diversos dons e talentos concedidos e distribuídos pelo Espírito (diaconia, governos, etc.), e se voltando para o cotidiano pastoral (visita, aconselhamento, oração, ensino e pregação).

Se isso não acontecer, o povo continuará gemendo e sofrendo, além de no final sermos cobrados por aquele que nos vocacionou e comissionou para pastorear
(socorrer, visitar, tratar, cuidar, alimentar, proteger, etc.) as suas ovelhas.

"
Disse-lhe terceira vez: Simão, filho de Jonas, amas-me? Simão entristeceu-se por lhe ter dito terceira vez: Amas-me? E disse-lhe: Senhor, tu sabes tudo; tu sabes que eu te amo. Jesus disse-lhe: Apascenta as minhas ovelhas." (Jo 21.17)

"Escolhei, pois, irmãos, dentre vós, sete varões de boa reputação, cheios do Espírito Santo e de sabedoria, aos quais constituamos sobre este importante negócio. Mas nós perseveraremos na oração e no ministério da palavra." (At 6.3-4)

7 comentários:

João Paulo Mendes disse...

Pr. Altair, paz do Senhor.

Infelizmente o trecho,"um sistema onde não vejo a mínima possibilidade de mudança imediato, parace ser verdadeiro e de fácil constatação. Mas creio que o SENHOR pode mudar o quadro, ainda que demore alguns anos.

tadeu disse...

"Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue (At20:28)". Esse é o texto que uso quando estou orando, pedindo ao Senhor que levante pastores para Sua Igreja. Todavia, "...foi também congregada toda aquela geração a seus pais, e outra geração após ela se levantou, que não conhecia ao SENHOR..."(Jz 2.10). Temos que chorar, clamar; Temos que investir no Ensino da Palavra!

CRISTO BREVE VOLTARÁ disse...

ESSES É UM DOS MAIS OU TALVÉS SEJA O PRINCIPAL DOS PROBLEMAS PELOS A IGREJA TEM PERDIDO A SUA VERDADEIRA IDENTIDADE, NO QUE TANGE AO TRABALHO PASTORAL, E OS QUE ASSIM FAZEM AINDA PROCURA TIRAR ATÉ A POSSÍBILIDADE DE OUTRAS PESSOAS DOUTADAS PARA FAZER TAL TRABALHO PARA QUE TU SE CENTRALIZE NOS MESMOS, COMO POR EXEMPLO: OS PRESBÍTEROS TEM A MESMO OFICIO EM SUA MÃOS, POREM SÃO EMPEDIDOS DE EXERCE-LO UMA VEZ QUE TUODO TEM UM CENTRO QUE NÃO É O SENHOR JESUS, MAIS O "EU" DA VIDA DE MUITOS.

O SENHOR MAIS UMA VEZ FOI FELIZ NESSA COLOCAÇÃO. FICA NA PAZ DO SENHOR!!!!!!!!!!!

PB. JOÃO PEDRO - CARPINA - PE

Obede da Silva Alves disse...

Se isso não acontecer, o povo continuará gemendo e sofrendo, além de no final sermos cobrados por aquele que nos vocacionou e comissionou para pastorear (socorrer, visitar, tratar, cuidar, alimentar, proteger, etc.) as suas ovelhas.

A PAZ DO SENHOR, PASTOR ALTAIR! ESSA VERDADE MIM FAZ CHORAR POIS É ISSO QUE ESTAMOS VENDO E VIVENDO EM MUITOS LUGARES DO NOSSO PAIS TENHO TRINTA E NOVE ANOS DE IDADE NASCI EM UMA LAR CRISTÃO E SIRVO AO SENHOR ATÉ HOJE, E QUERO SERVI-LO TODOS OS DIAS DA MINHA VIDA, MAS A REALIDADE QUE VIVEMOS É ESSA MUITAS VEZES PASTOR QUANDO ESTOU LENDO AS CARTAS PAULINAS ME PERGUNTO SERÁ QUE OS NOSSOS PASTORES NÃO LEEM MAIS A PALAVRA DE DEUS? POIS ESTA ALI O MODELO PARA O VERDADEIRO OBREIRO DO SENHOR SEGUIR. QUE O SENHOR CONTINUE TE ABENÇOANDO ES UMA DAS VOZES QUE CLAMAM NESTE DESERTO SIGA FIRME OLHANDO PARA O ALVO QUE É CRISTO.

blogdoeudes disse...

Tudo isso é fruto de um modelo de gestão arcaico, centralizador, personalista e interesseiro. Não vejo perspectiva de mudança pra melhor pois é fruto da própria imposição da sociedade, com todas as suas complexidades. Parabenizo-o por trazer este assunto à tona, mas só vejo solução com a volta de Jesus.
Eudes Pereira/AD de Abreu e Lima-PE.

Ev. Washington de Miranda disse...

A Paz do Senhor, Pr Altair
Desde que adentrei ao corpo de Cristo aprendi desde cedo pelos mais experientes irmões em Cristo que o verdadeiro pastor deve ter sem sombra de dúvidas cheiro de ovelhas, parabéns pela abordagem direta e objetiva desta matéria, estou orando pelo teu minstério servo de Deus.

Elisomar disse...

E como clama! Tenho me decepcionado muito ultimamente, mas eu sei que ainda há homens de Deus na terra.