quarta-feira, 14 de setembro de 2011

LIDERANÇA COM SAÚDE, IGREJA COM SAÚDE

Amados, tenho ministrado em encontros com lideranças e escolas bíblicas de obreiros sobre o tema "Liderança com Saúde, Igreja com Saúde". Entendo que somente uma liderança com saúde integral poderá promover saúde integral para a igreja.

Um líder precisar cuidar de sua saúde pessoal (espírito, alma e corpo), familiar e ministerial. Não são poucos os líderes que cuidam bastante da igreja (congregação, sede, setor, campo, etc.), e acabam esquecendo-se de cuidar de si mesmos e de seus familiares.

Segue abaixo um esboço de nossa abordagem:


LIDERANÇA COM SAÚDE, IGREJA COM SAÚDE

Texto: “Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma.” (3 Jo 2)

Introdução: Apenas uma liderança com saúde integral poderá promover e conservar a saúde integral da igreja.

1 – Saúde Pessoal

“Tem cuidado de ti mesmo [...]” (1 Tm 4.16 a)

“E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo” (Mt 23.39)

1.1 Saúde Espiritual e Mental (cansaço, sentimento de solidão, desânimo, estresse, transtorno bipolar, mau-humor crônico, ansiedade, síndrome do pânico, distúrbio do sono, depressão, etc). Ações:

- Vida devocional (leitura não-instrumental e oração)

- Estabelecendo limites, buscando auxílio pastoral e clínico

1.2 Saúde Corporal (Física e Orgânica)

Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.” (1 Co 6.20)

Porque o exercício corporal para pouco aproveita, mas a piedade para tudo é proveitosa, tendo a promessa da vida presente e da que há de vir.” (1 Tm 4.8)

Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas frequentes enfermidades” (1 Tm 5.23)

2 Saúde Familiar

que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia.” (1 Tm 3.4)

Mas, se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel.” (1 Tm 5.8)

aquele que for irrepreensível, marido de uma mulher, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução nem são desobedientes.” (Tt 1.6)

2.1 Com o Cônjuge

2.1.1 Promovendo Satisfação Sexual (1 Co 7.1-5)

1 Ora, quanto às coisas que me escrevestes, bom seria que o homem não tocasse em mulher; 2 mas, por causa da prostituição, cada um tenha a sua própria mulher, e cada uma tenha o seu próprio marido. 3 O marido pague à mulher a devida benevolência, e da mesma sorte a mulher, ao marido. 4 A mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no o marido; e também, da mesma maneira, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, mas tem-no a mulher. 5 Não vos defraudeis um ao outro, senão por consentimento mútuo, por algum tempo, para vos aplicardes à oração; e, depois, ajuntai-vos outra vez, para que Satanás vos não tente pela vossa incontinência.”

2.1.2 Dedicando Tempo e Atenção (1 Co 7.32-35)

32 E bem quisera eu que estivésseis sem cuidado. O solteiro cuida das coisas do Senhor, em como há de agradar ao Senhor;33 mas o que é casado cuida das coisas do mundo, em como há de agradar à mulher.34 Há diferença entre a mulher casada e a virgem: a solteira cuida das coisas do Senhor para ser santa, tanto no corpo como no espírito; porém a casada cuida das coisas do mundo, em como há de agradar ao marido.35 E digo isso para proveito vosso; não para vos enlaçar, mas para o que é decente e conveniente, para vos unirdes ao Senhor, sem distração alguma.”

2.1.3 Honrando e Considerando (1 Pe 3.7)

Igualmente vós, maridos, coabitai com ela com entendimento, dando honra à mulher, como vaso mais fraco; como sendo vós os seus co-herdeiros da graça da vida; para que não sejam impedidas as vossas orações.”

2.1.4 Amando e Cuidando (Ef 5.25-28)

25 Vós, maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela, 26 para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, 27 para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. 28 Assim devem os maridos amar a sua própria mulher como a seu próprio corpo. Quem ama a sua mulher ama-se a si mesmo.

2.2 Com os Filhos (Sl 127.3)

Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre, o seu galardão.”

2.2.1 Dedicando Tempo e Atenção (Dt 6.7)

e as intimarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te, e levantando-te.”

2.2.2 Educando na Doutrina e Admoestação do Senhor (Ef 6.4)

E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas criai-os na doutrina e admoestação do Senhor.”

2.2.3 Reconciliando-se (Ml 4.6)

e converterá o coração dos pais aos filhos e o coração dos filhos a seus pais; para que eu não venha e fira a terra com maldição.”

2.2.4Beijando e Abraçando (Lc 15.20)

E, levantando-se, foi para seu pai; e, quando ainda estava longe, viu-o seu pai, e se moveu de íntima compaixão, e, correndo, lançou-se-lhe ao pescoço, e o beijou.”

3 Saúde Ministerial (Ef 4.11)

E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,”

3.1 Reconhecendo a soberania de Deus na distribuição de dons e talentos (Dn 1.17; 1 Co 12.11, Ef 4.11a)

3.2 Reconhecendo a soberania de Deus na distribuição de cargos (Gn 25.23; 37.5-11; Jz 6.14-15; 1 Sm 16.6-13; 1 Cr 28.4; Mt 20.20-28 )

3.3 Cooperando com o crescimento e desenvolvimento de novos obreiros (Dn 2.49; Ef 4.11-12)

3.4 Delegando autoridade (2 Tm 2.1-2)

3.5 Submetendo-se à autoridade (Fl 2.5-10)

4 - Saúde Doutrinária (At 2.42)

Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” (2 Tm 2.15)

4.1 Saúde no Ensino e na Pregação da Palavra

4.2 Saúde no Estudo da Palavra (Estudo Formal e Informal; Pesquisa e Dependência do Espírito)

4.3 Saúde na Interpretação da Palavra (Método e Iluminação)

4.4 Saúde na Comunicação da Palavra (Profundidade, Simplicidade, Objetividade)


AGENDA

No próximo final de semana (17 e 18/09), se Deus quiser, estarei ministrando no Encontro Regional de Obreiros, que será realizado na Assembleia de Deus em Arenápolis-MT (COMADEMAT).

Nenhum comentário: