quinta-feira, 25 de agosto de 2011

PRESERVANDO A IDENTIDADE DA IGREJA. Subsídio para Lição Bíblica da CPAD - 3º Trimestre/2011


Amados leitores, o tema "Preservando a Identidade da Igreja" chega num momento bastante oportuno, visto que muito se fala em "identidade denominacional", ao mesmo tempo em que se despreza outros aspectos da "Identidade da Igreja".

O comentarista da Lição, pastor Wagner Gaby, nos apresenta uma definição de "identidade" a partir do Dicionário Caldas Aulete: "é o conjunto de características próprias de uma pessoa ou um grupo que possibilitam a sua identificação ou reconhecimento".

Ainda em termos denominacionais, levando-se em consideração que a presente Lição alcança em sua grande maioria as igrejas Assembleias de Deus, caberia a seguinte pergunta para discussão em sala: Quais as características próprias das Assembleias de Deus? Ainda há uma identidade "assembleiana"?

Entendo como importante tal abordagem e discussão, pois em minha leitura pessoal, as Assembleias de Deus, enquanto denominação, perdem gradativamente a sua identidade como igreja oriunda do "pentecostalismo clássico", movimento que ganhou força e expressão a partir do início do século XX, nos Estados Unidos da América, e que se espalhou por todo o mundo.

Talvez, pela impossibilidade de conhecer outros lugares e regiões do país, alguns irmãos não consigam dimensionar as diferenças regionais assembleianas que já extrapolam as questões dos usos e costumes. Segue abaixo algumas áreas críticas:

- Doutrina. A identidade doutrinária, talvez a mais marcante intradenominacionalmente falando, vai pouco a pouco sendo minada pelas mais diversas heresias, que vai desde a Teologia da Prosperidade até o unicismo. Há quem creia e ensine que o inferno não é literal, e que o Batismo com o Espírito Santo não é evidenciado apenas com a manifestação de línguas.

- Liturgia. Os cultos assembleianos estão cada vez mais "neopentecostalizados". De alguns anos para cá cresceram e se multiplicaram os cultos "do milagre", "da vitória", "das causas impossíveis", etc. (nos culto "normais" estas coisas não aconteciam?), pura imitação dos cultos e liturgia das igrejas neopentecostais. A sedução por casa cheia e bênçãos instantâneas tomou conta de algumas lideranças assembleianas. Muitos crentes (ou meros visitantes) frequentam estas reuniões sem compromisso algum. O que querem é a bênção de Deus, e não o Deus da bênção. Nem na Santa Ceia temos um identidade litúrgica.

- Usos e Costumes. Aqui, a única identidade que resta é a "carteira de identidade dos crentes". Dentro de um mesmo estado e cidade, igrejas de uma mesma convenção (estadual e nacional) adotam costumes diferentes. Aquele esteriótipo da "irmã" assembleiana de cabelo comprido, sem maquiagem, ser adornos, de saia longa, etc. está cada vez mais ultrapassado. Na maioria das Assembleias de Deus o uso da barba é ainda um tabu, enquanto em outras se discute o uso do bigode (dá para acreditar?)

Até aqui temos tratado de "Identidade Denominacional", mas, como falamos, o tema "Identidade da Igreja" é muito mais amplo. Em sua obra "Igreja, Identidade & Símbolos", o pastor Esdras Bentho faz uma excelente abordagem, e trabalha os seguintes temas:

- A Identidade Neotestamentária da Igreja: Secular e Religiosa
- A Identidade Neotestamentária da Igreja: Mística e Antropológica
- A Identidade Neotestamentária da Igreja: Epístola de Tiago
- A Identidade Neotestamentária da Igreja: Epístolas Paulinas
- A Identidade Neotestamentária da Igreja: Evangelho de Mateus
- A Identidade Neotestamentária da Igreja: Epístolas Joaninas
- A Identidade da Igreja: Da Modernidade à Modernização (Denominacional, histórico-doutrinária, vulgar ou ordinário, organizações heréticas, o corpo místico de Cristo).

Para uma abordagem mais prática sobre a "Identidade da Igreja", indico o meu novo livro "Uma Igreja com Saúde", que trata, dentre outros, dos seguintes temas:

- A Falácia das Estratégias Mágicas de Crescimento de Igrejas
- Malaquias, o Dízimo e a Igreja
- A Missão Profética da Igreja
- O Sistema de Viver do Mundo e a Igreja
- A Semelhança da Igreja de Laodiceia com a Igreja nos Dias Atuais
- Igreja: Comunidade de Justiça e Misericórdia
- A Justiça dos Escribas e Fariseus e suas Implicações para a Igreja
- Sobre a Unidade Orgânica da Igreja
- A Ascensão da Teologia da Prosperidade (ou da Vitória Financeira) nas Igrejas Pentecostais
- A Igreja de Jesus, sua Natureza e Missão

Tenham uma excelente aula!

Paulista-PE, 23/08/2011

Nenhum comentário: