terça-feira, 10 de maio de 2011

CENTENÁRIO DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS NO BRASIL: MAIS UM TRISTE CAPÍTULO

O texto abaixo, publicado na versão digital do jornal O Liberal, me foi enviado via email por seu autor, e reflete bem o clima que se instaurou em torno da celebração do Centenário das Assembleias de Deus no Brasil.

Centenário paralelo, uma afronta a Belém

Numa abominável afronta a nossa cidadania civil e religiosa, certos pastores do Sul ameaçam vir montar celebração paralela ao Centenário.

O que a população e as autoridades de Belém fariam, caso tivéssemos na cidade um Círio paralelo? Se de repente alguns padres do Sul do País arrebanhassem meia dúzia de fiéis e, em plena quadra nazarena, viessem em caravanas à capital paraense organizar outro Círio? Um Círio clandestino e aviltante, que ignorasse as igrejas históricas e ultrajasse as autoridades católicas do Estado do Pará? Algo parecido está sendo cogitado em relação às celebrações do Centenário da Assembleia de Deus...

Leia o texto completo AQUI (O Liberal)

Que tristes palavras. O texto promove o confronto pelo confronto. No que edifica?

- "abominável afronta..."
- "um Círio clandestino e aviltante..."
- "certos pastores do Sul ameaçam vir em junho..."
- "Prometem vir à terra das Assembleias de Deus zombar..."
- "o que esses homens pretendem fazer..."
- "... o poder eclesiástico das Assembleias de Deus estendeu os seus tentáculos..."
- "... esses líderes do sul montaram editoras e formaram impérios."
- "Mas vir afrontar a nossa terra..."
- "Não esqueçam que somos índios pentecostais."

De quem é a culpa por mais esta vergonha nacional, não apenas para as Asssembleias de Deus no Brasil, mas para todos que professam a fé evangélica?

É muito conveniente apontar culpados nesta hora ou se sentir (ou se dizer) vitimado.

Quem são os culpados?

- Os que tomam o lugar de acusadores em vez de reconhecer os seus próprios erros e pecados;
- Os que não conseguem perdoar;
- Os que semeiam contendas;
- Os que fomentam facções;
- Os que estão cegos pelo poder;
- Os que desaprenderam o "lavar os pés";
- Os que não querem andar a segunda milha;
- Os que não largam a capa;
- Os desejosos dos primeiros lugares;
- Os famintos de vingança;
- Os sedentos de notoriedade;
- Os encantados com os holofotes;
- Os embriagados com privilégios;
- Os adoradores de si mesmos;
- Os que vivem o pseudoevangelho de Jesus;
- Os que não medem as consequências dos seus atos e palavras.

Em qual lado eles estão? Com certeza, não estão ao lado de Deus.

"Examine-se, pois, o homem a si mesmo [...]" (1 Co 11.28a)

Que os amados irmãos assembleianos em Belém do Pará (pastores, líderes, membros, congregados etc.), ou em qualquer outra parte do Brasil, não se deixem levar por sentimentos amargos, por qualquer espírito de guerrilha, ou pelos interesses pessoais de quem quer que seja.

É tempo de lamentações e arrependimento.

No amor de Cristo,

6 comentários:

Leandro Fernandes disse...

É vergonhoso ver uma situação dessa. Estamos perdendo a visão de reino e tomando uma posição de comerciantes e gladiadores da fè. Vence quem for mais forte. Enquanto isso muitas vidas vão perecendo sem conhecer a Jesus. Temos que voltar a ler a biblia e principalmente o livro de Atos dos Apostolos e reaprender o que é ser Cristão. Dc Leandro Fernandes de Fortaleza-Ce

Blog da Rosana disse...

A Paz do Senhor Amados!
É com prazar e muita alegria que declaro para os devidos fins e direitos e a quem interessar possa, que, sou Crente, Salva, assembleiana de coração e nascença; paraense de nascença e coração. Porém, também declaro com grande pezar e muita tristeza que é lamentavel ver e ouvir o evangelho de Cristo sendo usado por pessoas que a meu ver são verdadeiros lobos e não pastores ungidos. concórdo em genero numero e grau com o Dc Leandro. Jesus está voltando!!!, Que Deus tenha misericordia dos que que querem chegar ao céu.
Rosana(sou apenas uma serva do Deus vivo). Shalom Adonai!!!!

javaeivete disse...

A PAZ PASTOR ALTAIR GERMANO, FAÇO PARTE DA IGREJA ASSEMBLEIA DE DEUS, JÁ LI DOIS COMENTARIO ESTÁ SEMANA SOBRE ESTE ASSUNTO, PARA MIM É UMA VERGONHA TUDO ISSO Q ESTA ACONTECENDO COM O CENTENARIO, POIS ESTA BRIGA VEM DE PESSAOS Q ERAM PARA NOS DAR O EXEMPLO, FICO IMAGINANDO ESSES PASTORES PREGANDO SOBRE O SALMO 133 O Q SERÁ QUE IRIAM FALAR. CONCORDO PLENAMENTE COM O Q NOSSO DC LEANDRO FALOU, PRECIZAMOS MESMO LER A BIBLIA E PRINCIPALMENTE PLATICAR O QUE NÓS LER-MOS. PARA ONDE ESTÁ CAMINHANDO A NOSSA AD É A PERGUNTA Q SEMPRE FAÇO A MIM MESMO DIANTE DOS ACONTECIDOS. Q DEUS TENHA MISERICORDIA DE NÓS. SE DANIEL BERG E GRUNNA VINGRE PODESSE RESSUCITAR PARA VER O Q ESTÁ ACONTECENDO, ELES MORRERIAM NOVAMENTE.

MARCOS DANIEL disse...

É realmente lamentável mais este capitulo na nossa história. Para quem ora pela unidade dentro da ADs brasileiras esse é um nitido exemplo de que há muitos que desejam a desunião. Quem 'lucra' com essa rivalidade? por que os envolvidos não se arrependem e se perdoam mutuamente? Por que querem fazer de uma festa um cenário de pré-propaganda? Por que recorrer a justiça mundana se a Bíblia manda resolver nossos problemas internamente?
Sabendo que o apóstolo Paulo chama essas intrigas de obra da carne, como dizer que estão no Espírito?
Se Jesus até lá não voltar, que o bicentenário seja de manifestação do poder pentecostal, dentre os quais a unidade...

Otoniel M. de Oliveira disse...

Sem comentários...

Pr. Vlademir Williams disse...

É lamentável tal situação em que o centenário está sendo tratado...A nossa liderança tem perdido o foco das coisas divinas e o poder tem subido a cabeça...Para muitos as Assembléias de Deus tornaram impérios...Que pena! Ainda bem que Deus não perde tempo, salvando e operando maravilhas, independente de quaisquer situações...Espero Que a hipocrisia de quem ensina humildade e união e não as cumpre desapareça...Deus abençoe cada dia o seu povo...