terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

AS MÚLTIPLAS FACES DA NEOPENTECOSTALIZAÇÃO EVANGÉLICA BRASILEIRA











Técnicas manipuladoras de arrecadação financeira, pescaria com iscas imundas (falso evangelho), declarações pró-aborto, construções faraônicas e incentivo indireto ao alcoolismo.

Para onde alguns setores evangélicos no Brasil descerão mais ainda?

Como já escrevi, muitas igrejas evangélicas brasileiras estão no triste caminho da neopentecostalização da fé.

Antes que alguém qualifique esse pequeno texto de "religioso" ou "fundamentalista", reflita um pouco em torno da realidade evangélica no Brasil, da qual os vídeos acima são apenas um pequeno exemplo.

Pense nos templos que enchem e incham.

Observe os ministérios que não crescem, se dividem.

Atente nas denominações sem identidade e unidade.

Perceba o mercantilismo que tomou conta do ensino e da pregação.

Contemple as igrejas que viraram negócio lucrativo, onde as congregações se transformaram em filiais e franquias, e os pastores em CEO (chief executive officer), gestores ou gerentes.

Note a busca alucinada pela fama, sucesso e enriquecimento de muitos ensinadores, pregadores, pastores, cantores e bandas gospel.

Olhe as eleições, brigas e disputas por cargos e posições que não produzem nada.

Discirna os falsos evangelhos anunciados.

Veja a baixa qualidade das mensagens, com excesso de ênfase na emoção (sentimentos) e excesso de desprezo da cognição (pensamentos)

Discernir estes fatos é algo urgente, denunciá-los é imprescindível, se voltar urgentemente para o Senhor e a sua Palavra é vital.

Nosso futuro parece sombrio, mas ainda não perdi as esperanças, pois no final de tudo os falsos profetas serão desmascarados e a Igreja verdadeira triunfará:

"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade." (Mt 7.21-23)

"Também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela." (Mt 16.18)

Quem tem olhos, veja. Quem tem ouvidos, ouça!

7 comentários:

Nilton Rodolfo disse...

A paz do Senhor, Pr. Altair.

Concordo plenamente que "Discernir estes fatos é algo urgente, denunciá-los é imprescindível, se voltar urgentemente para o Senhor e a sua Palavra é vital."

Que Deus guarde Sua igreja.

Um abraço.

Anderson Pereira disse...

Excelente texto pastor Altair, como sempre!
Esse assunto tem tirado meu sono há muito tempo (acredito que o de muita gente). Se olharmos para o Brasil, não encontramos UMA, eu digo UMA unica denominação que não tenha homens amantes de si mesmo, seja ela pentecostal ou neopentecostal. A igreja verdadeira (pessoas fiéis dentre essas variadas denominações) sofre, mas no fim será recompensada.
A igreja evangélica brasileira vive uma crise de identidade.
Que Deus tenha misericórdia!

ASSEMBLEIA DE DEUS CEARENSE disse...

PR. ALTAIR,

A PAZ DO SENHOR!

PARABÉNS PELOS EXCELENTES COMENTÁRIOS. QUE DEUS CONTINUE TE USANDO DESTA FORMA E ESTES PICARETAS DO EVANGELHO SEJAM PLENAMENTE DESMASCARADOS. NÓS JÁ OS CONHECEMOS, MAS PRECISAMOS QUE TODOS POSSAM CONHECE-LOS. A IGREJA SANTA, IMACULADA,IRREPREENSÍVEL COM CERTEZA TRIUNFARÁ.
QUE O SENHOR USE SEUS VASOS ESCOLHIDOS E OS PASTORES SÉRIOS DENUNCIEM A CORRUPÇÃO DO PRESENTE SÉCULA E TENHAM VERDADEIRAMENTE COMPROMISSO COM A OBRA DO SENHOR.
QUE DEUS NOS ABENÇOE!

Elisomar disse...

O diabo vem através do tempo criando estratégias percebidas que só poucos percebe, para desviar o povo do objetivo...chegar no céu.
E o pior de tudo é que tudo está acontecendo no meio do povo que se diz evangélico.

Wanderson disse...

A paz do Senhor pastor Altair!
Sinceramente não podemos tomar a IURD como modelo evangélico, ela é como se fosse: um lobo vestindo pele de ovelha.

Mas também acredito que ainda existe muitas pessoas sérias que militam pelo real sentido do evangelho e por Cristo.
Sei que é uma luta diária e eu como professor e pregador tenho lutado contra esses falsos ensinamentos e tentado nas pregações levar Cristo aqueles que precisam.
Se cada um de nós fizermos nossa parte tenho certeza que iremos fazer a diferença antes da volta de Jesus.
Fique na paz !

Blog da Rosana disse...

A Paz do Senhor Pr. Altair.
Ao lider da IURD dedico o texto de Apocalipse 3,14-19.
Que Deus nosso pai de infinita misericórdia tenha compaixão de sua igreja. Shalom Adonai!!!

Raphael disse...

Olá, parabéns pelo blog.
Pelo texto pode ver mais ou menos sua visão sobre a igreja neopentecostal, eu sou de uma apesar de ser diferente de muitas outras. Sou contra o aborto, bebidas, maneira de falar de dízimo etc, ou seja, contra várias coisas que o Edir Macedo ensina. Mas te peço que não esteja vendo como se todas as igrejas neopentecostais fossem iguais.
Abraço Irmão
A Paz do nosso Senhor Jesus

Muitos tem dados ouvidos a ventos de doutrinas, a falsas doutrinas e doutrinas de demônios, mas nada se pode pela verdade senão a verdade.