segunda-feira, 31 de maio de 2010

PRÊMIO PROFESSOR DE ED DO ANO EM SUA 3ª EDIÇÃO

Prêmio Professor de ED do Ano chega à 3ª edição

IMAGEM: CPAD NEWS

O Prêmio Professor de ED do Ano, que visa reconhecer e incentivar o professor de Escola Dominical, chega à sua 3ª edição. Desta vez com algumas novidades. Uma delas é a premiação da igreja que indicar o professor contemplado. Isso significa que, além dos R$ 10 mil em cheque nominal e o Troféu Antonio Gilberto destinados ao educador, a Casa Publicadora das Assembleias de Deus também premiará a congregação da qual ele é membro. Esta receberá R$ 10 mil em vale-compra para ser trocado em livros numa das filiais da CPAD em todo o Brasil.

A iniciativa da CPAD surge do entendimento de que um professor, para desempenhar um bom trabalho, necessita do apoio da igreja. “As igrejas são grandes parceiras da CPAD na cruzada de ensino da Palavra de Deus que a Casa vem empreendendo em todo o país nos últimos anos. Também são os locais onde os professores são formados. Primeiro, como alunos, e daí em diante vem a vocação, capacitação e chamada. Por isso, a CPAD não poderia, no momento do reconhecimento, deixar de lado quem tanto ajuda”, destaca irmão Ronaldo Rodrigues de Souza, diretor-executivo da CPAD.

A novidade foi anunciada, em primeira mão, durante o 2º Congresso de Educação e Evangelização Infanto- Juvenil, realizado no final do ano passado em Balneário Camboriú (SC). Na ocasião, a Casa entregou o Prêmio Professor de ED do Ano, edição 2008, à professora Ângela Maria Alves de Paula (foto ), de Capixaba (AC). A vencedora da primeira edição foi a irmã Sônia Terezinha, de Santa Maria (RS).

Novidades

Outro aspecto que surge nessa terceira edição do concurso é o fato de o projeto, obrigatoriamente, ter sido ou estar sendo desenvolvido com o Novo Currículo de ED da CPAD, lançado em 2007.

O Setor de Educação Cristã da CPAD já recebe trabalhos eficientes com experiências pedagógico-cristãs enriquecedoras. Porém, o chefe do setor, pastor César Moisés de Carvalho, destaca que “ainda existem inúmeros trabalhos desenvolvidos praticamente no anonimato por esse país afora. A CPAD quer conhecer, divulgar e premiar aqueles que apresentarem os elementos requeridos no regulamento”. E enfatiza que, “os irmãos envolvidos nesse ministério não se intimidem e não deixem de participar, pois o seu projeto certamente significará um grande incentivo para milhares de professores”.

A entrega da premiação acontecerá no 6º Congresso Nacional de Escola Dominical, que acontecerá entre 23 a 26 de setembro, em Maceió (AL). Além desta apresentação, a Ensinador Cristão, no decorrer de um ano, irá expor os quatro melhores projetos - um em cada edição.

Todos os professores de Escola Dominical, de qualquer faixa etária, têm até o dia 31 de julho para se inscreverem. O regulamento e a ficha de inscrição estão disponíveis no site da CPAD. Basta preencher o formulário de inscrição e enviá-lo pelos Correios.

Por Paula Renata Santos

Redação CPAD News

sexta-feira, 28 de maio de 2010

EM 1 CORÍNTIOS 7.36 TEMOS UMA APROVAÇÃO PARA O INCESTO?

IMAGEM: www.nossolegado.com.br

"Mas, se alguém julga que trata dignamente a sua virgem, se tiver passado a flor da idade, e se for necessário, que faça o tal o que quiser; não peca; casem-se." (1 Co 7.36, ARC)

"Entretanto, se alguém julga que trata sem decoro a sua filha, estando já a passar-lhe a flor da idade, e as circunstâncias o exigem, faça o que quiser. Não peca; que se casem." (1 Co 7.36, ARA)

O problema destas versões está na tradução do termo grego parthenon, onde especialmente na Almeida Revista e Atualizada foi traduzido por "filha". Vale resaltar, que na própria nota de rodapé da referida versão é colocado que se trata de "expressão ambígua, que pode significar a sua filha ou a sua prometida.

O Dicionário do Grego do Novo Testamento de Carlos Rusconi (Paulus) define o termo parthenos como "homem ou mulher que nunca teve relações sexuais: virgem".

O Dicionário do Novo Testamento Grego de W. C. Taylor (JUERP) traduz o verbete parthenia por "virgindade", e parthenos por "virgem".

O Léxico Grego Analítico de Harold K. Mouton (Cultura Critã), admite para a tradução de parthenos: virgem, donzela.

O Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento de Coenen e Brown (Vida Nova) afirma que "A mulher jovem que ainda não se casou é chamada parthenos. Nisto, a ênfase pode recair, de um lado, sobre a sua juventude já madura, e , do outro lado, sobre a sua inocência e pureza" (p. 1334). E ainda: parthenos ocorre 3 vezes em Mt 25.1-12, uma vez em Atos, 5 vezes em 1 Co cap. 7, uma vez em 2 Co cap. 11, e uma vez no Apocalipse. O Uso geral se torna aparente na parábola das Dez Virgens (Mt 25.1, 5, 11). Em At 21.9, refere-se a filhas solteiras. [...] W. G. Kummmel, do outo lado, segue G. Schrenk, TDNT III 60-61, pensando que Paulo tem em mente o relacionamento de um homem para com a sua noiva que é virgem no sentido comum." (p. 1352)

O Novo Testamento Interlinear da Sociedade Bíblica do Brasil e o Novo Testamento Interlinear de Waldir Carvalho Luz (Cultura Cristã) traduzem o termo parthenon por "virgem".

Anthony Palma, no Comentário Bíblico Pentecostal do Novo Testamento (CPAD, p. 979-980), após apresentar as três principais interpretações dos versos 36-38, fica com a hipótese que alega apresentar menos dificuldade, ou seja, a de que a frase "sua virgem" se refere a um homem e sua noiva.

Estranhamente, e destoando das demais citações aqui feitas, ao comentar sobre o termo grego parthenos, Vine (CPAD, p. 657) declara que "[...] significa, em 1 Co 7.36-38, 'filha virgem'."

Além das alusões ao termo nas obras acima, outros argumentos fortalecem a idéia de que 1 Co 7.36 não é uma aprovação à prática do incesto.

Em primeiro lugar, a aprovação de incesto por Paulo iria de encontro aos mandamentos e proibições listados em Levíticos 18.6:

"Nenhum homem se chegará a qualquer parenta da sua carne, para lhe descobrir a nudez. Eu sou o Senhor."

É interessante ainda observar, que uma boa hermenêutica deve seguir o princípio de que um texto (tradução ou versão) obscuro precisa ser analisado à luz de textos (traduções ou versões) e contextos mais claros sobre o assunto em discussão.

Duas versões bíblicas cooperam na elucidação do problema com a tradução e interpretação do texto de 1 Coríntios 7.36:

"Se alguém acha que está agindo de forma indevida diante da virgem de quem está noivo, que ela está passando da idade, achando que deve se casar, faça como achar melhor. Com isso não peca. Casem-se." (Nova Versão Internacional-NVI)

"Aos que ficaram noivos, mas resolveram não casar mais, eu digo o seguinte: se o rapaz sente que assim não está agindo certo com a sua noiva e acha que a sua paixão por ela ainda é muito forte e que devem casar, então que casem. Não existe pecado nisso." (Nova Tradução na Linguagem de Hoje-NTLH)

Abraços!

quinta-feira, 27 de maio de 2010

MESA DIRETORA APROVA AGE DA CGADB

"A Mesa Diretora da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB), presidida pelo pastor José Wellington Bezerra da Costa, reuniu-se ontem e hoje na sede administrativa da instituição, no Rio de Janeiro. Na ocasião, foi aprovada uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para os dias 7, 8 e 9 de setembro do corrente ano, em Campo Grande (MS).

Nesta AGE, será resolvida a questão da vacância da 1a vice-presidência da CGADB, função que ficou vaga oficialmente desde a tarde de 17 de maio, com a chegada na sede da CGADB da carta de renúncia do pastor Silas Lima Malafaia, renúncia esta que ele já havia anunciado antecipadamente em seu programa televisivo Vitória em Cristo, em rede nacional, em 15 de maio.

Na reunião da Mesa Diretora, foi confirmada também para abril de 2011 uma Assembleia Geral Ordinária (AGO) da CGADB em Cuiabá (MT). Mais detalhes sobre a AGE de setembro de 2010 e a AGO de abril de 2011 na edição de julho do jornal Mensageiro da Paz."

Fonte: CPAD NEWS

Oremos por todos os que fazem a Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil!

ESPERANDO CONTRA A ESPERANÇA. Subsídio e Plano de Aula para Lição Bíblica

IMAGEM: ENOMIR SANTOS (ANANINDEUA-PA)

O tema "esperança" é o enfoque da 9ª lição da CPAD deste trimestre. Para Harrison (1980, p. 106) "Até este ponto o tom das profecias tem sido muito sombrio, pois Jeremias estava anunciando o desastre iminente, castigo pela apostasia da nação. O profeta está em forte contraste com a atitude irresponsável e leviana da classe governante e do povo em geral". Os capítulos 30-33 são frequentemente chamados de "Livro do Consolo", em razão de sua mensagem de conforto e esperança para o futuro, depois de sofrer as duras penas do exílio. Os versículos 1-3 do capítulo 30 anunciam o tema central da esperança pela restauração de Israel e Judá:

"Palavra que do Senhor veio a Jeremias, dizendo: Assim fala o SENHOR, Deus de Israel: Escreve num livro todas as palavras que eu disse. Porque eis que vêm dias, diz o SENHOR, em que mudarei a sorte do meu povo de Israel e de Judá, diz o SENHOR; fá-los-ei voltar para a terra que dei a seus pais, e a possuirão."


PLANO DE AULA

1. OBJETIVOS DA LIÇÃO (Extraídos da Lição Bíblica-CPAD)

-Saber que a esperança é uma das virtudes fundamentais da fé cristã.
-Explicar o significado da expressão "angústia de Jacó".
-Compreender que dias atribulados estão reservados a Jerusalém, mas o Senhor jamais a desamparará.

2. CONTEÚDO

Texto Bíblico: Jr 30.7-11

O QUE É A ESPERANÇA

O Dicionário Bíblico Wycliffe (2006, p. 678-679) nos informa que as palavras hebraicas traduzidas no Antigo Testamento como "esperança", significam "confiança", expectativa", ou "perspectiva". O principal uso teológico do termo "esperança" implica em confiança no sobrenatural, especificamente em Jeová como Deus de Israel (Sl 130.5; 146.5; Jr 17.7, 13). Esta confiança se relacionava com:

- A segurança contra os inimigos (sl 71.4, 5; Jr 14.8, 9)
- A libertação no futuro dia do Senhor (Zc 9.12)
- A expectativa e confiança na benção e provisão de Deus na vida presente (Ed 10.2; Jó 11.18, 20; Sl 33.18,19, 22; Lm 3.22-24)

No Novo Testamento, conforme Vine (2003, p. 614-615) a palavra "esperança" fala-nos de uma expectativa favorável e confiante. Dessa forma ela descreve:

- A antecipação feliz do que é bom (Tt 1.2; 1 Pe 1.21)
- A base sobre a quela a "esperança" é fundamentada (At 16.19; Cl 1.27)
- O objeto no qual a "esperança" é estabelecida (1 Tm 1.1)

No Novo Testamento, três adjetivos são descritivos da "esperança":

- Boa (2 Ts 2.16)
- Bem-aventurada (Tt 2.13)
- Viva (1 Pe 1.3)

Ainda segundo Vine (idem), "Em Rm 15.13, fala que Deus é 'o Deus de esperança', ou seja, Ele é o autor, não o sujeito, da esperança". [...] A expressão 'completa certeza da esperança' (Hb 6.11), expressa a completitude de sua atividade na alma; cf. 'inteira certeza de fé' (hb 10.22), e plenitude da inteligência (Cl 2.2)".

A ANGÚSTIA DE JACÓ

Chama-se de "angústia":

"a sensação psicológica, caracterizada por "abafamento", insegurança, falta de humor, ressentimento e dor [...]. A angústia é também uma emoção que precede algo (um acontecimento,uma ocasião, circunstância), também pode-se chegar a angústia através de lembranças traumáticas que dilaceraram ou fragmentaram o o ego. [...] A angústia exerce função crucial na simbolização de perigos reais (situação, circunstância) e imaginários (consequencias temidas). (Wikipédia)

"De repente, vem aquele aperto no peito! Pode ser em qualquer momento, hora ou lugar. Como se uma grande mão apertasse seu peito... e vem uma sensação bem esquisita de opressão. Você quer se livrar dela, mas não consegue. O coração bate mais rápido ou então você sente uma apreensão." (www.spiner.com.br)

A "angústia de Jacó" (Jr 30-7; Ez 38-39; Dn 9-27; Zc 14.1-2) onde será sentida na alma, no coração dos "filhos de Jacó", por ocasião das tribulações impostas pelo Senhor, como medida corretiva e pedagógica para a cura e a restauração dos males espirituais e morais da nação.

A Bíblia e a vida nos revelam, que infelizmente (ou felizmente), para serem curados e libertados de seus pecados, os filhos de Deus precisam experimentar alguns níveis de intenso sofrimento e dor.

No cativeiro, Israel e Judá aprenderiam a obediência através do sofrimento.

O sofrimento ensina (Hb 5.8).


3. MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO

A esperança em Deus diz respeito a vida futura e ao futuro da vida. Busque saber dos seus alunos como anda a esperança deles acerca dos planos de Deus em suas vidas e na vida da Igreja. Extimule-os a procurar conhecer e fazer a vontade de Deus, para que dessa forma não tenham que sofrer tanto para aprender. Aos que estão vivenciando algum tipo de sofrimento por erros que cometeram, diga-lhes que o Senhor é bom e misericordioso, e que ao seu tempo, aprendida a lição, serão plenamente restaurados.

4. RECURSOS DIDÁTICOS

Tv, vídeo, computador, quadro, mapa, cartolina, pincel ou giz, etc.


5. SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS

- Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD.

- Bíblia de Estudo Almeida, SBB.

- Dicionário VINE, CPAD.

- Dicionário Bíblico Wycliffe, CPAD.

- Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento, VIDA NOVA.

- Conheça Melhor o Antigo Testamento, VIDA.

- Jeremias e Lamentações: introdução e comentário, MUNDO CRISTÃO.

Desejo a todos uma excelente aula para a glória de Deus!

Siga-me no TWITTER.

segunda-feira, 24 de maio de 2010

51ª EBO DA AD EM ABREU E LIMA-PE: ENCERRAMENTO DAS FESTIVIDADES


O encerramento da 51ª Escola Bíblica de Obreiros da AD em Abreu e Lima-PE, ocorrido ontem, foi marcado por um culto cheio da manifestação da presença de Deus.

Dirigido pelo pastor Roberto José dos Santos (Presidente da COMADALPE e da AD em Abreu e Lima-PE), o culto contou com a participação do cantor Vitorino Silva (RJ), que através dos louvores em forma de música e canção envolveu a igreja em adoração a Deus.

O Pb. Issac Martins Rodrigues Filho, representando o pastor Isaac Martins Rodrigues (In Memoriam), recebeu da Casa Publicadora das Assembleias de Deus (CPAD), representada pelo gerente da filial Recife-PE, o presbítero Edgard Pereira, uma placa comemorativa alusiva aos 70 anos de sua fundação

O pastor Terry Johnson, presidente da EETAD/FAETAD, dentre os 400 núcleos em funcionamento, certificou o núcleo 761 (AD Abreu e Lima) pelo 2º lugar em desempenho no ano de 2009. A diretoria e os colaboradores do núcleo receberam a premiação.

Durante as festividades, houve também a consagração de irmãos ao ministério de pastor e evangelista, e ao presbitério.

A diretoria da Convenção de Ministros das Assembleias de Deus com Sede em Abreu e Lima-PE (COMADALPE), juntamente com a diretoria da Igreja estiveram presentes e celebraram juntos as grandes conquistas e bênçãos.

domingo, 23 de maio de 2010

PROFUNDIDADE OU DELÍRIO HERMENÊUTICO?


Conheço amigos que se autodenominaram (ou foram denominados) tão profundos na arte de interpretar, ensinar e pregar a Bíblia Sagrada, que saíram da dimensão da possibilidade para a dimensão do delírio, da fantasia e das alegorias absurdas.

Percebo também, que as supostas revelações dos "mistérios" bíblicos causa um certo frenesi nos ouvintes ou leitores, embotando os seus entendimentos, entorpecendo o bom senso e comprometendo o discernimento.

Particularmente, prefiro a exposição bíblica simples, fundamentada naquilo que o texto e o contexto dizem, livre das especulações e das "viagens" exegéticas e hermenêuticas insustentáveis.

“As coisas encobertas pertencem ao Senhor, o nosso Deus, mas as reveladas pertencem a nós e aos nossos filhos para sempre, para que sigamos todas as palavras desta lei." (Dt 29.29)

sábado, 22 de maio de 2010

MATÉRIA SOBRE A 1ª CONFERÊNCIA DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA CGADB/CPAD

CASAS DE CANALHAS CONSAGRADOS



Quando líderes, pastores e pregadores deveriam estar denunciando o pecado nesta nação, mas assim não o fazem por conveniência, para não perder privilégios, por "rabo preso", por estarem perdendo tempo com política evangélica que não leva a lugar nenhum, por estarem ocupados promovendo semeaduras fraudulentas e por outros motivos escusos, a voz da indignação ecoa por outros canais.

Há muitos políticos bandidos com a ficha e as mãos sujas, que serão apoiados nas próximas eleições por pastores que estão negociando os votos da igreja.

Há muitas "casas de canalhas consagrados" espalhadas neste Brasil, inclusive com roupagem evangélica.

Senhor, inquiete, desperte e levante profetas!

Fonte: GENIZAH

sexta-feira, 21 de maio de 2010

UMA QUESTÃO DE MARCA


Qual a razão de tanta questão em torno de uma marca ou denominação na hora de "batizar" uma nova igreja, ou quando se resolve "re-batizar" uma igreja já existente? Seria para de alguma forma identificar sua linha doutrinária? Estar-se-ia buscando manter uma identidade denominacional? Haveria o interesse de se tirar proveito de um nome já construído ao longo dos anos? Seria para ajudar a "vender" mais fácil o Evangelho?

Nome de igreja (denominação) não salva ninguém, mas, pode dar credibilidade para quem não é digno de credibilidade, ou para quem deseja se aproveitar da "marca" para fazer crescer o seu "reino pessoal" (e não o Reino de Deus).

Não existe igreja perfeita, porque os seus líderes e membros não são perfeitos. Agora, de uma coisa estou certo, existem igrejas com líderes sérios e comprometidos com Deus e com a sua Palavra, como também existem igrejas pastoreadas por verdadeiros bandidos e exploradores da fé.

O fato é que o nome "Assembléia de Deus", "Igreja Batista", "Igreja Presbiteriana" e outros que estão associados a uma organização já reconhecida nacionalmente por seu trabalho espiritual, social e cultural, acabam sendo utilizados indiscriminadamente, alcançando os níveis do banal e do ridículo.

Não se conhece a seriedade de uma igreja apenas por sua "marca", mas acima de tudo, pelo amor, comunhão e caráter de seus líderes e membros. Sendo assim, por uma questão de prudência, devem-se buscar informações sobre a referida igreja e seu pastor, sempre que se pensar em congregar, mudar de congregação ou de denominação. O tempo é outro grande auxiliar no sentido de revelar quem é quem.

Ninguém fique admirado, se de repente, em meio a tanta criatividade, oportunismo e cinismo, surgir no cenário evangélico nacional um dos nomes abaixo:

- Igreja Evangélica dos Sem Igreja

- Assembleia da Vitória Financeira

- Congregação Cristã dos Pescadores de Aquários

- Ministério Apostólico dos Mercenários de Plantão

- Assembleia da Minha Família

- Comunidade Aqui Pode Tudo

- Paróquia da Enganação

- Universal do Meu Reino

- A Verdadeira e Imaculada Igreja de Jesus

- Igreja Batista Pós-Moderna

- Caminho da Santificação Sem Jugo

- Capela da Prosperidade

- Sementeira de Cristo

- Igreja do Bom Brilho das 1001 Utilidades

- Igreja Global e Você, Tudo a Ver

- Igreja Jesus Cristo É Isso Aí

Que o Senhor nos ajude!

Publicado em O GALILEO

Siga-me no TWITTER.

A CORRIDA PELAS BÊNÇÃOS CONTINUA

FOTO: Jarbas Oliveira/Pagos (Fonte: estadão.com.br)

Toda eleição é assim. Com o propósito de agradar os religiosos das mais diversas vertentes, e ainda apelar para todos os santos, os pré-candidatos vão em busca de todas as bênçãos possíveis. Primeiro escrevi sobre a Sra. Dilma Rousseff (Leia AQUI), mas não é diferente com o Sr. José Serra e com boa parte dos políticos deste país.

A informação me foi passada pelo irmão Valmir Cardoso.

Oremos por nossos políticos.

Oremos por nossa nação.

Siga-me no TWITTER.

ENCERRAMENTO DAS AULAS DA 51ª EBO DA AD EM ABREU E LIMA-PE


Escute através do link da Rádio Web Novas de Paz (na barra lateral deste blog), o encerramento das aulas da 51ª Escola Bíblica de Obreiros da Assembleia de Deus em Abreu e Lima-PE.

A transmissão já está acontecendo.

Abraços!

quarta-feira, 19 de maio de 2010

A MAIOR DAS SEMEADURAS!

IMAGEM: http://img.blogs.abril.com.br

"A Maior das Semeaduras" é o próximo grande lançamento da televisão brasileira.

A ousada estratégia de arrecadação promete ser recorde de ofertas apelosamente voluntárias.

As altas despesas da produção televisiva, associada a possibilidade da perda circunstancial de ofertantes, farão com que os seus propagadores trabalhem dobrado para convencer o telespectador a não deixar de semear.

Preparem os ouvidos, os olhos, os bolsos e principalmente as mãos (essas últimas são para não deixar que levem o seu dinheiro em nome da promessa do enriquecimento rápido e fácil).

Pedidos do tipo "dê todas as suas sementes e faça a maior colheita da sua vida" poderão ser ouvidos com certa frequência.

Lembre-se das palavras do profeta mais esperto do mundo:

"Você semeia e eu fico rico!"

Siga-me no TWITTER.

OS IMPROVÁVEIS


Se analizassemos a vida de todos os homens e mulheres que foram chamados e usados por Deus, observaríamos que cada um deles, aos olhos humanos, teriam pelo menos um motivo para não serem escolhidos como líderes e cooperadores na obra do Senhor.

A estabilidade econômica de Abraão nos levaria a pensar que ele não aceitaria o desafio de sair sem saber para onde.

Os artifícios de Jacó nos faria entender, que um caráter duvidoso como o seu, não o tornaria confiável.

A auto-suficiência de Moisés nos sinalizaria problemas em suportar as pressões do dia-a-dia.

O sentimento de inferiodidade de Gideão nos faria duvidar de sua capacidade de liderança.

A inclinação de Sansão por mulheres estrangeiras nos levaria a reprová-lo de imediato.

Pelo fato de se tratar de uma mulher, não daríamos à Débora credibilidade alguma.

A disposição de Davi em submeter-se aos seus superiores nos faria pensar que teria dificuldades para tomar iniciativas.

Os lábios impuros de Isaías nos conduziria a desqualificá-lo para o ministério profético.

A meiguice e a amorosidade de João nos fariam duvidar de sua grande coragem.

A instabilidade emocional de Pedro não nos permitiria perceber seu sincero desejo de acertar.

A intelectualidade e o zelo religioso de Paulo provocariam em nós dúvidas quanto a possibilidade de ser removido de suas crenças, e do seu compromisso com o farisaísmo judaico.

Diante dos olhos do Senhor, e mediante o seu poder, misericórdia e graça, na vida destes personagens e em nossas vidas, o improvável se tornou possível, e o possível se tornou real.

"pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para envergonhar os sábios e escolheu as coisas fracas do mundo para envergonhar as fortes;" (1 Co 1.27)

Siga-me no TWITTER.

CULTO EM AÇÃO DE GRAÇAS PELO ANIVERSÁRIO DO PR. ROBERTO JOSÉ








Vários irmãos e amigos participaram do culto de ação de graças pela passagem de mais um aniversário do Pr. Roberto José dos Santos (Presidente da AD em Abreu e Lima-PE e da COMADALPE), realizado ontem no Templo Central da AD em Abreu e Lima-PE).

Estiveram presentes, além de várias autoridades civis, os pastores José Wellington Jr. (Presidente da AD em Guarulhos-SP e Presidente do Conselho Administrativo da CPAD), José Antônio do Santos (Presidente da AD em Alagoas, Presidente da UMADENE e 5º Vice-Presidente da CGADB), Martin Alves (Supervisor da AD em Mossoró-RN), Israel Caldas (1º Vice-Presidente da IAEDERN), Gerinaldo Messias (1º Vice-Presidente da Convenção em Sergipe), Israel Alves (Presidente da AD em Salvador-BA), José Carlos de Lima (Presidente da Assembleia de Deus em J. Pessoa e da Convenção na Paraíba), José Costa (Presidente da AD em Itapajé-CE), dentre outros.

"Alegrai-vos com os que se alegram" (Rm 12.15a)

Siga-me no TWITTER.

domingo, 16 de maio de 2010

ABERTURA DA 51ª EBO E 11ª AGO DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM ABREU E LIMA-PE/COMADALPE




Foram abertas nessa noite a 51ª Escola Bíblica de Obreiros da Assembleia de Deus em Abreu e Lima-PE e a 11ª Assembleia Geral Ordinária da COMADALPE.

O culto de abertura, dirigido pelo pastor Roberto José dos Santos (Presidente da Igreja e da Convenção de Ministros), aconteceu no Templo Central da Assembleia de Deus em Abreu e Lima-PE, e contou com a participação de vários obreiros do estado e de outras regiões do país. Na ocasião foram apresentados para cooperar como Auxiliares de Trabalho 182 irmãos.

O pregador da noite foi o pastor Genival Bento (Rio Largo-AL), que ministrou com base no texto de Isaías 38.1-6.

A programação continua a partir de amanhã conforme abaixo:

08h00 às 09h00 - Oração
09h00 às 09h30 - Devocional
09h30 às 10h45 - 1ª Aula
10h45 às 12h00 - 2ª Aula
12h00 às 13h00 - Intervalo para almoço
13h00 às 14h00 - Oração
14h00 às 14h30 - Devocional
14h30 às 15h45 - 3ª Aula
15h45 às 17h00 - 4ª Aula

A Escola Bíblica de Obreiros acontecerá de segunda a sexta. Serão realizados cultos especiais todas as noites a partir das 19h00. Na terça-feira, às 19h00, será realizado o Culto de Ação de Graças pelo aniversário do pastor Roberto José dos Santos.

As aulas da Escola Bíblica e os cultos serão transmitidos diariamente pela Rádio Web Novas de Paz, através do site da AD EM ABREU E LIMA-PE (você pode ouví-los também clickando no link localizado na barra lateral deste blog).

Siga-me no TWITTER.

DILMA ROUSSEFF VAI EM BUSCA DE TODAS AS BENÇÃOS POSSÍVEIS

Foto: Roberto Stuckert Filho/Divulgação (Terra)

"Para atrair os votos de todos os credos, a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, assistiu ontem a uma missa pela manhã e disse que é, sim, católica. À noite, a ex-ministra recebeu a 'bênção' de mães de santo em um evento promovido pelo PT."

Leia em O GALILEO

Siga-me no TWITTER.

UM HONROSO CONVITE DA FAETAD

Pastor Terry Johnson (Presidente da EETAD/FAETAD)

Recebi ontem da FAETAD (Faculdade de Educação Teológica das Assembleias de Deus), o honroso convite para escrever um dos seus manuais de estudo.

Conto com a ajuda do Senhor e com as orações dos irmãos nessa privilegiada e desafiadora tarefa.

Nosso abraço e agradecimentos ao amado pastor Terry Johnson (Presidente da FAETAD), ao pastor Antonio Gilberto (Vice-Presidente), ao pastor Josué de Campos (Diretor Administrativo), aos irmãos Gunar Berg de Andrade e Beth Kinas que intermediaram o convite, e a todos que fazem a FAETAD.

Para conhecer a FAETAD click no link abaixo:

FAETAD - FACULDADE DE EDUCAÇÃO TEOLÓGICA DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS

Siga-me no TWITTER.

CONSELHO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DA CGADB SE REÚNE EM CAMPINAS-SP

Da esquerda para a direita: Pr. Altair Germano (PE), Pr. Hércules Denobi (PR), Pr. José Alves (PR), Pr. Douglas Roberto (DF), Pr. Emanoel Silva (RJ), Pr. Terry Johnson (SP) e Pr. Daniel Acioli (PR)
Pastor Douglas Roberto (Presidente do CEC/CGADB) entregando o certificado ao pastor Daniel Acioli (Presidente da Assembleia de Deus em Apucarana-PR)
O pastor Hércule Denobi (Diretor do CETADEB) recebendo o certificado de registro no CEC/CGADB

O Conselho de Educação e Cultura da CGADB se reuniu ontem nas instalações da EETAD/FAETAD, na cidade de Campinas-SP. Entre alguns dos assuntos que foram tratados podemos citar:

- A homologação de Registro do CETADEB (Centro Educacional Teológico das Assembleias de Deus no Brasil);

- A programação da 2ª Conferência de Educação Teológica que será realizada em Teresina-PI, no período de 6 a 8 de agosto/2010;

- A regularização das instituições de ensino teológico credenciadas ao CEC/CGADB;

- O projeto de criação de uma revista teológica em parceria com a CPAD.

Estiveram presentes na reunião os conselheiros e pastores Douglas Roberto (DF), Altair Germano (PE), Emanoel Silva (RJ), Terry Johnson (SP), Jesiel Padilha (SP) e José Alves (PR).

Na ocasião, os pastores Daniel Acioli (PR) e Hércule Denobi (PR) receberam os certificados do registro da CETADEB (Centro Educacional Teológico das Assembleias de Deus no Brasil) no CEC/CGADB.


Siga-me no TWITTER.

A SAÍDA DO PASTOR SILAS MALAFAIA DA CGADB: MAIS UMA CHAGA NUM CORPO ENFERMO





Em pleno século 21 e às vésperas do centenário das Assembleias de Deus no Brasil, testemunhamos mais um lamentável acontecimento na história desta denominação/igreja. Tal fato deveria promover em nós sérias e profundas reflexões.

Os sintomas gerais não são de plena saúde espiritual e organizacional. Faço parte desta instituição e posso dizer, sem medo de errar, que interesses pessoais, ganância, ambição, soberba, arrogância, orgulho, vaidade e outros males estão sendo colocados cada vez mais acima dos interesses legítimos do Reino de Deus. O desejo de (mais) poder, a busca pela fama e o amor ao dinheiro estão entronizados em muitos altares humanos.

O fato aqui em evidência é apenas mais um tumor de muitos que ainda vão estourar num corpo enfermo (Is1.5-6) de uma denominação com uma história tão cheia de conquistas. Os macro-males denominacionais são resultados dos micro-males regionais, estaduais e locais.

É bom lembrar, que o "crescimento" de uma igreja, de um ministério ou de uma convenção, não é necessariamente indicador de saúde espiritual. Ter saúde espiritual é consequência de viver inegociavelmente, intensamente, unicamente e decididamente pela Palavra de Deus.

Não sou pessimista. Creio que através de um sincero arrependimento, sinalizado pelo ideal de uma inteira submissão ao Senhor, seremos curados e limpos dos nossos pecados (Is 1.18-20).

Não somos melhores do que qualquer outra igreja ou denominação que existiu, e que já não é no tempo e no espaço histórico. Ou mudamos alguns dos nossos posicionamentos urgentemente, ou morreremos em nossa insensatez, insensibilidade e insistência burra.

Como escrevi no meu TWITTER, vou continuar orando pelo pastor Silas Malafaia e combatendo a Teologia da Prosperidade e da Vitória Financeira, os falsos profetas, os apelos vergonhosos de semeaduras descabidas, a massificação e a exploração de crentes ingênuos, a sujeira na política eclesiástica e qualquer outra coisas que não glorifique a Deus e que não dignifique o Evangelho de Cristo Jesus.

No amor de Cristo,

Altair Germano.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

SIGA-ME NO TWITTER


Para manter os leitores do meu twitter atualizados, passarei a postar diretamente do meu celular.

Para seguir-me no twitter acesse o link abaixo:

http://twitter.com/altairgermano

quinta-feira, 13 de maio de 2010

EQUIPE DA REDE NOVAS DE PAZ DE COMUNICAÇÃO

EM PÉ DA ESQUERDA PARA A DIREITA: Dc. Henrique, Ir. Abraão, Pr. Rosevete Tavares, Pr. Dário José, Ev. Jailson Trajano, Ir. Leonardo e Ir. Rogério. SENTADOS: Pr. Gilmar Ribeiro, Pr. Roberto José e Pr. Altair Germano

A Rede Novas de Paz de Comunicação, um empreendimento da Assembleia de Deus em Abreu e Lima-PE, atualmente está envolvida na produção e realização do Programa Novas de Paz (TV Nova, Canal 22), Programa Novas de Paz (Rádio Chama Viva FM 94,7), Jornal Novas de Paz, Site da AD em Abreu e Lima-PE e Rádio Web Novas de Paz.

Oreis por nós!

VÍDEO COM A MÚSICA "ADÃO E IVO" GERA POLÊMICA E PROCESSO




Publicado no YouTube, o vídeo acima fez com o que o pastor Marcos Gladstone, fundador da Igreja Contemporânea, entrasse com uma representação junto ao Ministério Público Federal e a Ordem dos Advogados do Brasil contra o cantor evangélico Emanuel de Albertin e o compositor Toinho de Aripibú.

Conversamos pessoalmente ontem a tarde com cantor Emanuel de Albertin aqui em Pernambuco, onde o mesmo afirmou que não é homofóbico e que não é de sua responsabilidade a publicação do vídeo do YouTube. Segundo ainda declarou Albertin, tanto a música quanto a imagem do casal homossexual teriam sido usadas sem autorização pelo autor do vídeo. Albertin afirmou também que não abre mão de suas convicções de fé, e que pela Bíblia não aceita a união homossexual como vontade de Deus.

O refrão da música diz que "a cada dia multiplica a iniquidade / sinceramente isso me deixa pensativo /se Deus tivesse feito homem pra casar com outro/ não seria Adão e Eva / tinha feito Adão e Ivo".

Do ponto de vista bíblico e teológico é verdadeira a afirmação de que Deus criou para Adão uma mulher como companheira e ajudadora.

"Criou Deus, pois o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou" (Gênesis 1.27, ARA)

"Disse mais o Senhor Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea." (Gênesis 2.18, ARA)

"
E deu o homem o nome de Eva a sua mulher, por se a mãe de todos os seres humanos." (Gn 3. 20, ARA)

A ideia de conceber o homossexualismo como algo "natural" e aprovado pela Bíblia é equivocada.

Leia mais sobre este episódio envolvendo o cantor Emanuel de Albertin no portal "O GALILEO".

Leia mais sobre a questão homossexual à luz da Bíblia em "A QUESTÃO HOMOSSEXUAL E A FÉ CRISTÃ CONFORME O TEXTO DE 1 CORÍNTIOS 6.9-11"

O compositor Toinho de Aripibú é conhecido por suas críticas irônicas sobre questões do próprio meio evangélico, como é o caso da música "Fala Paletó".

Da maneira como as coisas caminham, qualquer dia desse quem vai ser processado por crime de preconceito e homofobia é o próprio Deus.

terça-feira, 11 de maio de 2010

PROGRAMA "EM EVIDÊNCIA": REPRISE


O programa "EM EVIDÊNCIA", que vai ao ar de segunda a sexta, das 10 às 12h00, através da Rádio Web Novas de Paz, será reprisado sempre das 00h00 às 02h00.

Hoje, excepcionalmente, a reprise do programa será transmitida das 22 às 00h00, através da Rádio Web Novas de Paz e da Rádio Chama Viva FM 94, 7 (Recife-PE).

Para ouvir a Rádio Web Novas de Paz, click no link posto na barra lateral deste blog, ou acesse o site da ASSEMBLEIA DE DEUS EM ABREU E LIMA-PE no endereço abaixo:

http://www.assembleiadedeus-abreuelima.org/

Ore, divulgue e participe!

segunda-feira, 10 de maio de 2010

CAPA DA REVISTA VEJA PROMOVE A "NATURALIDADE DO SER GAY"

IMAGEM: Capa da Revista Veja Edição 2164 de 12/05/2010 (VEJA.com)

Como já se tornou comum nos meios de comunicação no Brasil, a massificação da idéia de que ser gay é algo natural usa agora a imagem da juventude para conquistar mais simpatizantes.

Na mesma proporção, a disseminação da idéia de que quem pensa diferente é intolerante continua firme, ou seja, precisamos tolerar a opção sexual das pessoas, mas elas não podem tolerar nossas convicções religiosas.

Tolerar, não significa concordar ou aceitar como normal e verdade as idéias, comportamentos e opções sejam eles quais forem e de quem forem.

Tolerar é saber conviver e respeitar o próximo.

Leia a matéria da Veja em A GERAÇÃO TOLERÂNCIA.

Leia ainda:

- A QUESTÃO HOMOSSEXUAL E A FÉ CRISTÃ CONFORME O TEXTO DE 1 Co 6.9-11
- COMPORTAMENTO HOMOSSEXUAL: NEM APROVAÇÃO NEM ÓDIO
- A DITADURA DAS IDEIAS PRO-HOMOSSEXUALISMO: ENTENDA QUEM ESTÁ SENDO INTOLERANTE

Abraços!

PROGRAMA "EM EVIDÊNCIA" ESTRÉIA HOJE

Hoje, das 10 às 12h00, estréia na Rádio Web Novas de Paz o programa "EM EVIDÊNCIA", que apresentarei diariamente (de segunda a sexta) ao lado do pastor Dário José e do evangelista Jailson Trajano.

No programa estaremos analisando e comentando, sempre de uma perspectiva bíblica e cristã, os principais fatos e notícias do dia e da semana veiculados na internet, em sites e blogs pessoais e institucionais, evangélicos e não-evangélicos. Alguns sites e blogs já estão definidos como consulta obrigatória, tais como:

- O Galileo
- Folha Online
- Gospel Primer
- JC Online
- Blog do Ciro
- Diário de Pernambuco
- Genizah
- Veja.com
- CPAD news
- Istoé
- Cristianismo Hoje
- R7.com
- Point Rhema
- Holofote
- Renato Vargens
- Púlpito Cristão
- Fatos em Foco
- Reflexões Sobre Quase Tudo
- E Agora, Como Viveremos

Outros sites e blogs poderão ser consultados e indicados durante o programa. Todos os blogueiros e internautas estão convidados para ouvir e participar, visto que estaremos via MSN recebendo em tempo real as mensagens e comentários dos ouvintes.

A Rádio Web Novas de Paz é um empreendimento da Assembleia de Deus em Abreu e Lima-PE, e está inserida na Rede Novas de Paz de Comunicação. Juntamente com o programa "EM EVIDÊNCIA", outros irão ao ar, alcançando um público bastante diversificado.

Para ouvir e participar do programa acesse o site www.assembleiadedeus-abreuelima.org ou click no link permanente que deixarei neste blog.

Contamos desde já com as vossas orações e divulgação.
PARTICIPE DO PROGRAMA ACESSANDO O MSN ATRAVÉS DA PÁGINA PRINCIPAL DO SITE DA AD ABREU E LIMA

Pr. Altair Germano

sábado, 8 de maio de 2010

O PODER DA VERDADEIRA PROFECIA. Subsídio e Plano de Aula para Lição Bíblica

IMAGEM: ENOMIR SANTOS (ANANINDEUA-PA)

A 8ª lição da CPAD deste trimestre aborda o tema "profeta e profecia". A lógica da lição é a seguinte: falsos profetas transmitem profecias falsas, enquanto verdadeiros profetas transmitem profecias verdadeiras.


PLANO DE AULA


1. OBJETIVOS DA LIÇÃO (Extraídos da Lição Bíblica-CPAD)

-Compreender qual é a função e a relevância do profeta de acordo com as Escrituras.
-Saber que os falsos profetas sempre vão se opor aos profetas do Senhor.
-Conscientizar-se de que, nos últimos dias, aparecerão muitos falsos profetas que, se possível, enganarão até os escolhidos.

2. CONTEÚDO

O primeiro ponto da lição trata de definir o que é um profeta. Traremos aqui algumas informações extras como subsídio.

O QUE É UM PROFETA

O termo "profeta" deriva-se do hebraico nabhi (aquele que foi chamado, aquele que foi nomeado) e ocorre cerca de 309 vezes na Bíblia. O termo é usado tanto para se referir aos verdadeiros e aos falso profetas. A primeira ocorrência de nabhi está em Gênesis 20.7, onde Abraão é chamado de profeta. A segunda ocorrência acontece em Êxodo 7.1, que diz: "Então, disse o SENHOR a Moisés: Eis que te tenho posto por Deus sobre faraó; e Arão, teu irmão, será o teu profeta". É exatamente neste sentido (porta-voz) que o termo é utilizado para aqueles que falam em nome de Deus.

O termo grego para "profeta" é prophetes. Trata-se de um substantivo composto da raiz phe (dizer, proclamar), do prefixo pro (antes, de antemão). Embora possa ter o sentido de "aquele que prediz", na literatura antiga a combinação do prefixo pro com os verbos para "falar" não possui a idéia de indicar o futuro. Dessa forma, profeta pode significar "o que proclama abertamente", "o que proclama em alta voz", "o que declara abertamente", "o que denuncia abertamente" etc.

Unindo os termos do Antigo e do Novo Testamento, pode-se entender "profeta" como alguém nomeado por Deus para proclamar abertamente a sua palavra. Dessa forma, a autoridade do profeta reside naquele que o nomeou e na fidelidade para com a mensagem recebida.

OS FALSOS PROFETAS


Como já citados na lição passada, os falsos “profetas”, ou seja, aqueles que dizem falar em nome de Deus, são reconhecidos pela ausência de frutos (caráter cristão e compromisso com Deus) em suas vidas, ou pela má qualidade dos mesmos (Mt 7.15-20). Eles geralmente;

- Falam para agradar seus ouvintes ou "patrões" ( I Rs 22.1-6 );
- Falam sem serem autorizados por Deus ( Ez 13.1-9 );
- Suas profecias tendem a afastar o povo da Palavra de Deus ( Dt 13.1-4 );
- Sempre estão procurando tirar vantagens dos seus “dons” ( Nm 22.7; Jd 11 );

O FALSO PROFETA HANANIAS (PROFETA X PROFETA)

Hananias é o modelo do tipo de falso profeta que vemos nos dias atuais. Suas atitudes se enquadram claramente no perfil descrito acima. Os falsos profetas possuem o mesmo destino de Hananias, ou seja, mas cedo ou mais tarde morrerão, pois cavam a cova do seu ministério e destroem com as próprias atitudes a sua dignidade e credibilidade.

Os profetas falsos geralmente se irritam com os profetas verdadeiros. Hananias, numa atitude grosseira e violenta "tomou o jugo do pescoço do profeta Jeremias e o quebrou" (Jr 28.10). Penso que uma das coisas que o deixou furioso foi a ironia de Jeremias diante da falsa profecia (Jr 28.1-4). Após ouvir a falsa profecia de Hananias, as palavras iniciais de Jeremias foram:

"Amém! Assim faça o Senhor; confirme o SENHOR as tuas palavras, com que profetizaste, e torne ele a trazer da Babilônia a este lugar os utensílios da Casa do SENHOR e todos os exilados" (Jr 28.5-6)

CUIDADO COM OS FALSOS PROFETAS (QUESTÕES CONTEMPORÂNEAS)

Os falsos profetas com as falsas profecias continuam agindo nos dias atuais. Eles estão por toda parte, proclamam absurdos e as mais diversas heresias. Nos últimos dias, um claro exemplo da gravidade deste problema acontece em plena tv aberta. Estou falando das profecias e ensinos acerca da Teologia da Prosperidade e da Vitória Financeira.

Campanhas ridículas e argumentos heréticos estão conduzindo muita gente boa e simples para o engano. Em nome da salvação de almas se levanta recursos para a manutenção de programas que não pregam mais o Evangelho de Jesus, mas que se tornaram meros disseminadores da chamada "Teologia da auto-ajuda."

Sobre isto já escrevi em:

- TEOLOGIA DA PROSPERIDADE E DA VITÓRIA FINANCEIRA: HERESIAS E HEREGES
- VACINA CONTRA A PESTE DA TEOLOGIA DA PROSPERIDADE

Observe um trecho no mínimo interessante, e sua relação com o que temos visto e ouvido:

"A Teologia ou Evangelho da Prosperidade (ou ainda da Vitória Financeira) tem suas origens nos Estados Unidos, onde por volta dos anos 30 e 40, através dos ensinos de Essek William Kenyon (1867-1948), pastor de várias igrejas na América e fundador de uma denominação própria, ele foi também escritor e radialista (MARIANO, 1999, p. 151). Seus ensinos eram focados na cura, saúde, abundância, prosperidade, riqueza e felicidade pelo poder da mente.

Mariano (idem, p. 152) afirma que Kenyon nunca pregou nem escreveu sobre prosperidade (talvez numa perspectiva doutrinária). Segundo ele, foi o evangelista Oral Roberts quem criou a noção de “Vida Abundante” e deu início à pregação da doutrina e evangelho da prosperidade, prometendo retorno financeiro sete vezes maior que o valor ofertado. Muito interessante, é o fato de que Oral Roberts passou a dar maior ênfase a tal mensagem a partir de 1954, quando ingressar na TV, suas despesas aumentaram consideravelmente. Nos anos 70, nos narra ainda Mariano que Kennet e Gloria Copeland radicalizaram, dando maior projeção ao evangelho da prosperidade, quando prometeram retorno centuplicado dos dízimos e ofertas (BARRON, 1987 apud MARIANO, ibidem)."


Assisti hoje, 08/05/2010, mas uma lastimável manifestação do desespero para o pagamento de programa de televisão. Veja os vídeos:

- PARTE 1
- PARTE 2
- PARTE 3
- PARTE 4
- PARTE 5

Este último episódio, já foi muito bem tratado no Blog do pastor Ciro Zibordi em POR QUE A TEOLOGIA DAS SEMENTES É INCONGRUENTE?, e no portal "O GALILEO" através de um belo debate sobre o assunto, inclusive contando com a participação do pastor Carlos Roberto, Secretário do Conselho de Doutrina da CGADB. Assista o debate AQUI.

Observe algo interessante nos textos bíblicos abaixo:

"Sabe que, quando esse profeta falar em nome do Senhor, e a palavra de se não cumpri, nem suceder, como profetizou, esta é a palavra que o SENHOR não disse; com soberba, a falou o tal profeta; não tenha temor dele." (Dt 18.22)

"Quando profeta ou sonhador se levantar no meio de ti e te anunciar um sinal ou prodígio, e suceder o tal sinal ou prodígio de que te houver falado, e disser: Vamos após outros deuses, que não conheceste, e sirvamo-los, não ouvirás as palavras desse profeta ou sonhador; porquanto o SENHOR, vosso Deus, vos prova, para saber se amais o SENHOR, vosso Deus, de todo o vosso coração e de toda a vossa alma. Andareis após o SENHOR, vosso Deus, e a ele temereis; guardareis os seus mandamentos, ouvireis a sua voz, a ele servireis e a ele vos achegareis". (Dt 13.1-4)

Perceba que um falso profeta não é apenas alguém que fala (ou prediz) algo em nome de Deus e que este algo não acontece. O segundo texto deixa claro que um profeta ou sonhador pode anunciar um sinal ou prodígio, e que isto pode vir a acontecer, mas que tal fato não autentica a integridade e a autoridade do profeta, nem a legitimidade da profecia.

Para discernir o falso do verdadeiro a pergunta chave é: Juntamente com a profecia, há um cuidado do profeta em se manter fiel ao Deus da Palavra e à Palavra de Deus?

Ir após outros deuses é o mesmo que ir após aquilo que o SENHOR não prescreveu, que não se sustenta à luz das Santas Escrituras.

A prosperidade dos filhos de Deus é uma verdade bíblica? Sim (Js 1.8; Sl 1.1-3; 2 Co 9.10-11). Já a Teologia da Prosperidade, com sua ênfase demasiada nas riquezas, suas exegese deturpada, seus métodos grosseiros e seus falsos profetas, não passa de uma corrupção doutrinária clara e absurda, que deve ser veementemente combatida e repudiada em nosso meio.

3. MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO

Pergunte aos alunos sobre experiências e conhecimento de fatos que eles sabem acerca da ação de falsos profetas nos dias atuais. Se for possível, indique ou apresente para eles os vídeos aqui citados das falsas profecias dos profetas da Teologia da Prosperidade.

4. RECURSOS DIDÁTICOS

Tv, vídeo, computar, quadro, mapa, cartolina, pincel ou giz, etc.


5. SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS

- Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD.

- Bíblia de Estudo Almeida, SBB.

- Dicionário VINE, CPAD.

- Dicionário Bíblico Wycliffe, CPAD.

- Dicionário Internacional de Teologia do Novo Testamento, VIDA NOVA.

- Conheça Melhor o Antigo Testamento, VIDA.

- Jeremias e Lamentações: introdução e comentário, MUNDO CRISTÃO.


Desejo a todos uma excelente aula para a glória de Deus!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

quinta-feira, 6 de maio de 2010

NÓS MESMOS


Tiremos toda máscara,
Tiremos toda pose,
Tiremos todo sorriso forçado,
Tiremos toda lágrima expremida,
Tiremos toda voz impostada,
Tiremos todo esteriótipo evangélico,
Tiremos todo comportamento convencionado,
Tiremos toda aparência forjada,
Tiremos todo finjimento,
Tiremos todo auto-engano,
Tiremos todo senso de justiça própria.

Deixemos que o Espírito nos invada e nos sonde plenamente.

Só então seremos nós mesmos, desnudos e expostos diante de Deus.

Nós, miseravelmente nós.

Nós, humanamente nós.

Nós, desesperadamente nós.

Nós, dependentemente nós.

"Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor." (Rm 7.25a)

O DESABAFO DE UM PROFETA ESTRESSADO DIANTE DE UMA LIDERANÇA CRISTÃ DITADORA


APESAR DE VOCÊ (Chico Buarque)

Hoje você é quem manda
Falou, tá falado
Não tem discussão
A minha gente hoje anda
Falando de lado
E olhando pro chão, viu
Você que inventou esse estado
E inventou de inventar
Toda a escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar
O perdão

Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Eu pergunto a você
Onde vai se esconder
Da enorme euforia
Como vai proibir
Quando o galo insistir
Em cantar
Água nova brotando
E a gente se amando
Sem parar

Quando chegar o momento
Esse meu sofrimento
Vou cobrar com juros, juro
Todo esse amor reprimido
Esse grito contido
Este samba no escuro
Você que inventou a tristeza
Ora, tenha a fineza
De desinventar
Você vai pagar e é dobrado
Cada lágrima rolada
Nesse meu penar

Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Inda pago pra ver
O jardim florescer
Qual você não queria
Você vai se amargar
Vendo o dia raiar
Sem lhe pedir licença
E eu vou morrer de rir
Que esse dia há de vir
Antes do que você pensa

Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Você vai ter que ver
A manhã renascer
E esbanjar poesia
Como vai se explicar
Vendo o céu clarear
De repente, impunemente
Como vai abafar
Nosso coro a cantar
Na sua frente

Apesar de você
Amanhã há de ser
Outro dia
Você vai se dar mal
Etc. e tal

Calma profeta. Entrega apenas a mensagem e deixa Deus trabalhar!

A SAÚDE INTEGRAL DO LÍDER CRISTÃO


A partir de hoje estarei escrevendo uma série de posts sobre a saúde integral do líder cristão, onde abordaremos os seguintes temas:

- A Saúde Espiritual do Líder Cristão
- A Saúde Ética e Moral do Líder Cristão
- A Saúde Mental do Líder Cristão
- A Saúde Física do Líder Cristão
- A Saúde Social do Líder Cristão

Paulo, escrevendo em sua primeira epístola a Timóteo recomenda: "Tem cuidado de ti mesmo" (1 Tm 4.16a). O termo grego épeche implica em "cuidar de", "prestar atenção em", "velar por". Infelizmente, sob a alegação de estarem muito ocupados cuidando dos negócios da igreja e das pessoas, os líderes acabam não cuidando de si próprios.

Não cuidando de si mesmo, como o líder cristão poderá cuidar de outras pessoas e dos negócios da igreja com excelência? Como poderá cumprir o seu ministério? Como poderá terminar a sua carreira bem? Como poderá combater o bom combate? Como poderá ser um servo bom e fiel? Como alcançará progresso ministerial?

Inquirido por um intérprete da Lei acerca do grande mandamento desta, Jesus renpondeu-lhe:

"Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este , é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Proetas." (Mt 22.37-40)

Perceba que o segundo grande mandamento deixa claro que o amor ao próximo tem como referencial o amor que temos por nós mesmos. Não se trata aqui de amor egóista, mas de amor próprio, de querer o maior bem para si, para dessa forma promover o maior bem para os outros.

Ter saúde é gozar de uma boa disposição física e mental, de um organismo são, de vida saudável. É estar em bom estado. Como anda a sua saúde integral como líder e como cristão? Você tem cuidado dela como deveria? Lhe aguardo então, na sequência de nossos estudos.

Abraços e paz do Senhor.

MINHA AGENDA ATUALIZADA


MAIO
  • 14 e 15/05 - Reflexão Teológica e Reunião do CEC/CGADB em Campinas-SP
  • 16 a 23/05 - Escola Bíblica de Obreiros na AD em Abreu e Lima-PE (Pr. Roberto José)
JUNHO
  • 19 e 20/06 - Conferência de Escola Bíblica Dominical na AD em Jaru-RO
  • 26/06 - Programação Especial para a Juventude no Templo Central da AD em Abreu e Lima-PE
JULHO
  • 02 e 03/07 - Encontro de Casais na AD em Cidade Tabajara (Olinda-PE)
  • 03/07 - Encontro de Líderes na AD em Duarte Coelho (Igarassu-PE, COMADALPE)
  • 04/07 - Congresso para Juventude na AD em Paratibe 1 (Paulista-PE)
  • 09 e 10/07 - Seminário de Ciências Bíblicas da Sociedade Bíblica do Brasil em Rio Branco-AC
  • 16 a 18/07 - Congresso Estadual de Escola Dominical na AD Natal-RN (Pr. Raimundo Santana)
  • 20/07 - Congresso para Mulheres na AD em Abreu e Lima-PE
  • 21 a 24/07 - Escola Bíblica de Obreiros na AD em Americana-SP (Pr. Antônio Munhoz)
  • 31/07 - 4º Congresso de Escola Bíblica Dominical na AD em Camaçari-BA (Pr. Valdomiro Pereira)
AGOSTO
  • 06 a 08/08 - 2ª Conferência de Educação Teológica (CEC/CGADB, CPAD) na cidade de Teresina-PI
  • 13 a 15/08 - Conferência Missionária da UMADET na AD em Turilândia-MA )
  • 21/08 - Encontro de Líderes na AD em Petrolina-PE (COMADALPE)
  • 27 a 29/08 - Congresso de Jovens na IB EBENÉZER em Brasília-DF
SETEMBRO
  • 04/09 - Encontro de Líderes na AD em Caetés 1 (Abreu e Lima-PE, COMADALPE)
  • 11 e 12/09 - Congresso de Jovens na AD em Conjunto Soledade II (Natal-RN) à confirmar
  • 17 a 19/09 - 2ª Conferência de Escola Dominical na AD em Itapajé-CE (Pr. Zezinho)
  • 25 E 26/09 - Congresso de Jovens na AD em Ceilândia-DF (Pr. João Francisco da Luz)
OUTUBRO
  • 09/10 - Encontro de Líderes na AD em Abreu e Lima-PE (COMADALPE)
  • 15 a 17/10 - Encontro de Novos Convertidos e Capacitação para Discipuladores na AD em Abreu e Lima-PE
  • 23/10 - Encontro de Líderes na AD em Barreiros-PE (COMADALPE)
NOVEMBRO
  • 05 e 06/11 - Seminário de Ciências Bíblicas da Sociedade Bíblica do Brasil em Tucuruí-PA
  • 12 a 15/11 - 2º Congresso de EBD na AD em Canaã dos Carajás-PA (COMIEADEPA)
  • 19 e 20/11 - Seminário de Ciências Bíblicas da Sociedade Bíblica do Brasil em Vitória da Conquista-BA
  • 27/11 - Encontro de Líderes na AD em Cabo-PE (COMADALPE)
DEZEMBRO
  • 10 a 12/12 - 2º Seminário de Escola Dominical da Assembleia de Deus "Um Novo Viver", Brasília-DF

quarta-feira, 5 de maio de 2010

VIDA CRISTÃ E INTELECTUALIDADE









COMO AS GIGANTES CAEM


Apesar de ser uma obra que trata de questões relacionadas ao mundo empresarial, a obra "COMO AS GIGANTES CAEM", em sua abordagem poderá abrir os olhos de muitos líderes de grandes igrejas e denominações, no sentido de entenderem que ser "gigante" não significa ser indestrutível, invencível, inquebrável (Golias que o diga).

Grandes igrejas já nasceram, cresceram e se esfacelaram ao longo da história, por não observar princípios bíblicos e organizacionais.

SINOPSE

Resultado de anos de pesquisa e estudos, este livro revela como grandes corporações falham e quais são os estágios desse declínio. A obra traz também elementos importantes para reflexão: o declínio pode ser percebido e evitado com antecedência? Até onde pode falhar uma companhia antes que o caminho se torne inevitável? As empresas podem reverter esse trajeto?

Ao confrontar essas e muitas outras perguntas, entre elas: o que aconteceu na empresa para o declínio se tornar visível, e o que a empresa fez quando começou a cair e o que podemos aprender ao estudar o contraste entre o sucesso e o fracasso, Collins esboça um panorama pouco comum para o seu trabalho, a partir do qual analisa o fracasso de grandes empresas, e não o sucesso.

A principal conclusão de Collins é que não importa o quão bem-sucedida uma empresa é, ela sempre pode cair e, em alguns casos, desaparecer por completo. A boa notícia é que mesmo empresas em estágio avançado de decadência podem se recuperar.

TEMAS ABORDADOS NOS CAPÍTULOS DO LIVRO

- A RUÍNA IMINENTE SE INSINUA EM SILÊNCIO
- OS CINCO ESTÁGIOS DO DECLÍNIO

- ESTÁGIO 1: O EXCESSO DE CONFIANÇA PROVENIENTE DO SUCESSO
- ESTÁGIO 2: A BUSCA INDISCIPLINADA POR MAIS
- ESTÁGIO 3: A NEGAÇÃO DE RISCOS E PERIGOS
- ESTÁGIO 4: A LUTA DESESPERADA PELA SALVAÇÃO
- ESTÁGIO 5: A ENTREGA À IRRELEVÂNCIA OU À MORTE

- UMA ESPERANÇA JUSTIFICADA

Boa leitura!

"Aquele, pois, que pensar estar em pé veja que não caia." (1 Co 10.12)

terça-feira, 4 de maio de 2010

GRUPO LOGOS: SITUAÇÕES

51ª ESCOLA BÍBLICA DE OBREIROS DA AD EM ABREU E LIMA-PE


No período de 16 a 23/05, no Templo Central da Assembleia de Deus em Abreu e Lima-PE, será realizada a 51ª Escola Bíblica de Obreiros e 11ª Assembleia Geral Ordinária da COMADALPE.

As aulas serão ministradas pelos pastores:

- Roberto José dos Santos (PE)
- José Wellington Júnior (SP)
- José Luiz de França (SP)
- Aldery Rocha (SP)
- José Antônio dos Santos (AL)
- José Carlos de Lima (PB)
- Josué Brandão (BA)
- Altair Germano (PE)
- Elis Clementino (PE)

Haverá cultos especiais para toda a igreja de 16 a 23/05, sempre às 19h, com transmissão ao vivo pela Rádio Web da AD em Abreu e Lima-PE.

No dia 18/05, às 19 h, acontecerá o Culto de Ação de Graças pelo aniversário do Pr. Roberto José dos Santos, Presidente da Igreja e da Convenção.

Ore e divulgue!