sábado, 18 de dezembro de 2010

A NOVA "ONDA" DA BALADA GOSPEL EM FESTA DE ANIVERSÁRIO


Imagem: www.hospitaldalma.com

Está virando moda em festas de 15 anos (pelo menos aqui em Pernambuco), a realização de baladas gospels, onde jovens cristão após a cerimônia religiosa se reúnem num espaço reservado para se "divertirem" ao som de músicas mundanas (e até evangélicas).

O interessante é que alguns sustentam tal prática, pelo fato de "Míriam ter dançado":

"19 Os israelitas atravessaram o mar em terra seca. Porém, quando os carros de guerra dos egípcios, com os seus cavalos e cavaleiros, entraram no mar, o SENHOR Deus fez com que as águas voltassem e os cobrissem.

20 A profetisa Míriam, que era irmã de Arão, pegou um pandeiro, e todas as mulheres a acompanharam, tocando pandeiro e dançando." (Êx 15.19-20, NTLH)

Os que tentam se fundamentar no texto acima, parecem que não leram Êx 32.19-22, onde a dança aparece num outro contexto:

"19 Quando Moisés chegou perto do acampamento, viu o bezerro de ouro e o povo, que estava dançando, e ficou furioso. Ali, ao pé do monte, ele jogou no chão as placas de pedra que estava carregando e quebrou-as.

20 Então pegou o bezerro de ouro que eles haviam feito, queimou-o no fogo e o moeu até virar pó e espalhou o pó na água. Em seguida mandou que o povo de Israel bebesse daquela água.

21 E Moisés disse a Arão: —O que é que esta gente lhe fez, para que você a levasse a cometer esse pecado tão horrível?

22 Arão respondeu: —Não fique com raiva de mim. Você sabe como este povo está sempre pronto para fazer o mal."

Percebam que a dança está presente nos dois episódios, só que no segundo ela foi reprovada, e por várias razões:

1. O propósito inicial não era a glória de Deus:

"[...] faça para nós deuses que vão à nossa frente;" (v.1)

2. A celebração continha elementos da idolatria (no caso o bezerro):

"derramou o ouro dentro de um molde e fez um bezerro de ouro." (v. 4)

3. A dança acabou atraindo, e estava associada a outros elementos:

"Depois o povo sentou-se para comer e beber e se levantou para se divertir" (v. 6). Na nota de rodapé da Bíblia de Estudo Almeida sobre este versículo, lemos o seguinte:

"Em Gn 26.8; 39.17, o verbo hebraico aqui traduzido por divertir-se se refere a prática de caráter sexual. Este v. é citado em 1 Co 10.7 como um caso representativo da infidelidade e idolatria dos israelitas no deserto."

Embriaguez e sexo estavam, como ainda estão, associados às baladas modernas e mundanas, pois são manifestações da carne e para a carne, onde em nada glorificam a Deus.

4. O Senhor chamou a atitude do povo de "corrupção" e "rejeição a Ele":

"Então o SENHOR Deus disse a Moisés: —Desça depressa porque o seu povo, o povo que você tirou do Egito, pecou e me rejeitou." (v. 7, NTLH)

"Então, disse o SENHOR a Moisés: Vai, desce; porque o teu povo, que fizeste sair do Egito, se corrompeu." (v. 7, ARA)

5. O Senhor se indignou contra a atitude do povo:

"9 Eu conheço este povo e sei que é muito teimoso. 10 Agora não tente me impedir, pois vou descarregar a minha ira sobre esta gente e vou acabar com eles.[...]".

6. Moisés, diante dos fatos, tomou uma atitude radical:

"Então pegou o bezerro de ouro que eles haviam feito, queimou-o no fogo e o moeu até virar pó e espalhou o pó na água. Em seguida mandou que o povo de Israel bebesse daquela água." (v. 20, NTLH)

Diante do que estamos vendo no meio da nossa juventude, qual tem sido o nosso posicionamento como líderes, uma vez que fomos investidos por Deus com autoridade para "queimar" e "reduzir bezerros de ouro a pó"?

O interessante é que Moisés lidou com a questão de maneira imparcial. Todos que erraram foram tratados da mesma forma, independente de laços de amizade, familiares ou de condições sociais e financeiras.

7. Diante de uma situação ridícula, geralmente se escutam justificativas ridículas dos líderes (Êx 32.33-34, NTLH):

"22 Arão respondeu: —Não fique com raiva de mim. Você sabe como este povo está sempre pronto para fazer o mal.

23 Eles me disseram: “Não sabemos o que aconteceu com Moisés, aquele homem que nos tirou do Egito. Portanto, faça para nós deuses que sejam os nossos líderes.”

24 Aí eu mandei que quem tivesse enfeites de ouro os tirasse e me desse. Joguei aqueles enfeites no fogo, e saiu este bezerro!"

As justificativas ridículas de Arão foram:

- Transferir a responsabilidade para a pressão do povo (v. 22 e 23)

- Afirmar que o bezerro formou-se quase que sozinho (24), onde o v. 4 no diz que "Este, recebendo das suas mãos, trabalhou o ouro com buril e fez dele um bezerro fundido.", tentando dessa forma atenuar a sua responsabilidade.

Como se percebe, tentar sustentar uma prática (no caso aqui a dança na balada gospel) num texto isolado é um artifício perigoso.

Em termos práticos e atuais, afirmar que a balada gospel é uma "simples diversão", além de simplismo, ingenuidade e até maldade, levanta ainda as seguintes questões:

1. Na balada gospel, além das músicas eletrônicas e agitadas, pode-se dançar também músicas românticas?

2. Se a balada gospel é simples diversão, o funk gospel, o pagode gospel, o forró gospel, e outras "paradas" gospels não seriam também? Se legitimarmos e tolerarmos um, não teríamos que legitimar ou tolerar os outros?

Penso que se essa "nova onda" não for tratada logo, trará grandes prejuízos e fará enormes estragos no meio cristão evangélico.

Que o Senhor nos ajude!

"Portanto, quando vocês comem, ou bebem, ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus. " (1 Co 10.31, NTLH)

9 comentários:

Heitor disse...

A Paz do Senhor !
Pr.Altair,
Muito esclarecedor e real esta postagem. Biblicamente, quando nos reunimos no templo ou aonde estamos cultuando a DEUS (Auditório da empresa, sala, residência, etc...) o propósito é prá ADORAR ao único digno de toda glória : JESUS CRISTO. Na minha opinião, quando a Igreja permite isso é porque o mundanismo já achou lugar dentro dela e necessita usar meios "apelativos" prá que o povo fique no culto e geralmente percebo que, quando isso tá acontecendo numa Igreja ou na vida de um cristão, é porque o lugar devido da oração e do ensino e meditação na Palavra de Deus já não existe mais ou, se existe, é muito pouco, somente prá "inglês ver", trocadilhando o ditado. Que DEUS nos guarde disso.

Pr. Fabio Scofield disse...

Olá! Pr. Altair, Graça e Paz...

Parabéns pela maravilhosa postagem, confesso ao amado, que, eu já tive a infelicidade de participar de uma festa destas; foi convocado pelo meu Pastor para substitui-lo em uma solenidade de 15 anos de uma jovem, porem quando chegamos no salão de festas,encontramos o local lotado de jovens, tomando bebidas alcoolicas e dançando fank; nos pedimos desculpas aos pais e amigos, e não realizamos a cerimônia. "infelizmente"
Deus te abençoe...

Elton Morais disse...

Pr. Altair, Paz do Senhor!

Infelizmente, a Bahia está "empesteada" dessa Balada Gospel. Infelizmente a apostasia que Paulo falou a Timoteo, já chegou nos dias hodiernos.

Voltemos ao Evangelho.

Jesus te abençõe!
Em Cristo,
Elton Morais

Luciano de Paula Lourenço disse...

Muito bem, Pr. Germano. Gostaria que todos os pastores que tem a Bíblia como regra de fé e prática do autêntico cristão, corajosamente, se manifestassem contra essa prática mundana no meio do povo que se diz cristão. A Bíblia, também, fala da dança sensual da filha de Herodias(que vivia de forma incestuosa com Herodes). Foi exatamente no dia do aniversário do rei Herodes(vide Marcos 6:21,22) que aquela moça ímpia dançou em público diante dos convidados daquele aniversário. Por causa dessa dança ocorreu a morte de João Batista –profeta do Senhor. Portanto, festas mundanas, bailes como as que estão acontecendo no meio do povo que se diz evangélico levam ao abandono de Deus, à incitação das paixões e à extinção da nossa capacidade de discernir entre o pecado, a justiça e o juízo. Os genuínos filhos de Deus não participam dessas coisas imundas.
Luciano de Paula Lourenço

Elisomar disse...

Estive numa festa de 15 anos, de uma adolescente daqui da igreja.
Lá tinha uma sala reservada com globo com jogo de luz, discoteca e música de rock.
Fiquei pasma de ver! não pensei que a coisa já tinha chegado a esse ponto. E lá tinha um pastor ministrando a cerimonia e nem ligou para o que viu.
E os jovens todos vestidos de pretos.
Acho que deveria haver uma instrução a respeito disso.

Otoniel M. de Oliveira disse...

Que este blog seja sempre como um farol, guiando-nos pelo caminho certo, porque o Espírito de Deus TRAZ a inspiração para postar assuntos que ferem os bons costumes cristãos e nos EXORTANDO sobre A IMINENTE VINDA DE JESUS!

Ismael Machado disse...

A questão é, uma moda aqui, outra alí, e o mundanismo acaba enfectando nossos jovens. E alguem dis mas não é o que estão pensando, e´o tal parece mas não é. sobre isso o proprio Jesus falou, Se apartai-vos da aparencia do mal. Não é mais parece, então pode gerar concequencias no futuro.É bom vigiar-mos sempre...pra não cairmos em tentação....

Salviano disse...

Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? A bíblia apóia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma seqüência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em:
www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
Você pode dizer, eu já sou salvo amém! Vamos atrás de quem não esta, divulgue este site, fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (I A Timóteo cap 2 ver 5 e 6)
Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas.
www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara” (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

Fernando Linares disse...

Ha 5 anos levei minnha filha a uma festa de aniversario , em salon de festas, nos nunca vimos coisa semelhante, um grupo de jovens da igreja dançava musicas mundanas, e outro grupo na mesma festa não dançava, quem invento foi a familia da aniversariante que organizo um ambente com musicas mundanas e provoco com estas musicas a os jovens que cairon nesta armadilha do diabo, minha filha ficou pasmada de ver jovesn que congregam na igreja dançando , isto se repitiu outra ves mais em outro aniversario ,porque o de 5 anos foi o inicio, logo esta pratica virou moda em Brasilia,DF e esta atingindo a vaias familias evangelicas, adventistas,etc.