quinta-feira, 18 de novembro de 2010

A PARÁBOLA DO ALUNO-OVELHA PERDIDO


"Então, lhes propôs Jesus esta parábola:

Qual, dentre vós, é o professor da EBD que, possuindo cem alunos e perdendo um deles, não deixa na sala os noventa e nove e vai em busca do que se perdeu, até encontrá-lo?

Achando-o, põe-na sobre os ombros, cheio de júbilo.

E, indo para a igreja, reúne a direção da escola, os demais professores e os alunos das outras classes, dizendo-lhes: Alegrai-vos comigo, porque já achei o meu aluno perdido.

Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um aluno que se arrepende do que por noventa e nove alunos que não necessitam de arrependimento."

(Lucas 15.3-7, adaptado por Altair Germano)

Neste início do século XXI, milhares de alunos de Escolas Bíblicas Dominicais continuam se perdendo, sem que muitos professores tomem a iniciativa de ir em busca deles.

Posso citar alguns fatores que cooperam para isso:

- Indiferença pelas vidas preciosas, resultado da falta do verdadeiro amor cristão;

- Salas de aula com muitos alunos, onde a perda de um não faz diferença alguma para o professor;

- Foco do processo ensino-aprendizagem, nas estruturas, nos recursos materiais, tecnológicos e financeiros, no planejamento, nos métodos (nas coisas) e não nas pessoas;

Que o mestre dos mestres, o Senhor Jesus, seja para todos nós professores de EBD, um exemplo a ser seguido na busca do aluno-ovelha perdido.

SIGA-ME NO TWITTER

Aguardem: "A Parábola do Aluno-dracma Perdido" e a "Parábola do Aluno-pródigo".

12 comentários:

José da Silva disse...

A Paz do Senhor,

Que linda comparação que o senhor fez. Nos faz refletir sobre a profundidade da responsabilidade dos professores sobre a nossas vida

em Cristo Jesus
José da Silva

EBDicas - Sergiano disse...

A paz do Senhor Jesus.
Somente a Graça de Deus faria brotar essa reflexão em seu coração. Que Deus continue abençoando o ministério do amado pastor.
Fique com Deus.

Flávio Alves disse...

Graça e paz amado pastor,

Muito linda e edificante esta parábola de uma parábola. Pois, precisamos de reflexões dessa estirpe, onde Cristo é o tema e as almas são nossos alvos.

Que Deus em Cristo continue vos fazendo crescer.

Pr. Flávio Alves
www.ministerioflavioalves.blogspot.com

Rejane Di Cavalcantti disse...

A Paz Do Senhor Jesus Cristo, pastor Altair Germano!
Um grande comparação que o senhor fez pastor, Porque na verdade o que é observado dentro da igreja hoje em dia é a falta de amor. Muito se fala de amor nos púlpitos, entretanto, esse amor tem ficado em meras palavras. Muita gente tem esquecido de praticar o que prega, e, tem vivido como os fariseus e escribas hipócitas que criticavam e perseguiam o Nosso Senhor Jesus. Essas pessoas se dizem humildes, mas o são apenas diante de seus superiores, pois perseguem, aflingem e matam os pequeninos que de alguma forma lhes são submissos. Acham que Deus nos Céus não está vendo o seu coração cheio de soberba e mentira e continuam assim seguindo, sem lembrar que Jesus Cristo há de vim julgar os vivos e os mortos em suas ações no uso do corpo físico. Se tais pessoas tivessem sua compreensão, saberiam que todos somos um só corpo e como um só corpo temos que cuidar uns dos outros, pois se um dos membros faltar a esse corpo, por menor que seja esse membro, há de fazer falta e o corpo não mais estará integro e nem completo, e o equilíbrio desse corpo não estará perfeito, Ou seja, sempre haverá um vazio, um algo faltando... O Preço pago por cada ovelha do Senhor foi muito grande e nenhum de nós pode pagar tal preço. Muitas almas têm caído no mundo por causa da falta de amor que tem tomado conta de nossas igrejas. De tempos em tempos é realizado um trabalho de evangelismo em massa para salvar almas, e quando essas almas estão na igreja, são pisoteadas por áqueles que deveriam cuidar delas. É muito triste ver como tantas pessoas letradas no evangelho não conhecem nada de Deus e nem de Nosso Senhor Jesus Cristo!(Não me refiro a todos, mas apenas a alguns, pois sei que ainda existem servos de Deus de coração sincero e voltado realmente para Cristo. Que não amam e nem praticam a mentira e sobretudo,entendem o preço que foi pago na cruz por cada ovelha e por isso não sentem prazer na morte de nenhuma delas. Antes as buscam, as cuidam e por isso terão de verdade o que apresentar ao Senhor no Grande Dia. Estes realmente são as setas no meio do caminho que apontam para Cristo, são as casas acesas em cima dos montes que iluminam os que jazem em trevas e ops conduzem à luz do Evangelho Santo do Senhor. Eles pregam com suas vidas).Por suas obras acredito que o senhor é um destes que terá o que apresentar ao Senhor Jesus no Grande dia. Sou uma grande admiradora sua e de suas obras escritas, pois como os seus outros leitores, compreendo a cooperação que o senhor tem dado ao contínuo desenvolvimento da Obra que Cristo nos deixou. Que Deus continue ministrando bençãos sem medida em sua vida. O senhor é muito amado e muito caro aos olhos dos seus e sobretudo, aos olhos de Deus.Fique Na Paz Do Senhor Jesus!

Elisomar disse...

Pastor, sua comparação é perfeita!
Infelizmente cansei de convidar. O que já fiz de convite, o que já tentei fazer para tornar a aula mais atraente, realmente nem sei dizer.
Pelo menos aqui em Paratibe VII, o escola continua vazia.
A ausencia do ministério é marcante! Nem se quer um diácono vejo em nossa escola.
O comentário das últimas lições,também tem deixado o professor desmotivado. Sem ter como desenvolvê-la melhor.
Confesso que estou realmente desmotivada, não vejo ajuda de parte alguma para melhorar a escola.
Às vezes peço a Deus, que se o problema estiver em mim, ELe não deixe que continue assim.
Mas vejo que outras escolas passam pelo mesma situação, mas não como Paratibe VII, acredito.
Não me tenham por ranzinza se duvidam é só conferir.

Pr. Gualter Guedes disse...

Caro Pr. Germano,

Sou Ministro do Ministério de Cordovil, e tenho como vice-Presidente, nada mais nada menos que nosso Mestre Pr. Antonio Gilberto, e por uns 15 anos fui superintendente da Escola Dominical neste Ministério. Creia que não é fácil. E ter ainda o Professor e Pr. Antonio Gilberto atrás de você, fica mais difícil ainda.
Mas acredite esta postagem do irmão é espetacular. exatamente o que é. Agora o amor pelas almas está acabando, não temos mais pessoas dispostas a trabalhar para Jesus como dantes. Aprendi muito com o Pr. Marcelino Margarida (90 anos) a importância de uma alma. Como superintendente sempre tive primazia pela alma. quando nossa sala de novos convertidos está vazia meu coração dói, mas quando está cheia fico cheio de júbilo. Temos que fazer com que os nossos alunos e professores pensem no princípio da sabedoria "temor do Senhor" e "ganhar almas" sábio é. Não são os canudos que temos mas as almas que levamos a Cristo.
Nobre Pastor. Em nossos encontros sobre EBD teria que ter temas a este respeito. Hoje estou acabando de escrever um livro, sobre Discipulado, que começou em encontros de professores de Escola Dominical em Cordovil. Discipulado e Integração, são pontos importantíssimos para serem abordados em congressos de EBD. Temos nos preocupado com: a parte pedagógica da Escola. A parte administrativa da Escola. Mas pouco temos nos importado com a parte de novos crentes, onde nossas salas são as mais simples para nos novos crentes, quando na verdade teria que ser a melhor sala da Igreja. O que tem faltado para os nossos Professores é realmente o seu primeiro ponto. falta de amor, pela ovelha perdida.
Pr. Germano, ainda estou atrás da ovelha perdida da casa de Meu Pai. São tantas, que preciso de ajuda. Um abraço, e feliz postagem esta publicada pelo irmão. Este tema que me comove muito.

Um abraço

Pr. GG

ALTAIR GERMANO, disse...

Amado José da Silva,

que o Senhor nos ajude diante desta responsabilidade.

Abraços,

ALTAIR GERMANO, disse...

Prezado Sergiano,

contonuo contando com a graça de Jesus e com as vossas orações.

Abraços,

ALTAIR GERMANO, disse...

Amado Flávio Alves,

cresçamos em tudo naquele que é o cabeça, Cristo!

Abraços,

ALTAIR GERMANO, disse...

Prezada Rejane,

que o amor possa ser compreendido e vivido cada vez mais na EBD.

Abraços,

ALTAIR GERMANO, disse...

Elisomar,

que o seu clamor possa ser ouvido.

Paz do Senhor.

ALTAIR GERMANO, disse...

Amado companheiro e pastor Gualter Guedes,

abraços em todos da AD em Cordovil.

Continuemos firmes em busca dos alunos-ovelhas perdidos.

Abraços,