segunda-feira, 22 de novembro de 2010

A PARÁBOLA DA ALUNA-DRACMA PERDIDA

"Ou qual é a professora que, tendo dez alunas-dracmas, se perder uma, não acende a candeia, varre a sala e a procura diligentemente até encontrá-la?

E, tendo-a achado, reúne as amigas professoras e salas vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque achei a aluna-dracma que eu tinha perdido.

Eu vos afirmo que, de igual modo, há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende."

(Lc 15.8-10, adaptado por Altair Germano)

Diferente do aluno-ovelha perdido, a aluna-dracma encontra-se perdida na própria sala de aula. Ela frequenta a Escola Bíblica Domincal regularmente, mas encontra-se perdida.

A posibilidade de se achar a aluna-dracma perdida é grande, desde que se empreenda o esforço necessário. Desde que se dê o devido valor que ela possue.

O valor da aluna-dracma não deve ser calculado em termos quantitativos. Ela tem valor pelo que é, e pelo que representa. Ela tem valor porque é uma vida preciosa para Deus. Ela tem valor porque é gente como a gente.

Por qual razão a aluna-dracma estava perdida? É provável que pode ter sido manuseada (tratada) inadequadamente, ou ainda, pode ter se separado acidentalmente (emocionalmente, mentalmente e espiritualmente) do grupo de alunas-dracmas. O fato é que estava perdida.

Assim como a nossa aluna-dracma da parábola, há milhares de alunas-dracmas perdidas em nossas salas de Escola Bíblica Dominical, aguardando passivamente que alguém se disponha a diligentemente procurá-las, tomá-las em suas mãos e reintegrá-las graciosamente e amorosamente ao grupo.

Procuremos incansavelmente a aluna-dracma perdida!

Leia também: A párabola do aluno-ovelha perdido

3 comentários:

André Rodrigues disse...

Pastor Paz do Senhor!

Se puder coloque o nome de meu blog em sua lista.

TEOLOGIA EM ALTA

htpp://rabiakiba.blogspot.com/

Desde já grato,

André Rodrigues,

seu servo.

Rejane Di Cavalcantti disse...

A Paz do Senhor,Abençoado!
Ríquissimo seu comentário, prova mais uma vez o seu preparo para o cargo que ocupa, pois mostra que o senhor observa a vivencia e o comportamento da comunidade evangélica (tanto aluno, como professores e se estende aos demais sejam líderes ou liderados). Realmente existem muitos alunos que estão lá presentes, mas com o pensamento ausente. Estão ouvindo, entretanto não estão aprendendo. em alguns casos o que falta é uma iniciativa do professor de fazer sua aula atrativa e interessante.Tornar uma aula monótona em uma aula interessante e realmente boa depende muito da forma que o professor aborda o tema, ministra a aula, faz o aluno participar ativamente daquela aula, etc. E não apenas isso, o professor precisa estar preparado para ouvir e ajudar seus alunos em seus problemas, para dar aquela palavra que fortalece seu aluno quando este está desanimado ou desestimulado, seja para estar presentes ou participativos nas aulas ou seja para prosseguir sua caminhada no Evangelho. Existem muitos que se afastam porque estão lá mais ninguém os vê, se sentem invisíveis no meio de toda aquela multidão de crentes que não os enxergam. Muitos de nós procuram adular aos líderes a ponto de nos trabalhos da igreja lhes dirigir todas as "profecias" de bençãos enquanto que os demais irmãos continuam esquecidos como se não existissem lá nos bancos. Para se fazer qualquer trabalho é preciso vocação, aptidão, força de vontade ou desejo e acima de tudo AMOR (porque´apenas assim se faz com excelência e verdade) Se o indivíduo não está preparado para o cargo que ocupa e se ainda por cima não tem amor pelos seus, ele não os guiará para Cristo não, ele os matará com sua ignorância, com sua forma arrogante de guiá-los como se estivesse guiando um ser que não tem sentimentos, que não é pensante e nem capaz de entender o quanto ele é um guia cego e vazio de tudo aquilo que prega e ministra! Ainda que falemos a lingua dos homens e dos Anjos... se não tiver amor, serei como o metal que soa ou como o sino que tine... (Um ser sem vida, um algo que apenas faz algum barulho!) Amar áqueles porquem Cristo deu sua vida, amar a sua Palavra e seu evangelho e o continuo crescimento destes é a chave para estar sempre com a dracma consigo.
Que Deus continue o iluminando e ministrando toda sorte de Bençãos em sua vida!
Um respeitoso e grande abraço e Fique na Paz do Senhor Jesus Cristo!

EMMERSON disse...

Paz pastor!
De muita importância é este post, sabendo que a evasão na EBD não se dá somente quando alunos não comparecem, e sim irmãos que estão todos os domingos na igreja e ao mesmo tempo não estão. As salas podem estar aparentemente e completamente cheias, mas por falta de um tratamento e ensinamento adequado, possibilita a estes irmãos se perderem e continuarem perdidos. Mesmo que exista uma responsabilidade de cada aluno em particular, é importante o professor está sempre atento em todos os alunos, para que sua passagem por aquela sala tenha alcançado um bom resultado eficaz, e não somente eficiente!
Aproveito pastor para lhe fazer um convite... Antes lhe parabenizar pelo novo site, vai ser de muito valor para nós que somos professores e gostamos de uma boa literatura.
Bem como já observei na sua agenda, em Dezembro de 3 a 5, de 10 a 12 e 17 a 19 o senhor estará em conferencia, encontro, seminário e congresso. Peço-lhe encarecidamente para que o senhor atenda este humilde pedido de um simples irmão que lhe admira muito e tem como exemplo em muitos campos, desde 2007 que venho lhe acompanhado em seu blog, e tive o prazer de lhe conhecer pessoalmente na cede de Abreu e Lima, haja vista, que o senhor não lembre de mim, pois foi rápido o aperto de mão, a paz do Senhor, e o pagamento do seu livro que adquiri no seminário (FATEADAL). Dia 26 o senhor pela sua agenda não está com nenhum compromisso, pelo menos é o que parece! Gostaria que o senhor se dirigisse a EBD na congregação em Rua da Glória, no Bairro do Nobre-Paulista. Gostaríamos que o senhor viesse dar uma grande contribuição na nossa escola, visto que no dia 26 queríamos terminar nossa lição com uma aula sua, seria um grande prazer termos o senhor em nossa EBD. Tentarei entrar em contato com o senhor pelos seus respectivos telefones. Desde já agradeço!
OBS: Favor responder a este convite.

Fique com a paz do nosso SENHOR!