sexta-feira, 20 de agosto de 2010

DICA LITERÁRIA: Mal-estar na atualidade - A psicanálise e as novas formas de subjetivação (Joel Birman)


SINOPSE

A necessidade de repensar os fundamentos da leitura da subjetividade constitui a motivação central deste livro e o fio condutor que articula os diversos capítulos que o compõem. Trata-se para o autor de um empreendimento urgente, na medida em que, na sua compreensão, é pela intermediação do conceito de subjetividade que é possível pensar tanto o mal-estar na sociedade contemporânea quanto o mal-estar na psicanálise. Trata-se, pois, de pensar dos destinos do desejo na atualidade, já que esse destino nos permitem captar o que se passa nas subjetividades. O rastreamento de alguns destes destinos nos possibilita uma leitura acurada das subjetividades. Com isso podemos nos aproximar do que há de sofrente nas novas formas de subjetivação da atualidade, circunscrevendo então o campo do mal-estar contemporâneo.

Temas como "A cultura do narcisismo e do espetáculo" são abordados nesta obra de Joel Birman, nos proporcionando um entendimento sob a perspectiva psicanílitica de alguns fenômenos na cultura, que também influenciam o comportamento no meio evangélico, onde destaco, por exemplo:

- A forte e atual ênfase no estético (parecer), em detrimento da essência (ser);

- A clara tendência evangélica na estetização dos templos e da liturgia;

- O alto valor dado a perfomance pelos pregadores, que não se cansam de buscar "a exaltação gloriosa do próprio eu" nos palcos (ou púlpitos) das igrejas;

- Na primazia da pregação pseudopentecostal, cujo ruído (ou barulho) promove fascínio e poder, alimentando dessa maneira o "santo" narcisismo.

Em termos bíblicos, podemos afirmar que uma exagerada emergência e valorização da estética (do parecer) em questões espirituais, é um claro sinal de enfraquecimento, da falência ou de uma deficiência na essência do ser (Mt 23.27). Um certo tipo de compensação insconsciente.

Um conhecimento básico sobre a psicanálise é pré-requisito para leitura da obra.

5 comentários:

www.gloriosojesusblogger disse...

Buscar o conhecimento através da leitura cristã nos dá um avivamento espiritual,tornando-nos aptos para o
reino celestial.

Elisomar disse...

Não é de hoje que o ser humano é subjugado pela força da atração do seu mundo exterior.
E por incrível que pareça,a convicção na maioria das vezes é minguada pela influência.
No universo cristão,isso é muito ruim, dependendo do lado que vem o jugo.

Elisomar disse...

É uma boa dica literária!

rico disse...

OLÁ FELIX, SOU PAULO CHENG (RICO CHENG), MORO EM OLINDA E FAÇO PARTE DA IGREJA CONGREGACIONAL EM JARDIM BRASIL. ENCONTREI SEU BLOG E GOSTEI MUITO. EXCELENTE LAYOUT E ÓTIMAS MATÉRIAS. TENHO UM BLOG TAMBÉM, SE CHAMA 'A SOMBRA DA CRUZ VAZIA' BLOG DE CUNHO EVANGÉLICO, MAS QUE ABORDA ASSUNTOS DIVERSIFICADOS COMO MUSICA, POLÍTICA, ATUALIDADES ETC. ENTRA NELE E ME DIZ O QUE ACHOU. CASO VC TENHA GOSTADO E QUISER COLOCAR O LINK NA SUA PÁGINA NAS INDICAÇÕES DE BLOGS EU AGRADEÇO. ESTOU ABRINDO ESPAÇO PARA QUE OS LEITORES INTERAGAM E MANDEM TAMBÉM SUAS MATÉRIAS OU DEEM SUGESTÃO DE MATÉRIAS PARA POSTARMOS. CASO VC QUEIRA MANDAR ALGUMA VOU DEIXAR O MEU E-MAIL AQUI E O LINK DO MEU BLOG, OK?
FICA NA PAZ DE JESUS.

http://asombradacruzvazia.wordpress.com/

E-MAIL: ricocheng13@hotmail.com

Adriano Lima disse...

A explosão da violência, as novas formas de sofrimento psíquico, a biologização do social e a crise da psicanálise é o foco de análise desta geração. Birman em seu livro trata justamente dessa interpenetração entre conhecimentos.O que fazer mediante ao exposto? Parabéns pastor pela dica literária.Abraços e fica na paz.