quinta-feira, 6 de maio de 2010

A SAÚDE INTEGRAL DO LÍDER CRISTÃO


A partir de hoje estarei escrevendo uma série de posts sobre a saúde integral do líder cristão, onde abordaremos os seguintes temas:

- A Saúde Espiritual do Líder Cristão
- A Saúde Ética e Moral do Líder Cristão
- A Saúde Mental do Líder Cristão
- A Saúde Física do Líder Cristão
- A Saúde Social do Líder Cristão

Paulo, escrevendo em sua primeira epístola a Timóteo recomenda: "Tem cuidado de ti mesmo" (1 Tm 4.16a). O termo grego épeche implica em "cuidar de", "prestar atenção em", "velar por". Infelizmente, sob a alegação de estarem muito ocupados cuidando dos negócios da igreja e das pessoas, os líderes acabam não cuidando de si próprios.

Não cuidando de si mesmo, como o líder cristão poderá cuidar de outras pessoas e dos negócios da igreja com excelência? Como poderá cumprir o seu ministério? Como poderá terminar a sua carreira bem? Como poderá combater o bom combate? Como poderá ser um servo bom e fiel? Como alcançará progresso ministerial?

Inquirido por um intérprete da Lei acerca do grande mandamento desta, Jesus renpondeu-lhe:

"Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de todo o teu entendimento. Este é o grande e primeiro mandamento. O segundo, semelhante a este , é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Proetas." (Mt 22.37-40)

Perceba que o segundo grande mandamento deixa claro que o amor ao próximo tem como referencial o amor que temos por nós mesmos. Não se trata aqui de amor egóista, mas de amor próprio, de querer o maior bem para si, para dessa forma promover o maior bem para os outros.

Ter saúde é gozar de uma boa disposição física e mental, de um organismo são, de vida saudável. É estar em bom estado. Como anda a sua saúde integral como líder e como cristão? Você tem cuidado dela como deveria? Lhe aguardo então, na sequência de nossos estudos.

Abraços e paz do Senhor.

Nenhum comentário: