segunda-feira, 15 de março de 2010

VISÕES E REVELAÇÕES DO SENHOR (2). Subsídio e Plano de Aula para Lição Bíblica

IMAGEM: ENOMIR SANTOS (ANANINDEUA-PA)

Nesta segunda parte do subsídio para a Lição 12, tratarei do tema "revelações e visões", enfatizado no segundo ponto da Revista.


PLANO DE AULA


1. OBJETIVOS DA LIÇÃO

-Saber que nem a igreja nem crente algum pode depender apenas de experiências sobrenaturais, como revelações, visões ou sonhos para conhecer a vontade de Deus.

2. CONTEÚDO


Textos Bíblicos: 2 Co 12.1

VISÕES, REVELAÇÕES E SONHOS ESPIRITUAIS OU SOBRENATURAIS

É interessante num primeiro momento fazer algumas considerações acerca dos termos "revelações, visões ou sonhos" numa perspectiva evangélica pentecostal.

Os referidos fenômenos dizem respeito a percepção extrasensorial (não dependem dos sentidos naturais da visão, do tato, da audição, do olfato ou do paladar) de imagens relacionadas com acontecimentos no presente mundo (Gn 37.5-10; Dn 2.36-49; Dn 7.1-28 ss) ou no porvir (Ap 20, 21, 22 ss), manifestas mediante o poder e a vontade Deus.

As revelações podem acontecer em estado de vígilia ou dormindo. Quando em estado de vigília, as revelações são geralemente chamadas de "visões espirituais, sobrenaturais ou proféticas". Quando durante o sono, são designadas geralmente de "sonhos espirituais, sobrenaturais ou proféticos."

Estes fenômenos espirituais podem estar relacionados com a vida de um indivíduo (At 27.23-25) com uma nação (Jr 1.13-16), com toda a humanidade (Dn 2), com a igreja (At 16.6-10; Ap 1.9-3.22), etc.

As revelações (visões ou sonhos) são manifestações atuais, não apenas fundamentadas em experiências subjetivas, mas na própria objetividade e clareza do texto bíblico:

"Mas o que ocorre é o que foi dito por intermédio do profeta Joel: E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos; até sobre os meus servos e sobre as minhas servas derramarei do meu Espírito naqueles dias e profetizarão." (At 2.16-18)

No mundo evangélico contemporâneo temos duas posições extremas sobre o presente assunto. A primeira nega totalmente a atualidade das revelações espirituais através de visões ou de sonhos, contrariando desta forma o texto bíblico acima citado. A segunda chega a colocar as revelações num patamar acima da própria palavra de Deus, e o profeta ou visionário acima da autoridade do pastor da igreja. Cabe neste segundo caso observar as advertências bíblicas encontradas em (Dt 13.1-4 e Gl 1.8-9).

Uma outra questão digna de advertência é o fato de alguns indivíduos tentarem dirigir a vida de outros, ou da própria igreja através de supostas revelações, visões ou sonhos. Sem falar, que muitos facinados por estes fenômenos são presas fáceis dos falsos profetas da atualidade. Nestes casos, geralmente a oração e a Bíblia são colocados em último plano (quando ainda são colocados) na busca pela vontade de Deus.

Muitas seitas e heresias surgiram fundamentadas em supostas revelações, visões ou sonhos de seus fundadores ou profetas.

É preciso discernimento espiritual nestas questões, pois pode-se negligenciar uma orientação realmente divina (1 Ts 5.19-22), ou dar ouvidos para aquilo que não procede de Deus.

ALGUNS EXEMPLOS BÍBLICOS DE REVELAÇÕES, VISÕES E SONHOS

No Antigo Testamento:

- Gn 28.10-17 (Jacó)
- Êx 3.1- 4.16 (Moisés)
- Is 6.1-6 (Isaías)
- Jr 1.11-19 (Jeremias)
- Ez 1.1 (Ezequiel)
- Dn 7.1 (Daniel)

No Novo Testamento:

- Mt 1.18-24 (José)
- At 7.55-56 (Estevão)
- At 9.10-16 (Ananias)
- At 10.9-20 (Pedro)
- At 16.6-10 (Paulo)
- Ap 1.9-20 (João)

3. MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO

Peça aos seus alunos para relatarem suas experiências pessoais com as verdadeiras e as falsas revelações, visões ou sonhos espirituais. Discuta ainda sobre a importância do discernimento espiritual oriundo do Espírito Santo e do conhecimento da Palavra de Deus.

4. RECURSOS DIDÁTICOS

Quadro, cartolina, pincel ou giz, etc.

5. SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS

- Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD.
- Bíblia de Estudo Dake, CPAD.
- Dicionário Bíblico de Wycliffe, CPAD.
- Dicionário Vine, CPAD.
- Enciclopédia de Bíblia, Teologia e Filosofia, HAGNOS.

Peço aos amados leitores que não se esqueçam de orar por mim, para que o Senhor continue me concedendo a condição necessária para publicar semanalmente estes subsídios.

4 comentários:

Lucileno Cardoso Cavalcante disse...

Pr. Altair,
Tomei a liberdade de postar estes subsídios no blog da nossa ED, e tem sido uma benção para nós. Que Deus continue te usando grandemente.
Pb. Lucileno - AD Icoaraci/PA
http://ebdadi.blogspot.com

miro disse...

caro pastor altair quero parabeniza-lo pela inpiradas esplanações das lições biblicas da escola dominical tenho usado seus comentarios para enriquecer minhas aulas dominical obrigado DEUS lhe abençoe grandemente a paz do SENHOR

Andréia disse...

OH! Pastor Altair Germano, sem dúvida o senhor estara em nossas orações, queremos continuar contando com a disponibilidade do Senhor, o Pastor recebeu esta Graça de Deus tão maravilhosa para repartir conosco, sabemos que o seu tempo é escasso mas para mim particulamente é uma benção singular poder ter acesso aos estudos e subsídios! Força, saúde, direção e unção! Obrigada Pastor por se preocupar com tantas pessoas!!!!!!!!!!!

Pr. Carlos disse...

Se alguem quiser contar sua experiência espiritual envie-nos um e-mail com a narrativa para: teo-fanias@hotmail.com
Ou entre no nosso blog: http://vaticinador.blogspot.com/