terça-feira, 9 de março de 2010

VISÕES E REVELAÇÕES DO SENHOR (1). Subsídio e Plano de Aula para Lição Bíblica

IMAGEM: ENOMIR SANTOS (ANANINDEUA-PA)

Publicarei o subsído para a Lição 12 em duas ou três etapas distintas. Nesta primeira tratarei do tema "Superapóstolos", relacionado com o primeiro ponto da lição (A GlÓRIA PASSAGEIRA DE SUA BIOGRAFIA).

PLANO DE AULA

1. OBJETIVOS DA LIÇÃO

-Distinguir as características de um "superobreiro"

2. CONTEÚDO


Textos Bíblicos: 2 Co 1.1

OS SUPEROBREIROS

Em todas as épocas, assim como nos dias do apóstolo Paulo, existiram obreiros que se sentiam acima da média. São estes os "superapóstolos", "superbispos", "superpastores", "superevangelistas", "superpresbíteros", "superpregadores", "superprofessores", "superprofetas" e etc.

Nos dias atuais este fato está evidente mais do que nunca. É uma verdadeira vergonha o qua contece no meio evangélicos brasileiro, onde os "superalgumacoisa" fazem de tudo para aparecer. Tentam demonstrar uma espiritualidade acima da média, um "supercarisma", "superpoderes", "supermilagres", "supereloquência".

Em razão disto já foram criadas "superestruturas" para os "supercongressos", onde os "superpregadores", "superministrantes" e "superpreletores" embolsam "supercachês", dos "supermeninosdafé". Tudo isso sob a intermediação dos "superempresáriosdomundogospel".

Um pastor amigo meu, conferencista, me contou que ao se cruzar com desses "superalgumacoisa" num dos aeroportos do país, o mesmo se gabava de ter recebido um cachê de R$ 7.000,00 (Sete Mil Reais), e ainda deu para o meu amigo o seguinte conselho: "o negócio é pregar em comunidades evangélicas e nestas novas igrejas (não sei sobre quais novas igrejas ele se referia). O cachê que recebemos nas Assembleias de Deus é negócio para pregadorzinho. É cachê de miséria".

Um outro me falou que num destes "supercongressos", um deles cogitou a criação de uma "Liga da Justiça com os Superpregadores de Fogo". Sem comentários.IMAGEM: NOVA LIGA DA JUSTIÇA (www.universohq.com)

Interessante também é a atitude dos "superapóstolos" da atualidade, que só abrem igrejas nos grandes centros urbanos, nos bairros nobres, nas principais avenidas e edificam (ou alugam) os mais luxuosos templos, para massagear a sua "supervaidade" e engordar a sua "superconta".

É necessário ter uma "supercaradepau" para execer tal ministério e ostentar este "supertítulo".


LIÇÕES DO APÓSTOLO PAULO PARA OS SUPERFENÔMENOS NA ATUALIDADE


Em nenhuma outra época se desejou tanto os holofotes, o estrelato, o reconhecimento das massas, o delírio dos fãs e a fama. Contemplamos uma total inversão de valores e desprezo dos grandes exemplos bíblicos, que incorporam o princípio da declaração de João Batista: "É necessário que ele cresça e que eu diminua" (Jo 3.3).

A fama, conforme a que Jesus alcançou (Mt 4.24), se relaciona a um processo natural de reconhecimento da ação de Deus sobre a vida do indivíduo. Não é algo para ser buscado.

Quero aproveitar este tema, para republicar um texto já postado neste blog em 04/03/2008, e publicado no meu livro "Reflexões: por uma prática cristã autêntica e transformadora", que compara os arrogantes superobreiros da atualidade, portadores de exuberantess biografias, com a maneira que o apostólo Paulo descreveu as suas realizações e ministério.

Escrevi o post depois de ter presenciado numa convenção nacional de pastores a distribuição de um kit (DVD, Bíblia, Folder etc.), onde na caixa estava a imagem do superpregador com o seguinte título: O maior fenônemo de público evangélico do Brasil. Tentei conseguir um kit para mim com o próprio superhipermegastar, mas os mesmo estavam reservados para os Pastores Presidentes (certamente havia a intenção de descolar uns convites intere$ante$). Segue abaixo o post na íntegra:


O FENÔMENO

Vocês lembram aquele título "o fenômeno", atribuído ao Ronaldo da seleção brasileira de futebol? Pois bem, a moda acabou se contextualizando ao meio evangélico.

Você já ouviu falar no pastor "o fenômeno"? Ainda não? Pois fique sabendo que ele já existe e é assim que se auto intitula (ao contrário do Ronaldo que recebeu o título do Galvão Bueno), devido aos números mirabolantes que marcam o seu ministério.

O FENÔMENO EM NÚMEROS

- Milhões de telespectadores
- Dezenas de livros
- Centenas de cidades
- Milhares de mensagens pregadas
- Milhares de e-mails recebidos
- Milhões de acesso em sua página na internet
- Milhares de DVD's vendidos

Fui procurar na Bíblia alguém que pudesse se comparar ao "fenômeno", e acabei encontrando um certo personagem, que se destacou pelos números que também marcaram o seu ministério;

PAULO, O APÓSTOLO (2 Co 11.24-28)

- Muitos trabalhos
- Muitas prisões
- Açoites sem medidas
- Perigos de morte
- Trinta e nove chicotadas em cinco ocasiões
- Três pisas com vara
- Um apedrejamento
- Três naufrágios
- 24 hs boiando no mar
- Muitas jornadas (algumas a pé)
- Perigos de ladrões
- Perigos de rios
- Perigos de perseguições por judeus e não-judeus
- Perigos na cidade
- Perigos nos desertos
- Perigos em alto mar
- Perigos entre os falsos irmãos
- Muitos trabalhos e canseiras
- Muitas noites sem dormir
- Fome e sede muitas vêzes
- Falta de casa, comida e roupa
- Muitas preocupações com as igrejas do Senhor

Amados, não sei se o que sinto neste momento é vergonha ou indignação. Dá para perceber o quanto difere o referencial de valores do "FENÔMENO" e os referenciais do Apóstolo Paulo? A que ponto chegamos!

Por favor, me suportem. Falo principalmente aos fãs, que de tão entorpecidos pela eloquência e domínio de massas que "os fenômenos" possuem, não admitem que toquem nos tais "ungidos"!

Gostaria neste momento, de responsabilizar por esta vergonha nacional, os pastores que abrem as portas de suas igrejas para "os fenômenos" modernos, cooperando assim para a alienação e exploração das pobres e manipuláveis ovelhas que lhes foram confiadas.

É fundamental lembrar que Jesus (nem os apóstolos) não andava atrás de público (Jo 6.24-27, 65-68). Jesus buscava verdadeiros discípulos e não público. O inferno se encherá de público e de pregadores de público, enquanto o céu, de filhos de Deus que nasceram de novo, que vivem em santidade e andam na verdade, juntamente com pregadores que não foram enganados pela sedução da fama e do sucesso temporal. Basta! Chega de tanta banalidade, futilidade e vaidade.

Ver e ouvir estas coisas, e ficar calado, é pecado de omissão. Compartilhar com elas, nos torna iguais "aos fenômenos".

Deixo o próprio Paulo nos lembrar um princípio que por muitos já foi esquecido:

"Se tenho de gloriar-me, gloriarme-ei no que diz respeito à minha fraqueza" (2 Co 11.30)


3. MÉTODOS E ESTRATÉGIAS DE ENSINO

Elabore um quador comparativo da postura dos superobreiros da atualidade em relação aos bons exemplos e referenciais bíblicos.

Se quiser, pode imprimir este subsídio, tirar cópias e distribuir com os alunos e com quantos outros irmãos desejar.

4. RECURSOS DIDÁTICOS

Quadro, cartolina, pincel ou giz, etc.


5. SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS


- Evangélicos em crise, Mundo Cristão.

- Evangelhos que Paulo jamais pregaria, CPAD.

- Erros que os pregadores devem evitar, CPAD.

- Mais erros que os pregadores devem evitar, CPAD.

- Supercrentes, Mundo Cristão.


Continua...

14 comentários:

Joel Aquino disse...

prezado Pr. Altair Germano.

A Paz do Senhor!

Parabenizo pelo excelente comentário, que nos mostra a verdadeira realidade que estamos vivendo, com o modelo bíblico que nos orienta a Palavra de Deus. Quando os superhiper do meio gospel, perdeiram totalmente a visão do Reino de Deus, estão abraçando o terreno que é passageiro. Amado Pastor continue com este proposito de denunciar estas aberações no meio evangelico.
Um abraço fraterno em Cristo.

Márcio Cruz disse...

A Paz do Senhor Ir. Germano.

"Gostaria neste momento, de responsabilizar por esta vergonha nacional, os pastores que abrem as portas de suas igrejas para "os fenômenos" modernos, cooperando assim para a alienação e exploração das pobres e manipuláveis ovelhas que lhes foram confiadas."

Peguei esta parte de seu post para reforçar o por quê de tais pessoas terem livre acesso em alguns lugares.

O sacerdote, anjo da igreja, pastor, líder, não interessa o título. É ele o responsável por entrar a benção ou a maldiçao no arraial.

E do jeito que a coisa está caminhando, daqui a pouco vai surgir mais um apócrifo livro para algum louco, super cara de pau, querer enxertar nas Escrituras. Ou criar a sua própria Bíblia. Temos exemplos disso por aí.

É lamentável.

Excelente postagem. Parabéns!!!

Que Jesus em tudo seja o Super na sua vida, família e ministério.

Em Cristo,

Ir. Márcio Cruz

Luis Alberto disse...

A Paz do Senhor pastor.
Parabéns pela sempre excelente qualidade em seu blog.
Sou um jovem obreiro, dirigente de uma pequena congregação no interior de SP. Como lider de uma igreja, sempre procuro melhorar no que se refere ao ensino da Palavra de Deus.
Para isso, sempre leio seu blog e de outros grandes homens de Deus.
Porém, sinto falta de um site ou blog que seja exclusivo sobre Escola Doninical. Antes entrava no escoladiminical.com.br, porém já não mais existe.
Pergunto: o Sr poderia me indicar alguns sites onde posso encontrar esses conteúdos??
Em Cristo
Pb Luis Alberto

Paulo Mororó disse...

Caro pastor Altair, a Paz do Senhor.

Excelente e oportuna postagem.

Gostei da indicação do livro abaixo:
- Evangelhos que Paulo jamais pregaria, CPAD, do pastor Ciro.Já li e indico para assuntos neste contexto.

Um abraço.
PAULO MORORÓ

Elisomar disse...

Não desejo que os nossos líderes sofram os açoites que o nosso irmão Paulo sofreu, mas pelo menos tivesse o mesmo compromisso com o evangelho que este tinha.
Tá difícil, né?

PR MAURICIO BRITO disse...

ola nobre companheiro, belissimo comentario

A disse...

Paz do Senhor Jesus!
Sob este tema poderíamos comparar os heróis da liga com os ícones evangélicos. O Super Apóstolo que com sua visão de raio x consegue ver tudo e com isso declara "revelações" que ninguém mais teria capacidade de ter. Sua super força "santidade" é incomparável, isto lhe confere muito respeito. Outro legal é o Bat-Pregador que do seu cinto de utilidades tira as mais variadas "doutrinas" que encantam a todos. Como maior parte do tempo vive com morcegos, sempre se ouve o Bat-Pregador mencioná-los: Podem reunir-se todos os demônios...
Enfim, conhecidos de todos o Lanterna-Cantor-Verde que utiliza sua luz para próprio benefício, alias ela não é comum, é verde como o dólar que muito cobiça. O legal da Super-Liga é que sempre aparece um herói novo...

Fernando Foltran

Mascarenhas disse...

Pastor seus esclarecimentos são de extrema importancia para os nossos dias continue nesta unção que Deus o Abençoe
www.c-mascarenhas.blogspot.com

fé de nossos pais disse...

excelente texto.

EDSON JUNIOR. disse...

A paz do senhor pastor Altair!

É Muito importante o assunto desta postagem, pois como um jovem estudante da palavra de Deus devemos ter um referencial de como poderemos nos comportar no meio da igreja, e louvo a Deus porque na Assembleia de Deus em Abreu e lima[pe] temos muitos referenciais a ser seguido. um abraço , e aparece novamente na Av.brasil
A paz do senmhor meu pastor.

EBD estudos disse...

A Paz do Senhor Jesus.
Que maravilha saber que ainda existem pessoas que não estão buscando a glória pessoal, e que tem coragem de falar de algo tão pernicioso que infelizmente ser instalou no seio da igreja.
Nós não podemos aceitar essas atitudes nas igrejas, e como educadores, temos a responsabilidade de mostrar, que que nós não precisamos "brilhar", mas sim , fazer Jesus resplandecer atravez de nossas vidas. Deus te abençõe!
Prof. Nei Paulino

Mary Elle disse...

Olá Pr. Altair

Muito importante as considerações clara do irmão quanto às diferenças entre um superpregador e nosso amado irmão Paulo, sua clareza e dircenimento me ajudam nas aulas com os adolescentes, por enquanto estamos usando as lições de adulto.

gustavo disse...

prezado irmão Luis Alberto
A Paz do Senhor.

Para o irmão ter assesso aos subsidios da ebd, do antigo site escoladominical.com.br, entre em contato com o irmão Sergio abreu que era o responsavel pelo site no seguinte endereço de e-mail: spgabreu@uol.com.br
21 de março de 2010 00:31

gustavo disse...

David disse...

Prezado pb.Luis Alberto.

Para ter assesso ao material do site escoladominical.com.br,entre em contato com o irmão Sergio abreu e ele te orientara como obter os subsidios para as lições.O seu e-mail é: spgabreu@uol.com.br

21 de março de 2010 00:15