segunda-feira, 15 de março de 2010

POR QUE VOCÊ NÃO VAI À ESCOLA DOMINICAL? RESULTADO DA ENQUETE

IMAGEM: ocantinhodaborboletazul.blogspot.com

Nossa enquete sobre as possíveis razões de algumas pessoas não frequentarem a Escola Dominical, foi concluída com os seguintes resultados:

Votantes: 223

- Ensino deficiente: 43%
- Horário ou dia inadequado: 19%
- Outros motivos: 13%
- Instalações inadequadas: 8%
- Muito barulho: 6%
- Nunca me interessei: 4%
- Não sei: 4%

Apesar de não ter o rigor científico necessário, pode-se através desta enquete perceber a necessidade de se ouvir mais as pessoas, quando o assunto é Escola Dominical.

Observe que 13% alegaram outros motivos para não frequentar a ED, 4% nunca se interessaram e outros 4% não sabem explicar a razão de não a frequentarem. Se esta atividade for feita em sua igreja, certamente haverá uma possibilidade de agregar mais pessoas à ED, conter a evasão escolar, sem falar na ótima oportunidade de se rever alguns conceitos, entender as necessidades locais e contextuais e implementar algumas mudanças necessárias.

Leia o post que deu origem a enquete AQUI.

6 comentários:

Ventura Neto disse...

Pastor Altair
Quero parabenizá-lo pelo post e pela enquete, acredito que os 43% que responderam ensino deficiente talvez seja a grande preocupação, é que muitos professores apenas reproduzem a leitura da revista nas aulas.
Quero sugerir ao amado companheiro que faça uma enquete com a seguinte pergunta Porque vc não vai aos cultos de ensino?
Deus continue a te abençoar em Cristo.

blogdoeudes disse...

Caro PR. Altair,

Como o irmão disse, não há rigor científico numa enquete, mas não se deve desprezar o fato de que 43% (quase a metade) dos que opinaram acharam que o ensino na EBD é deficiente. Sei do esforço dos dirigentes da EBD no sentido de qualificar melhor os professores, mas falta também gerenciamento neste sentido. Vou dar um exemplo: na minha congregação, a escola de teologia para iniciantes funciona justamente no horário da Escola Dominical. Resultado: o professor, que deveria ser o público alvo desta escola, não pode frequentá-la porque está ensinando no templo.

Eudes Pereira de Souza - AD de Abreu e Lima/PE.

ALTAIR GERMANO, disse...

Nobre Ventura Neto,

obrigado pela participação e sugestão.

Penso que em relação aos cultos o resultado ficaria entre a qualidade do ensino e o dia/horário do culto.

abraços.

ALTAIR GERMANO, disse...

Nobre Eudes,

em minha opinião, no caso aqui citado, o que falta mesmo é vontade da maioria dos professores.

O horário do cusrso de teologia no domingo pela manhã é um horário alternativo. O mesmo curso é oferecido no sábado à tarde.

Temos também o bacharelado de segunda à sexta no período da noite.

Há ainda os diversos cursos oferecidos pela internet, muitos deles confiáveis.

Todos esses cursos são amplamente divulgados em reuniões e capacitações para professores.

Abraços.

Márcio Cruz disse...

A Paz do Senhor Ir. Germano.

Gostaria de pedir-lhe um grande favor.

Que o senhor pudesse solicitar junto à CPAD (creio que tenhas afinidades junto à entidade) para que a mesma pudesse apreciar uma ideia que tive estes dias.

Se seria possível fazer uma coletânea das Lições Bíblicas de Jovens e Adultos desde o seu nascedouro até os dias vigentes em forma de DVD-ROM (digitalizadas).

Seria uma coletânea pelos 70 anos da CPAD e pelo Centenário das AD's no Brasil.

Com certeza, não somente eu, mas milhares de irmãos saltariam e salmodiariam de alegria pelo presente. Pois, quem não sonha em ter um exemplar da primeira lição ainda que multimídia?

Eu estaria na porta da loja desde cedo para adquirir. Não importa o preço. Este material eu faria questão de ter.

Pense a respeito.

Em Cristo,

Ir. Márcio Cruz.

Fruto do Espírito disse...

Prezado Pr. Altair Germano.
O resultado da enquete é real e justificável.

> Não vejo aproveitamento no ensino da EBD, na forma como se apresenta, ou seja, revistas comentadas por homens com objetivos promocionais e de pouca revelação da Palavra.
> Esse método de "ensino" engessado e sem unção não tem como atrair frequentadores, mesmo que se faça alto investimento em salas de aula.
> Para ensinar a Palavra de Deus é imprenscíndivel que se tenha o Chamado do Alto, o que normalmente não acontece. Portanto, corre-se o risco de estar comentendo deserviço ao Reino.
> O que eu pude observar em várias igrejas que usa EBD, como instrumento de ensino, é que sem saber os pseudos professores, quando expressam sua opinião extra revista os alunos saem mais confusos do que quando entraram na sala de aula, basta perguntar aos mesmos logo em seguida sobre o que foi ensinado.
> Não basta ter orgulho da EBD, é preciso analisar a situação com olhos espirituais, não de forma simplista, colocando a culpa nas ovelhas que pouco frequentam a escola bíblica dominical.
> Em minha opinião o Estudo Bíblico deveria ser realizado pelo Anjo da Igreja ou alguém com Chamado de Deus para o ensino, consagrado e capacitado pelo Espírito Santo para o estudo da Bíblia Sagrada.
> Discordo da fragmentação do ensino com classes distintas, com excessão das crianças. Portanto, sou a favor de turma única, sem contudo usar de revistas, como já dito anteriormente. Porque a Bíblia Sagrada, e principalmente o Evangelho das Boas Novas de Cristo, é fonte de toda Sabedoria para nossa caminhada cristã.

Gostaria que o irmão considerasse este comentário, não como crítica mas sim, como uma pequena colaboração para edificação do Corpo de Cristo.

Por isso, peço ao prezado Pastor que visite o meu blog e se quiser também comente nas mensagens postadas.

http://frutodoespirito9.blogspot.com/

Sigo um blog teológico como o seu, e também revelador, vale a pena conferir:

http://discipulodecristo7.blogspot.com/

***Shalom***