quinta-feira, 4 de março de 2010

A DAKE NÃO SERÁ MAIS PUBLICADA, NEM VENDIDA PELA CPAD?

PR. JOSÉ WELLINGTON (PRESIDENTE DA CGADB) E PR. JOSÉ WELLINGTON JÚNIOR (PRESIDENTE DO CONSELHO ADMINISTRATIVO DA CPAD) DURANTE LANÇAMENTO DA DAKE NO BELENZINHO-SP
(Fonte: eventosadbelemsp.blogspot.com)


Pelo menos é esta a informação que circula na blogosfera evangélica.

"Dake desenvolveu seus comentários com total isenção de vaidade, porque produzia para o Reino de Deus na terra". (Pr. Elienai Cabral)

"Conheci pela primeira vez a Bíblia de Estudo Dake em 1969. Naquele mesmo ano iniciei o estudo do rico e volumoso material das notas, estudos, gráficos, mapas do mundo bíblico e muitos outros recursos didáticos dessa Bíblia de Estudo que continua em franca disseminação por toda parte". (Pr. Antonio Gilberto)

Essas citações foram extraídas da caixa de minha Bíblia Dake (que por sinal não vendo, não troco nem dou, pois é uma ótima ferramenta de pesquisa). Vale salientar, que as opiniões citadas se fundamentam na edição americana, sem cortes e sem censura. Sobre os autores das declarações acima, dispensa-se qualquer comentário.

Com certeza, a visão de ambos foi acadêmica, como é a minha.

Mantenho tudo que já escrevi sobre o assunto.

Respeito a posição do Conselho de Doutrina e da Comissão de Apologética.

Entendo que a CPAD deve cumprir a resolução.

Meus questionamentos:

1. O que o Conselho de Doutrina e a Comissão de Apologética farão em relação às outras obras publicadas com conteúdo doutrinário divergente do que se ensina nas lições bíblicas, nos seminários e púlpitos de nossas igrejas?

2. O que o Conselho de Doutrina e a Comissão de Apologética farão em relação ao 1º vice-presidente da CGADB, que publica uma Bíblia e promove abertamente a Teologia da Prosperidade condenada pelos próprios presidentes e membros dos magnos conselho e comissão?

3. O que o Conselho de Doutrina e a Comissão de Apologética farão em relação aos livros de origem secular, católicos, reformados e de outras linhas doutrinárias e teológicas que são vendidos nas lojas da CPAD? Publicar não pode. Vender pode?

Aguardo as respostas, juntamente com milhares de assembleianos espalhados por este Brasil afora.

No amor de Cristo,

Altair Germano da Silva (Vice-Presidente do Conselho de Educação e Cultura da CGADB e Relator do Conselho de Doutrina da UMADENE-União de Ministros das Assembleias de Deus no Nordeste)

14 comentários:

A disse...

Paz do Senhor Jesus Pr Altair, não acredito numa atitude radical ao ponto de retirar o material secular ou de outras vertentes doutrinárias vendido pela CPAD. Ainda que isto demosntre um posicionamento de comprometimento com todo o público, a história recente não pode ser ignorada e esquecida se houver uma mudança sensível para seguir a linha de nossas Assembléias. Contudo, como presbítero e estudante da Bíblia, necessitamos de obras para pesquisa com qualidade, e quem sabe, poderia receber uma marca especial como "acadêmica". Estamos aguardando.
Fernando Foltran - Cerquilho-SP

Robson disse...

Amado pastor, entendo sua posição favorável a publicação da Bíblia Dake e a CPAD. Todavia é necessário que o amado irmão defina o que entende por material com divergência doutrinária. Existem temas teológicos que nos apontam para linhas de pensamento diferentes dos esboçados pelas Assembléias de Deus, o que é uma coisa bem diferente das HERESIAS apresentadas por essa aberração chamada Biblia de Estudo DAKE.
Em segundo lugar, será que qualquer livro que apresente alguma "divergência doutrinária" tem o mesmo peso de uma Bíblia de Estudo? Será que todos os irmõzinhos leigos que estão consumindo esse "veneno" lançado na panela, têm discernimento para digerir as heresias contidas nessa obra. Entendo que se essa Bíblia fosse publicada por outra editora não confecional como fonte de pesquisa, como por exemplo para estudarmos como surgiram os pensamentos de alguns papas da teologia da prosperidade como Benny Hinn e outros, mas com notas ressaltando se tratar de uma obra com erros doutrinários seria aceitável a sua publicação.
Agora concordo com o amado pastor em relação a posição da Comissão de Doutrina da CGADB que deveria se posicionar a respito da Bíblia Batalha Espiritual e Vitória Financeira publicada por nosso ilustríssimo vice presidente, forte concorrente da Dake em termos de heresias.
Como também ministro do Evangelho, assim como o amado pastor, quero salientar que acima das ligações convencionais que podem levar até os servos de Deus a serem tentados a imparcialidade, está o Reino de Deus.

Que Deus o abençoe!

Ev. Robson

Antonio Cruz disse...

Boa !

Será que vamos ver uma revolução literária nessa editora ? Pr. Altair Germano formulou as perguntas certas para o tema.

Se via tirar por causa de um punhado de comentários divergentes. façamos logo uma limpeza geral. Não lí a biblia por completo, mas encontrei muita coisa boa. (os estudantes de Palavra não deviam se incomodar com ela mas com tantas outras feitas por encomenda).

Herlon Charles V. Carvalho disse...

A Paz do Senhor amado Pr. Altair Germano,serei bem direto em relação a questão da discursão da bíblia Dake. Queria saber porque tanta repercusão de algumas pessoas em querer depreciar (malhar, queimar, arruinar) a imagem da Cpad e dos editores desta referida obra. Não quero entrar na discursão, pois, sei da importãncia desta obra, mesmo com algumas posições doutrinária contrárias a nossa. Mas, porque que essas pessoas que se dizem tão compromissadas com a ortodoxia doutrinária, não se levantam contra alguns pregadores Assembleianos, que destroem as doutrinas bíblicas, são verdadeiros falsificadores da Palavra, ratos de púpitos, mercantilistas e outros títulos negativos. Vejo em congressos, festas, cultos eles desfilando livrementes em nossa Igrejas e nínguém desses senhores se manifestão contra. Dois pesos e duas medidas, será?. Quero parabenizá-lo pela sua instrumentalidade no Reino de Deus e pela contribuição acadêmica e teológica, pois, tem servido de tamanha importância ao nosso crescimento e edificação espiritual.

Pr. Carlos Roberto disse...

Nobre companheiro Pr. Altair Germano,

A Paz do Senhor!

Considerando o envio por e-mail da sua bem elaborada lavra, e como a resposta se estendeu um pouco, postei-a no meu blog, o POINT RHEMA!

Grato pela informação da postagem!

Um grande abraço!

Pr. Carlos Roberto

Marcos Serafim disse...

Pr. Altair Germano;

A paz do Senhor,

Vejo que esta discussão sobre a biblia Dake está bem acirrada.
Comprei também a biblia Dake , porém confesso que ainda não tive tempo para examiná-la e tirar as minhas proprias conclusões.
Penso que esta não é a unica obra que contenha heresias (como estou lendo na blogsfera, exceto um , ou outro), já li outros compendios e até mesmo escritas no mensageiro da paz , revistas e etc..., muitas coisas que não concordo , ou, como dizem ferem a Instituição, ou a CGADB e sua credibilidade , como se a Biblia Dake , fosse o mal pior, mas penso que mal muito maior que a publicação da Dake , que é como todas as obras de consulta , que extraimos o que é bom , e o que não é agente deixa de lado.
Quanto ao veto da Comissão de Doutrina , penso que a outras coisas que eles também deveriam se preocupar , e que estão fazendo vistas grossas , e penso também em algo muito mais contundente que a Dake.
Comprei a Dake e utilizarei como fonte de pesquisa, como também tenho a Pentescostal, Aplicação Pessoal , que nelas há algumas coisas que também discordo, nem por isso deixei de tê-las , penso que nestas a muito opinião pessoal , mas isto ninguém discute.
A minha Dake é minha e faço dela oque quiser, que não à quer que desfaça dela.

Pelos laços do calvário que nos une .

Pr. Marcos Serafim Silva

Pastor Geremias Couto disse...

Caro amigo e pastor Altair Germano:

Seguindo a linha do nosso amigo comum, pastor Carlos Roberto, que aqui já postou o seu comentário, decidi de igual maneira publicar no meu blog a resposta a esta postagem, que recebi também por email, tendo vista ter-se tornado longa e imprópria, pelo tamanho, para o espaço dedicado a comentários.

Fico, por outro lado, também agradecido pela informação da postagem.

Abraços!

sousa disse...

JÁ LEU? VAI AGORA NO BLOG DO PASTOR GEREMIA D COUTO
"BOLG MANHA COM A BIBLIA"

É ISSO Q CHAMO D DEMOGRACIA .

Robson Aguiar disse...

Pr Altair,

Permita-me uma palavra.

As obras já publicadas pela CPAD e que vão de encontro a nossa doutrina estão fora da discussão nesse momento, por não terem sido lançadas no mandato das atuais comissões.

Em segundo lugar, o pastor Silas é apenas um pastor da assembléia e não dono dela. Ele não gerencia a CPAD, (tem sua própria editora). È diferente. Pois, a Central Gospel não nos representa. Sou favorável, sim, que ele seja chamado a CGADB para se explicar quanto a tudo que anda fazendo e publicando.

Vender é diferente de publicar, pois quem publica, respalda. Mas, não sou favorável a editar e nem vender literaturas que vão de encontro a nossa doutrina como já publiquei em meu blog. Todavia, precisamos conhecer os livros de outras religiões e também SEITAS para que possamos refeutá-las.

Toda essa discussão, veio para corrigir essas outras falhas levantadas pelo irmão.

Só que para que o CD e a CA possam trabalhar será preciso a Casa Publicadora lhes remeter todo o material que ela pretende publicar.

Ventura Neto disse...

Pastor Altair será realmente muito decepcionante se a CPAD parar de publicar a DAKE, principalmente porque ainda não a comprei, lembrando que em I Tess 5.21 "Examinai tudo e retende o bem"
Que Deus continue sendo glorificado através de sua vida.

Robson Aguiar disse...

Errata.

Onde se lê refeutá-las, leia-se refutá-las.

Moisés Jacob disse...

Pastor Altair, muito me alegra em saber que ainda existe assembleiano zeloso pelo ensinamento doutrinário ortodoxo, acho que assembléia de Deus tem nos últimos anos perdido ou misturado seus ensinamentos, os grandes pregadores preferem pregarem ou ensinarem um evangelho falsificado do qual o apostolo Paulo jamais pregaria. Lamentavelmente a editora CPAD me parece, que não tem mais compromisso com a doutrina ortodoxa ensinada no passado pela a AD hoje o que vale mesmo é o interesse financeiro. apz moises, Natal-rn

Pastor Queiroz disse...

Adquira e leia o livro O ALTO E O BAIXO CLERO DAS IG. EV. ASS DE DEUS NO BRASIL Narrado por quem viveu na pele o drama
coleção: provocação que traz reflexao
autor
pastor sergio queiroz
CGADB curitiba - pr

allvabaxter disse...

Saudaçoes em Cristo
Acho desnecessaria essa discussão.O texto e inspirado, não os comentarios.
Se sabemos que os comentarios estao errados tratemos de refuta-los.
Gostaria de lhes perguntar se ja observaram algumas notas na Biblia de Estudo Pentecostal.
Qv. Os ultimos dias da historia humana ;" Aqueles que tiveram a oportunidade de crer em Jesus antes do arrebatamento não terão mais nunhuma oportunidade de se arrepender.(Mt 25.1-12/Lc 12.45,46/2Ts2.10-12).
Me respondam esta.
Depois mando outras
Em Cristo