quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

GERAÇÃO SANTA E SAUDÁVEL!

IMAGEM: www.usp.br

É cada vez mais crescente o número de crentes que preocupados com a saúde resolvem dedicar algumas horas diárias às caminhadas, pedaladas, hidroginástica, natação e outros exercícios físicos.

Em 1 Timóteo 4.8 lemos:

"Pois o exercício físico para pouco é proveitoso, mas a piedade para tudo é proveitosa, porque tem a promessa da vida que agora é e da que há de ser".

Perceba que não há no texto uma condenação ao "exercício físico", mas, apenas uma comparação em relação ao exercício da piedade (v. 7).

Nos tempos bíblicos a atividade física estava bastante presente na vida diária através do plantio, da colheita, do pastoreio de animais, da pesca, da caça, do treinamento dos soldados, das grandes caminhadas e etc. Era um ambiente muito diferente dos dias atuais, onde nos grandes centros urbanos predominam as atividades que exigem pouco do corpo. Uma vida sem uma atividade física regular pode promover sérios problemas de saúde.

Há crentes que chegam ao extremo de proibir os filhos de praticarem atividades físicas na escola. Haja santidade (ou simplesmente ignorância)!

Há igrejas (denominações evangélicas) que permitem que os seus membros pratiquem esportes coletivos, há outras que permitem com ressalvas e há também aquelas que proíbem drasticamente.

Estes posicionamentos variam de região para região, e de pastor para pastor. Aconselho, especificamente no caso da prática de esportes coletivos, que se consulte a liderança da igreja para que se evitem constrangimentos.

É possível que alguém já esteja dizendo saudosamente (ou legalistamente e farisaicamente): Há! No meu tempo não era assim.

E outros: É por causa destas coisas que a igreja está perdendo a espiritualidade. Na realidade, o conceito de espiritualidade destes, por vezes está longe daquilo que a Bíblia nos revela acerca da verdadeira espiritualidade. Há outras e verdadeiras razões da perda de "espiritualidade" na igreja.

Desde que não haja exageros e, que o cuidado com a saúde e com as atitivades espirituais não sejam negligenciadas, a atividade física será uma benção para a vida do cristão.

O cuidado com a saúde do corpo faz parte da mordomia cristã.

É preciso lembrar ainda, que nenhuma atividade física deve ser iniciada sem a devida avaliação e orientação médica. Um acompanhamento especializado é também necessário.

Leia nos links abaixo algumas orientações interessantes:

QUANDO A ACADEMIA MACHUCA
EXERCÍCIO FÍSICO
EXERCÍCIOS FÍSICOS E GASTO DE CALORIAS
MITOS DO EXERCÍCIO
O TEMPO CERTO DO EXERCÍCIO
BENEFÍCIOS DA CAMINHADA

"Portanto, quer comais, quer bebais ou façais outra coisa qualquer, fazei tudo para a glória de Deus". (1 Co 10.31)

3 comentários:

Elisomar disse...

Muita gente que se considera muito crente, erra por não conhecer as escrituras.
Há pessoas precisando da academia e sentido-se culpadas por ser crente e frequentá-la.
É claro que é bom procurar um ambiente que respeite as diferenças.
também fazer tudo que é oferecido numa academia não é lá muito próprio de um servo fiél a Deus.
Saber diferenciar o que é necessário ao corpo e o que é da evasão a vontade da carne é essencial!

Carlos H. disse...

Parabéns pastor Altair, que esse artigo possa ajudar muitos a cuidar da Mordomia do corpo.
Carlos H.

Luiz Henrique disse...

A paz do Senhor Pr. Altair sou seguidor do seu blog, gosto muito das matérias da escola dominical, mas essa matéria sobre cuidar do corpo foi otima, sou profº de Educação Física e acho que o cuidar do corpo e essencial para quem quer trabalhar na obra, pois o desgate e muito grande, e o exercio físico te dá mais disposição, mais força e mais animo para a batalha.
Um grande abraço homem de Deus. Jesus te ama muito meu caro.