domingo, 14 de fevereiro de 2010

ENSINAR É UMA ATIVIDADE METÓDICA

IMAGEM: abelhafistula.files.wordpress.com

Não se vai de um lugar em direção a outro, sem que antes não se defina o melhor caminho a seguir.

Métodos são caminhos.

O ensino é uma prática de quem sabe aonde quer chegar. O professor quando começa o preparo de sua aula deverá ter em mente objetivos específicos. Ele parte para a classe com o propósito de conduzir os alunos para o destino ou objetivos almejados.

Enquanto a pesquisa provê os conteúdos necessários para alcançar os objetivos do ensino, os métodos estabelecem o caminho que os alunos trilharão sob a direção do professor, até chegarem ao final da jornada.

Jesus utilizou vários métodos para conduzir os seus alunos aonde queria levá-los. No sermão da montanha (Mt 5-7) ele utilizou a preleção ou método expositivo, ideal para se falar para grandes públicos.

Com o fariseu Nicodemos (Jo 3.1-15) e com a mulher samaritana (Jo 4.1-26) usou o diálogo como método para comunicar dois dos grandes ensinos do Novo Testamento, um sobre o novo nascimento e outro sobre adoração.

Quando resolveu dar uma aula sobre o fundamento da igreja e sobre a sua missão messiânica (Mt 16.13-20), iniciou utilizando o método de perguntas e respostas. Vários outros métodos foram utilizados por Jesus.

A diversidade na utilização dos métodos de ensino tornam as aulas mais interessantes e menos monótonas.

O educador cristão deve buscar em oração, não apenas o que deve ensinar, mas, também, a sabedoria necessária no emprego dos métodos.

É preciso ficar atento para não cair no erro de pensar que por si só, os métodos farão uma revolução na prática de ensino do professor. Eles são apenas uma importante parte no processo ensino-aprendizagem. Os métodos precisam estar agregados a outros elementos importantes, dentre os quais, um bom conteúdo e a utilização dos recursos didáticos (quadros, cartazes, revistas, mapas, gráficos, objetos, etc).

5 comentários:

L. H. Dessart disse...

Pastor, este blog tem sido um verdadeiro baú com grandes valores para nós que tentamos nos esmerar no ensino do evangelho.
Obrigado pela ajuda que nos tem proporcionado!

Abraço!!!

Elisomar disse...

Não sei o porquêr mas tenho me sentido muito desestimulada a ensinar nos ultimos meses.
Estou pedindo misericórdia a Deus para não desagradà-lo desistindo.

Marcelo Mitrach disse...

Uma palavra para a irmã Elisomar: Pregadores são aclamados na hora, profetas ou profeteiros também são, mas os professores são para toda vida, hoje com 38 anos, ainda me lembro com saudades da minha primeira professora da classe infantil. O seu trabalho irmã, não é vão no Senhor.

thiago disse...

Ola meu nome é thiago Silva Lima tenho 27 anos , moro na cidade de Vitoria da COnquista BA, tenho uma votade forte de fazer parte da Igreja, pois sei que é a unica igrejaque serei aceito,como eu sou. Mais até hoje ñ tenho relatos de que existe um igreja luterana em me cidade. por favor me der mais infirmações se posivel for.
O meu e-mail é: thiagomega@bol.com.br

Elisomar disse...

Irmão Marcelo Mitrach,
agradeço a mensagem enviada para mim e peço desculpas por só vê-la hoje.
Às vezes a fadiga da vida nos leva a pensar dessa forma, esse é o porquê de querermos desistir. Mas o irmão tem razão...se o trabalho é do Senhor, é ELe quem nos dar força para continuar.
Deus o abençoe!