quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

BÍBLIA DE ESTUDO DAKE É SEGUNDO LUGAR EM VENDAS NO MÊS DE DEZEMBRO/2009

IMAGEM: WWW.CPAD.COM.BR

Discussões à parte sobre a questão da publicação da Bíblia de Estudo Dake pela CPAD, o fato é que no mês de Dezembro/2009 ela foi a segunda obra mais vendida pela editora. O que fazer diante disso?

Uma vez que as vendas não foram suspensas (e nem sei se serão) resta-nos aguardar uma segunda edição com uma nota de advertência e, enquanto isso, nas escolas dominicais e cultos de doutrina cabe aos professores, dirigentes, superintendentes e pastores advertiram aos alunos e irmãos sobre as notas de rodapé não muito ortodoxas (perspectiva denominacional assembleiana e perspectiva bíblica) contidas na obra.

Como já escrevi, nota de advertência colocada, a Bíblia Dake é uma ótima fonte de pesquisa para os estudantes das Santas Escrituras.

Leia mais sobre o assunto em:

- EU TENHO UMA BÍBLIA DAKE
- PUBLICAR OU NÃO PUBLICAR? EIS A QUESTÃO (1)
- PUBLICAR OU NÃO PUBLICAR? EIS A QUESTÃO (2)
- PUBLICAR OU NÃO PUBLICAR? EIS A QUESTÃO (3)

Abraços,

25 comentários:

NilmaBostonRio disse...

Penso que a maioria esmagadora dos leitores que estao comprando, atendem a propaganda da CPAD mas nao leem blogs e / ou websites apologeticos...

by NilmaBostonRio

SERGIANO -NABE disse...

A Paz do Senhor pastor Altair.
Oremos para que os que adquiriram esse material cresçam na Graça e no Conhecimento do Senhor Jesus!
Abraços, Palmas-TO.

Pr. Carlos Roberto disse...

Nobre amigo pastor Altair Germano,

A paz do Senhor!


Concordo plenamente com a comentarista Nilma Boston que me antecedeu.

Ora, se a esmagadora maioria atende ao apelo da propaganda e não lê blogs e ou sites apologéticos, imaginemos então se irão alertar algo sôbre as distorções inseridas da referida bíblia?

Não tenho a menor dúvida de que alguém responderá espiritualmente pelos possíveis desvios doutrinários que ocorrerem no seio da igreja.
Por ora, oremos amados!

Um grande abraço!

Pr. Carlos Roberto

zwinglio rodrigues disse...

Pr. Germano, paz!

Pode ter certeza que os blogs que se opuseram à publicação de Dake contribuiram com essa vendagem...

ALTAIR GERMANO, disse...

Prezada Nilma,

esta é uma possibilidade, mas penso que não foi apenas a propaganda favorável, mas, também a contrária que favoreceu a venda da DAKE.

Abraços,

ALTAIR GERMANO, disse...

Nobre Sergiano,

tendo o devido cuidado, certamente crescerão.

abraços,

ALTAIR GERMANO, disse...

Amigo e pastor Carlos Roberto,

algumas considerações quero fazer:

- Certamente a propaganda favoreceu muito a venda da Dake, mas, como escrevi sobre o comentário da Nilma, a propaganda contrária também favoreceu, mesmo que não fosse esta a intenção;

- Os possíveis desvios doutrinários já existem, mesmo sem a Dake, e infelizmente os órgãos competentes da CGADB não cumprem o se papel. Certamente aqueles que deveriam fazer mas não fazem vão responder também. O irmão tem consciência que está fazendo a sua parte, mas, e os outros colegas? Onde está o posicionamento firme e resoluto dos Conselhos e Comissões, como prescreve o Regimento Interno, contra as heresias promovidas pelo Vice-Presidente da CGADB, com a Teologia da Prosperidade?

Será que ele é mais "forte" do que o pastor "dos anjos" e por isso todos se calaram?

Será que muitos temem uma represália do mesmo em plena rede de televisão aberta fazendo a "chapa esquentar" e "levantando o tapete"?

Falo publicamente e abertamente estas coisas, porque se forem investigar a minha vida não vão encontrar nada que desabone minha conduta fora, dentro da igreja ou da CGADB.

Por ora, vamos orar e agir!

Abraços!

ALTAIR GERMANO, disse...

Nobre Zwínglio,

com certeza, embora a intenção não fosse essa.

Abraços,

Joao Cruzue disse...

.

Pastor Altair

O senhor enviou um email para o Eliseu e João Cruzué para que não postassem-mos assuntos da Bíblia Dake do Blog da União de Blogueiros.

Curioso.

Mas o senhor escreve à vontade sobre o assunto.Como se explica essa sua atitude?

João Cruzué

ALTAIR GERMANO, disse...

Amado João Cruzué,

a resposta é simples, meu blog é pessoal e por isso tenho a liberdade de postar nele o que bem entender e emitir a opinião que quiser.

Por isso, não escrevi uma linha sequer no blog da UBE, que não é meu (embora sou o criador com o Valmir Milhomen), sobre a Bíblia Batalha Espiritual e Vitória Financeira divulgado pelo pastor Silas Malafaia (até que publicaram lá algo sobre a Bíblia Dake), pois entendia até então que lá não seria o lugar de tomarmos partido de A ou B, defender A ou B, mas, de buscar o que é de interesse coletivo dos evangélicos em geral e não questões internas e de membros de igrejas ou convenções.

Entendo, para ser mais claro, que além de estudos, o blog da UBE deveria ser um lugar de postar artigos que orientam os blogueiros no uso dos blogs (como o irmão faz tão bem)e de tratar de questões que se levantam contra a igreja de forma geral.

Parece que ele está tomando um rumo diferente.

A questão da publicação da Dake é específica e envolve a CGADB, a CPAD, os membros da Convenção Geral e, de certa forma, os membros dessa igreja. Não é um problema que diz respeito a igreja evangélica como um todo, ou dos associados da UBE.

Espero ter explicado nobe companheiro.

No amor de Cristo,

Robson Aguiar disse...

Que a Dake está vendendo mais do que a expectativa é fato.

Que a polêmica sobre a reedição da citada bíblia cooperou para o aumento de vendas, concordo.

Porém, nosso objetivo foi evitar que a CPAD saísse desgastada desse infeliz episódio.

Evitar que a nossa quase secular instituição Assembleia de Deus, fosse promotora de um herético.

Nada adiantou, nada foi suficiente para sequer provocar uma manifestação acerca do assunto por parte dos gestores da Casa Publicadora.

Com a continuidade da Dake nas prateleiras da CPAD, em desobediência as orientações dos nossos apologetas, e com a nova tiragem da Bíblia de Finnis, os Conselhos e Comissões da CGADB ficam desmoralizados e se estabelece um caos convencional.

Permita-me pastor Altair discordar do irmão em relação ao Pr. Silas Malafaia, que a Bíblia por ele vendida vai com o nome dele e não com o nome das Assembléias de Deus, diferente da DAKE que leva sim o nome da nossa denominação. A editora do Silas não é a CPAD. Mas, concordo com o irmão que a Convenção deveria tomar uma providência em relação ao que Malafaia anda fazendo e que é contrário as nossas doutrinas. Pois, se Ouriel foi desligado por heresias, por que Silas continua na CGADB? Dois pesos e duas medidas?
Não sei qual será o final da nossa CGADB, mas, percebo que a cada dia que passa está se tornando mais política e perdendo sua finalidade espiritual.

missões disse...

Pr Altair,
"Falo publicamente e abertamente estas coisas, porque se forem investigar a minha vida não vão encontrar nada que desabone minha conduta fora, dentro da igreja ou da CGADB."
Por causa de sua coragem é q oro para q mude de idéia e se candidate para pres. da CGADB na próxima eleição.Acredite, ñ sou a única a ter esse desejo.

Que Deus continue usando sua vida... A Paz.

ALTAIR GERMANO, disse...

Nobre pastor Robson,

sobra a Bíblia Batalha Espiritual e Vitória Financeira e a Dake, como já escrevei:

"Meu problema com a Bíblia de Estudo Batalha Espiritual e Vitória Financeira, como já escrevi, foi o fato do nosso atual 1º Vice-Presidente da CGADB avalizar abertamente as suas heresias, como tem feito até hoje. Meu problema com a Bíblia Dake, como também já escrevi, foi o fato da CPAD, sendo uma editora confessional, lançá-la sem uma nota de advertência, não feita até hoje."

Em relação aos dois pesos e duas medidas, parece-me que os anjos não podem ser cultuados, mas, Mamom (o deus dinheiro) pode.

Abraços,

ALTAIR GERMANO, disse...

Nobre Missões,

peço que continue orando por mim. Do fundo do coração, presidir a CGADB, embora me seria lícito e estatutário almejar este cargo, não faz parte de meus projetos pessoais.

Há no Brasil outros e vários pastores com qualidade, integridade e competências para isto.

No amor de Cristo,

Helton disse...

Pastor Altair gostaria de saber se vc te algum conhecimento sobre a Teologia sistemática de Norman Geisler que vai ser publicado pela CPAa... valor previsto, data de lançamento etc..
desde ja agradeço paz de Cristo
Sola Scriptura

Pastor Geremias Couto disse...

Caro e nobre companheiro Altair Germano:

Li atentamente o seu post "Nau à deriva" e fui o primeiro a comentar para concordar com o retrato que o irmão pintou acerca da embarcação.

Mas ao reler o texto outras vezes, percebi que faltou tratar de um ponto, que, não há como tergiversar, é extremamente estratégico e vital para que a nau não fique à deriva: a bússola e as cartas náuticas.

Parece-me que o maior problema está aí. É muito provável que a bússola usada esteja com problemas de funcionamento, em virtude de lhe aportarem "adereços" que não lhe cabem, e as cartas náuticas registrem coordenadas erradas, contribuindo fortemente para que a nau saia do rumo.

O pior é que a tripulação, com algumas exceções, parece não se dar conta disso. Alguns chegam até a dizer que com o conhecimento empírico é possível chegar ao porto, embora as rotas indicadas nas cartas náuticas, aliadas ao mau funcionamento da bússola, estejam apontando outro caminho para chegar ao porto, quando, na verdade, a nau se aproxima do naufrágio.

Alguns chegam até a propor que se afixe uma "nota de advertência" no quadro de avisos da nau para informar aos passageiros que, embora as cartas náuticas contenham erros graves, ainda assim é possível usá-las, pois, com algum cuidado, talvez se encontre a rota certa.

Não é um paradoxo?

SERGIANO -NABE disse...

Pastor Altair a paz do Senhor!
O senhor tem algum post comentando sobre o Milênio? é que tenho algumas dúvidas.
Abraços.

Thiago A. Silveira disse...

Pr. Altair Germano...

O problema é que a maioria dos leitores, e no caso os assembleianos, é totalmente acrítico no processo de leitura. Então quando leem um livro ou uma Bíblia de estudo com a rubrica da CPAD, para eles isso é a “inerrante” interpretação da palavra de Deus. Já ouvi mais de um irmão dizer que só lê livros da referida editora. Mas os que pensam assim depreciam a riqueza literária protestante. A direção da CPAD por certo não concorda com essa atitude, pois não publica somente autores assembleianos, pois publica obras de vários autores de outras correntes teológicas, alguns dos quais já foram bastantes críticos da teologia pentecostal.

O amado Max Lucado, por exemplo, é pós-tribulacionista, e só por isso o que ele escreve é errado? Não! E os assembleianos leem Lucado, embora ele creia que a igreja passará pela grande tribulação. Quanto a Dake, os leitores têm que ter maturidade para ficar com o que é biblicamente correto, e onde há discórdia e controvérsia, capacidade para ver que crentes sinceros interpretam a Bíblia de forma diferente. Certamente a mais coisas corretas que erradas na Dake.

O problema é o fundamentalismo sectário de muitos crentes, e alguns assembleianos são assim, pois acreditam que sua teologia é perfeita e só eles interpretam a Bíblia corretamente. E aqueles que discordam da “ortodoxia assembleina” são chamados de “hereges”! Vamos crescer e ver a riqueza teológica protestante!

Abraço!

ALTAIR GERMANO, disse...

Nobre pastor e amigo Geremias do Couto,

nesta nau, o Espírito Santo poderia ser a bússula e "a" carta naútica a Bíblia.

Todos demais instrumentos e acessórios de navegação devem ser analisados criticamente,sempre da perscpectiva da bússula e da carta naútica.

Abraços.

ALTAIR GERMANO, disse...

Nobre Tiago,

cresçamos então!

Abraços.

ALTAIR GERMANO, disse...

Amado Helton, não tenho esta informação.

Abraços.

ALTAIR GERMANO, disse...

Prezado Sergiano, até então não tenho.

Paz do Senhor!

Pastor Geremias Couto disse...

Caro e nobre pastor Altair:

Sob a perspectiva do meu comentário, para deixar claro o que quis representar com a minha metáfora (apesar de achar que já o esteja), e sem jamais desprezar a pessoa bendita do Espírito Santo, a bússola é a Bíblia, os "adereços" e as cartas náuticas erráticas os comentários "heréticos" de todos os tipos agregados a ela, que, se não forem extirpados pelo poderoso Espírito Santo, levarão a nau para o fundo.

Abraços

ALTAIR GERMANO, disse...

Nobre amigo e pastor Geremias,

desta perspectiva, como já escrevi em relação ao assunto, ficaria para ser definido em relação à CPAD:

a) Suspender a publicação e a venda de toda e qualquer obra que venha a divergir teologicamente e doutrinariamente da ortodoxia pentecostal assembleiana (e não apenas a Bíblia de Estudo Dake), quer seja no que chamam de doutrinas essenciais ou doutrinas secundárias (essa classificação para mim é irrelevante, tratando-se apenas de uma convenção teológica não sustentada biblicamente, ou seja, um paliativo criado por teólogos para atenuar as diferenças denominacionais em termos de teologia). Agindo assim, a CPAD voltaria a ser especificamente e exclusivamente uma editora e publicadora confessional;

b) Manter a publicação e a venda de obras que, mesmo divergindo teologicamente e doutrinariamente da ortodoxia pentecostal assembleiana, possuem um grande valor de pesquisa. Estas obras seriam analisadas pelo Conselho de Doutrina e pela Comissão de Apologética, podendo ter especialistas convidados para dar apoio, visto que nem todos os membros dos referidos conselhos possuem disponibilidade de tempo para tal empreitada. Nas mesmas constaria as devidas advertências e notas quanto aos seus conteúdos doutrinário e teológicos divergentes. Desta forma, a CPAD manteria a sua atual posição em termos de atender a toda Igreja de Cristo no Brasil e na América Latina, mediante uma mudança radical em sua maneira de pensar e agir, deixando de ser definitivamente uma editora e publicadora confessional."

Abraços,

Pastor Geremias Couto disse...

Caro e nobre companheiro Altair Germano:

O irmão repete o que já disse outras vezes e, com a transparência que lhe é peculiar, deixa claro de que lado está.

Por outro lado, a metáfora que aduzi ao seu post "Nau à deriva", no qual a linguagem simbólica empregada não esconde como vê a forma errática por onde singra a "nau", também deixa claro de que lado estou.

Condeno os erros da Bíblia Batalha Espiritual e Vitória Financeira, mas também em razão da mesma coerência, condeno ainda com maior vigor os erros da Bíblia Dake.

Abraços