quinta-feira, 30 de abril de 2009

ESPAÇO DO LEITOR: PR. MARCELLO DE OLIVEIRA

SALMO 1 - UMA EXEGESE

Introdução

Os hebreus conheciam bem os cânticos contidos no livro de Salmos, no hebraico é "Tehilim" (louvores). Na versão dos setenta passaram a ser chamados "Salmos", por serem cantados ao som de um instrumento que os gregos chamavam de "saltério".

Os salmos eram cânticos especiais para os dias ou ocasiões festivos, de vitórias, e muitos também deles tratam de situações adversas, como a "prosperidade dos ímpios".

O salmo 1º enfoca uma benção que é dada a um servo por seu comportamento adequado e seu amor a "torá" [lei] do Senhor.

1. O Bem Aventurado

No hebraico temos אַשְֽׁרֵי= 'Ashrey - que significa: Bem aventurado, feliz, ditoso. Aqui temos algo importante, este homem será bem aventurado, se cumprir as seguintes três coisas que o salmista enumera.

2. Os Três Não

2.1 - Não andar

O verbo usado aqui no hebraico é הָלַךְ = halakh - que significa - "ir, caminhar, andar/passar. Este verbo, bem como os outros dois que o seguem estão no passado, logo a tradução ficaria:

"Bem aventurado aquele que não andou...."

2.2 - Não deter-se

O verbo usado aqui é עָמָד= 'amad = que signifca = "parar, estacionar-se/deter-se/

O tempo conforme mostramos acima está no pretérito, levando para uma ação já concluída.

2.3 - Não assentar-se

Temos o verbo hebraico יָשָֽׁב = Yashav = que significa " sentar-se, permanecer, habitar"

O tempo do verbo é o mesmo mencionado acima [pretérito].

A tradução ficaria assim: " Bem aventurado aquele homem que não assentou-se"

3. Os Três Perigos

3.1 - O conselho dos ímpios

Aqui temos o vocábulo hebraico עֲצַת = ats'at = que significa = "conselho, parecer".

A palavra usada no hebraico para expressar ímpios é רְשָׁעִים = reshaym = que vem do radical "rashe'a" - que dá a idéia de "condenar-se, ser mal". Portanto, podemos afirmar que o ímpio para o hebreu era aquele que se condenava em algo, mesmo sabendo que aquilo que ele fazia era errado.

O conselho dos ímpios fala da comunhão com o mundo, com as "trevas", com aqueles que conscientemente caminham para a perdição.

3.2 - O caminho dos pecadores

No hebraico temos o vocábulo חַטָּאִ = hatâ = que vem do verbo da mesma grafia que significa "pecar, errar".

Quando o salmista refere-se ao "caminho dos pecadores" cremos que ele tem em mente o caminho daqueles que estão em erro ou errados, ou seja, estão em pecado. Eles estão desviados do alvo, que é o termo teológico para a definição de pecado. Devemos tomar o cuidado para não parar ou estacionar neste caminho.

3.3 - A roda dos escarnecedores

No original temos os seguintes vocábulos :

a) מֹושַׁב = moshav = que significa "assento, vila"

b) לֵצִים = letsym = que significa "frívolos, "palhaços", perversos.

No orginal dá a seguinte idéia: "estão escarnecendo, estão sendo frívolos".

Frívolo quer dizer "sem importância, sem valor". São estes que zombam do evangelho, da igreja, da Palavra de Deus.

4. Duas características do servo

4.1 - O seu prazer


A palavra hebraica usada aqui é חֶפְצֹ = heféts = que significa "desejo, anelo".

O verso diz: "O seu desejo está na lei do Senhor".

O maior prazer que o judeu fiel tinha era estar junto de sua "Toráh". Uma das primeiras coisas que uma criança judia aprendia a falar era o "Shemá" : "Shemá Ysrael, Adonay Elocheinu, Adonay echad" (Dt 6.3). Os pais quando estavam ensinando a "torá" para seus filhos, e eles aprendiam, os pais davam mel para eles. Desse modo, eles associavam que a Palavra do Eterno era doce como o mel (Sl 119.103). Assim eles tinham prazer em aprenderem a lei do Senhor.

4.2 - O meditar

O verbo hebraico aqui é הְגֶּה = hagah = que significa "falar, expressar, pensar, meditar"

O texto diz: "... E na lei do Senhor medita dia e noite". É notável percebermos o sentido amplo deste verbo que nos auxilia nesta exegese.

O salmista está afirmando que Deus prova e abençoa o servo que medita (exame interior), fala, pensa, estuda a sua Palavra de dia e noite. A expressão dia e noite além de especificar um tempo, pode também caracterizar tipologicamente, luta e vitória. Todavia, só será abençoado o servo que meditar nas lutas quanto na vitória, na Palavra do Senhor.

5. Os Dois Exemplos

5.1 O exemplo do servo justo

I) Uma árvore

a) plantada - O verbo no original está no particípio e entendemos que o Eterno é quem a plantou.

b) junto as correntes de água

A palavra hebraica para corrente é פַּלְגֵ = peleg = que também pode significar " facção, parte".

Caro leitor [a], você já parou para pensar o que significa esta expressão: "plantada junto a ribeiros de águas"? Muitos pensam que o termo "águas" é uma alusão as Escrituras. Mas não é! Aqui se refere ao mundo [ sistema], e esta árvore [homem, mulher] foi plantada numa facção [à parte, separada] das águas [alusão ao mundo], ou seja, a Obra do Senhor [igreja] constitui-se uma facção, uma parte de homens e mulheres que tomaram outro rumo - seguir a Cristo! Aleluia! Estamos no mundo, mas não pertencemos a ele. Somos cidadãos de outro país!

c) dá o seu fruto, na estação própria

O verbo hebraico é נָתָן = natân = que significa "dar colocar"

Aqui vemos um retrato "perfeito" do servo do Senhor. O homem dirigido pelo Espírito Santo não dá fruto fora de hora, mas no tempo determinado, na estação própria.

d) cuja folha não cai

O verbo usado aqui é "navel" = que significa "murchar, fenecer,secar". Além de ser uma árvore que só dá fruto na ocasião própria, o servo é também tipo de uma árvore duja folha não murcha ou seca. Isto implica em dizer que esta árvore não sente a mudança de tempo,uma vez que nesta época as árvores perdem as folhas e na Palestina, isto ocorria no início do inverno, sendo que a figueira ficava totalmente "nua de folhas".

5.2 - O exemplo dos ímpios

I) A moinha

Esta palavra no hebraico é מֹּץ = Mots = que significa "palha cortada em pedaços, escória de cereais, pragana".

Se o ímpio é como a moinha, deduzimos que o ímpio é um ser leve, sem consciência espiritual, vazio, verdadeiro dejeto humano largado as suas próprias sortes.

A moinha segundo o dicionário é: Fragmentos miúdos de palha que ficam depois da debulha dos cereais.

b) o vento que espalha

O verbo hebraico aqui é "nadaf" = que significa "dispersar, espalhar". O verbo está no futuro, indicando uma ação que ainda ocorrerá. A palavra vento no hebraico é a mesma usada para o Espírito = רֽוּחַ׃ = Ruach = vento, sopro, Espírito.

6. Os Três Futuros

6.1 - O futuro do justo - "E tudo quando fizer prosperará"

O verbo hebraico usado aqui é "Tsalakh" = que significa "prosperar, triunfar, atravessar"

6.2 - O futuro do ímpio - "Não subsistirão no juízo"

No original traz o verbo קֻמ = kum = que quer dizer: "levantar-se, rebelar-se, resistir"

O ímpio não poderá ao menos se levantar no dia do juízo.

6.3 - O futuro do pecador - "Não subsistirão na congregação dos justos"

A palavra para congregação no hebraico é עֲדַת = odat > e é oriunda do verbo que significa "adornar".

O salmista está afirmando que os pecadores não comporão o adorno, jóia dos justos [ figura da salvação, promessas, dons etc]. Sendo assim, não serão reconhecidos pelo Senhor, e serão espalhados pelo horizonte afora.

7. Os Dois Caminhos

7.1 - O caminho do justo - "É conhecido pelo Senhor"

7.2 - O caminho do ímpio - "conduz à ruína"

O verbo usado no original é אבֵֽד = 'avad = que equivale a "perder-se, errar, perecer, sumir". Deste verbo deriva-se a palavra "Abadom" = destruição. Entendemos que o caminho do ímpio conduz a perdição e a destruição. Enquanto que o caminho dos justos é conhecido pelo Todo Poderoso.


Bibliografia : Centro de Cultura Bíblica Bereshit. Coleção: Salmos. Ano 2006. Prof. Pr. Hilmar S.E. Kaiser - Th.D, Ph.D

FONTE: A SUPREMACIA DAS ESCRITURAS

ESPAÇO DO LEITOR: ALESSANDRO CRISTIAN

GRIPE SUÍNA, TERREMOTOS... E A VOLTA DE CRISTO SE APROXIMA

Certa ocasião, questionado por seus discípulos acerca dos sinais de Sua Vinda e do fim do mundo Jesus respondeu, dentre outras coisas:

“... porque muitos virão em meu nome, dizendo: Eu sou o Cristo; e enganarão a muitos. E ouvireis de guerras e de rumores de guerras; olhai, não vos assusteis, porque é mister que isso tudo aconteça, mas ainda não é o fim. Porquanto se levantará nação contra nação, e reino contra reino, e haverá fomes, e pestes, e terremotos, em vários lugares”. (Mateus 24.5-7)

Os sinais elencados pelo Mestre naquela ocasião, no Monte das Oliveiras, estão bem patentes em nossos dias. Não é necessário ser nenhum PhD em História, Geografia ou Teologia para perceber.

Falsos profetas e lobos vestidos de cordeiro tem se proliferado no seio do cristianismo desde seu princípio.

O mundo já presenciou duas grandes guerras, incontáveis combates de menor proporção entre nações e um sem número de batalhas, com alguns milhões de inocentes perdendo a vida.

É fato que há fome em todo o mundo, numa proporção que, do aconchego (e por que não dizer, do comodismo) de nossos lares, não temos a mínima noção. Basta olhar para alguns países da África, para algumas regiões do Brasil, ou mesmo para sua cidade. Pergunte para aquele mendigo que vive em seu bairro o que foi que ele comeu no dia anterior.

As pestes estão aí... só para citar algumas: a AIDS... a SARS (síndrome respiratória aguda severa) ... a gripe aviária (que não é SARS, embora por vezes seja confundida com)... e, nos últimos dias, a gripe suína.

Esta última, até a presente data já fez cerca de 150 vítimas fatais só no México, país onde surgiu. Também foram diagnosticados casos nos Estados Unidos e Canadá, além de suspeitas em mais cinco países. Cogita-se (ou teme-se) a possibilidade disso se transformar em uma pandemia. No Brasil ainda não há ocorrência, graças a Deus.

Quanto aos terremotos, no século XX, foram registrados mais de 5.200 ao redor do mundo. Ressaltemos só os últimos, ocorridos na Itália em abril de 2009: centenas de vítimas fatais e centenas de milhares de desabrigados.

“E os sinais da Sua Vinda mais se mostram cada vez... Vencendo vem Jesus...”

Quem tem ouvidos, ouça... quem tem olhos, veja... E esteja atento para a voz de Jesus:
“Acautelai-vos...” e “Portanto, vigiai...”. O Rei está voltando...

Que Deus nos abençoe em Nome de Jesus.

Fonte: ALESSANDRO CRISTIAN

PLANO DE MOBILIZAÇÃO PELA EDUCAÇÃO: COMO ENVOLVER A SUA IGREJA

Convidamos você, trabalhador, empresário, profissional liberal, membro de igreja, estudante, representante de sindicatos e outras entidades de representação social, membro de ONG´s, associações e entidades, a juntar-se a nós, tornando-se um mobilizador pela Educação.

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO

Nosso público-alvo prioritário são pais, mães e responsáveis por crianças e jovens que estudam em escolas públicas. Os pais e responsáveis precisam saber que têm o direito de reivindicar o que há de melhor em educação para seus filhos. A Constituição diz que isso é um dever do Estado. Se a sociedade e as famílias incorporarem a educação como valor essencial para os cidadãos, a árdua tarefa de transformar a educação brasileira será mais fácil..

Além disso, pesquisas internacionais e nacionais mostram que, quando a família participa da educação de suas crianças e jovens, eles apresentam os seguintes resultados:

Melhor desempenho na leitura;
Maior desenvolvimento da linguagem;
Mais motivação;
Comportamentos pró-sociais;
Hábitos de qualidade nos trabalhos

Para motivá-lo a participar da rede de mobilizadores pela melhoria da educação no Brasil, apresentamos várias opções que facilitam seu trabalho.

Sua atuação na comunidade onde vive, no seu trabalho voluntário e nas atividades profissionais será de extrema importância para garantir o direito de todos os brasileiros a uma educação de qualidade. Saiba como no passo-a-passo para a mobilização.


PASSO-A-PASSO PARA A MOBILIZAÇÃO

Conheça os documentos básicos da mobilização

a) Plano de Mobilização Social pela Educação
veja aqui
b) Plano de Mobilização de Igrejas Cristãs pela Educação veja aqui
c) Manual do Mobilizador veja aqui
d) Cartilha “Acompanhem a vida escolar de seus filhos” destinada a famílias que possuam filhos nas escolas públicas. Contém dicas e orientações para o cuidado com a educação em casa e na escola. Deve ser usada como um instrumento complementar à atuação junto às família, com explicação sobre seu conteúdo e a importância de cada ponto abordado. Disponível em meio eletrônico e impresso veja aqui
e) Folheto - com mensagens e dicas curtas para as famílias, falando sobre a importância de participar da educação dos filhos. Para ser distribuído em larga escala. Distribuição sob consulta, veja abaixo nosso email e fale conosco
.
f) Folder – “Plano de mobilização de igrejas cristãs pela educação”
veja aqui

  • Para mobilizadores de Igrejas


    Documentos disponíveis
    - Cartilha “Acompanhem a vida escolar de seus filhos” -.
    veja aqui
    - Folheto veja abaixo nosso email e fale conosco.
    - Folder
    veja aqui

    Além dos documentos básicos da mobilização, as igrejas têm recebido orientação específica de suas lideranças, que participam do GT da Mobilização. Essas orientações dizem respeito a como e quando mobilizar e os locais onde já existem comitês de mobilização formados. Procure a liderança de sua igreja ou fale conosco.


  • Para mobilizadores de Empresas


    Documentos disponíveis
    - Cartilha “Acompanhem a vida escolar de seus filhos” - veja aqui
    - Folheto veja abaixo nosso email e fale conosco.

    Além dos documentos básicos da mobilização, que dão orientação geral, sobre como mobilizar, as empresas têm sido convidadas a desenvolver, entre outras, as seguintes atividades:

    Imprimir e distribuir a cartilha “Acompanhem a vida escolar de seus filhos” para seus empregados e colaboradores. Caso queira imprimir sua logomarca na cartilha,
    veja abaixo nosso email e fale conosco.

    Imprimir a cartilha para ser distribuída pelos colaboradores da empresa que fazem trabalho social voluntário e para as famílias que residem nas comunidades onde ela atua. Caso queira imprimir sua logomarca na cartilha,
    veja abaixo nosso email e fale conosco.

    Imprimir e distribuir folhetos com mensagens e dicas curtas para as famílias, falando sobre a importância de participar da educação dos filhos. Prestadoras de serviço também podem imprimir as mensagens nos documentos enviados aos clientes e usuários (contas de luz, gás, água e telefone, boletos bancários, carnês etc.). Caso queira imprimir sua logomarca no folheto,
    veja abaixo nosso email e fale conosco.

    Divulgar as dicas dos folhetos e outras mensagens nos murais da empresa, em locais de grande circulação de empregados e nos meios de comunicação internos e externos que possuem.

  • Para mobilizadores de Sindicatos
    e outras entidades de representação de trabalhadores



    Documentos disponíveis
    - Cartilha “Acompanhem a vida escolar de seus filhos”
    veja aqui
    - Folheto - veja abaixo nosso email e fale conosco.


    Além dos documentos básicos da mobilização, que dão orientação geral, sobre como mobilizar, os sindicatos e outras entidades de representação de trabalhadores têm sido convidados a desenvolver, entre outras, as seguintes atividades:

    Imprimir e distribuir a cartilha “Acompanhem a vida escolar de seus filhos” para seus associados e colaboradores. Caso queira imprimir sua logomarca na cartilha,
    veja abaixo nosso email e fale conosco.

    Imprimir e distribuir folhetos com mensagens e dicas curtas para as famílias, falando sobre a importância de participar da educação dos filhos.

    Divulgar as dicas dos folhetos e outras mensagens nos murais da entidade, nos eventos com os associados e nos meios de comunicação internos e externos que possuem.

  • Para mobilizadores de Entidades de representação empresarial
    e de profissionais liberais



    Documentos disponíveis
    - Cartilha “Acompanhem a vida escolar de seus filhos”.
    veja aqui
    - Folheto veja abaixo nosso email e fale conosco.

    Além dos documentos básicos da mobilização, que dão orientação geral, sobre como mobilizar, as entidades têm sido convidadas a desenvolver, entre outras, as seguintes atividades:

    Divulgar a cartilha “Acompanhem a vida escolar de seus filhos” para seus associados e colaboradores, incentivando-os a imprimir o material para distribuição para seus empregados e colaboradores. Caso queira imprimir sua logomarca na cartilha,
    veja abaixo nosso email e fale conosco.

    Divulgar para seus associados e colaboradores folhetos com mensagens e dicas curtas para as famílias, falando sobre a importância de participar da educação dos filhos. Caso queira imprimir sua logomarca na cartilha,
    veja abaixo nosso email e fale conosco.

    Divulgar as dicas dos folhetos e outras mensagens nos murais da entidade, nos eventos com os associados e nos meios de comunicação internos e externos que possuem.

  • Para mobilizadores profissionais da área da saúde


    Materiais disponíveis
    - Cartilha “Acompanhem a vida escolar de seus filhos” -
    veja aqui
    - Folheto - veja abaixo nosso email e fale conosco.

    Além dos documentos básicos da mobilização, que dão orientação geral sobre como mobilizar, os profissionais da área da saúde têm sido convidados a desenvolver, entre outras, as seguintes atividades:


    Entregar a cartilha “Acompanhem a vida escolar de seus filhos” para os públicos com os quais interage – pais, mães e responsáveis por crianças e jovens que estudam em escolas públicas - falando sobre a importância da família no desempenho escolar dos estudantes. Caso queira exemplares da cartilha,
    veja abaixo nosso email e fale conosco.

    Aproveitar os momentos de interação com as famílias para falar sobre a responsabilidade da família na educação dos filhos.


    Entregar para os públicos com os quais interage folhetos com mensagens e dicas curtas para as famílias, falando sobre a importância de participar da educação dos filhos. Caso queira exemplares do folheto,
    fale conosco

    Divulgar as dicas dos folhetos e outras mensagens nos murais e quadros de aviso dos locais onde trabalha.


    Sensibilizar seus colegas de trabalho a atuarem como mobilizadores pela educação.
Para mobilizadores de organizações não governamentais
e voluntários de programas sociais



Materiais disponíveis
- Cartilha “Acompanhem a vida escolar de seus filhos” -
veja aqui
- Folheto - veja abaixo nosso email e fale conosco.

Além dos documentos básicos da mobilização, que dão orientação geral sobre como mobilizar, as ONG’s e voluntários de programas sociais têm sido convidados a desenvolver, entre outras, as seguintes atividades:

Entregar a cartilha “Acompanhem a vida escolar de seus filhos” para as famílias que têm crianças e jovens estudando em escolas públicas, falando sobre a importância da família no desempenho escolar dos estudantes. Caso queira exemplares da cartilha,
veja abaixo nosso email e fale conosco.

Aproveitar os momentos de interação com as famílias atendidas pela entidade ou pelos voluntários para falar sobre a responsabilidade da família na educação dos filhos.

Entregar para os públicos com os quais interagem folhetos com mensagens e dicas curtas para as famílias, falando sobre a importância de participar da educação dos filhos. Caso queira exemplares do folheto,
veja abaixo nosso email e fale conosco.

Divulgar as dicas dos folhetos e outras mensagens nos murais e quadros de aviso das ONG’s e de instituições com as quais trabalha.

Fonte: BLOG DA MOBILIZAÇÃO (MEC)

Se você é do Estado de Pernambuco, deseja maiores informações e tem interesse em participar do Plano de Mobilização, entre em contato conosco através de e-mail ou fone conforme abaixo:

altair.germano@gmail.com
(81) 9232 0617

Se é de outro Estado, entre em contato com
andrea.leme@mec.gov.br

ESPAÇO DO LEITOR


Se você é leitor do blog e desejaria ver por aqui um post de vossa autoria, envie para o nosso e-mail o seu texto, que após análise poderá ser publicado.

Você poderá também indicar o link de seu blog, enviando junto uma autorização para publicar vossos textos com a devida citação da fonte.

e-mail: altair.germano@gmail.com (ESPAÇO DO LEITOR)

Abraços!

quarta-feira, 29 de abril de 2009

GRIPE SUÍNA: VÍRUS ATINGE A INTERNET


Atenção blogueiros e internautas!

Um vírus está sendo enviado via e-mail, em mensagens que alegam trazer um maior esclarecimento sobre a gripe suína. Fiquem atentos!

CONFIAR, OU NÃO CONFIAR?

Por Adalberto Alves de Sousa.

“Maldito o homem que confia no homem” – Jr 17.5a

A cena é corriqueira: um irmão, decepcionado, relata um episódio em que outro irmão deixou de honrar compromisso assumido, mesmo tendo empenhado a palavra. Ao concluir sua história, ele ouve: “É, irmão, bem que a Bíblia nos adverte: ‘Maldito o homem que confia no homem’”.

Será que a aplicação do texto bíblico está correta para o caso acima? Certamente que não. Primeiro, porque essa declaração é apenas o início de um texto mais amplo, que diz: “Maldito o homem que confia no homem, faz da carne mortal o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!”. Segundo, porque, se continuarmos a leitura, o verso 7 nos mostrará claramente que o contexto é de salvação da alma: “Bendito o homem que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor”. Observe a oposição “aparta o seu coração do Senhor” x “cuja esperança é o Senhor”. Essas duas expressões definem no texto o “maldito” (“Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno” – Mt 25.41b) e o “bendito” (“Vinde, benditos de meu Pai! entrai na posse do reino que vos está preparado desde a fundação do mundo” – Mt 25.34b).

Quando lemos um texto é fundamental identificar o contexto em que ele se insere.

Fonte: PRAZER DA PALAVRA

PR. SILAS MALAFAIA: 1º VICE-PRESIDENTE DA CGADB

Pois é, o pastor Silas Malafaia é o novo 1º vice-presidente da CGADB (eleito com uma diferença de 304 votos). Devido às declarações feitas na TV e às suas posturas polêmicas, inclusive, salvo melhor juízo, deixando entender que não gostaria de ser eleito, caso o pastor José Wellington ganhasse a eleição para presidente, muitas dúvidas surgiram entre os convencionais, os assembleianos, e até mesmo entre membros e pastores de outras denominações. Tenho sido abordado constantemente com as seguintes perguntas?

- O pastor Silas Malafaia vai renunciar?
- O pastor Silas Malafaia passará a apoiar a gestão do Pr. José Wellington, ou se manterá na condição de "oposição"?
- O pastor Silas Malafaia tem tempo para cuidar de seus negócios e para ser um 1º vice-presidente da CGADB atuante?
- O pastor Silas Malfaia será candidato a presidente nas próximas eleições da CGADB?
- O pastor Silas Malafaia, como atual 1º vice-presidente da CGADB, continuará promovendo a venda da Bíblia de Estudo Batalha Espiritual e Vitória Financeira, sem nenhuma ressalva em relação a Teologia da Prosperidade, presente em alguns comentários e notas da referida Bíblia?

Bem amados, quem sou eu para entrar na mente do nobre companheiro, por quem oro pedindo que o Senhor o ajude a não perder o "foco" de sua clara vocação televangelística, e a não negociar e relativizar princípios doutrinários por questões meramente comerciais.

Penso que algumas destas perguntas só poderão ser respondidas com exatidão, pelo próprio pastor Silas Malafaia. Outras, só o tempo nos trará a resposta final.

A ESPIRITUALIDADE NO PREPARO DO SERMÃO


A verdadeira espiritualidade no preparo de um sermão consiste no equilíbrio da aplicação dos princípios hermenêuticos, exegéticos e homiléticos, associados à dependência, direção e unção do Espírito Santo.

terça-feira, 28 de abril de 2009

BLOG: NOVA PARCERIA

Firmamos uma nova parceria, desta feita através de uma agradável conversa com o pastor Eliel Soares (foto abaixo), Senior Pastor da Assembleia de Deus Ministério do Belém em Los Angeles, Califórnia (EUA).

A partir de então, nossos leitores terão através deste blog, acesso aos links do site e do blog do pastor Eliel Soares, como também, aos links das seguintes organizações:

- UNIVERSIDADE MENORAH
- TV GOSPEL
- PROJETO SEMEADURA

Atendendo ao convite do nobre companheiro, estarei integrando sua estrutura organizacional, através do envio de materiais, publicações e apostilas.

Que em todas as coisas o nome do Senhor seja glorificado!

CGADB PR RUI RAIOL REVELA SEGREDOS DE DEUS SOBRE A PROFECIA 7ª PARTE

CGADB PR RUI RAIOL REVELA SEGREDOS DE DEUS SOBRE A PROFECIA 6ª PARTE E LANÇA DESAFIO À MESA DIRETORA

CGADB PR RUI RAIOL REVELA SEGREDOS DE DEUS SOBRE A PROFECIA 5ª PARTE

CGADB PR RUI RAIOL REVELA SEGREDOS DE DEUS SOBRE A PROFECIA 4ª PARTE

CGADB PR RUI RAIOL REVELA SEGREDOS DE DEUS SOBRE A PROFECIA 2ª PARTE

CGADB PR RUI RAIOL REVELA SEGREDOS DE DEUS SOBRE A PROFECIA 1ª PARTE

ENTREVISTA NA RÁDIO NOVAS DE PAZ - AM 1380 Khz

Estarei amanhão às 8h35, na Rádio Novas de Paz, no programa do pastor Francisco Tércio, participando de uma entrevista sobre o lançamento do livro "Reflexões: por uma prática cristã autêntica e transformadora". Na ocasião falaremos também sobre a importância da Educação Teológica para o cristão e o obreiro.

Durante a programação estaremos premiando alguns ouvintes com 01 exemplar do livro.

Até lá, se Deus quiser.

"SAMUEL CÂMARA VENCEU A ELEIÇÃO"- PASTOR RUI RAIOL REVELA SEGREDOS DE DEUS SOBRE A PROFECIA

Atendendo ao pedido que o pastor Rui Raiol me fez por e-mail, segue abaixo o texto que consta em seu site, explicando a relação entre a profecia e o post publicado pelo mesmo.

"DO BANCO EM QUE DANIEL BERG E GUNNAR VINGREN SENTARAM AO CHEGAR A BELÉM DO PARÁ, O PASTOR RUI RAIOL REVELA SEGREDOS DE DEUS SOBRE A PROFECIA E LANÇA DESAFIO À MESA DIRETORA DA CGADB

Amados irmãos em Cristo,

Atendendo a milhares de pessoas que têm visitado diariamente este site e estão confusas quanto a profecia, a antecipação da vitória do pastor Samuel Câmara que anunciei e o resultado da eleição, venho dizer o seguinte:

1) A partir de hoje, o Brasil conhecerá que verdadeiramente o Espírito de Deus tem falado conosco pela profecia e que a divulgação antecipada do resultado foi mesmo uma revelação que o Senhor trouxe a mim no dia 16 de abril, uma semana antes da apuração.

2) Conforme postei dia 2 de abril, até àquela ocasião, tudo o que havia era a profecia, sem menção a resultado de eleição. Disse ali que se alguém quisesse saber o resultado antecipadamente perguntasse diretamente a Jesus, porque Ele responde orações na hora, desde que o crente esteja afinado com a corte celeste, como disse Spurgeon.

3) Pois bem, foi exatamente isso que eu fiz: no dia 16 de abril, entrei na presença do Altíssimo para inquirir quem, aos olhos da Presciência, havia vencido a eleição para a presidência da CGADB. Naquela hora, o Espírito de Deus tratou comigo por 3 VEZES e claramente me respondeu: “SAMUEL CÂMARA VENCEU A ELEIÇÃO”. Por isso, postei o resultado. Confira nos vídeos como Deus falou comigo.

4) Na manhã desta segunda-feira, 27 de abril, estive orando no mesmo banco em que Daniel Berg e Gunnar Vingren sentaram para descansar, ao desembarcarem, em 19 de novembro de 1910, em Belém do Pará, e onde fizeram a primeira oração em terras brasileiras. Desse memorável lugar, convido você para uma jornada em que, como homem de Deus nesta nação, iremos tratar do que está de verdade acontecendo entre alguns líderes da Assembleia de Deus no Brasil.

5) Ao fazer isso, dirijo-me a homens e mulheres de Deus, pessoas que oram, têm intimidade com o Espírito Santo e prezam pela Verdade. É com vocês que falo, não a outros, porque sei que estaria atirando preciosas pérolas do Espírito de Deus a porcos. Estou consciente que não posso ensinar virtudes ao diabo.

6) Convido-lhe agora a sentar-se comigo no banco dos pioneiros e escutar os segredos de Deus que vou tratar em cada vídeo, na ordem cronológica de 1 a 7. Convido-lhe a tratar sobre a Verdade na presença do Deus Todo-Poderoso. Convido-lhe a ouvir novamente a profecia e orar pelos destinos da Assembleia de Deus neste país.

Comecemos esta jornada em nome de Jesus!Abaixo, os links.

Em oração.

Rui Raiol
VÍDEO 7: http://www.youtube.com/watch?v=IJ9D3Szd5Dg

Fonte: www.ruiraiol.com.br

UMA SUBLIME VISITAÇÃO DE DEUS!

Relutei muito em escrever este pequeno post, até que me lembrei dos homens de Deus que na Bíblia registraram e narraram suas marcantes experiências vocacionais e ministeriais, como foi o caso de Moisés (Êx 3.1-10), Josué (Js 1.1-9), Isaías (Is 6.1-8), Jeremias (Jr 1.1-10), Amós (Am 7.14-15), Mateus (Mt 9.9) e outros.

Já faz alguns meses, acordei pela manhã e antes de pegar um vôo para Brasília, como de costume, abri a Bíblia para a minha leitura matinal. O texto que me saltou aos olhos foi 2 Rs 2.9-14, que diz:

"Havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que eu te faça, antes que seja tomado de ti. Disse Eliseu: Peço-te que me toque por herança porção dobrada do teu espírito. Tornou-lhe Elias: Dura coisa pediste. Todavia, se me vires quando for tomado de ti, assim se te fará; porém, se não me vires, não se fará. Indo eles andando e falando, eis que um carro de fogo, com cavalos de fogo, os separou um do outro; e Elias subiu ao céu num redemoinho. O que vendo Eliseu, clamou: Meu pai, meu pai, carros de Israel e seus cavaleiros! E nunca mais o viu; e, tomando as suas vestes, rasgou-as em duas partes. Então, levantou o manto que Elias lhe deixara cair e, voltando-se, pôs-se à borda do Jordão. Tomou o manto que Elias lhe deixara cair, feriu as águas e disse: Onde está o SENHOR, Deus de Elias? Quando feriu ele as águas, elas se dividiram para um e outro lado, e Eliseu passou."

Louvei a Deus por sua palavra, fiz uma breve oração e segui viagem.

No avião, tomei em mãos um livro que levara para ler durante o vôo, intitulado "Filosofia em comum", da Marcia Tiburi.

Enquanto atentava no texto em mãos, de súbito, minha mente foi tomada pela lembrança da passagem bíblica lida em casa. Logo em seguida fui envolvido pela sublime presença de Deus.

O Senhor ministrou ao meu coração naquela manhã com base em sua Palavra, confirmando alguns dos seus propósitos para a minha vida e revelando-me outros.

"Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que cumprirei a boa palavra que proferi à casa de Israel e à casa de Judá." (Jr 33.14)

Deus é fiel!

O SUBLIME ATO DE LER A BÍBLIA DEVOCIONALMENTE!

Muitos já não lêem a Bíblia diariamente como prática devocional. Limitam-se apenas à leitura investigativa e ao estudo sistemático das Escrituras.

Perderam o hábito de ler a Bíblia pelo simples e sublime prazer de ler.

"Quanto amo a tua lei! É a minha meditação, todo o dia!" (Sl 119.97)

UMA SUBLIME ORAÇÃO!


Acordei hoje por volta das 5 horas da manhã com um profundo desejo de interceder por parentes, familiares, amigos, irmãos, companheiros e por algumas situações específicas relacionadas com a minha vida e ministério, e com a igreja do Senhor Jesus.

Uma forte convicção dos cuidados de Deus, juntamente com uma sublime sensação de paz interior, envolveram todo o meu ser.

"Mas, se tu de madrugada buscares a Deus, e ao Todo-poderoso pedires misericórdia, se fores puro e reto, certamente logo despertará por ti, e restaurará a morada da tua justiça. O teu princípio, na verdade, terá sido pequeno, mas o teu último estado crescerá em extremo." (Jó 8.5-7)

PR. ROBERTO JOSÉ É ELEITO 5º SECRETÁRIO DA MESA DIRETORA DA CGADB

Não poderia deixar de parabenizar o meu irmão, amigo e pastor Roberto José dos Santos, presidente da COMADALPE e da Assembléia de Deus em Abreu e Lima-PE, por sua eleição para a 5ª secretaria da Mesa Diretora da CGADB.

Para nós, obreiros e igreja, é uma grande honra.

Esperamos em Deus que nesta nova responsabilidade, o nosso ilustre pastor colabore mais ainda para o crescimento do Reino de Deus, para a manutenção da unidade, dos bons costumes e da sã doutrina em nossa denominação.

"Então o Senhor olhou para ele e disse: Vai nesta tua força..." (Jz 6.14)

segunda-feira, 27 de abril de 2009

UM GRANDE LIVRAMENTO!

No retorno para Pernambuco da 39 ª AGO da CGADB, em Serra-ES, no dia 24/04, os três ônibus de nossa caravana, guiados por motoristas experientes da Viação Itapemirim, erraram um trecho na estrada, no trevo antes de Linhares-ES, gerando um atraso de 2 a 3 horas de viagem.

Em meio a algumas reclamações, nos tranquilizamos sabendo que tudo é permissão de Deus.

Quando paramos algumas horas depois do incidente, na cidade de Itabuna-BA, tomamos conhecimento que cerca de 2 a 3 horas antes, um grupo de assaltantes fez um arrastão em todos os ônibus que se encontravam estacionados naquele ponto de apoio.

Se os nossos motoristas não tivessem errado o trecho, teríamos sidos assaltados também.

Na realidade, quem guiava os ônibus era o Senhor! Glória para Ele!

SUBSÍDIO PARA LIÇÕES BÍBLICAS

Até quarta-feira, se Deus quiser, publico o subsídio sobre a Lição "A Imoralidade em Corinto".

Abraços!

O VOTO FALA!

O voto fala!

Quando se recebe o voto, quer seja num pleito secular ou cristão, ele pode significar:

- Bom mandato realizado!
- Confiamos em você!
- Seu discurso se confirma com o seu exemplo!
- Estamos lhe dando uma oportunidade, não nos decepcione!
- Estamos lhe dando uma nova oportunidade, não nos decepcione!
- Estamos lhe dando a última oportunidade, não nos decepcione!
- Você nasceu para isto!
- Você possui as competências necessárias para o cargo!
- Você é o melhor candidato!
- Você é o menos ruim!
- Paguei o que lhe devo!
- Sua persistência valeu apena!
- Chegou o seu tempo!
- Realize o que você prometeu!
- Você foi ético na campanha!
- Esta é a vontade de Deus para a sua vida!

Quando não se recebe o voto, ele pode estar dizendo:

- Você realizou um péssimo mandato!
- Confiamos em você, mas aí não é o seu lugar!
- Você não tem as competências necessárias para o cargo!
- Você não merece nossa confiança!
- Seu discurso não condiz com o seu exemplo!
- Você não nasceu para isto!
- Você foi longe demais!
- Você não me compra!
- Não adianta insistir, esqueça esse negócio!
- Ainda não é o tempo!
- Não perca tempo!
- Reveja vossas posições, conceitos, posturas e estratégias!
- Espere mais um pouco!
- Você jogou sujo na campanha!
- Esta não é a vontade de Deus para a sua vida!

Que o Senhor nos ajude a discernir a voz do voto, por meio da oração e da reflexão crítica!

domingo, 26 de abril de 2009

LIVRO "REFLEXÕES" NA 39ª AGO DA CGADB

Quero aqui, de forma pública, agradecer ao meu irmão e amigo Ronaldo Rodrigues de Souza, Diretor Executivo da CPAD, pela gentileza em autorizar a exposição de meu livro Reflexões: por uma prática cristã autêntica e transformadora, no stand da CPAD (Casa Publicadora das Assembléias de Deus), instalado no Pavilhão de Carapina, por ocasião da 39ª AGO da CGADB. Aproveito também para lhe parabenizar pela excelência e competência no exercício de suas funções.

Agradeço também a atenção especial que recebi do Gerente Comercial Cícero da Silva, e dos gerentes das lojas da CPAD que lá se encontravam, dentre eles Marco Aurélio (Brasília), Alex Gomes (Bahia), João Batista (Pernambuco), Jefferson de Freitas (São Paulo). Fique feliz em saber que todos são leitores assíduos do blog.

Pude durante o evento, presentear com um volume, alguns nobres companheiros, dentre os quais Pr. José Wellington (SP), Pr. José Wellington Jr. (SP), Pr. Mark Lemos (SP), Pr. Temóteo Ramos (RJ), Pr. Isaías Coimbra (RJ), Pr. Geremias do Couto (RJ), Pr. Esdras Bentho (RJ), Pr. César Moisés (RJ), Pr. Silas Daniel (RJ), pastor Antonio Gilberto (RJ), Pr. Claudionor de Andrade (RJ), Pr. Alexandre Coelho (RJ), Pr. Nestor Mesquita (PI), Pr. José Neco (AL), Pr. Donizete Inácio (AL), Pr. José Carlos (PB), Pr. Alvaro Cavalcante (PB), Pr. Martins Alves (RN), Pr. Emídio Pacheco (PB), Pr. Orcival Pereira (DF), Pr. Ailton José Alves (PE) e Pr. Francisco Eurico (PE).

Fiquei feliz com os elogios que recebi pelo conteúdo da obra.

O livro Reflexões: por uma prática cristã autêntica e transformadora (15 x 21, 117 páginas), é uma coletânea de artigos críticos sobre vários aspectos da vida, igreja, educação e ministério cristão, escrito numa linguagem clara e transparente. Dentre outros temas, aborda as seguintes questões:

- A relação do cristão com o seu próprio corpo (estética corporal)
- As distorções na busca, manifestação e uso dos dons de curar
- O cristão e o uso da televisão
- A decadência da oração na igreja
- Os equívocos sobre o batismo no Espírito Santo
- Como vencer a angústia e a falta de paz interior
- A relação entre igreja e política
- A igreja e a questão homossexual
- A falsidade presente na igreja (falsos obreiros e crentes)
- Modismo teológicos e doutrinários
- A corrupção na igreja
- As enganosas motivações para o estudo teológico
- A Teologia da Prosperidada na Bíblia de Estudo Batalha Espiritual e Vitória Financeira
- Os falsos televangelistas
- O uso equivocado da autoridade espiritual
- O profissionalismo e a busca alucinada de nossos pregadores/ensinadores por fama e dinheiro

Alguns deste artigos foram publicados no blog, que infelizmente, não pode ser acessado por todos, devido a exclusão digital que ainda impera em nosso país.

Adquira já e divulgue esta obra.

O livro se encontra à venda na Livraria CPAD de Recife (81-21284750) e na Livraria Luz e Vida (81-32244767). Pode ser adquirido também por e-mail (altair.germano@gmail.com) e depósito bancário (UNIBANCO, ag. 7310, c/c 131574-2).

Espero em Deus, poder em breve colocar nosso livro a disposição em todas as lojas da CPAD e livrarias evangélicas do país.

Nas livrarias, o livro custa R$ 19,90. Para envio pelos correios R$ 25,00 (já incluída as despesas postais).

Para pedidos, convites e contatos:

altair.germano@gmail.com

(81) 9232 0617

LANÇAMENTO: MENSAGENS, ESTUDOS E EXPLANAÇÕES EM CORÍNTIOS

Tive a honra de ser presenteado pelo pastor Antonio Gilberto (foto ao lado), com um volume do seu mais novo livro Mensagens, Estudos e Explanações em Coríntios, publicado pela CPAD.

A obra é uma ferramenta indispensável como auxílio nas lições bíblicas deste trimestre, e já encontra-se à venda nas Livrarias CPAD.

Transcrevo abaixo a dedicatória que o meu pai/mestre me fez com o seu autógrafo:

"Ao meu filho (adotivo, com muita honra) Altair, o meu modesto autógrafo como autor desta obra, pela graça de Deus, não só o autógrafo, mas o próprio volume eu lhe dedico com muito prazer. Antonio Gilberto, Serra-ES, AGO CGADB, 24/04/2009"

Nobre pastor Antonio Gilberto, vossa vida e ministério é um grande presente de Deus para todos nós.

O Senhor em tudo continue lhe abençoando!

SOBRE O POST DO BLOG DO PR. MARK LEMOS

O nobre companheiro e pastor Mark Lemos, publicou em seu blog um post com o seguinte título: "Desejos e Delírios no Blog do Pr. Altair Germano." Segue abaixo as minhas considerações:

"Desejos. Nessa reta final, especificamente nesse post, o pastor Altair se revelou tendencioso a uma possível reeleição do Pr. Jose Wellington"

Não me percebi com uma postura tendenciosa. Simplesmente fiz uma projeção fundamentada em dados, informações e análise pessoal das circunstâncias, que acabou se confirmando com os resultados das eleições.

"Delírios. As informações passadas deveriam ser regidas por moderação e neutralidade. A ausência dessas coisas geralmente compromete nossas palavras."

Não escrevo como jornalista. Meu blog é "pessoal". Procuro o máximo possível não ser injusto e parcial em minhas colocações. Falar de neutralidade absoluta sobre qualquer questão que se analisa ou se escreve, beira a utopia. Por exemplo, no post que escreveu sob o título "LAMENTÁVEL", as duras críticas que fez a gestão e posturas do pastor José Wellington, deixa explícito (ou implícito) a sua preferência pela candidatura do pastor Samuel Câmara (fato este comprovado na 39ª AGO, quando se apresentou ao lado do referido candidato em seu discurso). Não vejo nada de errado nisto. Assim como qualquer pastor assembleiano, temos as nossas preferências, perspectivas e convicções pessoais (equivocadas ou não). Entendo que nem sempre as nossas palavras são "comprometidas" por nossas preferências, mas sim, pelo nível de sinceridade e verdade delas. Nunca agradaremos a todos com nossas opiniões e preferências pessoais, e não é esta a minha intenção, desejo ou delírio.

"
'A maioria dos pastores que lá estarão para votar, são membros de Convenções Estaduais cujos presidentes apóiam a chapa encabeçada pelo atual presidente da CGADB. Tais convenções possuem também um quantitativo superior de obreiros'. Esta afirmação infere que os obreiros não teriam o direito de livre escolha na hora da eleição e que teriam que votar no candidato que o presidente da convenção escolher por eles? Devemos ter ciência que algumas Convenções têm praticamente forçado seus ministros votarem no atual presidente, sob pena de retaliações."

É claro que o direito da livre escolha e do voto devem prevalecer. Mas, alguém tem dúvidas sobre o poder de influência dos pastores presidentes das Convenções Estaduais? Alguém teria a coragem de negar, que a tentativa de forçar o voto, mediante ameaças de retaliações, partiu tanto de pastores que apoiavam um, como o outro candidato? Particularmente, não acredito que o pastor José Wellington, nem o pastor Samuel Câmara aprovam tais posturas.

"'Há praticamente regiões inteiras apoiando o Pr. Jose Wellington, como é caso do Nordeste'. Como é possível ter tanta certeza assim?"

Não tinha "tanta" certeza assim. Tinha apenas convicções pessoais. Como já escrevi, fiz uma projeção (não uma profecia ou profetada) com base numa análise pessoal (e por isso falível) dos fatos. Muito embora o pastor José Wellington foi eleito, fica claro (visto a falibilidade de quem projeta sem dados estatísticos e científicos precisos), que a eleição foi mais "apertada" do que eu esperava (foram apenas 756 votos de diferença).

"
'O pastor José Wellington confia em suas realizações (Reestruturação da CPAD, instalação da Editora Patmos nos EUA, construção de um prédio moderno para a sede da administração da CGADB e CPAD, concessão da Patente "Assembléia de Deus", reconstrução do edifício da FAECAD, realização do Programa Movimento Pentecostal e da Web Rádio, realização de Conferências de Escola Bíblica Dominical, Fóruns de Missões, Simpósio de orientação jurídica, ELADS etc.) para continuar na administração da CGADB e de todos os órgãos a ela ligados'. Quais os benefícios plausíveis de tudo isso? Os CAPEDS já existiam antes do Pr. JW assumir o poder, os ELADS tem se tornado um fórum para intermináveis reformas de estatuto e plataforma para intermináveis reeleições, o fórum de missões tem surtido pouquíssimo efeito, e continuamos a exportar nossas divisões para o exterior onde os trabalhos são congregações dos ministérios no Brasil e as brigas políticas entre ministérios daqui continuam la fora. Construções e reformas de prédios? Basta ter o dinheiro e um bom empreiteiro e você constrói qualquer coisa. Essas obras beneficiariam mais um candidato da vida pública do que um candidato para uma Convenção de Pastores. No mundo secular o eleitor menos atento vota em quem constrói mais pontes e viadutos, não enxergando as mudanças estruturais que são necessárias para melhorias da qualidade de vida a médio e longo prazo. Acredito que o Senhor conduzirá esse processo e fará cumprir sua vontade Soberana."

Concordo plenamente com o meu nobre companheiro Mark Lemos, no sentido de que muito precisa ser feito em todas as áreas de nossa igreja (evangelismo, missões, educação, mídia etc). Quanto mais política eclesiástica envolvida, menos visão de Reino e realizações prioritárias teremos.

Com certeza, o Senhor conduziu, e fez cumprir a sua vontade soberana neste processo eleitoral, com a reeleição do pastor José Wellington.

Não duvido do potencial e da contribuição que o pastor Samuel Câmara pode dar às Assembléias de Deus no Brasil. Se mais uma vez ele não conseguiu atingir os seus objetivos, elegendo-se presidente da CGADB, lhe cabe uma reflexão pessoal e íntima sobre suas intenções, motivações, posturas, estratégias, ações e projetos. Uma reflexão e busca daquilo que é a boa, perfeita e agradável vontade de Deus para a sua vida.

"Estarei em Vitória e vou procurar o Pr. Altair para conhecê-lo pessoalmente, dar um abraço e comprar seu livro autografado. Processos eletivos passam, e o que permanece são os desafios, e a necessidade de hombridade, companheirismo e fervor pela causa de Cristo."


Avistei o pastor Mark Lemos em Vitória-ES, fui ao seu encontro, lhe dei um abraço e o presenteei com um exemplar de meu livro.

Quero me unir ao nobre companheiro, grande educador, filho de um casal de missionários pioneiros no ensino teológico no Brasil (Pr. João Kolenda e Ruth Doris Lemos), diretor do IBAD - INTITUTO BÍBLICO DAS ASSEMBLÉIAS DE DEUS, instituição referencial na educação teológica, para vencer os desafios, promover a hombridade, o companheirismo e o fervor pela causa do Mestre.

No amor de Cristo,

Altair Germano


NOVO RECORD DO BLOG: 14.510 ACESSOS

Amados leitores, publiquei meu último post no dia 24 pois estava viajando de retorno a Pernambuco.

Quero agradecer e tributar toda honra, glória e louvor a Deus, pelos 14.510 acessos a este blog, no dia 24/04, por ocasião da apuração dos resultados das eleições da CGADB.

Espero no Senhor, continuar sendo digno da credibilidade e da audiência dos irmãos e amigos.

Retomarei hoje com a publicação das postagens, com um balanço geral das 39ª AGO da CGADB e com a publicação de novos artigos e estudos.

Abraços!

SOBRE A "PROFECIA" E "POSTAGEM" DO PR. RUI RAIOL

"A respeito da profecia, trata-se de uma palavra que o Senhor Deus trouxe sobre a vida e ministério do pastor Samuel. Ele cumprirá a seu tempo, como já discorri. Não controlo o relógio divino. Quem tem ouvidos afinados pelo Espírito de Deus, entenda!

Sobre a postagem que antecipou a vitória do pastor Samuel, foi ato meu, minha convicção, como afirmei bem antes também (disse: “PARTICULAMENTE, CREIO QUE O PASTOR SAMUEL CÂMARA GANHARÁ A ELEIÇÃO”). Deus NÃO QUIS assim. Amém! Será sempre maravilhoso para mim contrastar a sapiência divina com minha ignorância. Ele é o Mestre! Eu, um homem que se esforça para ser um servo inútil.

Que o Senhor Deus abençoe poderosamente a nova Mesa Diretora da CGADB. Esperamos os irmãos em 2011 para o Centenário!

Glória ao Amado! Ele reina em meu coração.

Belém do Pará, berço da Assembleia de Deus, 24 de abril de 2009.

Em oração.

Rui Raiol"

Fonte: www.ruiraiol.com.br

Sobre este lamentável episódio (falo da profecia e na sutileza de sua associação com a postagem antecipada da vitória do pastor Samuel Câmara) que envolveu o pastor Rui Raiol, cesso os meus comentários e continuo com as minhas orações pelo companheiro.

sábado, 25 de abril de 2009

CONSELHO DE EDUCAÇÃO E CULTURA DA CGADB: NOVA COMPOSIÇÃO

FOTO: PR. CARLOS ROBERTO

Por ocasião da 39ª AGO da CGADB, foram indicados e empossados pelo Presidente eleito da CGADB, pastor José Wellington Bezerra da Costa, os membros do CEC (Conselho de Educação e Cultura da CGADB), para o quadriênio 2010-2013.

Uma vez empossados, os membros do CEC-CGADB se reuniram na Sala dos Conselhos, montada no Pavilhão de Carapina, onde se realizou o evento, e elegeram entre si a nova diretoria que ficou assim definida:


PRESIDENTE: PR. DOUGLAS ROBERTO DE ALMEIDA BATISTA (DISTRITO FEDERAL)
VICE-PRESIDENTE: PR. ALTAIR GERMANO DA SILVA (PERNAMBUCO)
SECRETÁRIO: PR. EMANUEL DA SILVA(RIO DE JANEIRO)
RELATOR: PR. ELIEZER BERNHARDT MORAIS (R. G . DO SUL)

Os demais membros empossados e reunidos foram:

- PR. RUBENS CIRO DE SOUZA (MATO GROSSO)

- PR. JOSÉ ALVES DA SILVA (PARANÁ)

- PR. EMANUEL DA SILVA (RIO DE JANEIRO)

- PR. JESIEL PADILHA DE SIQUEIRA (SÃO PAULO)

-PR. SADRAQUE MUNIZ (RONDÔNIA)

-PR. ORLANDO GAIA (AMAPÁ)

-PR. TERRENCY BERNHARD JONHSON (S. PAULO)

Contamos com as vossas orações.

sexta-feira, 24 de abril de 2009

ELEIÇÕES DA CGADB: PR. JOSÉ WELLINGTON É REELEITO PRESIDENTE

Segue abaixo o resultado final das eleições da 39ª AGO da CGADB:

PRESIDENTE: PR. JOSÉ WELLINGTON (6.719)
1º VICE: PR. SILAS MALAFAIA (5.843)
2º VICE: PR. UBIRATAN JOB (6.056)
3º VICE: PR. SEBASTIÃO DE SOUZA (6.212)
4º VICE: PR. GILBERTO MARQUES (6.263)
5º VICE: PR. JOSÉ NECO (6.315)
1º SECRETÁRIO: PR. ISAÍAS COIMBRA (6.442)
2º SECRETÁRIO: PR. ACELINO MELO (6.391)
3º SECRETÁRIO: PR. ANTÔNIO DIONIZIO (6.502)
4º SECRETÁRIO: PR. ISAMAR RAMALHO (6.373)
5º SECRETÁRIO: PR. ROBERTO JOSÉ (6.313)
1º TESOUREIRO: PR. SANTANA (6.026)
2º TESOUREIRO: PR. JOSIAS DE ALMEIDA (6.027)

A diferença de votos entre o pastor José Wellington e o pastor Samuel Câmara foi de 756 votos.

Tive a honra de trabalhar como digitador da apuração.

Amanhã farei minhas considerações gerais.

Obrigado pela credibilidade e audiência.

Abraços!

VITÓRIA DO PASTOR SAMUEL CÂMARA É PREVISTA NO SITE DO PR. RUI RAIOL

IMAGEM: SITE DO PR. RUI RAIOL

"Com uma diferença de votos acima do esperado, o pastor Samuel Câmara, líder da Assembleia de Deus em Belém e presidente da Rede Boas Novas, venceu nesta quinta-feira, 23 de abril, a eleição para presidente da Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil (CGADB). O pleito, que foi o mais concorrido da história da instituição, levou ao estado do Espírito Santo cerca de 20 mil líderes, que se reuniram entre 20 e 24 do mês em curso no Pavilhão de Exposições de Carapina, Serra. A chapa CGADB PRA TODOS, encabeçada pelo pastor Samuel Câmara, teve como concorrente a legenda CGADB É VOCÊ, da atual administração da convenção.

Após a confirmação do resultado, o pastor Samuel concedeu entrevista, em que reafirmou o compromisso de cumprir os 11 itens de sua chapa, entre eles, criação de escritórios estaduais da CGADB, aperfeiçoamento pastoral e impulso ao evangelismo"

Fonte: www.ruiraiol.com.br

Depois de causar uma série de reações com uma palavra profética (veja AQUI) sobre a CGADB, o pastor Rui Raiol publicou em seu site um artigo prevendo a vitória do pastor Samule Câmara nas próximas eleições.

Para mim, independente de quem esteja concorrendo, a eleição só será ganha após a contagem dos votos.

Respeito o nobre pastor Rui Raiol, que inclusive me enviou em primeira mão a informação sobre o artigo, e tenho certeza de que aquilo que é a vontade de Deus se concretizará.

Se é ousadia profética ou paixão humana a posição do amado companheiro, o tempo nos dirá.

PUBLICADO ORIGINALMENTE EM 16/04/2009 ÀS 23h00

39ª AGO DA CGADB: POSSE DA MESA DIRETORA, CONSELHOS E COMISSÕES

Será realizada hoje, no período da manhã, a posse da Mesa Diretora, Conselhos e Comissões da CGADB, para o mandato de 2009/2012.

Quero aproveitar para agradecer aos amados leitores, que no dia ontem foram responsáveis pelos 14.510 acessos ao blog.

Ainda estou envolvido nos trabalhos convencionais.

No retorno de minha viagem faremos os comentários gerais sobre a AGO.

Abraços!

quinta-feira, 23 de abril de 2009

39ª AGO DA CGADB: ANDAMENTO DAS ELEIÇÕES

Como previ, as eleições no período da tarde estão mais tranquilas. As seções estão praticamente sem filas. Devido a concentração de eleitores, no período da manhã houve casos de pastores que passaram 4 horas para votar.

Nas rodas de conversas há uma grande expectativa pelos resultados.

Estou colando uma enquete, para saber a opinião do leitor do blog em relação aos resultados.

Fique a vontade para opinar.

39ª AGO DA CGADB: UM BALANÇO PARCIAL E PESSOAL

A forma como os debates se iniciaram, comparados com a maneira com que as plenárias foram concluídas, foi para mim surpreendente.

Tudo sinalizava para um final catastrófico, triste e sem precedentes. Mas, para surpresa de todos, os ânimos se arrefeceram, o equilíbrio emergiu, o bom senso prevaleceu.

As trocas de acusações se dissiparam, o respeito mútuo predominou.

De quem mais se esperava "barulho", veio um tom manso. Uma grata surpresa para a maioria e uma grande decepção para uma minoria que não representa aquilo que é a Assembléia de Deus.

Os candidatos à presidência foram comedidos em seus discursos. Os projetos e realizações, por fim, tiveram o seu espaço.

Se Deus está no controle? É claro que sim. Aliás, Ele nunca perde o controle.

E quanto ao erros e aos fatos lamentáveis que envolveram o pleito? O Senhor saberá tratar com todos os envolvidos nos tristes e lamentáveis episódios. Nada, nem niguém, sairá impune. O que foi semeado será colhido por quem semeou.

Quem será o novo presidente da CGADB? Entre desejos e delírios, profecias e projeções...

39ª AGO DA CGADB: ANDAMENTO DAS ELEIÇÕES

As eleições para a Mesa Diretora da CGADB correm num clima de tranquilidade. O período da manhã, como era de se esperar, foi escolhido pela maioria dos convencionais para o exercício do voto. Isso acabou gerando longas filas.

São 90 seções eleitorais, com uma média de 170 eleitores por seção. Passei cerca de uma hora e vinte minutos para votar.

Deus está no controle!

RECORD DE ACESSOS NO BLOG: 5.527

Tivemos ontem 5.527 páginas acessadas no blog.

Glória a Deus!

39ª AGO DA CGADB: ELEIÇÕES DO CONSELHO ADMINISTRATIVO DA CPAD

Em reunião realizada entre a Mesa Diretora da CGADB e os pastores presidentes das Convenções Estaduais, o pastor José Wellingtom Jr. (sudeste) foi reeleito presidente do Conselho Administrativo da CPAD. Os demais eleitos por região foram os seguintes:

REGIÃO NORTE: PR. LUCIFRANCIS BARBOSA (2º SECRETÁRIO) E CARLOS ALBERTO
REGIÃO NORDESTE: PR.OSIRES E PR. DERMEVAL CERQUEIRA (2º VICE)
REGIÃO CENTRO-OESTE: PR. ELIENAI CABRAL E PR. ORCIVAL XAVIER (1º SECRETÁRIO)
REGIÃO SUDESTE: PR. LOURIVAL E PR. KEMUEL SOTERO (1º VICE)
REGIÃO SUL: PR. JUVENIL DOS SANTOS E PR. DANIEL ACCIOLI

Hoje, das 8 às 17h00, acontecerá a eleição para a Mesa Diretora da CGADB.

Deus está no controle de todas as coisas!

RESULTADOS DAS ELEIÇÕES DA 39ª AGO DA CGADB

Estaremos, se Deus quiser, informando os resultados das eleições convencionais da 39ª AGO da CGADB, que deverão ser anunciados oficialmente por volta das 19h00.

Queremos lembrar aos convencionais que os mesmos deverão comparecer na seção eleitoral das 8 às 17h00, de posse de documento de identidade.

Serão 90 seções de votação, com uma média de 170 eleitores por seção.

Oremos para que a vontade de Deus se revele através dos votos.

Mais uma vez, independente dos resultados das eleições, que o Senhor abençõe o próximo presidente, juntamente com a Mesa Diretora eleita, dando-lhes visão, unidade e sabedoria.

quarta-feira, 22 de abril de 2009

39ª AGO DA CGADB: CASAMENTO, UNIÃO ESTÁVEL, CONCUBINATO E DIVÓRCIO

Foi apresentada a necessidade de se discutir os temas casamento, união estável ou concubinato, e a revisão do posicionamento acerca do divórcio.

O pastor Abiazer Apolinário ressaltou a necessidade de se rever alguns posicionamentos, para que injustiças não sejam cometidas.

Devido a complexidade dos assuntos, foi escolhida uma comissão para analisar as questões envolvidas.

Sobre o tema "união estável", já escrevi, conforme link abaixo:

UNIÃO ESTÁVEL E BATISMO NAS ÁGUAS

39ª AGO DA CGADB: UM MOMENTO PROFÉTICO


Durante o período devocional da tarde, fomos abençoados com uma mensagem da Palavra de Deus pregada pelo pastor Genildo Simplício (Assembléia de Deus no Belenzinho), baseada no texto de Dn 1.8 e 5.13.

O final da mensagem, baseada numa breve biografia do profeta Daniel, foi marcada pela seguinte frase: "Quem perde as riquezas não perde nada. Quem perde a saúde perde alguma coisa. Quem perde o caráter perde tudo".

Que todos nós possamos refletir nesta verdade!

Conheça o blog do pastor Genildo Simplício no link abaixo:

PASTOR GENILDO SIMPLÍCIO

39ª AGO DA CGADB: O MELHOR MOMENTO DOS TRABALHOS

Graças a Deus, fomos contemplados nesta manhã com o melhor momento dos trabalhos, onde o tema "evangelização" foi abordado pelo pastor Raul Cavalcanti (Presidente da Assembléia de Deus em Imperatriz-MA e 1º vice-presidente da Convenção Estadual do Maranhão), que apresentou um grande projeto para apreciação dos convencionais.

Outros pastores participaram demonstrando um grande ardor pelo tema, como foi o caso do pastor Geremias do Couto, que relatou os resultados do Projeto Minha Esperança Brasil, e fez uma proposta para que o modelo fosse aplicado em um trabalho do mesmo nível, desta feita à nivel denominacional.

Enquanto alguns "brigam" por cargos, milhões de almas estão sedentas da mensagem do Evangelho de Jesus.

39ª AGO DA CGADB: TRANSMISSÃO DOS CULTOS

Os cultos que estão sendo realizados no Pavilhão de Carapina, dentro da programação da 39ª AGO da CGADB, estão sendo transmitidos ao vivo pela Rádio Web da CPAD (link abaixo), sempre à partir das 19h00. Não há transmissão sendo realizada pela TV.

As plenárias não estão sendo transmitidas (nem por rádio, nem por TV).

CLICK NO LINK ABAIXO E OUÇA OS CULTOS AO VIVO

RÁDIO WEB - CPAD

FALSOS MINISTROS NA 39ª AGO!

"Os presbíteros que receberam credenciais de ministro para votar, mas não foram consagrados, por favor, queiram se retirar do plenário" (Pr. José Wellington, Presidente da CGADB, durante a plenária da tarde de ontem).

O "esquema" denunciado é o seguinte: o indivíduo (geralmente um presbítero) recebe uma credencial de ministro para votar, sem ser ordenado ou consagrado em suas igrejas ou convenções, apenas para beneficiar o candidato apoiado .

O "mundo" já sabe que na igreja, assim como em todos os segmentos há gente séria, mas, também, temos oportunistas infiltrados.

Dizer que é pastor ou crente é uma coisa, ser de verdade é outra!

"Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos, naquele dia, hão de dizer-me: Senhor, Senhor! Porventura, não temos nós profetizado em teu nome, e em teu nome não expelimos demônios, e em teu nome não fizemos muitos milagres? Então, lhes direi explicitamente: nunca vos conheci. Apartai-vos de mim, os que praticais a iniqüidade." (Mt 7.21-23)

3.432 ACESSOS!

Nossa gratidão pela credibilidade (ou curiosidade) daqueles que acessaram o blog ontem.

Foram 3.432 acessos para a glória de Deus!

Alguns leitores estão interessados em saber se os trabalhos e cultos estão sendo transmistidos pela TV ou pela internet. Vou em busca da informação.

Abraços!

terça-feira, 21 de abril de 2009

LEITORES DA SUIÇA NA 39ª AGO DA CGADB


Tive a grata satisfação de conhecer alguns leitores do blog, que estão fazendo a obra de Deus na Suiça. São eles o pastor Genildo Thomaz (Bern), Pr. Mário Krebs (Lausane) e o pastor Fábio Alexandre (Zurique).

Nosso abraço para todos os irmão na Suiça!

39ª AGO DA CGADB: INÍCIO DOS TRABALHOS

As primeiras horas das plenárias da 39ª AGO foram marcadas por um clima de intensos e calorosos debates durante as apresentações dos relatórios da Mesa Diretora e dos Conselhos.

Infelizmente, alguns convencionais não demonstram nenhum interesse em promover um clima de equilíbrio, paz e moderação.

Há um espírito de confusão e anarquia operando, já faz algum tempo. Interessante é que se trata de um mesmo grupo "travestido" de pastores, que causariam vergonha e baixariam o nível de qualquer reunião secular.

Tais elementos ao regressarem para suas igrejas, estados ou convenções, deveriam pedir perdão pela maneira vergonhosa e inadequada de se comportarem.

A conduta destes senhores retrata claramente o perfil daqueles que eles apoiam como candidatos aos cargos convencionais. Digo isto em razão de seus líderes (e candidatos) não intervirem pedindo que sejam comedidos.

Continuem orando por nossa AGO. Ainda há homens sérios envolvidos neste processo, e que desejam o melhor para as Assembléias de Deus no Brasil.

domingo, 19 de abril de 2009

DESPENSEIROS DOS MISTÉRIOS DE DEUS. Subsídio para Lição Bíblica

"Assim, pois, importa que os homens nos considerem como ministros de Cristo e despenseiros dos mistérios de Deus." (1 Co 4.1, ARA)

O termo "ministros" é a tradução do grego hupêretas. Conforme o Dicionário VINE (2003, p. 791, CPAD), significa literalmente "remador [da fileira] de baixo" (formado de hupo, "debaixo de", e eretes, "remador"). O termo veio a denotar "qualquer subordinado que age sob a direção de outrem"; em Lc 4.20, "ministro", quer dizer o assistente à serviço da sinagoga; em At 13.5, é dito acerca de João Marcos ("cooperador"); em At 26.16, "ministro", é dito de Paulo como servo de Cristo no Evangelho. Era a tradução de hazzan ou chazen, um assistente da sinagoga cuja responsabilidade era abrir e fechar o prédio, cuidar dos livros usados no culto, e ajudar aos sacerdotes ou mestre em tudo quanto fosse necessário (cf. CHAMPLIM, 2001, p. 287, v. 4, HAGNOS)

O Dicionário Bíblico Wycliffe (2006, p.1287, CPAD), nos informa que "No AT, a palavra comum para ministro é mesharet. Este é um particípio do verbo Sharat. A expressão pode indicar aquele que assiste uma pessoa de alto escalão, assim como no caso de Josué e Moisés (Êx 24.13; Js 1.1), Elias e Eliseu (1 Rs 19.21). Nos escritos mais recentes este termo se referia aos oficiais reais (1 Rs 10.5; 2 Cr 22.8), e até mesmo aos anjos de Deus (Sl 104.4). Entretanto, o uso mais característico estava relacionado à ministração dos sacerdotes no Templo (Dt 10.8; 17.12; 21.5; Is 61.6; Ez 44.11; Jl 1.9, 13; Ed 8.17; Ne 10.36)."

Em todas as situações a idéia é sempre a de alguém que "serve". Em nossos dias, muitos ministros agem e vivem como alguém que foi chamado para "mandar". Alguns esmurram púlpitos e mesas de reunião esbravejando: "aqui quem manda sou EU!".

Se acham donos da igreja e proprietário das ovelhas. Os tais consideram os seus cooperadores como empregados à sua inteira disposição, para atender todos os seus caprichos.

Outros são verdadeiros ditadores e opressores, prontos para cortar a qualquer momento a "cabeça" (e o salário) de quem não se submete às suas "ordens" e "determinações". São verdadeiros "terroristas" da fé.

A tribuna das igrejas onde presidem manifestam através do luxo e da ostentação o seu espírito arrogante, prepotente e orgulhos. Seu "trono" é o grande destaque, sobressaindo-se aos demais assentos. São herdeiros de uma mentalidade imperialista.

Estes precisam aprender com o servo dos servos, o ministro dos ministros:

"Suscitaram também entre si uma discussão sobre qual deles parecia ser o maior. Mas Jesus lhes disse: Os reis dos povos dominam sobre eles, e os que exercem autoridade são chamados benfeitores. Mas vós não sois assim; pelo contrário, o maior entre vós seja como o menor; e aquele que dirige seja como o que serve. Pois qual é maior: quem está à mesa ou quem serve? Porventura, não é quem está à mesa? Pois, no meio de vós, eu sou como quem serve." (Lc 22.24-27)

"Vós me chamais o Mestre e o Senhor e dizeis bem; porque eu o sou. Ora, se eu, sendo o Senhor e o Mestre, vos lavei os pés, também vós deveis lavar os pés uns dos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Em verdade, em verdade vos digo que o servo não é maior do que seu senhor, nem o enviado, maior do que aquele que o enviou. Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes." (Jo 13.13-17, ARA)

O segundo termo em destaque no versículo acima é "despenseiro". Conforme VINE, idem, p. 800), traduzido do grego oikonómos, "denotava primariamente o "administrador de uma casa ou propriedade" (formado de oikos "casa", e nemo, "arranjar, organizar"), "mordomo", que normalmente era um escravo ou liberto (Lc 12.42; 16.1,3,8; 1 Co 4.2).

Rienecker e Rogers (1985, p. 293, VIDA NOVA) apontam os seguintes significados: "administrador, mordomo, dirigente de uma casa, frequentemente um escravo de confiança que era encarregado de todos os negócios do lar. A palavra enfatiza que a pessoa recebe uma grande responsabilidade, pela qual deve prestar contas."

Moulton (2007, p. 296, CULTURA CRISTÃ), acrescenta as seguintes possibilidades: depositário (Gl 4.2); procurador público, tesoureiro (Rm 16.23); mordomo espiritual, aquele que é encarregado de uma comissão de servir o Evangelho (1 Co 4.1; Tt 1.7; 1 Pe 4.10)."

Mais uma vez a idéia de serviço é destacada. O mordomo não é o proprietário dos bens, dos serviços ou das pessoas que lhe são confiadas. Não é maior do que o seu Senhor. É alguém investido de autoridade, com base na soberania, graça e confiança de quem o chamou.

Como ministros, no sentido de oficiais da igreja, ser mordomo não é para quem quer, mas para quem Deus chama:

"que nos salvou e nos chamou com santa vocação; não segundo as nossas obras, mas conforme a sua própria determinação e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos eternos, e manifestada, agora, pelo aparecimento de nosso Salvador Cristo Jesus, o qual não só destruiu a morte, como trouxe à luz a vida e a imortalidade, mediante o evangelho, para o qual eu fui designado pregador, apóstolo e mestre." (2 Tm 1.9-11, ARA)

Ministério não se compra, não se vende e nem se troca.

Não é um chamado para dominar ou tirar vantagens pessoais:

"Rogo, pois, aos presbíteros que há entre vós, eu, presbítero como eles, e testemunha dos sofrimentos de Cristo, e ainda co-participante da glória que há de ser revelada: pastoreai o rebanho de Deus que há entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade; nem como dominadores dos que vos foram confiados, antes, tornando-vos modelos do rebanho. Ora, logo que o Supremo Pastor se manifestar, recebereis a imarcescível coroa da glória." (1 Pe 5.1-4, ARA)

Os princípios aqui expostos, se aplicam também a todos que na Igreja do Senhor foram investidos de autoridade em cargos e funções de confiança. Chamados para servir.

Está chegando a hora da grande prestação de contas. É preciso estar preparado.

Aquele que precisa se converter, que se converta. O que precisa se arrepender, que se arrependa.

O Senhor da Casa está voltando!