sábado, 18 de dezembro de 2010

RÁ TIM BUM!


Recebi por e-mail de um amigo, algumas informações acerca de um possível significado "diabólico" ou "oculto" do termo "Rá Tim Bum", enunciado que é proferido geralmente em festas de aniversário. Segue abaixo a resposta ao e-mail, que de alguma forma poderá ajudar aos amados leitores em dúvida quanto ao assunto:

Há uma discussão em torno do real significado da expressão "Rá Tim Bum", onde também se entende que a palavra RATIMBUM é uma onomatopéia, ou seja, a imitação de um som. Neste caso o som emitido por uma bandinha de circo ou uma fanfarra quando quer chamar a atenção sobre uma finalização de uma apresentação. A caixa faz TARARÁ!, os pratos fazem TIM!, e o bumbo faz BUM! - TARARÁ TIM BUM, para tornar a palavra mais curta e fácil de falar elipsaram o TARA... e ficou só o RÀ, RA-TIM-BUM, com três sílabas de bom efeito sonoro (Dicionário Etimológico Nova Fronteira da Língua Portuguesa).

Quem defende a idéia de alguma maldição "oculta," fica como o ônus de comprovar historicamente, culturalmente e etimologicamente o fato.

Particularmente, não conheço até então, nenhuma cultura, registro documental ou inscrição antiga ou atual, onde o termo é empregado como uma fórmula de "maldição".

Se os irmãos e amigos tiverem alguma informação concreta, que possa contribuir com assunto, favor cooperar através dos comentários neste post.

Abraços!

6 comentários:

Julio Caldeira disse...

Prezado Pr Altair Germano,

Parabenizo pelo seu esclarecimento, para que os caçadores de fantasma nao fiquem gastando o seu tempo e o nosso precioso tempo com sandices.

Atenciosamente

Irmao Julio Caldeira

Elisomar disse...

Já ouvi muito falar disso,
mas vale conferir, né? De repente...

Valdomiro Filho disse...

Essas lendas ocorrem aos montes na internet. Uma época dessas surgiu a "denúncia" de um filme de um Jesus gay com 12 parceiros. A maioria delas é denunciada no site http://www.quatrocantos.com/LENDAS/INDEX.HTM

Na Paz!
Valdomiro.

ricardoisrael disse...

Graça e Paz Caro Pastor Atair.
Sou Cristão, e como tal, costumo estar sempre respaldado na palavra de Deus, poruqe ela é verdadeira e eficaz, sendo assim, em relação a expressão "ratimbum", creio que independente de seu signicado e origem, se está gerando dúvidas é porque ñ está procedendo de Deus.
A bíblia nos fala em 1 Co 6:12 que "Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm. Todas as coisas me são lícitas, mas eu não me deixarei dominar por nenhuma."
Sendo assim, creio que nós cristãos genuínos, nascidos de novo, ñ precisamos nos ater á esses tipos de "crendices populares".
Deus é Deus o suficiente para nos guiar a cantar um parabéns saudável ao aniversariante, tenho certeza que se dermos um "Deus te abençoe" para a pessoa, estaremos fazendo algo bem melhor, do que cantar algo que ninguém sabe ao certo o que significa e da onde se originou. Novamente, a bíblia nos orienta em 1 Tessalonicenses
5:22 Absternos de toda a aparência do mal.
Nós cristãos, ñ precisamos destas coisas, pois aquele que é espiritual, discerne as obras do Espírito.
1 Coríntios 2:14 "Ora, o homem natural não compreende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parecem loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente."
Que Deus abençoe a todos
Shalom.

Eduardo disse...

Um dos canais de TV a cabo que minhas filhas mais gostam é o TV RATIMBUM. Percebo ali um conteudo educativo que nao vejo em outros canais "infantis".
Tinha ouvido falar desta historia de que a origem da expressao ratimbum era uma invocação do mal, essas coisas, mas nunca li nada que me explicasse o que de fato significava a dita expressão.
Fico com a mesma opinião que a sua, pastor Altair. Não me agrada a ideia de que devamos buscar significados espirituais em cada coisa com que nos deparamos. O "nao proves isto", "nao manuseies aquilo" não tem valor algum contra a sensualidade. Digo isto, porque, não-raro, os maiores defensores deste tipo disfarçado de legalismo, caem em pecado em outras áreas até mais elementares, como a sensualidade e a desonestidade.
Busquemos sempre em Deus, pelo Espírito, a direção quanto às posturas que devemos tomar diante das coisas deste mundo. Esta tem sido minha oração constante, tanto na minha própria vida diante de Deus, quanto na educação de minhas filhas nos caminhos do Senhor.
Graça e paz,

assembleiabelem disse...

VEJA O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO RA-TIM-BUM

EM NOSSO FORUM

http://assembleiabelem.br22.com/superforun/index.php?topic=9539.0

APROVEITE E CONHEÇA NOSSO SITE www.assembleiabelem.br22.com