segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

EU TENHO UMA BÍBLIA DAKE!

Pois é, eu tenho uma Bíblia Dake.

Tenho também uma Bíblia de Estudo Batalha Espiritual e Vitória Financeira. Qual a grande relação entre as duas bíblias? Ambas trazem heresias em suas notas de rodapé.

Meu problema com a Bíblia de Estudo Batalha Espiritual e Vitória Financeira, como já escrevi, foi o fato do nosso atual 1º Vice-Presidente da CGADB avalizar abertamente as suas heresias, como tem feito até hoje (Leia AQUI).

Meu problema com a Bíblia Dake, como também já escrevi, foi o fato da CPAD, sendo uma editora confessional, lançá-la sem uma nota de advertência, não feita até hoje (Leia AQUI).

As duas bíblias podem ser utilizadas como fonte de pesquisa? É claro que sim!

Se outra editora tivesse publicado a Dake, certamente eu iria adquirí-la (e você?), da mesma forma como adquiri a maioria das bíblias de estudo lançadas no Brasil.

Diante de toda a atual discussão (ver no Point Rhema), mantenho a minha posição em relação ao assunto, reproduzida integralmente abaixo:

Como já escrevi, a Bíblia Dake é a mais completa já publicada no Brasil em termos de notas de estudos e homiléticas, comentários, artigos, referências etc. Para ser publicada em português ela passou por uma revisão, onde várias notas e comentários foram tirados por não se adequar a teologia pentecostal ortodoxa.

Tal atitude dividiu opiniões. Alguns desejaram a publicação na íntegra, com todas as notas e comentários originais,
salientando que uma nota (ou notas) de advertência fosse colocada na obra. Outros, entenderam que ela não deveria ser publicada, mesmo com os cortes, por uma editora institucional, como é o caso da CPAD. Faço parte do primeiro grupo.

Em 2001, a CPAD e a HAGNOS publicaram em parceria o "Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo" de R. N. Champlin. Alguém tem dúvidas quanto ao valor desta obra em termos de pesquisa?
Acontece que assim como Dake, Champlin possui também algumas posições teológicas e doutrinárias não-ortodoxas. Como exemplo, observe o comentário de Champlin na obra citada, sobre a aparição de Samuel em 1 Sm 28.11 (p. 1223), no caso de Saul e a médium de En-Dor:

"Alguns intérpretes modernos falam em termos de permissão. Todas essas coisas estão sob o controle divino. Ele pode permitir e até mesmo prover tais comunicações para pessoas especiais, sob circunstâncias especiais. Sem dúvida isso está correto. Porém, parece haver mais comunicação do que o permitido. O estado da alma não é fixado no mundo intermediário, e podemos entrar em contato com ela. Há muitos perigos ocultos por trás dessa questão e não devemos forçá-la. Mas quando tal fenômeno acontece espontaneamente, podemos aceitá-lo como um ato de Deus, em nosso favor e com certos propósitos. [...] Minha crença pessoal é que o estado das almas dos mortos não será fixado senão na Segunda Vinda de Cristo, se é que será. Estagnação não é uma palavra que combina com Deus".

O comentário acima, que de ortodoxo não tem nada, é um, dentre tantos presentes nas obras de Champlin.
Não me lembro de nenhum alarde ou movimento contrário, por ocaisão da publicação do Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo de Champlin, pela CPAD e HAGNOS, mesmo porque, estava explícita na abertura da obra a seguinte observação:

"Ao manusear esta obra, o leitor poderá, ocaisonalmente, deparar-se com alguma interpretação que venha a destoar, de uma forma ou de outra, de algum cânone ou artigo doutrinal adotado pelas Assembleias de Deus e por outras igrejas biblicamente ortodoxas. Isto não significa que a CPAD esteja a respaldar tais posições. Estas, porém, devem se conhecidas pelos estudiosos da Palavra de Deus, a fim de que venham a inteirar-se de todas as implicações teológicas, exegéticas e históricas que cercam o texto bíblico. Além do mais, cabe ao pesquisador da Palavra de Deus adotar as precauções dos irmãos de Beréia (At 17.11)"

Apesar dos erros doutrinários e teológicos graves sobre a natureza de Deus, a Trindade e Cristo, além de outras questões, minha posição pessoal sobre a Bíblia Dake é:


- Suspender a venda da obra seria uma atitude extremistas e radical, sem falar que agride a capacidade crítica do leitor, pesquisador e teólogo;

- Para resguardar o leitor desatento e imaturo, uma nota semelhante a publicada no Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo deveria ser colocada nas próximas edições;

- Para atenuar os problemas com a presente edição, a mesma nota deveria ser publicada no Mensageiro da Paz, divulgada nos demais órgãos e periódicos da CPAD e colocada como encarte nos volumes já impressos da Bíblia Dake.

A Assembleia de Deus no Brasil não é mais uma igreja "menina", com um ministério e liderança formados basicamente por leigos. Vivenciamos uma nova realidade, vivemos um outro momento histórico.


Respeito todos os posicionamentos contrários.

23 comentários:

Márcio Cruz disse...

Saudações Cristãs Pr. Altair!

"EU TAMBÉM TENHO UMA DAKE!"

Mas os que falam deveriam postar quais são os erros (não atacar as pessoas - Ef 6.12) e colocar ao lado dos mesmos a verdade. Pois muitos irmãos e obreiros (adquirem a Dake mais por marketing) não sabem diferenciar muitas vezes o certo do errado.

Só dizer que ela está eivada de erros e não apontá-los...
De que adianta? O verdadeiro apologeta não trabalha assim. Cito como exemplo a sua defesa acerca da Bíblia de Batalha Espiritual e Vitória Financeira.

Que os apologetas de plantão mostrem o ônus do que falam para que assim todos possam saber o que de fato a Dake trás em seu bojo. Pois quando ganhei a minha, logo de cara encontrei algumas coisas que não concordei. É um direito meu garantido pela Bíblia (1Ts 5.21; 1Jo 4.1).

Continuo afirmando que ela é uma boa Bíblia e, assim como com o peixe, separemos a carne das espinhas.

No mais,que a Paz de Cristo seja o árbitro mais uma vez nesta questão.

Quanto à CPAD, quem nunca se equivocou? Se a mesma errou, com certeza (assim espero) se retratará.

Mas a conversa já está por demais longa.

Jesus te abençoe meu irmão e que Ele seja sempre o diferencial em sua vida, família e ministério.
Para você: leia 2Tm 4.5.

A Paz do Senhor Jesus!

Márcio Cruz disse...

Saudações cristãs mais uma vez Ir. Altair.

Segue abaixo o que encontrei na Web. Como disse no outro post, só apontam os erros e não as correções. qual é a graça?

Veja algumas das heresias de Dake:

1) A Teoria da Gap
2) Os Gigantes eram crianças filhos de anjos com mulheres
3) As raças não devem se misturar
4) Raça de pessoas na era pré-adâmica na Terra
5) Os demônios não são anjos caídos
6) Deus Pai, Filho e Espírito Santo, todos têm os seus próprios corpos, almas e espíritos
7) Que os céus e os planetas são habitados
8) Que não só Jesus tem uma primeira e segunda vinda. Mas o pai também tem uma primeira e segunda vinda.
9) Que quando Jesus retornar ao Pai estará vindo com Jesus ...
10) O rei Davi será ressuscitado para a regra do Milênio. Jesus não vai ser o Rei de Israel ...
11) A Grande Tribulação não será para todo mundo.
12) A Igreja não é a Noiva de Cristo
13) Há uma diferença entre o Reino dos Céus e o Reino de Deus ...
14) Saul não foi o primeiro rei de Israel, Moisés é que foi ...
15) Satanás não entra em corpo de qualquer um ... (o que aconteceu com Judas?)
16) Há outros reinos em outros planetas
17) Esta Terra será renovada. A Nova Terra é uma Terra renovada.
18) Não há nenhuma filiação eterna de Jesus Cristo. Jesus já era eterno como a palavra. A filiação não era nada mais do que a humanidade de Jesus.
19) Satanás e seus anjos vão morar visivelmente com homens durante o período da Grande Tribulação.
20) O varão em Apocalipse não é Jesus, são os judeus 144.000 ressuscitado para o céu.
21) Houve um dilúvio de Noé pior do que era antes de Adão. Foi o dilúvio de Lúcifer, que destruiu a primeira criação. Assim, Deus em Gênesis 1:2 teve de recriar a Terra...

Fonte: http://www.ieadbc.com.br/content/view/641/11/

Márcio Cruz disse...

Saudações em Cristo Pr. Altair1

O que segue foge do escopo, mas revela algo de grande importância para todos:

Programa de “Direitos Humanos” de Lula traz aborto e “casamento” gay às vésperas do Natal
Julio Severo

Enquanto a população e o Congresso Nacional estão ocupados e distraídos com a estação do Natal e reuniões de família, governo Lula dá um presente para o Brasil.

Em 21 de dezembro de 2009, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou o 3º Programa Nacional de Direitos Humanos, um documento de 121 páginas que faz as seguintes recomendações:

* Criação de mecanismos para impedir a ostentação de símbolos religiosos — como o crucifixo ou a Bíblia — em estabelecimentos públicos.

* Inclusão no currículo escolar do ensino da “diversidade religiosa”, com destaque especial para as religiões afro-brasileiras como o candomblé.

* Criação de uma comissão para investigar os “crimes” cometidos durante a ditadura militar, transformando comunistas armados e mortos em “heróis” e transformando os militares em “criminosos”.

* Modificação do Código Penal para garantir a “descriminalização do aborto”.

* Defesa de projeto de lei que regulariza o “casamento” de casais homossexuais.

Grupos homossexuais, abortistas, comunistas e religiosos afro-brasileiros estão comemorando o lançamento do 3º Programa Nacional de Direitos Humanos.

Com o aborto e o “casamento” homossexual sendo tratados oficialmente como “direitos humanos”, a população tem o que para comemorar?

Numa sociedade ideal, a defesa da vida dos bebês em gestação seria considerada fundamental. A proteção ao casamento natural contra ameaças à sua existência seria igualmente vista como vital.

Contudo, um governo pervertido insiste em inverter tudo.

Direitos humanos agora viraram desculpa para matar bebês inocentes por meio de leis de aborto.

Direitos humanos agora viraram desculpa para permitir o casamento de dois seres cuja sexualidade não tem nenhuma função e valor para a família e para a sociedade. Pelo contrário, com o reconhecimento da disfunção homossexual como merecedora de “casamento”, crianças serão entregues em adoção diretamente na boca dos leões.

Direitos humanos agora viraram desculpa para apoiar, defender e promover o crime e os criminosos.

No Reino Animal, os animais protegem seus filhotes dos predadores. No mundo humano, as crianças estão sendo entregues ao aborto e as que sobreviverem serão entregues aos predadores homossexuais, com as desculpas mais elegantes do governo de Herodes, que tem sede de sangue.

Na calada da noite, o criminoso de máscara tira vantagem da desatenção da vítima, pegando-a de surpresa e dando-lhe pouca oportunidade de reação. Na euforia dos feriados, bem às vésperas da comemoração do nascimento do Salvador Jesus Cristo, o governo Lula entrega para a desprevenida população brasileira seu presente de aborto e “casamento” homossexual.

Verdadeiramente, um presente de Herodes.

Verdadeiramente, um Presente das Trevas.

Fonte: www.juliosevero.com

O que o senhor pensa a respeito?

Em Cristo Jesus,

Ir. Márcio Cruz

Robson Aguiar disse...

Pr. Altair estava sentindo a sua falta nesse assunto.

Já sabia sua posição a respeito, pois já tinha lido sua postagem.

Mas, isso foi antes das Comissões terem se reunido, como já deve ser do seu conhecimento.

Em minha casa tenho livros semelhantes à Dake, como por exemplo, Caboclos, Orixás e Guias de autoria de Edir Macedo, isso não me faz um neopentecostal.
Conheço veneno.
Eu gostaria de saber do irmão se Charles T Russeu, lançasse um livro teológico que não ferisse a nosso credo e o irmão fosse Diretor da CPAD, o senhor editaria com o nome da Casa?
De igual modo; Benny Him, Morris Cerullo, Frederick Prace, Keneth Kopland e toda a trupe da Teologia da Prosperidade. Se todos eles escrevessem após os livros que já estão no mercado, outro livro que falasse, por exemplo, de Geografia Bíblica? Ou História da Igreja ou outro tema, o senhor respaldaria os seus nomes? Mesmo eles escrevendo verdades?
O senhor acha mesmo que todos os irmãos da igreja tem capacidade de discernir o que é heresia e o que não é? Acha que somos tradicionais em Escola Teológica?
Nossos professores de EBD sabem fazer uma exegese?
Eu poderia ler qualquer livro sem problemas.

Tê-los em minha casa sem problemas. Mas, recomendar aos membros que comprem bíblias que no rodapé assevere por exemplo que o espírito de Samuel atendeu a invocação de uma feiticeira (Scofield) jamais.

Ou até de um autor cujo nome está associado a heresias. Sinceramente não acho prudente.

Mas, o debate continua...
Em tempo quero convidá-lo a participar do blog do pastor Carlos Roberto POINT RHEMA. Estamos abordando esse assunto por lá há vários dias.

Fica com Deus.

Aninha e Paulo disse...

Caro pastor Altair, a Paz do Senhor.
Tomei este trecho de sua postagem apenas para evidenciar minha opinião. vejamos:

"Ao manusear esta obra, o leitor poderá, ocaisonalmente, deparar-se com alguma interpretação que venha a destoar, de uma forma ou de outra, de algum cânone ou artigo doutrinal adotado pelas Assembleias de Deus e por outras igrejas biblicamente ortodoxas."

São essas brechas heréticas que podem causar confusão. Pois sabemos que "crianças" ou "meninos" ainda existirão por muito tempo numa instituição como a igreja,mesmo que um apóstolo como Paulo desejasse que não fosse assim,Ef 4.13-15. O conceito de crescimento espiritual contido na Bíblia indica essa presença de "faixas etárias espirituais ". Daí as diferentes comidas, conversas e atitudes em geral no tratamento com as "crianças".Visando o cuidado com estas,Deus proveu à Igreja também com adultos na fé. Quando tratamos de uma instituição, a CPAD, necessitamos colocar proteções que delimitem responsabilidades e proteção diante do perigo. A figura do "parapeito",como mandamento é significativa e oportuna neste caso, conforme Dt 22.8.
Um adulto como o senhor e outros habilitados, podem até possuir (para consulta, claro) o "livro de São Cipriano", ou "O Evangelho Segundo o Espiritismo",ou outros livros semelhantes,porém uma "criança" poderá ficar confusa com tais obras, e muito mais, se estas vierem de uma editora confessional. Quando uma criança olha para uma Bíblia de Estudo, qualquer, ela enxerga o livro como um todo, sem discernir os versículos bílicos dos comentários. Esta mistura causa confusão, gera dúvida e insegurança. A "Dake" já está gerando confusão ATÈ entre adultos apologétas, órgãos convencionais e blogueiros famosos.
Um abraço
PAULO MORORÓ

Newton Carpintero, pr. e servo disse...

Prezamado pr. altair Germano,

A paz do Senhor!

Excelente matéria com direta e arrojada definição!

Alguns dos que leem e ou editaram seus comentários no blog do nosso nobre pr. Carlos Roberto, deveriam viajar até aqui, por um momento, e verificar o que significa a utilização do equilibrio, diante desta edição da Bíblia DAKE e que parem de viajar com pensamentos calculista e agressivo.

O Senhor seja contigo!

pr. Newton Carpintero
www.pastornewton.com

ALTAIR GERMANO, disse...

Nobre pastor Robson,

eu não publicaria qualquer obra, mas, se uma determinada obra contribuísse em pesquisas, notas homiléticas, informações histórico-culturais etc, mesmo que contivesse alguma heresia ou doutrina não-pentecostal eu autorizaria a publicação, desde que acompanhada de uma nota de alerta para os leitores (como no caso do Champlin).

Vale lembrar que tal decisão não é tomada só.

A questão aqui é simples: A CPAD deve publicar ou não, obras que contenham outras linhas teológicas e doutrinárias?

Meu posicionamento pessoal é SIM, desde que, com as devidas ressalvas já expostas por mim.

Se a Mesa Diretora, juntamente com o Conselho Administrativo e os demais órgão competentes decidirem por NÃO, vai continuar acontecendo o seguinte:

Os nossos membros em vez de comprarem um obra publicada pela CPAD, vão comprar por outra Editora. Eu respeitaria a decisão, mas este é o fato.

Ou o irmão acha que os nossos membros "indefesos" não compram Benny Him, Morris Cerullo, Hagin, Champlin, Marylyn Hickey, sem falar nos autores calvinistas, Bíblia de Genebra, Batalha Espiritual, neo-pentecostais etc?

Abraços.

Pr. Carlos Roberto disse...

Caro Pr. Altair Germano,

A paz do Senhor!

Louvo a Deus pela sua vida, bem como pelas suas posturas bem definidas.

Quero apenas ressaltar que, não fosse a maneira como a Bíblia de Dake foi lançada no Brasil, não haveria qualquer problema, porém, uma vez sendo publicada por uma editora confessional, e com um marketing para atingir principalmente o público leigo, não há como nega que o veneno foi lançado na panela.
Imaginemos daqui a cinco anos, o que estarão ensinando esses líderes de mocidade, professores de EBD, cooperadores e outros mais que estão agora tendo a Dake como Bíblia devocional e de cabeceira?
Quanto ao mais, creio que concordamos em tudo, inclusive acredito que o nobre companheiro está entendendo meu ponto de vista.
Sua contribuição ao debate no Point Rhema será uma honra.

Um grande abraço!

Pr. Carlos Roberto

Pr. Carlos Roberto disse...

Caro Márcio Cruz,

Graça e Paz!

Quanto ao seu primeiro comentário nada a acrescentar, no entanto, se puder ir ao Point Rhema e postar o segundo comentário aqui postado, será muito bem vindo, pois muitas pessoas que não conhecem a referida bíblia, começarão a ter uma melhor idéia do que se está discutindo.

Um grande abraço!

Pr. Carlos Roberto

ALTAIR GERMANO, disse...

Nobre amigo e pastor Carlos Roberto,

a sua frase "Quero apenas ressaltar que, não fosse a maneira como a Bíblia de Dake foi lançada no Brasil, não haveria qualquer problema" nos une em termos de posicionamento.

Abraços.

Vidas Transformadas disse...

Paz do Senhor.
Como um Estudante da Bibia, eu também comprei uma DAKE. Concordo com o Pastor, no meu ver a CPAD, por mais que ela tem seus examinadores teologicos, deixa escapar, ou seja, faz vista grossa para vender.
E certo que nós como estudante da Biblia temos que ficar só do que é bom, comer a carne do peixe a jogar os espinhas fora.

ALTAIR GERMANO, disse...

Nobre Paulo Mororó,

preocupar-se com os "meninos" é salutar.

Abraços!

Ev. André Moreira disse...

Concordo com o Pr. Altair.

O fato é que não podemos condenar o todo por causa da parte(ou partes) ,ie,se a Biblia de Estudo Dake traz algumas notas que contenham heresia notas temos de ter "maturidade" suficiente para "filtrar" colhendo o que é bom ( e há muita coisa boa!) e não nos "contaminar-mos com as ditas notas heréticas.Já fazemos isso com muitas obras valiosas que não são confecionais (de nossa denominação- Assembleias de Deus).
Creio que uma posição radical não resolve o problema,mas sim equilíbrio e sensates !

Eu também tenho uma...

Graça disse...

Paz do Senhor!

O "problema" da Dake, é que Finis Dake interpretou quase tudo literalmente (veja nota de Gn 7:20).
Em Gn 32:24c (nota), ele diz que "Deus tem um corpo e pode ser visto, sentido, segurado e tocado como um homem ou anjo". Isto é heresia! Estou procurando fazer uma leitura sistemática das notas, e tenho observado muitas distorções.
Sou apenas um membro das Assembléias de Deus (madureira), e penso que seria útil se fizessem como o senhor (Pr. Altair Germano) disse, sobre incluir comentários explicativos onde houver notas heréticas, ou então, retirar das livrarias, pois nem todos os irmão tem conhecimento suficiente para saber discernir entre o ensino certo e errado.
Pr. Altair Germano, obrigado por deixar comentar em seu blog, que o SENHOR continue lhe abençoando ricamente.
Abraço.
*Obs: Gosto da CPAD, para mim é uma das melhores editoras evangélicas.

Luiz Clédio Monteiro disse...

Caro pr. AG.
estou acompanhando com muito interesse o assunto.

Obrigado pelos esclarecimentos

Blog do Cícero de Souza disse...

Com certeza, como toda obra de valor teológico estimado encontraremos conjuntos doutrinários destoados dos já adotados por nós. Não obstante não precisamos adotar posturas radicais e fundamentalistas, não só quanto à Biblia DAKE, mas quanto a outros Compêndios teológicos.

ex toto corde

Juber Donizete Gonçalves disse...

Pr. Altair Germano,

Também tenho um posicionamento semelhante ao seu. Algumas perguntas precisam de respostas, alguns esclarecimentos tem de ser feitos. O princípio a ser usado pelos que compraram a referida Bíblia, deve ser o recomendado por Paulo, examinar tudo e retor o que for útil.

Um abraço e feliz ano novo!

Damião Silva disse...

Paz do Senhor, Pr.Altair Germano.
Concordo plenamente com a posição do senhor.
E também não vejo necessidade de tirar de circulação a Bíblia Dake.
Vejo também que a CPAD, não errou em ter trazido esta bíblia de estudo para o Brasil.
Seria bom que a CPAD colocasse uma essa mensagem com mesmo teor que há nas obras de R.N.Champlin.
Deus abençoe ricamente pr.Altair Germano.

Laudinei- NEI disse...

Uma editora ligado a uma denominação jamais deveria publicar algo que contenha heresias ou mesmo sem ter heresias esteja ligado a um autor tão heretico.
A maioria do povo da igreja não sabe discernir e gosta de comer só o que estiver pronto.
Os beneficios causado aos estudantes que poderão aproveitar a parte "boa" dos referidos comentarios não justificam o prejuizo aos neofitos que poderão se envolver com a parte "ruim".
UMa editora comercial poderia publicar a Dake, neste caso sem a "benção" da denominação,
Alias eu acredito que uma editora denominacional preocupada com seu povo deveria alem de não publicar tal obra; publicar ( seja um livro ou em seus periodicos) algo denunciando as heresias e refutando-as a luz das escrituras.


Laudinei
exemplobereano.blogspot.com.br

Paulo Mororó disse...

Pastor Altair, a Paz do Senhor.
Volto a este comentário para solicitar ao senhor uma descrição mais específica das heresias contidas na "Dake", com suas respectivas respostas apologéticas, nos mesmos moldes feitos à Bíblia de Estudo Batalha Espiritual e Vitória Financeira.Senti a falta de seu rigou apologético diante do "rigor doutrinário" prometido pelos promotores da "Dake". Se forem muitas estas heresias, pode usar a técnica de parcelar o estudo,algo do tipo:Heresias na DAKE - parte I,Heresias na DAKE - parte II e assim por diante.

"Tenho também uma Bíblia de Estudo Batalha Espiritual e Vitória Financeira. Qual a grande relação entre as duas bíblias? Ambas trazem heresias em suas notas de rodapé".Pr Altair

A falácia da Teologia da Prosperidade e outras heresias precisam ser combatidas independentemente das suas fontes. Espero ainda por váriadas e constantes postagens sobre o assunto. Para que não fique nenhuma dúvida que " o mesmo pau que bate em Chico TAMBÉM bate em Francisco".
Um Abraço.
PAULO MORORÓ

ALTAIR GERMANO, disse...

Nobre Paulo,

já estou trabalhando num post sobre as heresias da Bíblia Dake.

abraços.

Paulo Mororó disse...

Caro pastor Altair, a Paz do Senhor.
Usei da liberdade e ousadia para divulgar sua promessa no Blog Point Rhema, pr Carlos:

"Nobre Paulo,

já estou trabalhando num post sobre as heresias da Bíblia Dake." Pasotr Altair

Estamos aguardamos.Creio que será muito edificante e terá TAMBÉM uma mediação equilibrada e imparcial, sem ceder às pressões de censura e "beicinhos" de comentaristas que só esperam elogios sem aceitar discordâncias.Acredito, TAMBÉM, que os irmãos mais exaltados irão fazer um "esforço ético" para debaterem no famoso, desejado e equilibrado "campo da idéias".
aBRAÇOS
PAULO MORORÓ
Abraços.

CHICO disse...

Saudações em Cristo!

O mais interessante sobre essa discussão é que, não somente essas recentes publicações como também as primeiras publicações de bíblias, sobretudo na Idade Média,foram cheias de deturpações (intencionais ou não) por hereges (de má fé ou não). Mas não esqueçamos que "a LETRA mata o fraco, mas o espírito dá a vida". Se o Espírito Santo não revelar a verdade por trás das letras (que são corruptíveis) fatalmente sucumbiremos na mentira de Satanás. Busquemos com zelo os Dons do Espírito Santo, este é o Segredo! Somente auxiliados pelos Dons espirituais poderemos alcançar a verdade de Deus, ou seja, a Palavra de Deus. Que o Senhor nos abençõe. Contatos via mail no franciscoegraziana@yahoo.com.br