segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O DICTATUS PAPAE NUMA VERSÃO EVANGÉLICA CONTEMPORÂNEA

IMAGEM: WIKIPÉDIA

O Dicatatus Papae (Ditado Papal), cuja tradução sugerida por Boff seria "A Ditadura do Papa", é uma lista com 27 proposições eclesiológicas, elaborada em 1075 por Gregorio VII, que trata basicamente da autoridade, competência e poderes do Papa. Segue abaixo o seu texto na íntegra (Fonte: Wikipédia):

Acrescentei em vermelho, um texto na perspectiva de alguns setores evangélicos brasileiros e mundiais da atualidade, onde a Reforma Protestante parece não ter conseguido atingir, ou, talvez, já foi superada (descartada).

I.
«Quod Romana ecclesia a solo Domino sit fundata». (Que a Igreja Romana (ou a Igreja Evangélica) foi fundada somente pelo Senhor).

II. «Quod solus Romanus pontifex iure dicatur universalis». (Que só o Pontífice Romano (ou o Presidente) seja dito legitimamente universal).

III. «Quod ille solus possit deponere espiscopus vel reconciliare». (Que só ele possa depor ou repor bispos (ou pastores, evangelistas e presbíteros).

IV. «Quod legatus eius omnibus episcopis presit in concilio etiam inferioris gradus et adversus eos sententiam depositionis possit dare». (Que os seus legados, ainda que de grau inferior, em um concílio (ou convenção) estão acima de todos os bispos (ou ministros), e pode contra estes pronunciar sentença de deposição).

V. «Quod absentes papa possit deponere» (Que o Papa (ou o Presidente) possa depor ausentes).

VI. «Quod cum excommunicatis ab illo inter cetera nec in eadem domo debemus manere». (Que com os excomungados (ou disciplinados) pelo Papa (ou Presidente) não podemos, entre outras coisas, permanecer na mesma casa).

VII. «Quod illi soli licet pro temporis necessitate novas leges condere, novas plebes congregare, de canonica abatiam facere et e contra, divitem episcopatum dividere et inopes unire». (Que só a ele é lícito, segundo necessidade temporal, ditar novas leis, formar novas comunidades, converter uma fundação em abadia (ou congregação em igreja) e, reciprocamente, dividir uma diocese (ou campo) rica e reunir dioceses pobres).

VIII. «Quod solus possit uti imperialibus insigniis». (Que só ele possa levar as insígnias (ou títulos e honras) imperiais).

IX. «Quod solius pape pedes omnes principes deosculentur». (Que todos os príncipes (ou presidentes, governadores e prefeitos) devem beijar os pés do Papa).

X. «Quod illius solius nomen in ecclesiis recitetur». (Que o seu nome deve ser recitado em toda igreja).

XI. «Quod hoc unicum est nomen in mundo». (Que este nome é único no mundo (ou na Convenção)).

XII. «Quod illi liceat imperatores deponere». (Que lhe seja lícito depor os imperadores (ou os políticos em geral)).

XIII. «Quod illi liceat de sede ad sedem necessitate cogente episcopos transmutare». (Que lhe seja lícito trasladar bispos (ou pastores, evangelistas e presbíteros) de uma sede (ou campo, igreja e congregação) para outra, se lhe obrigar a isso a necessidade).

XIV. «Quod de omni ecclesia quocunque voluerit clericum valeat ordinare». (Que possa ordenar clérigos (ou obreiros) de qualquer igreja onde queira).

XV. «Quod ab illo ordinatus alii eclesie preesse potest, sed non militare; et quod ab aliquo episcopo non debet superiorem gradum accipere». (Que um ordenado por ele possa presidir a outra igreja, mas não servi-la; e que o ordenado por ele não possa receber grau superior de outro bispo (ou ministro)).

XVI. «Quod nulla synodus absque precepto eius debet generalis vocari». (Que nenhum sínodo (ou convenção) se chame universal se não for por ordem do Papa).

XVII. «Quod nullum capitulum nullusque liber canonicus habeatur absque illius auctoritate». (Que nenhum capítulo nem nenhum livro (ou Estatuto e Regimento Interno) seja considerado como canônico (ou oficial) sem sua autorização e permissão).

XVIII. «Quod sententia illius a ullo debeat retractari et ipse omnium solus retractare possit». (Que suas sentenças (ou determinações) não sejam retratadas por ninguém e só ele possa revê-la).

XIX. «Quod a nemine ipse iudicare debeat». (Que não seja julgado por nada).

XX. «Quo nullus audeat condemnare apostolicam sedem apellantem». (Que nada pode condenar quem apela a Sede Apostólica (ou sede de Campo ou Convenção)).

XXI. «Quod maiores cause cuiscunque ecclesie ad eam referri debeant». (Que as causas maiores de qualquer igreja sejam referidas à sede apostólica (ou sede do Campo ou Convenção)).

XXII. «Quod Romana ecclesia nunquam erravit nec imperpetuum scriptura testante errabit».(Que a Igreja Romana (ou determinada denominação evangélica) nunca errou e não errará nunca, segundo testemunho das Escrituras).

XXIII. «Quod Romanus pontifex, si canonice fuerit ordinatus, meritis beati Petri indubitanter efficitur sanctus testante sancto Ennodio Papiensi episcopo ei multis sanctis patribus faventibus, sicut in decretis beati Symachi pape continetur». (Que o Pontífice Romano (Presidente), uma vez ordenado canonicamente (ou convencionalmente), é santificado indubitavelmente (ou colocado acima de todos) pelos méritos do bem-aventurado Pedro, segundo testemunho do santo bispo Enódio de Paiva, apoiado pelos muitos santos Padres segundo está nos decretos do Beato Papa Símaco (ou qualquer outro santo e santos da atualidade)).

XXIV. «Quod illius precepto et licentia subiectis liceat accusare». (Que por ordem e permissão sua seja lícito aos subordinados formular acusações).

XXV. «Quod absque synodali conventu possit episcopus deponere et reconciliare». (Que pode depor e restabelecer os bispos (ou pastores, evangelista e presbíteros) mesmo fora de reuniões de sínodo (ou ministeriais e convencionais)).

XXVI. «Quod catholicus non habeatur, qui non concordat Romane ecclesie». (Que ninguém seja chamado católico (ou assembleiano, batista, presbiteriano, congregacional, episcopal etc.) se não concorda com a Igreja Romana (ou com a sua Denominação Evangélica)).

XXVII. «Quod a fidelitate iniquorum subiectos potest absolvere». (Que ele pode eximir os súditos (ou ministério, membros e congregados) da fidelidade para com príncipes iníquos (ou políticos corruptos em geral)).

Esta postagem é um protesto contra alguns abusos do atual sistema hierárquico e piramidal evangélico (neo-romano), e contra aqueles que em nome de uma "diferenciada unção" exploram, oprimem e dominam sobre o rebanho de Deus (1 Pe 5.1-3).

Atenção: Qualquer semelhança com fatos ou personagens da vida (evangélica) real é mera coinscidência.

6 comentários:

Valdeci do Carmo disse...

Parabéns pastor Altair, eu sei o que é sofrer esses abusos autoritários.Que o Senhor continue ricamente lhe dando graça e muita coragem pra continuar em defesa da verdade.

Fernanda disse...

Não é mera conincidência, não; é fato!

a verdade do evangelho disse...

Falou e disse! Isso é a mais pura realidade, que denuncia os abusos que há tempos vem sendo praticado no seio da igreja evangélica atual.

Pb. Edinei, Th.B

JC Santos disse...

A Paz do Senhor querido Pastor Altair,

Meu nome e Jairo C Santos e, sou ministro evangelico, ligado a CGADB, pertenco a CONEADESE e atuo nos USA na Assembleia de Deus Americana - cuja central esta em Springfield Missouri e tem como presidente nacional o Dr. Pr. George Wood.

Trabalho com os americanos ha 15 anos (apesar de que durante este tempo ajudei parte na igreja brasileira aqui) Aprouve a Deus entretanto nos usar no meio do povo desta nacao - e assim eu e minha esposa atuamos no ministerio em nossa Igreja como um dos lideres de departamento.

Aqui Deus tambem em sua infinita misericordia me tem usado como professor da Faculdade Teologica que funciona em nossa Igreja (quase 5000 membros).

Visitei varias postagens em seu blog e apesar de nem sempre ver olho a olho - tenho em estima sua dedicacao ao ensino pois creio que aqueles que sao chamados e nao se preparam no conhecimento estariam tomando uma atitude meio desrespeituosa com relacao a chamada de Deus.

Mantenho contato com o Brasil e devo confessar que me e dificil compreender muitas das posturas anti-eticas existentes na nossa denominacao.

Gostei de sua ultima materia e vou deixar o meu blog e e-mail para o senhor.

blog: cristianismoserio.blogspot.com e meu e-mail: jcsantosminister@gmail.com

A Paz,


JC Santos

Booth disse...

Pastor Altair, tem mais uma "Pois que fora da Igreja católica não há salvação" no pensamento evangélico fica assim "Pois que fora da igreja protestante evangélica não há salvação".
Acho q estamos precisado de uma re-reforma(rsssss!!) ou como Caio Fábio diz uma regeneração para que saibam o q é isso no pensamento dele d uma passada no site.

http://www.caiofabio.com/2009/conteudo.asp?codigo=05445

Abração Pr Altair !!

Ev.Jailson Trajano disse...

E que semelhança!