sexta-feira, 25 de setembro de 2009

BÍBLIA DAKE: A MAIOR FONTE DE CONSULTA EM TERMOS DE BÍBLIA DE ESTUDO



Chegou em minhas mãos a Bíblia de Estudo Dake, lançada este mês no Brasil pelas editoras CPAD e Atos.

Antes mesmo de seu lançamento, várias informações sobre a Bíblia foram publicadas na internet, principalmente através dos blogs, conforme os links abaixo:

- UNIÃO DE BLOGUEIROS EVANGÉLICOS
- PR. SILAS DANIEL
- PR. ROBSON AGUIAR
- PR. CARLOS ROBERTO

As principais discussões em torno do lançamento giraram em torno de algumas questões que envolviam conteúdos doutrinário e teológicos que não eram compatíveis com a ortodoxia pentecostal assembleiana brasileira. Sobre isto escreveu o pastor Silas Daniel em se blog, respondendo aos questionamentos do irmão Sidnei Moura:

Caro Sidnei, a Paz do Senhor!


Obrigado pelas palavras de apreço e motivação. Quanto à sua preocupação, ela procede, mas pode ficar tranquilo: os erros doutrinários já eram conhecidos e foram devidamente retirados. Devido ao seu compromisso com a ortodoxia bíblica, a CPAD não publicaria a Bíblia Dake no Brasil se tivesse de publicá-la com seus equívocos. Os detentores do direito de publicação da obra de Dake autorizaram a CPAD retirar da Bíblia Dake os erros doutrinários.

Ademais, apesar dos pequenos trechos equivocados da obra (e já retirados), a Bíblia Dake é uma relevante obra com conteúdo enriquecedor, por isso a importância de sua publicação no Brasil. A título de comparação, tomemos o caso da Bíblia Scofield (que está para ser relançada no Brasil por outra editora): ela era uma boa Bíblia (apesar de não ter tantas notas explicativas como outras Bíblias de estudo que vieram após ela), mas continha erros também - como é o caso da nota que explica o episódio entre Saul e a pitonisa de En-Dor. Nem por isso a Bíblia de Scofield deixa de ser reconhecida como uma boa Bíblia de estudo, principalmente para a época em que foi lançada, quando era pioneira entre as Bíblias de estudo. Agora, imagine uma Bíblia de estudo rica, muitíssimo rica, e com o adendo de que as únicas "viagens" de seu autor foram devidamente retiradas. Pensou? É a Bíblia Dake.

Abraço!


Em relação à questão, concordo com a resposta do pastor Silas Daniel.

Minha grande preocupação em torno de publicações feitas por uma editora oficial, como já expressei em outros posts são:

- Em caso de manter as idéias originais do autor, quando estas não se conformam com a ortodoxia da denominação, a editora deve deixar isto claro na obra, como fez a CPAD ao publicar em parceria com a HAGNOS o "Antigo Testamento Interpretado Versículo por Versículo" de R. N. Champlin;

- Uma outra opção plausível foi a acordada e tomada pelas editoras CPAD e Atos, no caso da Bíblia de Estudos Dake, em omitir as idéias não ortodoxas do autor.

Se a editora não fosse "oficial" da denominação, nada disso seria preciso, restando ao leitor uma análise crítica da obra, o que, aliás, deve ser feita em qualquer leitura e estudo bíblico, aplicando o princípio de 1 Ts 5.21 "Examinai tudo. Retende o bem;".

Com as suas 500.000 referências cruzadas, 35.000 notas de comentários, 9.000 subtítulos informativos, 8.000 esboços para sermões, definições de palavras do grego e hebraico, estudos temáticos de cada livro, concordância bíblica e dicionário enciclopédico, mapas e outros recursos, a Bíblia de Estudo Dake é a maior fonte de pesquisa e consulta em termos de Bíblia de Estudo já lançada no Brasil.

15 comentários:

francisco disse...

Muito esclarecedor , estava com receio de adquirir essa biblia pois havia lido alguns comentarios sobre a conduta nada ortodoxa do autor das notas alem de algumas criticas pesadas sobre ele ser neo pentecostal e ter o mesmo pensamento do autor da biblia do milhao (vitoria financeira).

Parabens pastor Altair , és um homem de carater

Ia me esquecendo (brincadeira) já fez seu concurso para pastor da universal ? nao sei se procede a informaçao , mas nesse link diz que a universal esta abrindo concurso para pastor ! IMAGINA SE A MODA PEGA!

nao sei se tem veracidade mas agora pastor da universal vai ter concurso

http://fazendavirtual.wordpress.com/2009/08/23/igreja-universal-abrira-concurso-para-pastor-salario-inicial-de-r-8-23482/


CLAUDIO PIMENTA

Saulo Vale disse...

Que bom que foi tudo esclarecido, muitas pessoas questionavam essa Bíblia Dake por dizer que tinha algumas notas com heresias, que a CPAD continue tendo essa preocupação pra não deixar os crentes neófitos confundidos quanto o conteúdo das notas.

Paz do Senhor!

evangelico disse...

Nao nao poderia concordar - Finis Dake e fundamentalista e dispensasionalista - mas sim concordo que a Biblia Dake sera bem aceita pelo Assembleiano Brasileiro porque a teologia brasileira e profundamente dispensasionalista... Mas ainda teremos melhores obras com certeza -

Márcio Cruz disse...

A Paz do Senhor, PR. Altair.

Já havia lido a respeito das notas "estranhas" na Dake, mas mesmo assim já havia decidido adquirí-la. Ela é realmente muito boa.

Ela será mais uma preciosa ferramenta em nossa (eu e minha esposa) biblioteca, junto com a Pentecostal, Shedd, Thompson, iLúmina, Interlinear, N.T. de Estudo King James, Torah do Rab. Meir, Obreiro, Anotada, Explicada, da Mulher, N.T. Judaico.

A Igreja brasileira não pode alegar hoje, que a Bíblia é um livro difícil de entender, pois ferramentas não faltam.

Cabe a cada um fazer a escolha: ou permanece na IGNORÂNCIA (indo atrás de qualquer vento de doutrina) ou avança no CONHECIMENTO, aprendendo a manejar a Palavra da Verdade.

Shalom Hesed v'Shalom!

Márcio Cruz.

*amado pastor, gostei muito de seu comentário acerca do evangelista e gostaria que pudesses fazer o mesmo acerca de CONFERENCISTA que está muito em voga atualmente. O que é um conferencista e o que ele faz.
Todá Rabá!

Pr. Alessandro Garcia disse...

Sou colportor e quando vendo uma Bíblia de estudos, costumo dizer ao leitor: Inspirado e inerrante é só o texto, o restante é comentário! Deve-se ler e analisar criticamente.

Daladier Lima disse...

Prezado Pr. Altair,

Infelizmente o tripé da compreensão ainda é uma questão sem solução em nossas igrejas. Sem leitura, compreensão e transformação tais lançamentos são mera propaganda.

A maioria dos obreiros que conheço e gostam de estudar e "fazer" teologia se apoiam em suas Teologias Sistemáticas, e não em tais Bíblias. Fato que deveria preocupar a CPAD.

Abraços!

Paulo Silvano disse...

caro pr Altair,

Não bastando o histórico polêmico de F. J. Dake, essa trucidação do texto riginal, sob o pretexto de retirar os "erros doutrinários", revela o quanto, na alvorada do século 21, a confissão com quase cem anos de existência ainda aposta na minoridade intelectual dos seus confessantes bem como na incapacidade de estabelecerem os filtros necessários na tarefa de reter o que é bom. Nem o catolicismo romano, que já foi extremamente castrador da consciência dos seus fiéis, anuindo somente aquilo que tinha o seu "imprimatur", continuam com essa prática.
Ortodoxia tosca. Sem violentar o conteúdo, bastava apenas abrir alguns parêntesis para expor a posição oficial e ponto.

Um abraço
Paulo Silvano

Pr. Sidney Miranda disse...

Bíblia de estudo Dake controvérsias de heresias
a famosa bíblia dos teólogos da prosperidade. A bíblia de estudo DAKE. O que chama atenção foi que essa Bíblia com comentários e estudos heréticos foi lançada pela CPAD.

Todos comentam a tamanha incoerência dos gestores da nossa querida Editora a CPAD. Pois não podemos misturar o profano com o sagrado, não há comunhão entre luz e trevas, não podemos andar unidos a quem não está de acordo conosco. No livro do Pr Hank Hanegraaff “Cristianismo em Crise” também editado pela CPAD ele alerta sobre essa Bíblia e denuncia seus estudos e comentários heréticos e profanos.

Veja algumas das heresias de Dake:

1) A Teoria da Gap
2) Os Gigantes eram crianças filhos de anjos com mulheres
3) As raças não devem se misturar
4) Raça de pessoas na era pré-adâmica na Terra
5) Os demônios não são anjos caídos
6) Deus Pai, Filho e Espírito Santo, todos têm os seus próprios corpos, almas e espíritos
7) Que os céus e os planetas são habitados
8) Que não só Jesus tem uma primeira e segunda vinda. Mas o pai também tem uma primeira e segunda vinda.
9) Que quando Jesus retornar ao Pai estará vindo com Jesus ...
10) O rei Davi será ressuscitado para a regra do Milênio. Jesus não vai ser o Rei de Israel ...
11) A Grande Tribulação não será para todo mundo.
12) A Igreja não é a Noiva de Cristo
13) Há uma diferença entre o Reino dos Céus e o Reino de Deus ...
14) Saul não foi o primeiro rei de Israel, Moisés é que foi ...
15) Satanás não entra em corpo de qualquer um ... (o que aconteceu com Judas?)
16) Há outros reinos em outros planetas
17) Esta Terra será renovada. A Nova Terra é uma Terra renovada.
18) Não há nenhuma filiação eterna de Jesus Cristo. Jesus já era eterno como a palavra. A filiação não era nada mais do que a humanidade de Jesus.
19) Satanás e seus anjos vão morar visivelmente com homens durante o período da Grande Tribulação.
20) O varão em Apocalipse não é Jesus, são os judeus 144.000 ressuscitado para o céu.
21) Houve um dilúvio de Noé pior do que era antes de Adão. Foi o dilúvio de Lúcifer, que destruiu a primeira criação. Assim, Deus em Gênesis 1:2 teve de recriar a Terra...

Isso são só algumas das heresias quem contem a Bíblia de estudo Dake veja mais aqui.

Segundo comunica o Pr Silas Daniel, que é Editor Chefe do Departamento de Jornalismo da CPAD, autor do livro A Sedução das Novas Teologias" os erros doutrinários foram retirados. O que deixa ainda mais contoverso essa polêmica da Bíblia Dake.

en minha visita esta quinta a Assembléia de Deus de Porto Velho liderada pelo Pr Joel Holder ele me chamou a atençao para o citado acima o cual ele mesmo fez questao de colocar no site da da sua igreja pois pelo que ele me disse nao a muita diferença da (vitoria financeira).

Trabalhadores do Reino disse...

Caro Pr Altair Germano, a paz do Senhor!

Eu e meu esposo compramos a Bíblia Dake (claro que não na CPAD porque lá tudo é muito mais caro, pois a DAKE que compramos por R$ 89,00, na CPAD custa R$ 129,00 aqui em Minas).

Na verdade definitivamente não queríamos mais uma Bíblia de Estudo, pois como deve acontecer com outros irmãos hoje, já temos várias. E isso acontece porque, como alguém já mencionou em outro blog, passamos periodicamente por descontentamentos com elas.
Porque muitas, pra não dizer todas, trazem em suas notas comentários que tentam diminuir a importância de certas passagens, ao invés de reforçar a nossa fé. Para dar um exemplo claro do que falo, havíamos adquirido a Bíblia Anotada Expandida, e durante algum tempo li seus comentários simples, mas concisos em algumas poucas notas. Como estou lendo recentemente o AT, me deparei com um comentário em que Charles Ryrie informa que na verdade um terremoto teria explodido poços de betume quando da destruição de Sodoma e de Gomorra, e não fogo do céu, mas relâmpagos teriam provocado a ignição dos gases liberados (e isso ocorre em muitas outras Bíblias de Estudo). O texto é Gênesis 19.24, porém, em Lucas 17.29, vemos o próprio Senhor Jesus ratificando a informação de que desceu fogo do céu para destruí-las. Caso alguém tente argumentar contrário ao que Jesus falou por dizer que tais palavras não foram proferidas por Ele, também estaríamos sob o risco de ter também outras "meias verdades" no restante de suas declarações. O Champlin no NT Interpretado versículo por versículo, faz os mesmos comentários em Gênesis 19.24, trazendo diferentes opiniões, e nenhuma delas ratificando o texto bíblico. Em Lucas 17.29 e 30 ele simplesmente deixa de interpretar e omite qualquer comentário a respeito destes dois versículos, especialmente do que Jesus falou o que achei no mínimo curioso. Mas o fato é; li entendo e creio que desceu fogo do Céu sobre Sodoma e Gomorra tal como Jesus fala e tal como está escrito em Gênesis 19:24.
E éespecialmente neste aspecto que tem nos chamado a atenção a BAD, pois temos analisado a edição em português e não encontramos nela nenhum comentário que diminua ou procure explicar com argumentos meramente humanos, passagens como essas.

Além de outros textos polêmicos em que os editores de Bíblias de Estudo quase sempre se embaraçam, nos quais a BAD tem se mostrado aprovada até o momento, muito embora nós já estejamos atentos e avisados. Um destes exemplos é Gênesis 6.2, 1ª Samuel 28, entre outros.

Quanto aos equívocos doutrinários de Dake, concluimos que todos os homens estão sujeitos a eles. Chego a pensar que é pela permissão do próprio Deus que pessoas fiquem confundidas em seu muito estudar e examinar, para que ninguém se glorie. Por isso, é que de quase tudo o que se lê, temos que fazer seleção. E quantos de nós não fazemos esta pergunta a nós mesmos: como uma pessoa tão conhecedora da Palavra e capacitada pode cometer sandices deste nível?

Quanto aos comentários sobre a vida pessoal de Dake, que também circulam na Internet, entendemos que cada um dará conta de si mesmo a Deus o Justo Juiz de toda a terra. Se ele tinha ou não uma vida dissoluta, disso nunca teremos certeza. O que temos dele em mãos hoje é um material muito bem trabalhado e que realmente, pelo porte, deve ter consumido muitas e muitas horas de estudos, certamente. Por este motivo, temos gostado muito do conteúdo que a Bíblia Dake apresenta.

De qualquer forma, concordo plenamente com quem diga que o principal é o texto bíblico, e, se ele não nos chamar a atenção para a leitura e conhecimento da Bíblia pelo que ela representa para nós, todo o resto é esforço inútil.

Na paz de Cristo;
Elenilda Gramiscelli Sales.

Pr. Alessandro Garcia disse...

Realmente o que não têm faltado são comentários negativos acerca desta Bíblia.
Tem sido afirmado que os erros doutrinários foram tirados na edição em português. No entanto a nota de Gn 1.26 ainda contém um enorme erro bíblico e tológico. O autor afirma que nós fomos feitos segundo à imagem de Deus quanto a sua aparência externa e não aos seus atributos morais. Será que todos os erros foram realmente tirados?

francisco disse...

Muito bom o argumento do Pr. Sidney Miranda com a palavra a CPAD e os seus defensores!!!

Gile disse...

Porventura tiraremos nós fruto bom desta árvore má? Poderemos tirar água boa desta fonte má? Faremos todas essas coisas nos justificando equivocadamente em Tessalonicenses 5.21? Texto este que não nos autoriza a absorvermos, somente, parte daquilo que é ruim. Na verdade, o texto se refere às profecias (a qual deve ser aprovada ou reprovada - o contexto prova isso). Contudo acho que se podemos seguir esta lógica [rasgando a Escritura - ou a manipulando] podemos fazer como bem disse o pastor Robson, vamos publicar os livros de David Young Cho, Benny Him e todos os outros retirando o que for herético.
"Rogo-vos, irmãos, que noteis bem aqueles que provocam divisões e escândalos, em desacordo com a doutrina que aprendestes; afastai-vos deles" (Rm 16.17) - se não devemos andar com eles, muito mais publicar seus enganos!!
"Mas, agora, vos escrevo que não vos associeis com alguém que, dizendo-se irmão, for impuro, ou avarento, ou idólatra, ou maldizente, ou beberrão, ou roubador; com esse tal, nem ainda comais" (1Co 5.11).
Devemos ter cuidado e fugir até da aparência do mal, quanto mais daquilo que já sabemos ser mau.

Deus abençoe a todos vocês!!!

Clóvis disse...

Pr. Altair e demias,

Muito obrigado pelos seus esclarecimentos a respeito da Bíblia de Estudo de Dake.

Eu tenho uma posição não muito favorável à respeito de bíblias de estudo. Quando alguém me pede que indique alguma, dou as dicas publicadas em Dicas para escolha de uma Bíblia de Estudo pessoal.

Mesmo assim, tenho diversas bíblias de estudo e estava cogitando, sem muito entusiasmo, em adquirir essa de Dake, que confesso nunca tinha ouvido falar.

Em Cristo,

Clóvis

O VENDEDOR DE LIVROS disse...

Eu comprei esta Bíblia e não me arrependo!!!

diegohanjos disse...

Vocês são realmente os piores,a cpad deveria no mínimo ter respeito pelo direito de analise de individuos que não frequentam vossa denominação.Alem do mais vocês não são os donos da verdade.Se fossem as vossas mulheres E vossos homens, honrrariam ao evangelho pregado em vossos pulpitos em um passado não muito distante por homens iletrados mais cheios do ESPÍRITO que podiam se por de pé e berrar durante horas contra toda essa imundicie que hoje o malafaias chama antiquado.Antiquado, obsoleto, ultrapassado,uma coisa é certa DEUS não se deixa escarnecer aquilo que o homem plantar ceifara. O que hoje chamam ultrapassado foi a base de assembleianos americanos verdadeiramente PENTECOSTAIS que iam ate o altar e podiam chorar até que suas vidas fossem cheias de DEUS.Não so americanos mas tambem brasileiros e muitos outros.Uma coisa eu sei suas grandes escolas de teologia jactancian-se tanto ao ponto de achar que posuem a verdade plena do evangelho. A verdade de DEUS permanesce e não muda a de vocês tem sofrido uma mudança a medida que passa o tempo.Não estou aqui defendendo o doutor dake mais sim o meu direito de adquirir algo integro imdependente de religião e doutrinas.A verdade é que novas traduções ou novos esboços retratados a luz de teologia humana não vão fazer a esta geração voltar ao ponto onde teem caido.Porque O CONSOLADOR QUE O PAI ENVIARÁ EM MEU NOME ENSINRÁ TODAS AS COISAS. aquilaamoz@yahoo.com.br