domingo, 30 de agosto de 2009

PASTOR SILAS MALAFAIA: UM HOMEM ACIMA DA CRÍTICA



Gostaria de analisar "criticamente" algumas das falas do pastor Silas Malafaia neste vídeo-resposta:

1. "Eu quero dizer que eu não tô nem aí pra você crítico, ha, ha, ha!"

É claro que ele está incomodado, senão, simplesmente ignoraria as críticas.

2. "Quem critica não faz nada. Você conhece alguma obra de crítico? Você conhece alguma coisa que crítico construiu?"

Pois bem, vindo de alguém que já criticou o G-12, a própria Teologia da Prosperidade, A Rede Record e a Igreja Universal, a Rede Globo, o Caio Fábio, o Edir Macedo, a postura de alguns pastores presidentes das Assembleias de Deus por ocasião das eleições da CGADB, dentre outras coisas, se percebe que, numa incrível e absurda contradição, ele mesmo se diz "construtor do nada".

Ou será que esta afirmação só vale para quem o critica. Pobre e infeliz declaração, destituída de bom senso e equilíbrio, vinda de alguém dotado de formação acadêmica e inteligência privilegiada.

Você conhece algum critico com obras concretas, com realizações que glorificam a Deus? Eu conheço. Conheço porque penso e estou livre, como a maioria dos leitores deste blog, de ser objeto e massa de manobra de quem quer que seja. Aliás, prefiro 1.000 leitores pensantes e críticos, do que 1.000.000 de telespectadores passivos e acríticos.

3. "Geralmente, o crítico é um recalcado, que tem dor de cotovelo do 'sucesso' dos outros"

O que significa "sucesso" na perspectiva "malafaiana". Seria se tornar rico e famoso? É bem provável, tendo como paradigma o Evangelho da Vitória Financeira que ele mesmo prega. Ou seria se tornar vice-presidente da CGADB com todos os escândalos promovidos, com as brigas judiciais dos bastidores, com as denúnicas bombásticas, com as articulações políticas que arrepiam até Satanás?

Certamente, a perspectiva de sucesso aqui não se trata daquela que norteou o ministério de Isaías, Elias, Eliseu, Jeremias, Daniel, João Batista, Jesus, Paulo, Pedro, João etc., e que um dia já norteou (assim penso) o próprio ministério do companheiro de denominação.

4. "Eu estou preocupado com aquelas pessoas que ao ouvir a palavra de Deus, a fé pode ser produzida"

Sobre qual "Palavra de Deus" o pastor Silas Malafaia se refere? Será a profecia dos R$ 900,00 do pastor Morris Cerullo? Será a mensagem da Vitória Financeira da Bíblia que leva este nome?

"Palavra de Deus" gera fé? É claro que sim (Rm 10.17), mas, os efeitos da "Palavra de Deus" não é selo autenticador dos nossos equívocos e deslizes doutrinários. Ela gera fé, simplesmente por ser o que é.

Percebe-se, que no âmbito da subjetividade, "Palavra de Deus" tornou-se mais uma vítima dos processos relativizadores da pós-modernidade, ou seja, "Palavra de Deus" tornou-se o que "eu" entendo ser, e não aquilo que se fundamenta e se sustenta na Bíblia Sagrada!

Entendo, salvo melhor juízo, que a crítica sempre nos leva a repensar a prática, vindo ela de quem quer que seja. Não é assim que pensa o pastor Silas Malafaia, que do alto do seu "sucesso" como empresário da fé, esnoba diante daqueles que dele discorda.

Oremos por ele, já que parece não mais ter ouvidos e humildade para reconhecer seus erros.

Em compensação, sobram palavras impensadas e insensatas.

Os fatos são simplesmente lamentáveis!

39 comentários:

Saulo Vale disse...

E ainda disse que ia reproduzir o dia em que o "pastor" Morris Cerullo esteve no seu programa. Uma vergonha! Onde vamos parar?

Pr Alessandro Garcia disse...

Se o pastor Silas fosse um membro da igreja como qualquer outro, eu não me preocuparia tanto. afinal todos temos o direito de pensar o que quiser. Entretanto, se tratando de uma personagem como ele, certamente ele deveria de repensar algumas de suas posturas. Ele é um influenciador em potencial! Muitos até poderão pensar que esta é a posição das ADs. Afinal ele o Vice-presidente da CGADB!!!

Sinceramente, neste seu infeliz comentário, percebi que o que sobrou de prepotência faltou de humildade e maturidade.

Fredy disse...

Pastor Altair Germano, quero me juntar ao senhor para repudiar esse proceder vergonhoso do Pr. Silas Malafaia. Tenho muitas saudades do Silas de outrora.

Ev.Anderson Araujo disse...

Caro Pr. Altair Germano;
Graça e Paz;
Quero louvar a Deus pelas suas palavras, com relação e este episódio lamentável de nosso companheiro de denominação que a cada dia está se complicando,naquilo que diz respeito ao Evangelho de Cristo.Vamos contunuar orando á Deus para que ELE tenha misericórdia dos seus ungidos....
Fraternalmente;
Nele que tem todo o Poder;

seu conservo;
Ev. Anderson Araújo.
Blog Plenitude da Graça.

Atalaia disse...

Já ouvi o pastor Silas em um programa de rádio usar destas teorias da personalidade para justificar suas grosserias.Dizia ele sobre si mesmo que possuia "personalidade sanguínea",como que se isto fosse salvo-conduto ou mesmo imunidade para desrespeito e grosserias.Enfim,ele que tome cuidado,pois o cachorro vivo de hoje é o cachorro morto de amanhã!

Max Cordovil disse...

Irmãos, infelizmente o Pr Silas Malafaia que está se perdendo na sua vontade (ou necessidade) de agregar apoiadores. "Aquele que cuida estar em pé, olhe para que não caia." Oremos uns pelos outros.

Danilo Fernandes disse...

Amantíssimo Pastor Altair Germano, duas declarações:

1)Este vai pro Genizah.

2) Oooô dilicia! Recebiiiiiiiiiiii!

Paz e Bem,

Danilo
http://www.genizahvirtual.com/

sandre disse...

Também acho que ele tem as vezes, subido a razão em suas declarações.
Mas a politicagem da CGADB, não é melhor do que o que o malafaia faz.
Pois uma coisa ele tem razão, os coronéis é que mandam na CGADB.
E a critica pura e simples, também não é valida.
Apesar de suas opniões serem polidas de um outro caminho, o que em si ja é bem mais valido, do que o simples critiquismo, que tanto tem marcado os blogs ultimamente.

Josélio disse...

Parabéns pelo post, diferentemente de Jesus que queria saber o que os outros dizia a respeito dEle, o Pr SM está em um patamar inatingível, mas ele deveria lembrar das palavras de João Batista, "Convém que Ele (Jesus)cresça" e nós continuamos em nossa pequenez.

Josélio

Marcos Wandré disse...

Pr. Altair, Graça e Paz!


É profundamente lamentável que aquela afronta ao Evangelho, aquela perversão, vai ser reprisada!

O Malafaia se contradiz tremendamente, como você salientou, ao falar dos críticos. Na realidade, a coerência nunca foi o forte do Malafaia.

Lamento que no próximo sábado, aquele episódio triste vai ser reprisado...

Renato disse...

A Paz.

Uma pergunta Pr. Altair.

Pr. Silas Malafaia tem riscos de ser excluido da CGADB ? Porque ela ( CGADB ) não exclui ele da convenção ?


Na Paz.

Renato

Heitor disse...

É interessante :
1º - Este Pastor, que outrora "criticava" tanto a Teologia da Prosperidade, hoje defende ela abertamente ;
2º - Este Pastor, que ocupa a 1ª Vice Presidência da CGADB, pode defender isso que a Bíblia Sagrada e a Denominação que ele pertence são contrárias ;
3º - O Conselho de Doutrina da CGADB não vai fazer nada em relação a isso ? Ou será que o mesmo é "impedido" de fazer pq o homem tem influência na Convenção Geral ?
Perguntar não ofende ...

Daladier Lima disse...

Eu não me surpreendo com o comportamento dele quanto às críticas, acontece com quem vira estrela. Eu me supreendo é com quem elege uma pessoa desse naipe. Já passou da hora de uma representação contra ele no "Conselho de Ética" da CGADB ou algo semelhante. Duvido é que quem pode relamente levar a representação deseje fazê-lo.

Elisomar disse...

Se ele fosse um membro sem grandes méritos, podia até dizer o que quisesse e agir assim, mas quando uma pessoa se torna pública, ela leva a sua carga e a dos outros.
E estar acima da crítica é no mínimo um pouco de meninice.
Menino é que pensa ser super herói, que pode subir sem riscos de uma queda.
Que o Senhor desperte o seu servo, pois não é possivel que o mundo todo esteja errado e só a gente certo.

Valdeci do Carmo disse...

as críticas do Pr Silas Malafaia a CGADB teria mais peso se realmente ele fosse um homem fiel aos principios doutrinarios da igreja. Fiquei muito decepcionado com ele, depois dessa Bíblia de batalha espiritual ele vem so caindo do verdadeiro evangelho e o pior que na posição em que o mesmo se encontra é quase impossivel de olhar para si mesmo e voltar atras. Lamentável, mas como eu sempre tenho dito, PRECISAMOS DE HOMENS CHEIOS DE DEUS E QUE AMEM MAIS AO SENHOR DO QUE A SI PRÓPRIOS. TEMOS DE PARAR DE BUSCAR REFERENCIAIS EM HOMENS FALHOS, POIS O PODER E A FAMA ASSOCIADO AO DINHEIRO FAZEM MUITOS SE CORROMPEREM.
VALDECI DO CARMO

Robson Silva de Sousa disse...

Paz, meu prezado pastor.

O primeiro grande passo rumo a uma heresia consiste justamente na inadmissibilidade do erro, da falha, do engano, do deslize. O homem se reveste de uma autoridade sobrenatural – quase divina; torna-se insensível às críticas, até considerar-se o dono da verdade; o ser absoluto em si mesmo... E na sua “escolha” contrária a tudo e a todos, lança-se contra a verdade; a única e absoluta Verdade: a Palavra de Deus.

Já eu preferível uma crítica cortante que uma adulação ordinária.

Torço pelo retorno (conversão) de nosso ex-timado pastor.

Pb. Robson Silva
Prossigo para o Alvo... Fp 3:14

Anônimo disse...

Se fosse o Silas de outrora, ele ia chamar o Cerullo e ia detonar ele com a bíblia...

Mas é muito infeliz que ele tenha se tornado o que criticava...

Charles (charlesgomes.wp.com)

Anônimo disse...

irmao FELIPE ANDRE.

Lamentavel... quem era Pr Silas...

Caro Pr. Altair. Gostaria de Fazer um adendo no comentario, sou o monitor da turma EETAD em Salgueiro, Envie-lhe um E-MAIL e nao obtive resposta vossa, por favor queira responder-me, necessito da contar(numero)Para depositar o dinheiro da 2ª Mensalidade, ate porque aumentamos a turma em mais 10 alunos,agora sao 26. favor entre em contato meu E-MAIL é andreferre2@hotmail.com
Grato em Cristo.

Anônimo disse...

Com a palavra, a nossa querida CGADB ...
E, por favor Pr.Germano : Envie a Convenção Geral TODAS as opiniões dos diversos Obreiros das AD's do Brasil que colocam aqui em seu blog. Ou eles tomam providências ou, nos 100 anos da AD, ela será só a história !

Anônimo disse...

Quem te viu e quem te vê, Pr.Silas Malafaia :
Já o vi pregar a PALAVRA DE DEUS algumas vezes, inclusive em nossa humilde congregação mas agora...
Não sei se o senhor viria. Somos humildes e congregamos numa Congregação de um subúrbio !

Gutierres Siqueira disse...

Pastor Altair, a paz!

O senhor tirou as palavras de minha boca. A Malafaia a cada dia se supera!

Abraços

Matias H. disse...

Meu amigo Gutierres chamou a minha atuação para seu blog.
Estou feliz que ainda há pessoas no nosso meio que não aceitam serem intimidados pelos falsos profetas.
Silas Malafaia apostatou e se exaltou acima da igreja de Cristo e o conselho dos irmãos.
No último sábado decidi desligar o programa "Vitória em Cristo" e como protesto (afinal sou protestante) boicotar os programas e o material do Sr Silas Malafaia.
O império gospel dele não pode ser mais apoiado por pessoas que amam o verdadeiro evangelho de Cristo.

Anônimo disse...

PAstor Altair, perfeita sua colocação sobre este psdo pastor.
Ele não esta nem ai para as criticas e isso é obvio pois se ele estivesse "ai" para as criticas ia ouvi-las e depois avalia-la e fazendo isso lhe sobraria uma unica alternativa, cair de rosto em terra e pedir pordão a Deus por sua arrogancia e heresias e pedir perdão ao povo que ele engana com tanta facilidade.
Mas duvido que ele faça isso e portanto ele vai continuar a estar nem ai, a menos que seus fãs resolvam estar ai e parem de comprar suas publivações hereticas, e parem de assistir seus programas, e parem de ir a Israel com ele, e parem de ir as suas cruzadas e conferencias, ai sim ele estara ai (sentira no bolso). Agora falar de biblia a ele é intil.
Gostaria apenas de saber se os pastores assembleianos que votaram nele estão ai ou não. Se foi um voto politico ou foi afinidade doutrinaria.


Nei

prjairão disse...

Quero parabenizá-lo Pr Altair pela lucidez de seus singelos mas abrangentes comentários sobre a postura do nosso querido Pr Silas. Há tempos tenho notado a mudança de paradigmas, o discurso contaminado pela teologia da prosperidade que, por anos, ele mesmo combateu e agora abraça com o que há de mais repugnante nesta falácia teológica que é a arrogância. Oremos por ele pois sabemos o quanto tem sido usado por Deus por mais de 2 décadas. POrém, creio que Deus permite tais fatos para que nos voltemos pra Ele e sua glória eterna e não esqueçamos que o nosso modelo é Cristo.

Soli deo gloria

Ev. Jairo Vasconcelos
itapecerica-MG

prjairão disse...

Nesses tempos trabalhosos devemos olhar somente pra Jesus. Aliás, somos inclinados a depostitar nossa fé e esperança em homens falhos como nós. Só Jesus é fidedigno. Cerullo, Murdock, Macedo, Soares, Malafaia, não passam de homens que deveriam reconsiderar o fato de terem nas mãos o poder de influenciar milhões que diariamente acreditam em seus discursos inflamados e cheios de sentimentos megalomaniacos de tomarem posse de tudo e monopolizarem a fé pra si.
Que Deus ilumine estes e a todos nós.

Vigiemos

TIAGO VIEIRA disse...

A Paz do Senhor Pastor Altair,

O pastor Silas Malafaia "caiu na própria armadilha", ele é todo contraditório. Não teve convicção do que defender, não teve firmeza.

Parece que ele é só firme na impostação da voz, já que a alguns anos estava de um lado, hoje está do outro lado. E ainda não sabe receber as críticas, sabe críticar, mas não gosta de ser críticado. Crítica o crítico e diz que quem crítica nunca construiu nada.

Que Deus nos guarde para não mudarmos de lado também.

MARIA disse...

PR ALTAIR,

"DEUS NOS DEUS ESPIRITO DE DISCERNIMENTO PARA ORARMOS E NAO PARA CRITICARMOS"
LI ESTA FRASE ME IMPACTOU PORQUE SOU SEVERAMENTE CRÍTICA. ESTOU ORANDO PARA SER MUDADA.
EU ACHO (ACHO!!!!) QUE O PR. SILAS NAO DEVERIA RESPONDER A CRITICAS, PRINCIPALMENTE CONTRA-ATACANDO.
MAS ELE NAO ACHA. ENTÃO...
PR. ALTAIR, JÁ PASSOU PELA SUA CABEÇA QUE O PR. SILAS PODE, DE TODO CORAÇAO, ESTÁ SINCERAMENTE CONVICTO DE QUE ESTÁ FAZENDO A COISA CERTA????
E SE ASSIM FOR, NESTE CASO, DEVERIAMOS APENAS ORAR, POIS DIFICILMENTE ALGUEM O CONVENCERIA DO CONTRARIO, NAO ACHA???
FICO PENSANDO A CONFUSAO NA CABEÇA DOS INCRÉDULOS, VENDO AS SETAS INFLAMADAS ENTRE PASTORES!!!!
UM ABRAÇO!
EM CRISTO JESUS, QUE NOS AMA
APESAR DE SERMOS QUEM SOMOS!
MARIA
(ESPERO DE TODO CORAÇAO QUE PUBLIQUE, JÁ QUE NAO HA MOTIVOS PARA NAO FAZE-LO!)
mary.auxilia@hotmail.com

Anônimo disse...

Estranho é que um dia tanto Silas Malafaia quanto Morres Cerullo pregaram o evangelho genuíno de Cristo.

Morestino disse...

Quando Caio Fabio falava poucos davam credito mas agora elas (as palavras do Caio) tomam forma concreta com Morris Cerullo. Reafirmo o q eu disse em outro post " as muitas cedulas o fazem delirar" MalaFaia se perdeu em devaneios da teologia da prosperidade.
As perguntas q ñ saem da minha kbça. Como o vice da CGADB provoca quase um cisma? e como os membros da A.D podem protestar? será q vão protestar? visto que o MalaFaia e muito querido na A.D duvido um pouco q isso aconteça. Qual vai ser o futuro? como não sou Deus e não sei o futuro fico com as indagações e com as conclusões para mim.

Anônimo disse...

O homem e uma metarmofose ambulante, muda de ideia como quem troca de roupa , nao dou mais credito uma so palavra do que ele diz

Newton Carpintero, pr. disse...

Prezamado pr. Altair Germano,

A Paz do Senhor!

Eu sou Contra a Falácia da Prosperidade!

O Senhor seja contigo!

pr. Newton Carpintero
www.pastornewton.com
Contra a Falácia da Prosperidade!

Anônimo disse...

Em primeiro lugar, eu queria dizer que eu tô nem aí pro Silas Malafaia....

Anônimo disse...

Paz do senhor irmãos achei esta mensagem que nos alerta sobre a falsa paz que esta entrando em nossas igrejas, gostaria de compartilhar com os irmãos o endereço esta abaixo vale a pena.

http://www.adrestauracao.com/?secao=mens_lista&pastor=1

Roberto Donizeti Soares disse...

Paz seja contigo, pastor Altair.

Tirou as palavras de minha boca também.

Um abraço.

Djair disse...

Alerta! Malafaia prepara outro ataque aos homossexuais para desviar o foco das criticas que têm recebido por causa da teologia de mamom que está pregando em parceria com o Cerullo.

Birajara Ramos disse...

Prezado Pr. Altair, o ato de tornar este assunto público, digo, vindo de um Pastor contra outro Pastor não se assemelha ao escândalo Câmara X CGADB?.
Que benefícios trará para o evangelho e a igreja na terra?
Não me responda que sua função é a de esclarecer ou defender a verdade, já ouvi coisa semelhante em um programa de televisão evangélica (referência ao dia em que o Presidente da AD em Belém fez suas denúncia)
Um grande abraço.
Sou um admirador de seu trabalho
Sou de Belém do Pará, membro da AD.

trimanos brasilia disse...

A inveja é demais viu, todo mundo sabe, que uma oferta voluntaria realemnte agrada a Deus, agora, durante toda a nossa vida crista fomos ensinados a amaldiçoar o dinheiro, muita gente falou e fala mal do episodio do pastor Cerullo, mas nas proprias igrejas dessas pessoas, eles sempre dizem, olha deixa a nota de dois reais de cinco e de dez aposentadas, dê a maior de todas, e aind atem a questão, do presentinho quem der a maior oferta ganha, a verdade que nós todos sabemos que grandes ofertas voluntárias realmente trazem a benção de Deus, está escrito fazei prova de mim, mas reconhecer isso não é possivel para um povo obcecado pelo pentecoste, poder,e movimentos espirituais, o irnico disso tudo, é que quando a igreja precisa saldar dividas, recorre a quem tem grandes dizimos para ajudar.

sousa disse...

GOSTAVA MUINTO D OUVIR O SILAS MALAFAIA,MAS QUANDO ELE COMEÇOU A USAR OS PROGRAMAS DE TV PARA CRITICAR AS PESSOAS EM NOME DE UMA "VERDADE" Q NÃO EXISTE,HJ NEM PERGO TEMPO PARA OUVIR.
AGORA IMAGIAM COMO UMA PESSOA COMO O PASTOR SAMUEL CAMARA SE ALIA A ESSA PESSOA.ESSE SILAS ELE É GANACIOSO.DAQUI UM TEMPO NÃO MUINTO LONGE,VAI JUNTAR ELE E O PASTOR SAMUEL PARA FUNDAR UMA OUTRA CONVENÇAÕ,POIS TEMOS MUINTOS
"PASTORES"SEM NHENUMA FORMAÇÃO,E,
FOI ELE Q COLOCARAM ESTE PASTOR LÁ,
SILAS.
GOSTARIA MUINTO QUE PASTOR SAMUEL CAMARA ESPERAASE O TEMPO DE DEUS,QUE NÃO JUNTASSE COM ESSES,O, TEMPO NA CGADB VAI CHEGA ELE E NOVO E TEM MUINTA VIDA PELA FRENTE.
TOMAR CONTA D IGREJA EM "SAO PAULO"
PODE SER UMA ARMADILHA DO DIABO,POIS A IGREJA Q QUEREM COMO PRESIDENTE ESTA FOI DIVIDA DO BELEM,E UM SINAL Q ESTÃO PROCURANDO
E DIVISÃO.

carlos disse...

EV:Carlos Sobral.
A Paz do Senhor Pr Altair.
E lastimavel, o estado que encontra-se alguns evangelicos,sao muitos modismos,Ministros sao criticados,ou auto-criticados,nao importa e feio .SE e a igreja EV. ASS.de DEUS., RACHOU-0 se a nova rachou-o,se a novissima tambem rachou-o. Da mesma maneira a CGADB; rachada, ou eu estou enganado .Agora A Biblia diz:Portai-vos de modo que nao deis escandalo nem aos Judeus,nem ,nem aos Gregos,nem a IGREJA de
DEUS.Ai Fica alguns MInistros sugerindo; exclui Pr Samuel ,Agora ja ta aparecendo exclui Pr Silas. E O Que nos vimos ,na AGO em Vitoria-ES.POrque contra fatos nao ha ARGUMENTOS; com certeza tem OS ARGUMENTADORES SANTOS; E os cheuques ,E as despesas com hosp, tudo errado.MAS os ARGUMENTADORES dizem;mas a comissao APROVOU,e a ABERTURA DA IGREJA EM BELEM , a comissao APROVOU,E a nova COnvençao
que antes de ser aceita na AGO;JA ESTAVA COM as CREDENCIAIS.E A Politicagem ....SERA QUE JESUS E OS CONVENCIONAIS ESTAO APROVANDO TUDO ISTO? EC: 3,24