segunda-feira, 27 de julho de 2009

CAPACIDADE CRIATIVA OU ABERRAÇÃO INTERPRETATIVA?

É brincadeira o que alguns pregadores estão fazendo com o texto bíblico, usando e abusando de alegoreses, tudo em nome de uma pseuda revelação espiritual na leitura do texto sagrado. São verdadeiras aberrações interpretativas, que fazem a própria Bíblia gemer.

Pregadores precisam entender, que como porta vozes de Deus, devem ser fiéis ao que o texto bíblico realmente diz, considerando as questões históricas e gramaticais, para só então fazer a devida aplicação, sem maiores apelações.

É incrível o que alguns conseguem fazer com vasos, panelas, peixe frito, fogueiras, camas, colunas, árvores, cachorros lambendo chagas, túnicas, varas, potes, etc.

Criatividade sem responsabilidade, em termos de interpretação e pregação bíblica, é algo muito sério. Dizer o que Deus não disse na Bíblia é agressão, deturpação e manipulação textual. É falta de temor.

Longe de demonstrar capacidade criativa, o que os tais pregadores/ensinadores fazem, são, na realidade, aberrações interpretativas.

Esse tipo de alimento não nutre a igreja, só enche barriga.

Leia sobre Interpretação Bíblica em:

A HERMENÊUTICA DE CALVINO (Martorelli Dantas)
A HERMENÊUTICA DE BULTMANN (Esdras Bentho)
HISTÓRIA DA INTERPRETAÇÃO CRISTÃ DA BÍBLIA (Monergismo)
INTERPRETAÇÃO ALEGÓRICA (Wikipédia)
LUTERO AINDA FALA: UM ENSAIO EM HISTÓRIA DA INTERPRETAÇÃO BÍBLICA (Augustus Nicodemus)

Leia sobre abusos exegéticos e interpretativos em:

O SEU NOME NÃO É JÁ
PENSO
VERBORREIA EXEGÉTICA
PAPAGAIOS NÃO PENSAM

Abraços,

8 comentários:

Elisomar disse...

Essa desnutrição deve ser parecida com aquela que atinge crianças que se alimentam de papa de água com açúcar e massa, sem o leite. Fica gordo mas totalmente desnutrido. rsrs

Atalaia disse...

Caro pastor Altair,vc está absolutamente certo, este super abuso das alegorias já minou a saúde de muitos cristãos, que se encontram subnutridos espiritualmente. não aguento mais estas pregações sobre as sete tranças de Sansão,a 1ªtrança simboliza...,a 2ª trança simboliza...,arf!!! Ninguém merece!!!
Deveria haver uma escola bíblica de obreiros a nível nacional,para promover a erradicação deste abuso.Os cristãos estão precisando de muita teologia sistemática "em chamas",pregada em demonstração de espírito e poder.Para ser mais sincero, os pentecostais estão precisando parar de ouvir estes pregadores pentecostais purpurinas que cobram absurdo para pregar entretenimento e ouvir e ler muito John Mac'Arthur, John Pipper e A.W.Pink,Martin Lloyd jones,John Wesley e outros.
Louvável a iniciativa deste post, e os textos recomendados, muito bom!
graça e paz!

Anônimo disse...

Infelizmente, Pr. Altair, temos que viver e conviver com insandices de certos pregadores que dizem falar em nome de Deus e se acham no direito (autoridade?) de verbalizarem o que quiserem. Ouvi certo pregador "famoso" pregar que Jesus foi ao inferno encontrar com Satanás quando da sua morte na cruz; chegando lá o Diabo estava sentado no seu trono e os demônios vieram anunciar que o "homem chegou". Outro desses tais disse que é mais eloquente do que Jesus; creio que ele não sabe o significado da palavra eloquencia. Uma coisa eu sei, Jesus não "berrava" como ele nas suas pregações.
A culpa é de quem? Desses pregadores, ou dos irmão que dão glória a Deus com heresias? Não, a culpa é dos pastores e líderes. Pois, se algum pregador vier na minha igreja e falar coisas desse tipo e os irmãos pastoreados por mim glorificarem a Deus fica comprovado que estou sendo um péssimo pastor e mestre.

Emerson Gomes- Pr. disse...

Caro companheiro;concordo plenamente com tudo o que foi pulblicado e acrescento ainda que se tudo isso está acontecendo a responsabilidade é inteiramente nossa,que como ministro do evangelho permitimos certas manifestações apenas para agradar a igreja e por outro lado deixamos de agradar ao Senhor que nos chamou não para falarmos o que a igreja quer ouvir mas o que Deus quer que ela receba.

Anônimo disse...

caro pastor Altair,concordo plenamente com sua reflexão a cerca deste assunto,e preocupo-me! recordo de alguns pregadores que serviram de referência para nossa juventude em tempos passados, homens de Deus que levavam a sério a pregação da palavra do Senhor e eram inspiração para nossos jovens.Hoje !!! ah!!! a palavra está em segundo plano, é usada apenas para amaciar o ego de quem ouve e retorno para quem prega.Mas acredito que tem muitos homens de Deus que também não estão satisfeitos com esse caminho que a igreja começou a trilhar e oram para que Jesus mude o quadro em quanto a tempo. Parabéns!!!!!!!!!!

ivair de oliveira disse...

esciesseJá não mais ouvimos pregadores que realmente estão comprometidos com Deus e sua palavra.O que se ouve um festival e show de heresias.Pregações 100% estão escarças.pregadores(pregadores?)falam mais das suas experiências(um evangelho empirista)e Cristo fica longe de suas pregações.Infelizmente hoje,o testemunho de um milagre ou um fato de reposta de uma oração,tem substituindo a exposição da palavra de Deus,como regra de fé.
Que deus tenha misericórdia de nossa vidas.
Continuo a repetir;Que Deus lhe dê ousadia e intrepidez para falar da verdadeira palavra de Deus e lhe use como um vaso poderoso em suas mãos.Deus seja com sua vida.

Robson Silva de Sousa disse...

Prezado Pr. Altair Germano,

Louvo a Deus por tua preocupação e compartilho dela em gênero número e grau.

O que, no entanto, me inquieta é saber que poucos pastores e líderes de grandes ministérios têm se pronunciado pública e veementemente contra esse tipo de pregador; e não falo apenas de se pronunciar pela internet ou através de programas radiofônicos e televisivos. É preciso arregaçar as mangas dos paletós e ARRANCAR (literamente) os microfones das mãos desses animadores de palco.

Infelizmente, ao contrário disso, alguns líderes se valem das “tais criaturas” para atrair incautos e famintos fiéis (?), os quais se deixam seduzir por mensagens antropocêntricas, heréticas, anti-bíblicas e irreverentes pautadas única e exclusivamente na “exaltação humana” na TEEEERRRRAAAA... E a que preço?!

Por conta disso, somos obrigados a ouvir aberrações tais como: “Levanta a tua vara irmão, que Deus vai fazer coisas graaaaandes através dela” – em referência a passagem de Ex 14:16; ou: “Se teu vaso está rachado irmã, paaaaassa cola no teu racho” – em referência a passagem de Jr 18:4... Essas são apenas algumas amostras das sandices que tenho ouvido nesses últimos tempos.

Possa o Senhor levantar centenas – talvez milhares – de outros ALTAIRES (os tais intérpretes alegoréticos certamente entenderão como plural de ALTAR), outros CIROS, outros ESDRAS, outros SILAS, outros CARLOS, outros CEZARES...

Fraternalmente,

Pb. Robson Silva
Prossigo para o Alvo... Fp 3:14

marli ceci disse...

infelizmente temos que ouvir essas heresias,agora a moda de certos pregadores é que só podemos ser abençoados se dermos a quantia de 100 reais e o mínimo de 50,vejam o que certas igrejas estão virando,não vemos mas o Espírito santo operar,levante sua mão e você será abençoado e aqueles que não tem braços e mãos Deus não vai abençoar? e os que não tem a quantia x Deus não vai abençoar?já fiz essa pergunta varias vezes,isso é um absurdo o que estamos presenciamos em nossas igrejas,que Deus venha ter misericórdia de nós. pois somos taxados nessas igrejas como quadrados....só não sei onde esses supostos pastores fizeram seu cursos teológicos pois é cada heresia que me sinto envergonhada com certas situações absurdas em nossas igrejas,a paz do Senhor.