quarta-feira, 3 de junho de 2009

INCLUSÃO: OPORTUNIDADE PARA TODOS NA ESCOLA DOMINICAL


Infelizmente é um fato. As nossas Escola Dominicais, em sua grande maioria, não se preocupam com aqueles que estão privados de a frequentar temporariamente ou definitivamente, nem também, com os portadores de necessidades educacionais especiais.

Escola Dominical Inclusiva, é um projeto que o Senhor colocou em meu coração, e tem como objetivo principal promover uma tomada de consciência, seguida de um plano de ação e da concretização deste plano, que resulte no atendimento e inclusão de todas as pessoas que desejam, mas encontram-se impedidas de frequentar a Escola Dominical, ou que não a frequentam por falta de uma estrutura, espaço físico adequado, professores e equipe especializada, práticas de ensino apropriadas e outros fatores semelhantes.

A idéia é que a Escola Dominical vá até aos excluídos, ou ofereça as condições necessárias para recebê-los.

No rol dos excluídos da Escola Dominical encontram-se, dentre outros:

- Os enfermos;
- Os detentos;
- As pessoa em período de recuperação de cirurgias, gravidez ou tratamentos;
- As pessoas que trabalham ou estudam no horário da Escola Dominical convencional;
- As pessoas com deficiência física, intelectual, visual, auditiva, múltiplas;
- As pessoas com transtornos de comportamento;
- As pessoas com dificuldades de aprendizagem;

É possível uma Escola Dominical que tem dificuldades em promover um ensino de qualidade, preocupar-se e fazer algo em favor de uma inclusão plena? Minha resposta é sim!

Nada justifica o atual descaso dos que fazem a Escola Dominical (e a igreja) com a vida e com a condição daqueles por quem também o Senhor Jesus morreu, e que dentro de suas potencialidades e possibilidades, podem também crescer na graça e no conhecimento, e contribuir e servir de várias maneiras como membros do corpo de Cristo.

Liderança da igreja, membros, congregados e famílias, todos devem se envolver e contribuir da melhor maneira possível.

Se Deus quiser, em breve será publicado um livro de minha autoria sobre o tema "Inclusão e Educação Especial na Escola Dominical". Até lá, e mesmo depois de sua publicação, estarei através deste blog abordando o tema, e dando sugestões e orientações para líderes de igrejas, líderes e professores de Escolas Dominical, pais e responsáveis etc.

Gostaria também, de pedir para que os irmãos compartilhem conosco as experiências já vivenciadas nesta área. Teremos o máximo prazer de aqui publicá-las e socializá-las.

Quero pedir as vossas contribuições com artigos científicos e demais textos sobre a assunto, dentro de uma perspectiva teórica e prática.

Para envio de informações, pedidos de sugestões, contribuições com artigos e textos sobre Inclusão e Educação Especial na Escola Dominical, convites para ministrações em eventos e etc., favor entrar em contado conforme abaixo:

Fone: (81) 9232 0617
e-mai: altair.germano@gmail.com

Conto com as vossas orações e colaborações!

ACESSE O BLOG "ESCOLA DOMINICAL INCLUSIVA"

Um comentário:

Mario disse...

Parabéns pela visão e iniciativa!

É assim que se faz o reino de Deus aqui na terra...

Deus lhe abençoe.