quarta-feira, 27 de maio de 2009

TEOLOGOFOBIA


A Teologofobia se trata de uma postura discriminatória e teologofóbica, caracterizada por uma insuportável aversão ao estudo teológico formal e aos próprios teólogos.

Já estou pensando em promover uma "marcha" contra este novo (ou velho?) tipo de "intolerância" cristã.

12 comentários:

Pr Jonathan Rangel disse...

Graca e paz Pr Altair!
Quero parabeniza-lo pela qualidade das suas mensagens.Deus o abencoe!

Gutierres Siqueira disse...

Pastor Altair Germano,

Nesse último domingo tive que ouvir o pregador gritando que “a letra mata”, enquanto os irmãos davam glórias a Deus. Fico triste que essas coisas ainda façam sucesso diante de pregadores sensacionalistas e platéia de incautos. Nem preciso dizer que esse amado pregador NÃO é aluno da Escola Dominical.


A ideia da marcha contra o anti-intelectualismo tem meu total apóio e adesão.

ALTAIR GERMANO, disse...

Prezado pastor Jonathan Rangel, obrigado pelas palavras motivadoras.

Conto também com vossas orações.

Abraços!

ALTAIR GERMANO, disse...

Valeu prezado Gutierres,

tinha esquecido desta que é bem antiga: "a letra mata".

Aproveita e dá um abraço no irmão que está do teu lado e diz pra ele... !

Paz do Senhor

Ev.Jailson Trajano disse...

Paz Pr.se for possivel o senhor postar no seu blog que o senhor estará nos dando uma entrevista em nosso programa momentos com Deus na radio chama viva 94.7 FM.
Nesta quinta feira dia 28 apartir das 22 horas que também será transmitido pelo link do site da radio pela net para todo mundo:
http://www.radiochamavivafm.com.br/
em meu blog já existe uma postagem anunciando vossa honrosa presença.
Sem mais!
Ev. jailson Trajano

Oliveira RJ disse...

Prezado Pr. Altair Germano,

Paz e Bem!

Sou assíduo freqüentador do seu blog e resistia fazer comentário até aqui. Mas o assunto me chama atenção porque como estudante de Teologia no 5º período na FAECAD (Faculdades das Assembléias de Deus - CGADB) e diácono sofro essa "Teologofobia" por parte de pares do ministério que pertenço. Honro o meu Pastor, porém, não entendo essa dificuldade de compreender que a capacidade de dialogar e responder perguntas que estão sendo feitas no mundo contemporâneo, é um fator preponderante, e a igreja que não fizer isso terá sérias conseqüências como, evasão de membros, ovelhas desgovernadas e um oco formalismo litúrgico que não responde perguntas e ignora a aflição alheia. A falta da reflexão teológica gera uma práxis desprovida de teoria adequada. Já presenciei práticas absurdas fundamentadas em grandes absurdos por pura ignorância bíblica. Essa postagem mostra como estamos distantes do ideal. Faz 29 meses que curso Teologia na FAECAD e pasme, até hoje se quer fui perguntado como vai o curso. Creio que essa realidade cedo ou mais tarde vai mudar, mas até lá seremos considerados pedras no sapato de muitos, simplesmente porque desejamos dar a primazia que a palavra de Deus merece.

Um abraço fraternal!!!

ALTAIR GERMANO, disse...

Ok Ev. Jailson Trajano, farei isto.

Eu é que me sinto honrado pelo convite!

Abraços!

ALTAIR GERMANO, disse...

Prezado Oliveira Júnior, obrigado pela credibilidade.

Divulga para o pessoal da FAECAD este blog e os últimos texto que postei.

Quando eu for no Rio, numa reunião do CEC-CGADB, passo por aí para lhe dar um abraço.

Infelizmente esta é a dura e triste realidade.

Ora por teu pastor e espera em Deus.

Ora também pelos pregadores de quem temos que engolir certos "sapos" e ouvir grandes asneiras e verborreias exegéticas.

Paz do Senhor!

Elisomar disse...

É pastor, uma marcha a mais em meio a tantas...rsrs

Atalaia disse...

Graça e paz,Pr Altair,que venham os remanescentes!!! Gostaria de dar uma sugestão. Nesta esperança, que eu também ardentemente desejo,de ver pregadores cheios do Espírito e do conhecimento da Palavra, e não somente pregadores,mas,jovens,irmãos e irmãs,anciãos,enfim qualquer um que queira ser cheio do conhecimento, faço a seguinte sugestão: gostaria que o sr.disponibilizasse em seu Blog,uma "bibliografia indispensável do ensinador/pregador".Explico melhor,quais livros,obras teológicas, não podem faltar na biblioteca de um pregador?
Podería-se fazer esta pergunta para os teólogos piedosos renomados da AD e tambem de outra denominações,e divulgar suas indicações neste espaço.Por ex,qual,ou quais livros de hermeneutica ou exegese não pode faltar na biblioteca de um pregador na opinião do Pr.Antonio Gilberto.Também na opinião do Pr.Russell Shedd,por exemplo.Assim, abrangendo todos as áreas relevantes do ensino teológico como,NT,VT,Exegese,historia da igreja,seitas e heresias,homilética,apologética,etc. De maneira que as pessoas interessadas poderiam ir adquirindo estas obras indicadas.Eu mesmo seria um dos que se beneficiariam com estas indicações.Creio que devemos incentivar os cristãos a adquirirem e lerem bons livros,não somente devocionais,mas boa teologia.
Fica aqui a minha sugestão,
abraços.

Anônimo disse...

Pr.Altair A PAZ DO SENHOR SOU LEITOR DE SEU BLOG A MUITO TEMPO E LHE ADMIRO MUITO,ESTOU ORANDO PELO SENHOR PARA QUE DEUS LHE CONSERVE SEMPRE ASSIM,SENDO UM REFENRENCIAL PARA MUITOS.CONGREGO EM CONJ. BEIRA MAR IV.
DC.DANIEL PAULO.

Anônimo disse...

A Paz do Senhor, entendo que a pregação na UNÇÃO e no bom CONHECIMENTO, deve ser exercitada entre nós, não podemos esquecer que a nossa IGREJA ASSEMBLÉIA DE DEUS nasceu assim digo no FOGO, e não podemos mudar, a IGREJA gosta de pregação na UNÇÃO, não estou aqui defendendo PREGADOR e nem tão pouco ESTUDANTES DE TEOLOGIA, é bem verdade que ambos são TEOLOGOS, pois estudam a PALAVRA DE DEUS. Entendo também que este negocio de está difamando um e o outro também não é bom para nós CRISTÃOS, a BÍBLIA diz que nós não temos que lutar contra carne e sangue, precisamos entender que os nossos inimigos são as potestades do Ar do demônios, e não nossos irmãos. A BÍBLIA também diz que se temos alguma coisa contra o nosso irmão devemos ir a ele e resolver e não está levando à público. Fica aqui meu simples e humilde comentário. FIQUEM NA PAZ DO SENHOR JESUS.Apenas Servo e nada mais.