sábado, 30 de maio de 2009

O QUE ESTÃO FAZENDO COM A IGREJA: DO BLOG PARA O LIVRO


"Desde 2005, três amigos se revezam nos comentários sobre os mais diversos assuntos que se referem à vida da igreja e à sociedade. Em comum, a pena afiada, a identidade reformada e o zelo pela fé cristã. O palco escolhido por Augustus Nicodemus, Mauro Meister e Solano Portela é o blog O tempora, O mores (Que tempos os nossos! E que costumes), referência à célebre frase de Cícero (106-43 a.C). Dentre as centenas de textos postados por eles, Augustus Nicodemus selecionou alguns dos seus para se projetarem além da blogosfera, e assim oferecer suas percepções sobre a igreja evangélica e sobre o que entende ser a ascensão e queda do movimento evangélico brasileiro. Liberais, neo-ortodoxos, libertinos e neopentecostais, não escapam da escrita certeira de Augustus, cujo objetivo com a publicação de O que estão fazendo com a igreja vai muito além da simples (e saudável) polêmica. Seu desejo é fortalecer os que insistem em seguir a fé bíblica conforme entendida pelo cristianismo histórico. Sem esquecer as mazelas de conservadores, fundamentalistas e neopuritanos, Augustus traça um panorama do complexo cenário evangélico com a firmeza que lhe é peculiar." (Fonte: Mundo Cristão)

A idéia de publicar livros com textos selecionados dos blogs (como fiz em "Reflexões: por uma prática cristã autêntica e transformadora), é uma boa maneira de levar aos excluídos do "mundo digital" as pérolas que só estão disponíveis para os internautas.

Oro a Deus para que muitos outros blogueiros publiquem livros, e que as Editoras Cristãs Evangélicas possam apoiá-los.

Se Deus quiser, ano que vem lanço mais uma obra, que deverá ser intitulada "Igreja Cristã: crises e possibilidades". O texto já está sendo revisado.

10 comentários:

Matias Borba disse...

Sua nova obra não dá pra sair ainda este ano não?
rsrsrs...

Vontade de ter obras mais de qualidades!

Deus tome a frente de tudo!

Felipe Huvos Ribas disse...

Além de possibilitar que pessoas que não têm acesso (ou até mesmo costume de ler) aos blogs possam ler as pérolas, existe a vantagem de os textos estarem selecionados pelo autor e, além disso, cá entre nós, eu prefiro muito mais ler através de um livro ou uma revista do que através do monitor. Não vejo a hora em que os leitores digitais (e-book readers) se popularizem. O senhor viu a nova versão de um leitor chamado Kindle da Amazon?
Imagino no futuro um leitor que será do tamanho de uma folha, flexível, mas que, ao mesmo tempo, permitirá escrita, anotações em trechos do livro (imagino até uma função que, quando você clica em determinada palavra do texto, abre uma explicação), busca por trechos de livros ou por títulos de livros, nomes de autores, enfim, possibilitando ter uma verdadeira biblioteca. Isso já acontece com músicas e vídeos através dos mp3, mp4, mp(...)'s, ipods da vida, por quê não utilizar a tecnologia para livros e textos também, né?
Outros funções interessantes: atualização de textos pela internet (você compra o livro e paga uma taxa mensal, anual, diária, para que a editora mantenha os dados atualizados); um dicionário para as palavras dos textos (você seleciona uma palavra e clica em um ícone no rodapé inferior de um dicionário para conhecer o significado da palavra ou até mesmo sinônimos). Lembrando que são apenas pensamentos meus, até onde eu sei ainda não existe um leitor com todos esses recursos citados.
Existem até planos de assinatura de jornais conhecidos para leitores digitais (como o The New York Times, por exemplo), além da vantagem de ser atualizado automaticamente. Imagine uma atualização direta com textos de blogs que acompanhamos, ou até mesmo sites?
Outra vantagem é que, nos caso dos estudantes, vai resolver o problema de ter que carregar livros (muitas vezes pesados) e fichários, cadernos e coisas desse tipo. Até produtos como canetas ou lapiseiras podem acabar sendo substituídos. Milhares de cores para pintar, utilizando apenas uma "caneta" como aquelas dos palm tops.
Porém, sobre essa parte dos estudantes, gostaria de fazer uma observação. Não acho que será bom que, mesmo tendo tantos recursos, a prática da ESCRITA seja substituída simplesmente por recursos multimídias. Acho importante o professor escrever em algum lugar (nem que seja uma lousa digital) e os alunos COPIAREM, pois, dessa maneira, acredito que o conteúdo é melhor fixado pelos alunos. Quando eu vou em palestras do cursinho, quando com os slides prontos e disponíveis para download no site, eu tento ir escrevendo e fazendo anotações, e acredito que está valendo bastante a pena. Acho que o senhor vai se interessar por essa última parte do meu comentário sobre os estudos, vejo posts sobre isso aqui no seu blog.
Até mais pr. Altair, fica na paz do Senhor.

Pr. Alessandro Garcia disse...

Pr Altair, a paz do Senhor.
Li este artigo e pensei em enviar-lhe para leitura e possível publicação em seu blog. É muito interessante.
Fonte: www.luz.eti.br/es_aposmodernidadeumdesefio

Tentei publicá-lo em seu blog, mas ele ultrapassa o nº de cacteres permitido.

Mark Lemos disse...

Li esse livro o ano passado e gostei muito. Augustus Nicodemus retrata com precisao o que esta acontecendo com a igreja brasileira.

Pr. Altair, parabens pela divulgacao dessa obra.

Um forte abraco!


Mark Lemos

ALTAIR GERMANO, disse...

Nobre Matias, há um outro livro que está sendo trabalhado, que provavelmente será publicado ainda este ano.

Ore por isso.

Paz do Senhor!

ALTAIR GERMANO, disse...

Prezado Felipe,

ótimas dicas.

Abraços!

ALTAIR GERMANO, disse...

Pastor Alessandro,

há algum problema com o link.

Abraços!

ALTAIR GERMANO, disse...

Nobre amigo Mark Lemos,

creio que enquanto houver líderes não conformados com algumas "mazelas" (doutrinárias, políticas, morais etc.) que se instauraram na igreja, haverá ainda esperança.

Oro a Deus para que as nossas escolas teológicas preparem os futuros e novos obreiros, para que possam enfrentar os grandes e atuais desafios do ministério cristão.

Parabéns pelo exemplo pessoal e pelo trabalho desenvolvido no IBAD.

Acredito que ainda teremos a oportunidade de conversamos pessoalmente sobre algumas questões importantes que hoje envolvem a nossa denominação, pois percebo que comungamos de várias opiniões convergentes.

Paz do Senhor!

Matias Borba disse...

Outro livro ainda?

Que benção!

Deus é justo e fiel, ouve nossas orações!

Continuo orando!

profe sandra disse...

Maravilhoso, que benção outro livro!!! Que Deus continue lhe abençoando.. ah... ore por mim meu sonho é escrever um livro.A paz do SEnhor.