sábado, 9 de maio de 2009

O MINISTÉRIO EVANGÉLICO NARCISISTA E METROSEXUAL


"Narcisismo descreve a característica de personalidade de paixão por si mesmo.

A palavra é derivada da Mitologia Grega. Narciso era um jovem e belo rapaz que rejeitou a ninfa Eco, que desesperadamente o desejava. Como punição, foi amaldiçoado de forma a apaixonar-se incontrolavelmente por sua própria imagem refletida na água. Incapaz de levar a termos sua paixão, Narciso suicidou-se por afogamento." (Fonte: wikipédia)

Qualquer correspondência com fatos da vida real, principalmente os que envolvem em especial pastores, pregadores e ensinadores evangélicos da atualidade, não é mera coincidência.

Há muitos nos "palcos da fé", se afogando em caprichos, excessos de vaidade, paixão e culto a si mesmos. É o Ministério Evangélico Narcisista em plena atividade, e com tanta força, ao ponto de influenciar a criação de outro ministério cristão evangélico, o Ministério Evangélico Metrosexual.

O ministro metrosexual é aquele que valoriza excessivamente a aparência, não se preocupando com o que os outros pensam ou falam ao seu respeito. Gasta muito tempo e dinheiro em clínicas de beleza, fazendo a unha, tratando da pele, dando um "grau" na sobrancelha, cuidando do cabelo (com direito a tintura, chapinha e tudo mais).

O ministro "metro", não dispensa de forma alguma, quando necessário, uma boa lipoaspiração, nem uma cirurgia estética corretora.

É um assíduo frequentador de academias e investe pesado em cremes, perfumes e shapoos. Na hora de se arrumar (principalmente para pregar) não dispensa uma boa maquiagem, um brilho nos lábios, um lápis nos olhos, aquele toque nos cílios, e uma bela lente de contato.

Seu vestuário é um verdadeiro show. Tons vivos, vibrantes, berrantes, "chegueis" e cintilantes, são a sua marca registrada.

Os sapatos são bicolores, tricolores e multicores. Quanto mais brilhosos, melhor (ops, tenho um preto verniz!).

Recebi a informação, de que o Ministério Evangélico Narcisista (MEN) e o Ministério Evangélico Metrosexual (MEM) estão credenciando novos obreiros e ministros. Trata-se de entidades evangélicas interdenominacionais, sem nenhuma dificuldade em receber ministros das várias confissões e tendências teológicas (tradicionais, históricos, reformados, pentecostais, neopentecostais, ultrapentecostais, etc.)

Calma, não estou julgando ninguém pela aparência, mas apenas relatando os fatos.

32 comentários:

Newton Carpintero, pr. disse...

Prezamado pr. Altair Germano,

A Paz do Senhor!

rsrsrs...rsrsrs...rsrsrs

O Senhor seja contigo!

pr. Newton Carpintero
www.pastornewton.com

Anônimo disse...

Como dizia minha vó Pr Altair.
-Voce é do rim quente.
E é verdade Pr Altair,tem hora que tem que falar mesmo.
Deus te abençoe Varão.


Mario.

Matias Borba disse...

Rsrsrs...

Por esses dias um certo pregador esteve aqui pregando no aniversáriod a cidade, não fui mas quem foi disse que o cabelo dele tava brilhando mais que a própria estrela dele.
rsrrs...

Flávio Alves disse...

Graças a Deus por homens que falam a verdade como o sr.
Mas, ainda tem um "monte" de "abobados" que enlouquecem só em saber que estas "estrelas gospéis" vão estar cantando ou pregando em algum lugar.

Continue pastor,

Um abraço!

ALTAIR GERMANO, disse...

prezado pastor Newton,

amém!

ALTAIR GERMANO, disse...

Querido Mário,

esse negócio do rin quente para mim é novo, mas que preciso de oração, isto preciso sim!

Um abraço!

ALTAIR GERMANO, disse...

Prezado Matias,

cabelo brilhando? Qual teria sido o produto usado? Se for um gel discreto, ainda vai, mas se não for...

Paz amado!

ALTAIR GERMANO, disse...

Nobre Flávio,

estrela e ídolo que se preza, possui o exército de fãs enlouquecidos e "abobados", oremos pelos tais.

Shalom!

Anônimo disse...

Pr. e verdade, pregadores que dão
testimunho de que era tão humilde
que comia resto dos pratos, com su-
jeira dentro para não citar outras coisas, hoje as roupa e de pop star
roupa de artista de pulpito,claro
que não estamos fazendo critica em
andar bem vistido, mas sinceramente
e lamentavel.

ALTAIR GERMANO, disse...

Prezado anônimo,

assim com acontece nos esportes, na música, no meio artístico secular, e em outros segmentos, com jogadores, cantores, atores, empresários e etc.,administrar o "sucesso" é um problema, pois geralmente mexe com o bolso e com a "cabeça" do indivíduo.

Deus tenha misericórdia dos ex-mendigos, dos ex-meninos de rua, dos ex-zé ninguém da vida, de todos aqueles que Deus tem abençoado, mas não estão sendo prudentes e sábios na administração da benção.

Oremos por eles!

Alessandro Cristian disse...

Caro pastor Altair
De fato, vemos aos montes por aí "ministros" do evangelho com esse perfil. Durante suas "apresentações" (pois nos parece que é assim que encaram suas pregações), percebemos no ar um clima de "importa que Ele diminua, e eu cresça", "louvado seja eu", glória a eu", e assim por diante.
Passam longe da humildade recomendada pela Palavra de Deus.
É lamentável.
Que o Senhor continue abençoando sua vida.
Alessandro Cristian
www.alessandrocristian.blogspot.com

Pr. Carlos Roberto disse...

Caro Pr.Altair,
A Paz do Senhor!

Jpa que é pra falar, esses dias eu vi um pregador que tinha broche na gravata, no paletó e até no colarinho da gravata! rsrsrrs.
Somando-se tudo isso ao gel no cabelo, não tinha como não lembrar de um tipo da TV chamado "Zé Bonitinho".
Acabou-se o tempo de pregadores com vestimentas sóbrias, que tiravam a atenção de si próprios e focavam a mensagem de eus como o ponto alto de sua participação.

Parabéns pela abordagem.

Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto

Ev. Steven W. Ribeiro disse...

Paz do Senhor reverendo!!!
É lamentavel encontar companheiros de ministério, traindo nossas origens, envergonhando nossos pioneiros que nos deixou um importante e serio legado. Diante dessa inversão de valores vejo que Rm 1.25

"pois mudaram a verdade de Deus em mentira e honraram e serviram mais a criatura do que o criador..."

Se aplicatambém aos obreiros atuais que são pops star´s de pulpito. Verdadeiros irresponsáveis e vergonhosos obreiros. mas todavia vamos orar pra que o Senhor nos ajude...

Laudicéia Mendes disse...

Pastor, por isto o teu blog se distingue,não me admira o que o senhor expõe,até porque está na moda as "denúncias zelozas" os "protestos ortodoxos" da blogosfera, mas me afinizo com a "maneira" que o senhor expõe estas aberrações. È fato, e é vergonhoso que as extravagâncias, o exibicionismo, a afetação, o ridículo,o entorpecimento e a embriaguês do "préstígio" destes "ministérios" estejam fazendo dos púlpitos um "picadeiro". Que Deus te coserve como sábio urdidor da verdade, e não como um franco atirador das idéias teológicas.

Anônimo disse...

Conta-se que em certa igreja no Amazonas,que um certo pastor,entrou em uma igreja,ele seria o pregador oficial.O seu paletor chamava uma atenção,toda a congregação não tira olho dele e não observavam que o culto estava acontecendo.Testemunhos,cânticos,palavras, coreografia,nada chamava a atenção do povo só o pastor,ou melhor o seu paletó.Muitos riam,outros balançavam a cabeça em reprovação e outros faziam sinal para o pastor a respeito de paletó.Era que o paletó,estava do lado do avesso,o pastor não encarava o os irmãos,pois o mesmo estava com vergonha.Quando o chamaram para pregar a palavra de Deus meio de cabeça baixa,saúda a igreja e diz:irmãos eu percebo que os amados não tiraram o olho do meu paletó.Foi uma luta entre eu e Deus,eu disse que não usariam pois os irmãos e ri de mim,mas o Senhor disse que teria que obedecer e eu irmãos estou aqui.E assim diz o Senhor,assim como o meu paletó,assim está a vida de muitos aqui,e Deus quer concerto.Os que estavam rindo no começo do culto,tempo depois estavam chorando com grandes arrependimentos.
Será pastor Altair,que esses pregadores(pregadores?)dos ternos brilhosos,dos ternos de marca e de grifes,teriam coragem de colocar os ternos do lado de avesso?
Que Deus tenha misericórdia de nossas vidas.

DEUS SEJA COM SUA VIDA
SOLI DEO GLÓRIA

ALTAIR GERMANO, disse...

Nobre Alessandor,

"importa que Ele diminua, e eu cresça", "louvado seja eu", glória a eu"

É por aí!

Abraços!

ALTAIR GERMANO, disse...

Grande amigo e pastor Carlos Roberto,

de Zé Bonitinho a Falcão, tem de tudo.

Não me assombrarei quando aparecer o primeiro com brinquinho na orelha (se já não surgiu e eu não sei)!

paz do Senhor!

ALTAIR GERMANO, disse...

Prezado Steven,

nossos pop stars só existem em razão de haver pessoas que precisam constantemente de ídolos para seguirem, e neles "projetarem" acalentarem seus traumas e frustrações, além de também projetarem sonhos com a fama.

Abraços!

ALTAIR GERMANO, disse...

Prezada Laudicéia.

"È fato, e é vergonhoso que as extravagâncias, o exibicionismo, a afetação, o ridículo,o entorpecimento e a embriaguês do "préstígio" destes "ministérios" estejam fazendo dos púlpitos um "picadeiro"."

Obrigado pelas palavras motivadoras.

Este negócio de picadeiro foi "forte", mas beira a realidade!

Paz e graça!

ALTAIR GERMANO, disse...

Nobre anônimo,

"Será pastor Altair,que esses pregadores(pregadores?)dos ternos brilhosos,dos ternos de marca e de grifes,teriam coragem de colocar os ternos do lado de avesso?"

penso que se assim o fizessem, seria para mostra a etiqueta da griffe.

Um abraço!

Atalaia disse...

Todo parasita precisa de um hospedeiro. Estes pregadores narcisitas metrosexuais,se hospedaram nas denomiminações evangélicas,foram muito bem recebidos e muito bem nutridos(R$) pelas igrejas. O mais extravagante deles é cria das AD,dezenas de líderes das igrejas são culpados de nutrirem estes parasitas narcisistas.Por quê pessoas furtam carros, porque existe pessoas que compram carros roubados.Por quê pessoas vendem drogas? porque existem pessoas interessadas em comprar drogas,assim é tambem no meio evangélico,verdadeiro ambiente propício à proliferação de pregadores narcisitas.
Sinceramente,eu me escandaliso mais com os pastores que alimentam estes narcisistas metrosexuais do que com os mesmos.
Somente uma igreja doente espiritualmente ,ou melhor,uma geração de líderes doentes espiritualmente,pode fabricar estas aberrações
Isto é fruto de uma crise de liderança.
Que Deus tenha piedade de nós!!!

Ricardo disse...

Concordo com o texto, pois alguns pregadores são extravagantes, querem aparecer mais do que a mensagem do Evangelho que deve ser pregada. Em suas Bíblias parece que não existem as palavras de João Batista: que Ele cresça e eu diminua. Porém acho incoveniente alguns Blogs utilizarem seus espaços somente para apontar, reclamar, fustigar os que tais coisas fazem. Lendo os principais Blogs evangélicos, apenas lemos juízes apontando o dedo para as suas vítimas, já colocando-os no banco dos réus. Sinto muita acidez nos textos. Assim como esses pregadores, que deixam a Palavra para quererem aparecer, tais webmasters de Blogs fazem o mesmo: deixam de usar o Blog como ferramenta de evangelização e usam esse precioso espaço para falar mal dos outros. Sem querer ofendê-lo jamais.
Que Deus nos abençoe!

zwinglio rodrigues disse...

Pr. Germano, paz!

Eu penso que sou um pastor de hábitos simples ... nunca desejei os contornos narcisistas e/ou metrosexuais... mas quero poder melhorar sempre...

Abraços!!

ALTAIR GERMANO, disse...

Prezado Atalaia,

vossa análise parasitológica nos lembra dos cuidados básicos e preventivos no combate aos parasitas, e na cura dos hospedeiros.

Abraços!

Marcelo Oliveira disse...

Nobre pastor Altair, a paz do Senhor!

Quanto aos irmãos seguidores dos partidos MEN e MEM isto é preocupante, pois muitos neofitos estão se espelhando nestes show men. Já vi um jovem pregador muito simples, que tem se enveredado nestes caminhos com roupas, extravagantes e um sapato amarelo que mais parecia daqueles jogadores estrelinhas!

Sei que este tipo de comportamento não fica somente em suas roupas, mas também em suas mensagens extravagantes!

Abraço!
http://blogdomarcelooliveira.blogspot.com

ALTAIR GERMANO, disse...

Pois é Ricardo,

os blogs revelam os diversos dons distribuídos na igreja.

Apóstolos, evangelistas, profetas, pastores e mestres, escrevem com base naquilo para o qual foram chamados.

Já que João Batista foi citado, às vezes o que parece "acusação" ou "julgamento", na realidade é uma denúncia profética contundente (lembra do raça de víboras?).

Se João Batista fosse blogueiro, sei muito bem qual seria o estilo do seu blog e de seus textos.

Concordo que alguns blogueiros são meros agressores, em vez de ousados profetas.

Não me sinto ofendido por seu comentário, pois sei para o que fui chamado.

Abraços!

ALTAIR GERMANO, disse...

Amado Zwinglio,

melhorar sempre, exagerar jamais!

Abraços!

Anônimo disse...

Fazer uma caminhada, alimentar - se adequadamente com muita fruta, verdura, carne grelhada e boas noites de sono são fundamentais prá qualquer ser humano e especialmente prá Obreiros, pois o "rojão não é mole" agora, se transformar em um narcisista metrosxual é vaidade pura, não é necessidade e com certeza, DEUS não se agrada disso mesmo. Outro dia assisti a um vídeo de um famoso pregador assembleiano pentecostal : Antes, visual modesto, até simples mesmo agora, desfaz tudo o que diz, inclusive em pregação que o assisti pessoalmente. E ainda vem exortar a Igreja dizendo que pentecostal que não faz barulho tá com defeito de fabricação. E Pentecostal que era simples na modéstia e agora usa camiseta, pulseira, lente de contato azul é o que ?
Faça - me o favor !

ALTAIR GERMANO, disse...

Prezado anônimo,

"pentecostal que não faz barulho tá com defeito de fabricação"

pela citação que você fez, penso que alguns obreiros "metros" tentam esconder a falta de uma mensagem verdadeira bíblica, com conteúdos que edificam, exortam e consolam a igreja, por chavões pobres e medíocres do tipo citado, que apenas servem para alegrar alguns "meninos".

Abraços!

elizabeth assis da silva disse...

Existem também aqueles que estão trocando a aliança de casamento por um anel com a pedra tamanho GG. Daqui a pouco muitos parecerão Elvis Presley.

Reginaldo Rocha disse...

Bobo é quem vai atrás desses caras denominados de "pregadores do Evangelho", que só visam dinheiro, grana, poder, fama, estrelato etc... Duvido muito que esses homens tenham ou já tiveram um pingo de temor de Deus, se é que realmente eles acreditam em Deus, pois se acreditassem não fariam tal. Na verdade o deus deles é o ventre. Com seu altos cahes e salários de mais de R$ 20.000,00 uma verdadeira ostentação. Já estou farto disso! Não suporto mais ver o MF ou SM pregar que me dá nôjo. Se for assim é melhor ouvir o Macedo ou então o RR que dá no mesmo. É isso que tenho observado: Uma liderança fracassada que se instaurou em nosso meio. Virou uma verdadeira epidemia ou até mesmo uma pandemia religiosa. O mundo só se arrependerá dos seus pecados quando a "igreja" se arrepender dos seus! Desculpem o desabafo. ASS: Reginaldo Rocha. Adm do blog: http://evangelhohoje.blogspot.com

Um abraço!

Anônimo disse...

Misericórdia, dá até ojerizas quando vejos esses "metros" na tv ou onde quer que seja!! Que Deus tenha misericórdia da vida deles, soh a graça e misericordia mesmo. Abração, gostei muito da postagem.
Se puderem acessar meu blog.
www.cantormoisesvieira.blogspot.com