segunda-feira, 4 de maio de 2009

CURSOS DE TEOLOGIA A DISTÂNCIA

Em razão dos desafios dos novos tempos, e mediante uma tomada de consciência sobre a necessidade do preparo teológico formal daqueles que desenvolvem na igreja funções de liderança, há uma tendência nacional relacionada ao processo de indicação e consagração de obreiros para o Santo Ministério nas Assembléias de Deus no Brasil, que exige do candidato, pelos menos, uma formação básica em teologia.

Já se foi a época em que os estudantes de teologia eram "demonizados", excluídos e olhados com desconfiança (embora ainda haja resquícios desta postura em alguns lugares) por seus líderes ou companheiros de ministério.

Atualmente, no Conselho de Educação e Cultura da CGADB (CEC), temos 62 instituições teológicas credenciadas, fora as que se encontram com seus processos em andamento.

Para atender aos irmãos que residem em localidades onde não há escolas teológicas com cursos presenciais, principalmente nas regiões mais distantes dos grandes centros urbanos, várias instituições passaram a disponibilizar cursos por correspondência, ou pela internet (Educação Teológica a Distância), com preços bastante acessíveis. Segue abaixo, o link de algumas destas instituições (todas reconhecidas pelo CEC):

- EETAD/FAETAD
- IBAD
- ICI BRASIL
- FATECBA
- IBADERJ

Como bem recomendou o apóstolo Paulo: "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." (2 Tm 2.15).

Os cursos teológicos, com certeza, cooperam para a vivência desta exortação bíblica e apostólica.

Para saber quais são as instituições teológicas das Assembléias de Deus credenciadas no CEC, click AQUI.

9 comentários:

Flávio Alves disse...

Gostaria de saber se a FETEV, Faculdade El Shadai,(http://www.faculdadeelshadai.org/) que está em Maringá/PR, também é reconhecida pela CGADB. Obg pela informação.

ALTAIR GERMANO, disse...

Nobre Flávio,

baseado em vossa solicitação, inclui no post um link da lista de instituições credenciadas pelo CEC.

Abraços,

Anônimo disse...

muito bom pastor Altair todo esse incentivo pra educação teológica eu tive que começar a estudar teologia escondido..isso foi amuitos anos......gostaria de mais informações sobre a faculdade que o senhor faz parte ai no nordeste....sobre a qualidade do curso e a didática dos mesmos....não pude ir a convenção passe pra mim o valor do seu livro e o numero da conta para eu fazer o depósito

valdeci do carmo
cx postal 83
78300-000 centro
tangará da serra - mt

Anônimo disse...

A Paz do Senhor, Pr. Altair!

Preciso de informação a respeito desses cursos teológicos a distância (básico e médio), tem algum que o senhor recomendaria como o melhor (independente do preço)?...se o senhor não quiser colocar a resposta no blog pode responder no meu e-mail: cleiton.tenorio@hotmail.com

Desde já agradeço, e que Deus continue lhe abençoando!

Att,
Cleiton Tenório

Anônimo disse...

A Paz do Senhor !
Pr.Altair,
Parabéns pelo zelo do senhor, na luta por uma Igreja mais sadia espiritualmente. Tenho aprendido que, "Um dos pilares para vivermos um avivamento contínuo de DEUS em nossas vidas é a leitura e meditação na Palavra d'Ele !".
Eu, juntamente com minha esposa temos lutado e orado por isso. Não tem sido fácil mas DEUS nos tem dado graça. Sou pentecostal clássico, batizado com o Espírito Santo, falo em línguas quando ELE me impussiona a falar. Creio em milagres, nos dons e em sinais porém, a Palavra d'Ele está acima de quaisquer experiências espirituais !"
Parabéns mais uma vez pela postagem.

Anônimo disse...

o curso teologico é muito bom, e ajuda muito o breiro. mas infelizmente em nosso meio há muitos que não reconhecem o curso a distancia

Juber Donizete Gonçalves disse...

Pr. Altair,

Eu me lembro desta época, quando se demonizava os cursos teológicos (apesar de até hoje ter gente contra). Eu mesmo, fazia a EETAD e senti na pele. Atualmente pela bondade de Deus sou o diretor do IBADETRIM (Instituto Bíblico das Assembléias de Deus do Triângulo Mineiro) (http:www.ibadetrim.com.br) e tenho procurado incentivar os obreiros e vocacionados da região a fazem curso teológico, não como um fim em si mesmo, mas no intuito de ajudar na formação dos mesmos.

Abraço.

Anônimo disse...

Pastor Altair,

Sou formado pelo Ibadetrim, no curso a distância, e o que aprendi tem me ajudado muito em meu ministério, e ainda hoje ouço muitos falarem que a letra mata, estes tais desconhecem o que verdadeiramente esta passagem quer dizer, e nos chamam de obreiros carnais.

Sampaio

Flávio Alves disse...

Pr.Altair,

Obrigado pela informação.
Abraços.