quinta-feira, 30 de abril de 2009

PLANO DE MOBILIZAÇÃO PELA EDUCAÇÃO: COMO ENVOLVER A SUA IGREJA

Convidamos você, trabalhador, empresário, profissional liberal, membro de igreja, estudante, representante de sindicatos e outras entidades de representação social, membro de ONG´s, associações e entidades, a juntar-se a nós, tornando-se um mobilizador pela Educação.

A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA NA EDUCAÇÃO

Nosso público-alvo prioritário são pais, mães e responsáveis por crianças e jovens que estudam em escolas públicas. Os pais e responsáveis precisam saber que têm o direito de reivindicar o que há de melhor em educação para seus filhos. A Constituição diz que isso é um dever do Estado. Se a sociedade e as famílias incorporarem a educação como valor essencial para os cidadãos, a árdua tarefa de transformar a educação brasileira será mais fácil..

Além disso, pesquisas internacionais e nacionais mostram que, quando a família participa da educação de suas crianças e jovens, eles apresentam os seguintes resultados:

Melhor desempenho na leitura;
Maior desenvolvimento da linguagem;
Mais motivação;
Comportamentos pró-sociais;
Hábitos de qualidade nos trabalhos

Para motivá-lo a participar da rede de mobilizadores pela melhoria da educação no Brasil, apresentamos várias opções que facilitam seu trabalho.

Sua atuação na comunidade onde vive, no seu trabalho voluntário e nas atividades profissionais será de extrema importância para garantir o direito de todos os brasileiros a uma educação de qualidade. Saiba como no passo-a-passo para a mobilização.


PASSO-A-PASSO PARA A MOBILIZAÇÃO

Conheça os documentos básicos da mobilização

a) Plano de Mobilização Social pela Educação
veja aqui
b) Plano de Mobilização de Igrejas Cristãs pela Educação veja aqui
c) Manual do Mobilizador veja aqui
d) Cartilha “Acompanhem a vida escolar de seus filhos” destinada a famílias que possuam filhos nas escolas públicas. Contém dicas e orientações para o cuidado com a educação em casa e na escola. Deve ser usada como um instrumento complementar à atuação junto às família, com explicação sobre seu conteúdo e a importância de cada ponto abordado. Disponível em meio eletrônico e impresso veja aqui
e) Folheto - com mensagens e dicas curtas para as famílias, falando sobre a importância de participar da educação dos filhos. Para ser distribuído em larga escala. Distribuição sob consulta, veja abaixo nosso email e fale conosco
.
f) Folder – “Plano de mobilização de igrejas cristãs pela educação”
veja aqui

  • Para mobilizadores de Igrejas


    Documentos disponíveis
    - Cartilha “Acompanhem a vida escolar de seus filhos” -.
    veja aqui
    - Folheto veja abaixo nosso email e fale conosco.
    - Folder
    veja aqui

    Além dos documentos básicos da mobilização, as igrejas têm recebido orientação específica de suas lideranças, que participam do GT da Mobilização. Essas orientações dizem respeito a como e quando mobilizar e os locais onde já existem comitês de mobilização formados. Procure a liderança de sua igreja ou fale conosco.


  • Para mobilizadores de Empresas


    Documentos disponíveis
    - Cartilha “Acompanhem a vida escolar de seus filhos” - veja aqui
    - Folheto veja abaixo nosso email e fale conosco.

    Além dos documentos básicos da mobilização, que dão orientação geral, sobre como mobilizar, as empresas têm sido convidadas a desenvolver, entre outras, as seguintes atividades:

    Imprimir e distribuir a cartilha “Acompanhem a vida escolar de seus filhos” para seus empregados e colaboradores. Caso queira imprimir sua logomarca na cartilha,
    veja abaixo nosso email e fale conosco.

    Imprimir a cartilha para ser distribuída pelos colaboradores da empresa que fazem trabalho social voluntário e para as famílias que residem nas comunidades onde ela atua. Caso queira imprimir sua logomarca na cartilha,
    veja abaixo nosso email e fale conosco.

    Imprimir e distribuir folhetos com mensagens e dicas curtas para as famílias, falando sobre a importância de participar da educação dos filhos. Prestadoras de serviço também podem imprimir as mensagens nos documentos enviados aos clientes e usuários (contas de luz, gás, água e telefone, boletos bancários, carnês etc.). Caso queira imprimir sua logomarca no folheto,
    veja abaixo nosso email e fale conosco.

    Divulgar as dicas dos folhetos e outras mensagens nos murais da empresa, em locais de grande circulação de empregados e nos meios de comunicação internos e externos que possuem.

  • Para mobilizadores de Sindicatos
    e outras entidades de representação de trabalhadores



    Documentos disponíveis
    - Cartilha “Acompanhem a vida escolar de seus filhos”
    veja aqui
    - Folheto - veja abaixo nosso email e fale conosco.


    Além dos documentos básicos da mobilização, que dão orientação geral, sobre como mobilizar, os sindicatos e outras entidades de representação de trabalhadores têm sido convidados a desenvolver, entre outras, as seguintes atividades:

    Imprimir e distribuir a cartilha “Acompanhem a vida escolar de seus filhos” para seus associados e colaboradores. Caso queira imprimir sua logomarca na cartilha,
    veja abaixo nosso email e fale conosco.

    Imprimir e distribuir folhetos com mensagens e dicas curtas para as famílias, falando sobre a importância de participar da educação dos filhos.

    Divulgar as dicas dos folhetos e outras mensagens nos murais da entidade, nos eventos com os associados e nos meios de comunicação internos e externos que possuem.

  • Para mobilizadores de Entidades de representação empresarial
    e de profissionais liberais



    Documentos disponíveis
    - Cartilha “Acompanhem a vida escolar de seus filhos”.
    veja aqui
    - Folheto veja abaixo nosso email e fale conosco.

    Além dos documentos básicos da mobilização, que dão orientação geral, sobre como mobilizar, as entidades têm sido convidadas a desenvolver, entre outras, as seguintes atividades:

    Divulgar a cartilha “Acompanhem a vida escolar de seus filhos” para seus associados e colaboradores, incentivando-os a imprimir o material para distribuição para seus empregados e colaboradores. Caso queira imprimir sua logomarca na cartilha,
    veja abaixo nosso email e fale conosco.

    Divulgar para seus associados e colaboradores folhetos com mensagens e dicas curtas para as famílias, falando sobre a importância de participar da educação dos filhos. Caso queira imprimir sua logomarca na cartilha,
    veja abaixo nosso email e fale conosco.

    Divulgar as dicas dos folhetos e outras mensagens nos murais da entidade, nos eventos com os associados e nos meios de comunicação internos e externos que possuem.

  • Para mobilizadores profissionais da área da saúde


    Materiais disponíveis
    - Cartilha “Acompanhem a vida escolar de seus filhos” -
    veja aqui
    - Folheto - veja abaixo nosso email e fale conosco.

    Além dos documentos básicos da mobilização, que dão orientação geral sobre como mobilizar, os profissionais da área da saúde têm sido convidados a desenvolver, entre outras, as seguintes atividades:


    Entregar a cartilha “Acompanhem a vida escolar de seus filhos” para os públicos com os quais interage – pais, mães e responsáveis por crianças e jovens que estudam em escolas públicas - falando sobre a importância da família no desempenho escolar dos estudantes. Caso queira exemplares da cartilha,
    veja abaixo nosso email e fale conosco.

    Aproveitar os momentos de interação com as famílias para falar sobre a responsabilidade da família na educação dos filhos.


    Entregar para os públicos com os quais interage folhetos com mensagens e dicas curtas para as famílias, falando sobre a importância de participar da educação dos filhos. Caso queira exemplares do folheto,
    fale conosco

    Divulgar as dicas dos folhetos e outras mensagens nos murais e quadros de aviso dos locais onde trabalha.


    Sensibilizar seus colegas de trabalho a atuarem como mobilizadores pela educação.
Para mobilizadores de organizações não governamentais
e voluntários de programas sociais



Materiais disponíveis
- Cartilha “Acompanhem a vida escolar de seus filhos” -
veja aqui
- Folheto - veja abaixo nosso email e fale conosco.

Além dos documentos básicos da mobilização, que dão orientação geral sobre como mobilizar, as ONG’s e voluntários de programas sociais têm sido convidados a desenvolver, entre outras, as seguintes atividades:

Entregar a cartilha “Acompanhem a vida escolar de seus filhos” para as famílias que têm crianças e jovens estudando em escolas públicas, falando sobre a importância da família no desempenho escolar dos estudantes. Caso queira exemplares da cartilha,
veja abaixo nosso email e fale conosco.

Aproveitar os momentos de interação com as famílias atendidas pela entidade ou pelos voluntários para falar sobre a responsabilidade da família na educação dos filhos.

Entregar para os públicos com os quais interagem folhetos com mensagens e dicas curtas para as famílias, falando sobre a importância de participar da educação dos filhos. Caso queira exemplares do folheto,
veja abaixo nosso email e fale conosco.

Divulgar as dicas dos folhetos e outras mensagens nos murais e quadros de aviso das ONG’s e de instituições com as quais trabalha.

Fonte: BLOG DA MOBILIZAÇÃO (MEC)

Se você é do Estado de Pernambuco, deseja maiores informações e tem interesse em participar do Plano de Mobilização, entre em contato conosco através de e-mail ou fone conforme abaixo:

altair.germano@gmail.com
(81) 9232 0617

Se é de outro Estado, entre em contato com
andrea.leme@mec.gov.br

Nenhum comentário: