segunda-feira, 16 de março de 2009

MOBILIZAÇÃO PELA EDUCAÇÃO

LIDERANÇAS PRESENTES NA REUNIÃO EM BRASÍLIA PELA MOBILIZAÇÃO

Lideranças vindas de várias partes do país e representando diversas entidades cristãs reuniram-se em Brasília nos dias 9 e 10 de março para fazer um balanços dos resultados obtidos ao longo do primeiro ano de implementação do Plano de Mobilização Social pela Educação e traçar estratégias para 2009. As principais estratégias definidas foram:

- Abrir novas frentes
- Consolidar as frentes atuais
- Acompanhar e monitorar as ações de mobilização
- Formar novos mobilizadores e multiplicadores
- Criar Comitês de Mobilização Social, com a participação de representantes de vários setores da sociedade
- Procurar formas de interação com empresas, ONG' e secretarias estaduais e municipais de educação que já aderiram ao Plano de Mobilização
- Disseminar, registrar e realimentar o fluxo de informações
- Estruturar e consolidar a rede de mobilizadores

Para cada um desses itens foram definidas ações e formas de atuação, que poderão levar a mobilização a todos os estados brasileiros, envolvendo mais de 10 mil voluntários em todo o país.AvançosDurante o encontro, foi possível identificar os pontos de avanço mais expressivos, como a criação de comitês de mobilização em vários locais.

Em Franca, por exemplo, depois da criação do Comitê local de mobilização, o movimento se alastrou para outros municípios vizinhos, envolvendo voluntários de igrejas, secretarias municipais de educação, professores, representantes do judiciário e empresas.

Em João Pessoa, Paraíba, onde o Plano foi lançado em novembro, o Comitê de Mobilização local já conta com mais de 50 membros, representando também vários segmentos da sociedade. As ações visam, agora, além de consolidar a atuação na capital paraibana, abrir novas frentes nos municípios prioritários pelo IDEB mais baixo e nas grandes cidades do estado.

Outra frente já em fase de consolidação está localizada em Conde, que já está estruturando seu comitê.Na cidade de São Paulo, mais de 100 voluntário, capacitados em oficinas, vêm atuando em várias frentes, em especial nos bairros que forma a Zona Leste e municípios de seu entorno.
O movimento já atingiu a região do ABC, com frentes de mobilizadores formadas em Ribeirão Pires, Mauá, Santo André e São Bernardo.

Em próximas postagens, daremos detalhes sobre as estratégias definidas e sua implementação.
Por Linda Goulart (Assessora Especial do Ministro da Educação)

Fonte: Blog da Mobilização

Aqui em Pernambuco vários líderes de diversos setores da sociedade estão sendo contactados, e em breve estaremos com o nosso comitê lançando a Mobilização no estado.

Os interessados por maiores informações podem entrar em contato comigo através do fone (81) 9232 0617, ou via e-mail (altair.germano@gmail.com).

Um comentário:

Silvio Araujo disse...

Amado irmão,
passe em meu blog.
Tenho algumas indicações especiais para vocÊ!
http://silvio-araujo.blogspot.com/2009/03/mais-selos-para-o-blog.html