domingo, 1 de março de 2009

ESCOLA BÍBLICA DOMINICAL: CONSULTORIA PEDAGÓGICA

Prezados leitores, através deste blog estou criando e colocando a disposição de todos que se interessarem, um serviço de consultoria pedagógica on-line gratuito para as Escolas Bíblicas Dominicais.

Percebemos a complexidade dos grandes desafios, crises e dificuldades, mas também, das potencialidades deste grande espaço de educação cristã que é a EBD.

Infelizmente, muitos que de boa vontade e voluntariamente servem na EBD, gostariam, mas não tiveram a oportunidade de receber um treinamento acadêmico e técnico, que associados a vocação espiritual, unção e cooperação do Espírito, promovem a relevância da EBD e a excelência do ensino bíblico.

A falta de experiência prática no "chão da escola", dificulta também a busca e o encontro de soluções e alternativas por parte de pastores, superintendentes, dirigentes e docentes.

Dificuldades de estrutura, recursos materiais e financeiros escassos, professores despreparados, falta de planejamento estratégico, instalações inadequadas, dificuldades de aprendizagem dos alunos, indisciplina, métodos inapropriados, resistência à mudanças, dentre outros, são alguns fatores que colaboram com a evasão escolar, com a redução de matriculas e com a falência da principal agência de ensino da igreja.

O acesso ao serviço de consultoria aqui oferecido é simples e prático. A exposição das condições vivenciadas, assim como as perguntas, deverão ser enviadas através do espaço para comentários deste post, ou via e-mail, para o seguinte endereço:

altair.germano@gmail.com

Continuo contando com as vossas orações.

Abraços e paz do Senhor!

22 comentários:

Elisomar disse...

Isso é muito bom,pastor!
Não são poucas as vezes que o professor fica sem saber a quem recorrer, pela ausencia de pessoas apropriadas para dar solução a certos casos.
Deus continue abençoando teu ministério.

Robson Silva de Sousa disse...

A Paz do Senhor prezado Pr. Altair.

Só mesmo um grande homem, com uma grande visão para tomar uma posição dessa envergadura.

Tenho de confessar que estou mesmo necessitando de uma orientação dessa natureza.

Nossa escola não tem sido das melhores (nem me atrevo a classificá-la), mas temos tentado fazer o melhor para mantê-la de pé.

O problema é quando achamos que o melhor que estamos fazendo não é o mais apropriado para o tipo de EBD que temos; para o tipo de publico e para os recursos de que dispomos...

Estou a frente da Escola Dominical por muitos anos e em muitas ocasiões pude me orgulhar e glorificar ao Senhor pelos resultados obtidos... Hoje chego a chorar por ver a igreja apática com relação a ED.

Esteja certo de que foi ocupar muito do vosso tempo e explorar e aproveitar o máximo da vossa exeriência e disposição para ajudar.

Reserve um bom espaço para vossos conservos no Senhor aqui da A.D. em Vargem Grande - São Paulo.

Um Abraço.

Robson Silva

Eduardo disse...

Glória Deus irmão pela sua vida.
Deixa Deus te usa.

visita ai www.eduardosilveira.com

Deus Abençoe.

Ícaro Lenine disse...

Querido irmão Altair Germano,

Acho muito boa a sua iniciativa de criar um espaço onde os grandes desafios da EBD podem ser discutidos. Entretanto, há algum tempo atrás mandei dois e-mail endereçados para esse que o senhor disponibilizou e até agora não obtive resposta.

Você poderia confirmar o envio desses e-mails?

Deus te abençoe

ALTAIR GERMANO, disse...

Irmã Elisomar,

obrigado pelas palavras de apoio.

Paz do Senhor!

ALTAIR GERMANO, disse...

Amado Robson Silva,

ficarei feliz em poder contribuir de alguma forma com o nobre companheiro.
Fique a vontade e ore por mim.

Shalom.

ALTAIR GERMANO, disse...

Querido Eduardo,

estou nas mãos Dele. Amém!

Paz do Senhor!

ALTAIR GERMANO, disse...

Prezado Ícaro Lenine,

algum problema houve, pois não localizei vossos e-mails. Se puder me enviar novamente ficarei grato. Se desejar, pode utilizar o espaço de comentários deste post.

Abraços!

PB.JAILSON TRAJANO disse...

Parabéns Pr. por essa grande iniciativa!
irei também enviar emails para o senhor.
Estamos sempre orando pelo seu ministério e familia. Paz!

Marcelo Oliveira disse...

Nobre pr. Altair Germano, a paz do Senhor!

Excelente esta sua iniciativa de prestar consultoria para melhorar a nossa EBD. Gosto muito da escola dominical, e gostaria também que todos viessem a entender a importância de conhecermos as sagradas letras e valorizar os que se empenham neste nobre ministério. (Os 4.5, Jo 5.39, Rm 12.7)
Que o Senhor continue abençoando o seu ministério (1 Co 15.58)

Marcelo Oliveira.
http://blogdomarcelooliveira.blogspot.com/

Elisomar disse...

Irmão Robson de Souza,
Apesar de não me senti feliz com a situação da EBD, garanto que me senti mais confortada em saber que não é só aqui na "minha" congregação que acontece assim.
Algumas vezes me deu vontade de largar tudo, porque eu não via mais solução. Graças a Deus, a situação está voltando ao normal e estamos vendo o resultado das nossas orações.
Paz do Senhor!

Graça Souza disse...

A paz do Senhor.
Pr. Altair, ñ é de agora que leio e releio seus posts. Deveras há um entendimento de vossa parte além daquela que todos esperam. Muito obrigada pastor por essa disposição em nos ajudar. Assim como em comentários anteriores, eu tbm as vezes fico perdida pela situação atual dos irmãos; parece que estamos parados num deserto com pessoas mortas caindo a todo instante por falta de água. Agradeço a Deus acima de tudo, porque este bem que nos fará só há de ter retorno na eternidade. Deus te abençoe com as mais ricas bênçaos nobre pastor, porque mais nobre foi a sua ação. Deus atendeu as nossas orações. Grande abraço. Graça Souza.

ALTAIR GERMANO, disse...

Prezado Jailson Trajano,

pode enviar os e-mails e obrigado pelas orações.

Abraços!

ALTAIR GERMANO, disse...

Querido Marcelo Oliveira,

agradeço as palavras de apoio. Parabéns pela motivação e prazer pelo ensino-aprendizagem na EBD.

Paz do Senhor.

ALTAIR GERMANO, disse...

Irmã Graça,

suas palavras carregam em si um profundo desejo de ver a prosperidade da obra de Deus, que é também a prosperidade de seu povo.

Obrigado pelo apoio a esta iniciativa.

Que o Senhor continue abençoando você e vossa família.

Paz do Senhor.

Eduardo Silveira disse...

www.eduardosilveira.com Deus Abençoe.

Ícaro Lenine disse...

Amém, querido.

Já mandei meu e-mail. Certamente que quando você checar sua caixa de email, verá o meu lá.

Desde já, agradeço por tudo.

Deus te abençoe

Enfoque Gospel disse...

È tempo das denominações cristãs como a Assembléia de Deus rever ou criar um projeto político-pedagógico concreto tendo como referencial as diversas linhas de pensamento humano que versaram e versam sobre a construção cognitiva (mental) do individuo como a sociolingüística, lingüística e psicologia da educação. Não adianta tentar caminhar sem ter mapa ou bússola para indicar o caminho. Todo o nosso ensino religioso deve ser revisto urgentemente. Eu creio como assembleiano que o que falta em minha denominação, no campo do ensino religioso é a elaboração de metas educativas claras e bem embasadas, capacitação de professores, que realmente queira cumprir esse papel, formação de um grupo de irmãos capacitados para oferecer apoio didático por e-mail ( quem sabe até criar um site para melhor sistematizar a ajuda) e ter como prioridade construir espaços onde o ensino possa realmente ser efetivado. Eu digo que a nossa capacitação de professores está longe de ser adequada. Tive a oportunidade de ver algumas , inclusive com o pastor Altair, e pude ver o empenho dos professores em oferecer o seu melhor mesmo com uma estrutura deficiente. Fui batista e os problemas lá são bem parecidos em alguns aspectos que quero pontuar:
1. Capacitação de professores: Deve ser trimestral para o grande publico com conferencias bem elaboradas onde o uso de recursos ( vídeo, slide, data show, transparência, etc.) é equilibrado com o conteúdo transmitido. Deve dividir este grande publico de acordo com as áreas de atuação; professores de crianças devem ter palestras nas quais serão oferecidas propostas de trabalho, recursos didáticos, esclarecimento psicopedagógico sobre o público-alvo. O mesmo com cada classe. Palestras especificas para a diretoria da EBD. Deve ser de um dia inteiro ou dias sendo esta ultima opção a melhor, seria conveniente, por exemplo, no caso da Assembléia de Deus em Abreu e Lima, um sábado para palestras para a diretoria ( já que é costume nossas capacitações serem no sábado) outro para professores de crianças e assim por diante.A idéia do Pastor Altair posta no blog é maravilhosa só deixando minha opinião que a presidência da Igreja deveria preocupar-se em escolher membros capacitados como O Pastor Altair e criar um site no qual os irmãos poderiam consultar semanalmente para encontrar textos de apoio didático e teológico de diferentes níveis de profundidade, propostas de recursos variadas ,tendo em vista a nossa realidade, disponibilidade de material para ser efetuado download e impresso. A equipe de profissionais capacitados deve trabalhar semanalmente no site oferecendo assistência por e-mail e publicando novas propostas e textos portanto ela deve ser paga para tal pois tal trabalho é bastante dispendioso. Deve a igreja capacitar todos os dirigentes de EBD possam realizar capacitações em suas próprias congregações, seguindo uma orientação da igreja, fora aquelas já citadas aqui. Devemos abrir nossos olhos e entender que existem pessoas capacitas o que há é falta de organização. Professores devem ser capacitados e acompanhados, a EBD deve ser uma ambiente onde o aluno vai e se sente bem e não um lugar onde se vai por obrigação. Tenho pena de nossas crianças as quais são expostas a aulas improvisadas de ultima hora , fracas ,mal –feitas, repetitivas ,chatas e sem atrativo visual ou conteúdo claro; por vezes como educador me angustio por ver crianças passarem todos os domingos pintando e cantando sem propósito educativo claro.
2. É hora das presidências de nossas igrejas pensarem antes de fundar uma nova igreja , pensarem como criar naquele espaço disponível um ambiente educacional viável. As denominações devem criar uma junta onde engenheiros e arquitetos possam oferecer planos de construção e idéias. Creia-me que já vi espaços pequenos serem muito bem empregados para os fins educativos graças a mente de um bom arquiteto e engenheiro, e onde há espaço para educação há espaço para culto a Deus. Oro a Deus e peço que se levantem nesse nosso país pastores presidentes com visão espiritual e desejo de fazer a obra, sonho em ver o dinheiro posto nos templos servindo a Deus e não aos homens.

Estudo Biblico Infantil disse...

Encontrei bem na hora este blog que me ajudou em um trabalho de Etica Cristã Infantil o qual faço no Seminário de Teologia de Guarulhos.Parabéns ao Pr Altair Germano,pelo desempenho fico feliz pois deste atrairei boas informações e um belo testemunhoem dedicação em ensino.Um Abraço ao meu Prof.º David juglierme e toda a turma.Missionária Vilma Sobral (Salmos 119:105)Obrigado.

Anônimo disse...

A PAZ PASTOR ALTAIR!O SEMINÁRIO DA EBD AQUI EM SALGADO-SE FOI UMA BENÇÃO, POIS CHEGOU EM TEMPO OPORTUNO, COM CERTEZA IREMOS COLHER MUITOS FRUTOS DESTE TRABALHO. GILZA

Vilma Aparecida disse...

Que bom ver meu comentário em 13/03/2009 dizer que me formei pelo Seminário Teológico de Guarulhos estava lecionando para as crianças,agora que outra professora também capacitou-se neste seminário.E ficou com as crianças estou com os adolescentes cheia de idéias e de duvídas mas sei que posso contar com este Blog mais uma vez.Obrigado Pr Altair.Professora Escola Bíblica Adolescentes Vilma Sobral ah! outro abraço ao professor David Juglierme de Etica Cristã.obrigado por tudo!(orkut sobralartedigital@ig.com.br)Até mais...

Vilma Aparecida disse...

Amizades em ensinos gera uma grande Família.sobralartedigital@ig.com.br
Missionária e professora Escola Bíblica