sexta-feira, 6 de março de 2009

COMO ANDA O SEU ORÇAMENTO DOMÉSTICO?

IMAGEM: VOCÊ S/A

Na última quarta, durante a aula de Administração Eclesiástica na FATEADAL, ao falar para os meus alunos sobre a necessidade de aplicarmos os princípios básicos do processo administrativo (planejamento, organização, direção e controle) na administração dos recursos pessoais, tive uma surpresa. A maioria da sala reagiu, demonstrando dificuldades no controle orçamentário doméstico. Não estavam utilizando planilhas básicas para o controle de receita/despesa, e o pior, como grande parte dos brasileiros, gastando mais do que recebe.

Coincidentemente, navegando hoje pela internet, encontrei o artigo abaixo, que certamente ajudará muitos neste aspecto básico das finanças pessoais e domésticas.

"A melhor, e talvez a única maneira de ter um orçamento doméstico realista, que o ajude a controlar as contas no dia-a-dia e a realizar sonhos, é fazer um inventário completo dos seus ganhos, das despesas e necessidades. Com o levantamento é possível analisar se o seu orçamento cobre tudo o que você precisa e quer fazer. Também é possível planejar investimentos específi cos para o curto e médio prazos, além daqueles necessários para a aposentadoria." (Leia o artigo completo em VOCÊ S/A).

Aproveite e baixe no próprio site da VOCÊ S/A, uma excelente planilha para o controle de suas contas.

Tem muito crente afirmando que o "devorador" está arruinando com a sua vida, quando na verdade o que falta é o mínimo de organização pessoal. Dessa forma, acaba colocando em dificuldades toda a sua família, e inclusive o seu casamento.

2 comentários:

Pr. Carlos Roberto disse...

Caro Pr. Altair Germano,
A Paz do Senhor.
E tem gente que não sabendo controlar o próprio orçamento doméstica, ainda quer controlar orçamentos dos outros e até mesmo públicos.
Que Deus nos ajude!
Um grande abraço!
Pr. Carlos Roberto

Anônimo disse...

Pastor Altair a paz do Senhor,o seu blog é uma obrigação em consultar todos os dias depois da Biblía,Deus continue te abençoando.

Em CRISTO ,Marivaldo.