segunda-feira, 16 de março de 2009

AMIZADE VERDADEIRA

A posição mais cômoda para qualquer um de nós em relação aos nossos amigos, seria apenas a de meros observadores e interlocutores.

Acontece que o amigo verdadeiro não é apenas passivo, é ativo.

O amigo verdadeiro não apenas escuta, fala.

O amigo verdadeiro não apenas aceita, contesta.

O amigo verdadeiro não apenas verbaliza, encarna.

O amigo verdadeiro não apenas recebe, presenteia.

O amigo verdadeiro não apenas indica , apoia.

O amigo verdadeiro não apenas observa, aconselha.

O amigo verdadeiro não apenas se compadece, ajuda.

O amigo verdadeiro não apenas silencia, questiona.

O amigo verdadeiro não apenas incentiva, se compromete.

O amigo verdadeiro não apenas idealiza, concretiza.

Prefiro sofrer as dores, as incompreensões e os sofrimentos resultantes da verdadeira amizade, do que a comodidade da traiçoeira omissão e do covarde silêncio.

Não sou um amigo perfeito, mas procuro ser um amigo verdadeiro.

16 comentários:

Marcello de Oliveira disse...

Shalom!

1. Pr Altair, mais um ótimo texto. No hebraico a palavra amigo é "chaver" - é aquele que está do lado do coração. O amigo é aquele que chega, quando todos já foram embora.

2. Veja esta pérola de Fabrício Carpinejar:

"O amigo é aquele que tem todos os motivos para desistir de você e não desiste. Você fez por merecer a separação. Exagerou. Afastou o abraço, gritou que ele não o compreende. Mas o amigo entende até na incompreensão. Aguarda entender.
Eu preciso de um amigo que não me renuncie quando já desisti. Que me lembre de não desistir. Que seja insistente como o esquecimento dos velhos. Que desperte o meu humor no desespero, que se desespere com a ausência de notícias".

abraços do companheiro, Pr Marcello de Oliveira

P.s : veja meu texto: Salmos 1 - Uma exegese

Pr. Carlos Roberto disse...

Prezado Pr. Alatair Germano,
A Paz do Senhor!

Excelente reflexão!

Nos dias em que vivemos, em regra geral, a amizade dura enquanto foi omissa, hipócrita e conveniente, no entanto, não resiste o menor vento, que dirá um grande vendaval!
Faz-se um "amigo" com muita facilidade e também se desfaz dessa "amizade" com maior facilidade ainda.
O resto seu excelete texto já disse.
Um grande abraço!
De alguém que sofre, mais luta sempre por amizades verdadeiras.
Seu conservo em Cristo.
Pr. Carlos Roberto

Jorge Baptista, Sr. disse...

Prezado Pr. Altair
Paz do Senhor!

Desejo parabenizá-lo por este texto inspirativo e inspirador! Certamente, o mesmo servirá para a reflexao de muitas pessoas que precisam rever seus conceitos de amizades. Gostei muito e recomendarei a meus "verdadeiros" amigos e a "outros" também

Em Cristo,
Pr. Jorge Baptista,Sr.
medemaismil.blogspot.com
(de África)

Irmão Júnior disse...

Pr Altair, bom seria que todos procurassem ser amigos verdadeiros uns dos outros, então cumpriríamos o mandamento do Senhor Jesus de amar o nosso próximo como a nós mesmos. Um abraço e a Paz do Senhor!

Enfoque Gospel disse...

De acordo com o filosofo grego Platão a amizade verdadeira é aquela que surge por admiração portanto livre de interesses ou conveniencias. Nunca teremos boas amizades enquanto buscarmos o que o outro tem e não o que ele é. Devemos priorizar o ser e não o ter.

ALTAIR GERMANO, disse...

Nobre Marcello Oliveira,

bela reflexão.

Li seu post e lhe adicionei em meu blog.

abraços!

ALTAIR GERMANO, disse...

Amigo e pastor Carlos Roberto,

a instabilidade e vulnerabilidade das amizades é uma triste realidade.

Paz do Senhor!

ALTAIR GERMANO, disse...

Prezado Jorge Batista,

um abraço em todos os irmãos e amigos aí na África.

Fico feliz em poder abençoar vidas neste continente.

Paz do Senhor!

ALTAIR GERMANO, disse...

Irmão Júnior,

obrigado pela vossa participação. continue sendo amigo verdadeiro de quem o cerca.

Abraços!

ALTAIR GERMANO, disse...

Enfoque Gospel,

ser amigo de quem "tem", em detrimento do que as pessoas são, é falta de caráter cristão.

Abraços!

O PENSADOR disse...

Corroborando com todos acima, C.S.Lewis, em seu livro fala com bastante ousadia sobre a amizade qualificando-a como o mais desinteressado e despretencioso dos amores, o mais próximo daqueles vividos pelas "ostes celestiais", diferente dos demais amores, Lewis diz que a amizade no seu estado mais puro rejubila-se quando num grupo de amigos, outros são inseridos e é a que mais perde quando neste círculo de amigos alguém é arrancado abrptamente dele, pois não se estaria perdendo somente aquele que subitamente foi retirado do meio mais tudo aquilo que cada um dos presentes eram na presença daquele que se foi...

Bem, olhando para os nossos dias, ..., fico com a impressão que alguma coisa sobre a amizade ficou perdida num passado remoto e incapaz de ser vivenciada plenamente neste ambiente no qual estamos inseridos. Ainda, espero estar enganado, mas a própria sociedade capitalista na qual estamos inseridos luta contra qualquer expressão genuína da amizade...

PB.JAILSON TRAJANO disse...

Paz Pr.Altair mas um bela abordagem,parabens!que possamos seguir sempre o exemplo de Cristo também nos nossos relacionamentos,com certeza seguindo seus exemplos seremos verdadeiros amigos.
João 11.11 Lázaro o nosso "amigo" dorme,mas vou despertá-lo do sono.

Irmã Leda Campos disse...

A paz do Senhor! Sei que precisamos de amigos, mas infelizmente existem pessoas que se aproximam de nós, dizendo-se amigos, quando na verdade não são,muitos se aproximam de nós por interesses pessoas pelo o que temos para oferecer, e não pelo o que nós somos. Se somos ricos ou pobres, não importa, a amizade deve ser construída fundamentada no amor, no verdadeiro amor, sem hipocrisia, sem falsidades. Amigo, não é pra todos esse título, são poucos os que merecem ser chamados de amigo,amigo é estar sempre por perto, nas horas mais difíceis estender a mão, acolher, amparar, amar, cuidar,ser sincero mesmo que isso venha lhe custar muito. Eu acho linda a amizade de Davi e Jônatas no livro de I Samuel c. 18, é uma amizade sem interesses, verdadeira. E o maior exemplo de amizade, nos deixou Jesus, o verdadeiro amigo, ele sim devemos copiar e amar verdadeiramente os amigos como ele amou.Medite: Provérbios c. 17 v. 17 "Em todo tempo ama o amigo; e na angústia nasce o irmão" e no mesmo livro de Provérbios c. 18 v. 24 "O homem que tem muitos amigos pode congratular-se, mas há amigo mais chegado do que um irmão" Amém.

ALTAIR GERMANO, disse...

Nobre Pensador,

a genuína amizade parece realmente sucumbir em nossos dias, em meio a uma sociedade capitalista, cuja competitividade entre pessoas é a palavra de ordem.

Que o Senhor nos ajude!

ALTAIR GERMANO, disse...

Irmã Leda,

"o maior exemplo de amizade, nos deixou Jesus, o verdadeiro amigo, ele sim devemos copiar e amar verdadeiramente os amigos como ele amou."

Com esta afirmação a senhora sintetizou o tema.

Deus lhe abençoe!

Elisomar disse...

Bem aventurado aquele que tem certeza que tem um amigo!
Ter um amigo é o sonho de muita gente, que talvez nunca o veja realizado. Porque o verdadeiro amigo é aquele que você tem a liberdade de ligar pra ele, qualquer hora do dia ou da noite, sem se sentir constrangido. Se você tem alguém assim, Você tem um tesouro.